A partir deste mês, as micro, pequenas e médias empresas podem se proteger de riscos associados às exportações. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) retomou o seguro de crédito à exportação (SCE) pós-embarque, interrompido em 2019.
O novo seguro está disponível desde o último dia 4 para empresas com exportações anuais de até US$ 3 milhões e faturamento anual de até R$ 300 milhões. No fim do ano passado, a pasta havia lançado o SCE na fase pré-embarque, quando a mercadoria ainda não foi embarcada.
“Com essas duas garantias, o governo age nas duas pontas [pré e pós-embarque] para assegurar às empresas maior capacidade para exportar mais e fortalecer sua presença no comércio exterior. Qual é o nosso objetivo? Estimular as micro, pequenas e médias empresas brasileiras a vender seus produtos lá fora no exterior, gerando empregos de qualidade e renda para a nossa população”, disse o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, em vídeo gravado nas redes sociais.
Proteção
A modalidade pós-embarque do seguro de crédito protege o exportador ou o financiador contra o não-pagamento da exportação. Na prática, permite que o exportador conceda a seus clientes estrangeiros condições de venda mais atrativas, com o pagamento a prazo. Essa proteção também facilita que bancos antecipem valores a receber, permitindo que o exportador receba à vista, mesmo oferecendo pagamento a prazo ao comprador da mercadoria em outro país.
Da mesma forma, na modalidade pré-embarque, o financiador que antecipa os recursos da exportação ao exportador fica protegido contra o risco de não-realização da exportação e também contra o risco de não pagamento pelo importador.
Juros mais baixos
Tanto no pré como no pós-embarque, o SCE traz um benefício adicional ao promover o acesso a melhores condições de financiamento. Isso acontece porque o SCE reduz o risco para os bancos que concedem crédito ao exportador, seja como capital de giro pré-embarque seja como refinanciamento de crédito ao importador na fase de comercialização. O Programa de Financiamento ao Exportador (Proex), também do governo federal, aceita o seguro de crédito à exportação como garantia.
Com recursos do Fundo de Garantia à Exportação (FGE), o seguro de crédito ao exportador é operado pela Agência Brasileira de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF), sob as diretrizes da Câmara de Comércio Exterior (Camex), vinculada ao MDIC. Em 2024, foram aprovadas coberturas no valor de US$ 9,15 milhões em 13 operações e 9 empresas beneficiadas.
Quem pode contratar
Empresas exportadoras com faturamento anual de até R$ 300 milhões. Essa é a regra geral para que sejam consideradas micro, pequenas e médias empresas.
Além disso, para que possam contratar o SCE, elas precisam ter:
Receita anual de exportações de até US$ 3 milhões, para contratar o SCE pós-embarque;
Receita anual de exportações de até US$ 5 milhões, para contratar o SCE pré-embarque.
Vantagens
Não há exigência de contragarantias (ativos que o exportador tem de oferecer para obter o seguro);
Modalidade de garantia adicional, que pode ser útil às empresas com dificuldade em obter outros tipos de garantias;
Não compromete o limite de crédito do exportador;
Não há valor mínimo de exportação;
Não há restrição de produtos ou serviços elegíveis.
Prazo de cobertura
Na fase pós-embarque, o SCE cobre operações de exportação com prazos até dois anos. Na frase pré-embarque, são 180 dias.
A programação do feriado da Semana Santa e das comemorações pelos 65 anos de Brasília, promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF), segue a todo vapor, movimentando a cidade. Neste domingo de Páscoa (20), além da tradicional comilança de chocolate, os brasilienses também aproveitaram as sessões gratuitas no Cine Brasília, que teve como destaque o documentário em homenagem à atriz, diretora e produtora Dulcina Moraes, falecida em agosto de 1996.
O filme traça a história desde a década de 1930 até os dias atuais, com mudanças culturais importantes para o país. “A principal entrega é conhecer mais sobre a trajetória do teatro brasileiro. E não fala só da Dulcina de Moraes, que foi uma das mulheres mais importantes na cultura e na educação – o filme também destaca grandes nomes como Fernanda Montenegro, Nicette Bruno, Françoise Forton e Ruth de Souza, que foi a primeira atriz negra brasileira a fazer televisão”, conta a diretora do documentário, Glória Teixeira.
“Estamos falando da Dulcina, sim, mas também de outras mulheres e artistas fundamentais para a formação da identidade cultural brasileira. É uma verdadeira homenagem ao nosso teatro, à nossa televisão, à nossa história”, ressalta a diretora, que destacou também a importância de ter o próprio trabalho incluído na programação de uma data tão especial como o aniversário de Brasília.
Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, a cultura é a alma de Brasília e poder celebrar os 65 anos da capital com arte, cinema, música e encontros é reconhecer o papel fundamental que a cidade tem na formação da identidade brasileira. “Mais do que festejar, é um momento de valorizar nossos artistas, nossa memória e as histórias que nos conectam. O GDF tem trabalhado para que a cultura esteja cada vez mais presente e acessível à população. Nesta celebração, levamos arte para brasilienses e visitantes, valorizando talentos locais e reafirmando nosso compromisso com uma cidade mais criativa, plural e viva”, afirma.
Apaixonado pelo Cine Brasília, o artista autônomo Fufy Dy Siryus, 32, conta que o espaço é um dos seus lugares favoritos da cidade. “Vim especialmente hoje para assistir ao documentário sobre a Dulcina de Moraes. Estava ansioso há muito tempo por essa oportunidade”, diz. Frequentador assíduo, ele aproveitou a programação do feriado para convidar amigos. “Hoje mesmo chamei uma galera pra vir assistir comigo. Sempre que posso, estou aqui”.
A analista de sistemas Livia Matos, 48, aproveitou o feriado de Páscoa para fazer o que mais gosta: assistir a um bom filme no Cine Brasília. “A melhor forma de aproveitar o feriado, para mim, é assim. Eu amo as ações desse lugar, tanto as mostras gratuitas quanto as sessões regulares”, conta. Morador da região, o professor Miguel Angel, 65, também não quis perder a oportunidade de conhecer mais sobre a história de Dulcina: “Moro aqui perto, então não tinha como perder essa programação, que está muito bacana”.
Além do documentário sobre Dulcina de Moraes, o Cine Brasília exibiu neste domingo outros títulos que marcaram a programação especial. Entre eles, O Último Cine Drive-in (2015), comédia dramática dirigida por Iberê Carvalho; o documentário Rodas de Gigante, que retrata em primeira pessoa a despedida do icônico diretor de teatro Hugo Rodas; e Somos Tão Jovens, filme ambientado na Brasília de 1973, que acompanha a juventude de Renato Russo, vocalista da Legião Urbana.
Programação Cine Brasília
Segunda-feira (21)
• 14h – Manual do Herói • 16h – Vladimir Carvalho: Cinema e Memória • 18h – Democracia em Vertigem • 20h20 – Eduardo e Mônica
Duas apostas acertaram os números da Dupla de Páscoa, o sorteio especial da loteria realizado neste sábado (19). Cada aposta receberá R$ 25,1 milhões. De acordo com a Caixa Econômica Federal, uma delas foi realizada por canal eletrônico e outra em São Paulo (SP).
No segundo sorteio, duas apostas ganhadoras levam R$ 2,4 milhões cada, sendo uma aposta de Leme (SP) e um bolão de 15 cotas feito em Cotia (SP). No primeiro sorteio, saíram os números 05-18-22-27-31-46. No segundo, foram sorteados os números 02-07-31-45-46-47.
Na segunda faixa do sorteio, para acertos de cinco números, 1.048 apostadores vão levar R$ 4.182,91 cada. Já no segundo sorteio, o prêmio será de R$ 4.901,02 para cada um dos 805 apostadores que acertaram cinco números.
Esta é a nona edição do concurso especial da Dupla Sena, que, assim como a Lotofácil da Independência e a Mega da Virada, não acumula. Ou seja, caso não haja acertadores na primeira faixa do sorteio, o prêmio principal é distribuído para a segunda faixa e, assim, até a última faixa de premiação.
O prêmio principal do concurso deste sábado – R$ 50,3 milhões – foi o maior da história da Dupla Sena, sendo 33,86% maior que o sorteio especial do ano passado, que pagou R$ 37,5 milhões também para dois apostadores. A arrecadação do concurso foi de R$ 143,01 milhões, no total de mais de 57 milhões de apostas.
Prêmios com valor superior a R$ 2.259,20 são pagos exclusivamente nas agências da Caixa. O banco alerta que o bilhete da loteria é ao portador e o ganhador pode escrever, no verso do recibo da aposta premiada, seu nome completo e CPF. Dessa forma, o bilhete torna-se nominal. Em caso de bolão, cada participante pode fazer o mesmo no verso de seu recibo individual de cota.
Os ganhadores devem ficar atentos ainda às datas. Os prêmios das Loterias Caixa prescrevem em 90 dias a partir da data do sorteio. Depois desse prazo, o dinheiro é repassado integralmente ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), conforme Lei 13.756/18, que trata da destinação da arrecadação das loterias.
Mega Sena
Já o concurso regular da Mega Sena, nº 2.854, pagou o prêmio de R$ 52 milhões para uma aposta ganhadora, realizada em Concórdia (SC). Os números sorteados foram 02-13-16-31-44-55.
Na segunda faixa de premiação, de cinco acertos, 101 apostas levarão R$ 48,3 mil cada.
O professor de artes da rede pública do Distrito Federal Jean Fernando foi selecionado para expor suas obras no Salão Internacional de Arte Contemporânea do Carrossel do Louvre, em Paris, na França. Em outubro deste ano, duas criações do educador, que leciona no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 01 de Planaltina, ficarão expostas por uma semana no conjunto de palácios do museu. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) apoia a participação do artista e busca viabilizar a viagem por meio do programa Conexão Cultura.
As obras escolhidas para exposição seguem um estilo mais figurativo, com olhos bem expressivos e fundos florais, que trazem um pouco da fauna e da flora do Brasil. Segundo o professor, serão duas obras inéditas, que ele precisa confeccionar até o final de maio para entregar. “Essa conquista representa, para mim, uma realização pessoal e profissional. É o reconhecimento de um trabalho que, muitas vezes, fica apagado. A gente sabe que a arte nem sempre é valorizada no nosso país, então poder mostrar meu trabalho fora do Brasil é uma grande oportunidade”, conta.
Jean também ressalta que, como artista e professor, o que traz dessa experiência para os alunos é a importância de acreditar nos próprios sonhos: “Eu fui aluno de escola pública, sou professor de escola pública, e foi na escola pública que uma professora enxergou meu talento e me incentivou a seguir na arte. Foi ali que tudo começou, que nasceu essa paixão. E essa paixão não é só por ser artista, mas também por ensinar, por ajudar os alunos a conhecerem e valorizarem a arte, que muitas vezes é julgada pelo o que é ‘bonito ou feio’, mas é muito mais do que isso”.
De acordo com o titular da Secec-DF, Claudio Abrantes, Jean é prova viva de que a arte combate fronteiras e tem força para ocupar os maiores espaços do mundo. “A Secretaria de Cultura está ao lado dele e de todos os artistas do DF, oferecendo apoio, oportunidades e estrutura. Seguimos firmes no compromisso de fazer a arte brasiliense brilhar, de Planaltina ao Louvre”, destaca.
No trabalho com os alunos, Jean conta que usa muito a arte como forma de terapia, pois muitos estudantes chegam fechados, com problemas emocionais ou familiares, e a arte permite que as pessoas se expressem, mesmo quando não conseguem falar. Além disso, por meio do desenho, a criançada se liberta e o professor consegue se aproximar e ajudar no que for preciso. Com isso, a arte se torna uma ferramenta de transformação dentro da escola.
Para o diretor do CEF 01 de Planaltina, Marcos Fuentes, por meio da arte, os alunos aprendem mais do que técnicas – aprendem valores, pois trabalham dentro do plano pedagógico questões como o combate ao bullying, a resolução de conflitos e o uso consciente das redes sociais, que hoje têm grande influência sobre os jovens. “Esse reconhecimento internacional serve também como um exemplo para os alunos. Mostra que, com esforço, dedicação e boas condutas dentro de um ambiente escolar saudável, eles podem sonhar alto e alcançar seus objetivos, na arte ou em qualquer outra área do conhecimento”, destaca.
O aluno Rafael Carvalho, 12, é apaixonado pelas aulas de arte e gosta especialmente de desenhar temas ligados ao hip-hop. “Achei muito legal ele ir a Paris, porque, pra mim, ele tem um potencial muito grande e pode ir mais longe. Com certeza, um dia eu também quero fazer algo assim”, afirmou. Já para Lorrane Caroline Lima, 13, a conquista do professor serve de inspiração para seguir os próprios sonhos – ela deseja se tornar desenhista.
Sobre o projeto
O programa Conexão Cultura DF é voltado à promoção e difusão da arte e da cultura produzida no Distrito Federal. Por meio de um edital permanente, com inscrições em fluxo contínuo, a iniciativa busca fomentar a formação, a qualificação e a projeção da arte e da cultura local em âmbito nacional e internacional. O objetivo é ampliar a circulação de artistas, bens e serviços culturais, para fortalecer a identidade cultural do DF e promover a cultura como vetor de desenvolvimento integrado no território.
Depois de derrotas nas últimas duas finais da competição, o Flamengo enfim soltou o grito de campeão da Champions League das Américas de Basquete (BCLA), ao vencer o Boca Juniors, da Argentina, por 83 a 57, na decisão disputada neste sábado (19), no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Mais cedo, na disputa do terceiro lugar, o Franca derrotou o Instituto de Córdoba, também da Argentina, por 74 a 59.
Na final, o Flamengo assumiu o controle da partida desde o início, indo para o intervalo com uma vantagem de 20 pontos (49 a 29). A equipe argentina ensaiou uma reação na volta dos vestiários, mas o Rubro-Negro conteve o ímpeto adversário e contou com os 16 pontos de Gui Deodato para assegurar o título. O armador Alexey foi eleito o jogador mais valioso (MVP) da competição.
O Flamengo, que trocou o comando técnico no meio da temporada, de Gustavo de Conti para o argentino Sergio Hernández, chegou ao segundo título da BCLA, igualando-se ao Quimsa, da Argentina, como maior vencedor na curta história do campeonato. Franca e São Paulo venceram os outros dois troféus nos seis anos em que a competição foi disputada até o momento.
NBB tem mata-mata definido
Também no sábado, a principal competição de clubes do basquete masculino do Brasil concluiu sua fase de classificação. As últimas duas partidas do Novo Basquete Brasil (NBB) tiveram a vitória do Botafogo sobre o Bauru por 85 a 84, fora de casa e do São Paulo sobre o Brasília por 88 a 79, em casa.
Agora, os oito confrontos das oitavas de final, decididas no sistema melhor de cinco jogos, já estão definidos.
Próximos jogos
Minas (1º colocado) x Mogi (16º)
Flamengo (2º) x Caxias (15º)
Franca (3º) x Pato Basquete (14º)
Brasília (4º) x São Paulo (13º)
Bauru (5º) x Paulistano (12º)
Pinheiros (6º) x Unifacisa (11º)
União Corinthians (7º) x Corinthians (10º)
Vasco da Gama (8º) x São José (9º)
Os playoffs começam na terça-feira(22) com os primeiros duelos entre Pinheiros e Unifacisa e também entre Bauru e Paulistano.
Brasília é a grande protagonista do mês de abril, quando completa 65 anos de história. Mesmo nova, a cidade tem muita história para contar, relembrar e se redescobrir. No Distrito Federal essa memória não se perde. Mais do que isso, ela está muito bem guardada e contada, seja no Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF), seja nas ruas, em locais históricos como o Memorial JK, o Museu Vivo da Memória Candanga e Catetinho.
Responsável por abrigar documentos produzidos pelo Poder Executivo e acervos privados de interesse público, o Arquivo Público tem levado essa memória para outros continentes, a exemplo de Portugal. Recentemente, foi firmada a parceria com a Casa da Arquitectura de Portugal para compartilhar os documentos digitais de Lúcio Costa, urbanista responsável por planejar o Plano Piloto de Brasília. Iniciativa que busca preservar a memória e o legado do arquiteto para que futuras gerações possam desfrutar, já começou a ser compartilhado com o ArPDF. A parceria visa criar um acervo digital que reunirá plantas, esboços, correspondências, fotografias, publicações e outros materiais de relevância histórica e cultural, para facilitar pesquisas acadêmicas, exposições e intercâmbio de conhecimentos.
O superintendente do ArPDF, Adalberto Scigliano, ressalta que qualquer registro, em qualquer formato, seja audiovisual, textual ou cartográfico, é fundamental para complementar a história de Brasília. Para ele, tudo é relevante, desde fotos e documentos de pioneiros até registros de um grande gênio como o Lúcio Costa, pois cada peça ajuda a compor uma visão mais completa da cidade e garante a preservação dessa história para futuras gerações.
No Arquivo Público, a história da capital está contada em aproximadamente 6 mil caixas-arquivos, com 4,5 milhões de documentos em pequenos formatos. Além disso, a instituição mantém cerca de 45 mil documentos em grandes formatos, dois milhões de negativos e microfilmes, além de 300 películas e mais de 500 vídeos em diversos suportes.
Memória de Brasília
A memória da construção de Brasília está espalhada pelo Distrito Federal. Um desses locais é o Museu Vivo da Memória Candanga. Antes de se tornar um museu, o local funcionava como o Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO), criado para atender à crescente demanda por serviços de saúde no Distrito Federal. Além de socorrer operários, acidentados nas obras, o hospital também realizava partos e prestava atendimento ambulatorial a crianças e donas de casa. O complexo era formado por 23 edificações de madeira e permaneceu em funcionamento até 1974, quando foi inaugurado o Hospital Distrital, atual Hospital de Base.
“Esse hospital teve Edson Porto como primeiro diretor. A esposa dele, Marilda Porto, ainda vem aqui às vezes. Quando ela entra, se emociona muito, chora… e nunca senta na cadeira dele. É uma memória forte, né? Ele veio pra Brasília justamente para cuidar desses operários”, comenta a gerente do Museu da Memória Candanga, Eliane Falcão. Além dos itens utilizados pelos operários, o espaço conta com uma exposição que resgata a presença feminina na história de Brasília, muitas vezes esquecida.
Somente no último ano, o espaço recebeu cerca de 25 mil visitas. Para comemorar o aniversário de 65 anos de Brasília, o Museu Vivo da Memória Candanga preparou uma exposição com fotos coloridas da década de 1970. São 140 fotos do acervo de Joaquim Paiva que ficarão expostas por cerca de dois meses.
Há também o Museu do Catetinho, que foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek. Construído em apenas 10 dias, o projeto de Oscar Niemeyer é um prédio simples, feito de madeira, e conhecido como Palácio das Tábuas. Visitantes encontram referências da época, através da preservação do mobiliário original e outros objetos.
A cidade também conta com o Memorial JK, onde os visitantes encontram objetos que simbolizam a capital, além do acervo pessoal do ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek. Logo na entrada, o impacto inicial vem da estrutura arquitetônica assinada por Oscar Niemeyer, que traduz em formas a força simbólica da história de JK. O visitante é recebido por uma série de fotografias que contam a trajetória dele, desde a vida pessoal, como médico, até a atuação política e encontros com líderes de outros países. Além disso, o espaço revela momentos marcantes da vida e do legado de JK.
O acervo tem cerca de 16 mil itens, entre documentos, fotos, condecorações, roupas, livros e objetos pessoais. “Eu acho que o mais importante do museu é que ele preserva uma história singular, essencial para compreendermos o Brasil de hoje. JK foi um homem que realmente cumpriu o que prometeu. Seu plano de governo, que propunha ‘50 anos em 5’, teve como pilares a educação, a energia, o transporte, a alimentação e a indústria de base. E ele entregou”, destaca o vice-presidente do Memorial JK, André Octavio Kubitschek.
O Memorial JK recebe em média 40 mil pessoas por ano. O espaço promove o programa Museu-Escola, que leva cerca de 20 mil crianças ao longo do ano, principalmente nos períodos escolares, como abril e julho. Os outros 20 mil visitantes adultos, em geral são turistas, estudiosos ou pessoas interessadas na história de Brasília e do Brasil.
As chuvas deste sábado (19) provocaram alagamentos e deslizamentos, abriram crateras, interromperam a circulação de trens e deixaram desalojados em diversas municípios do estado de São Paulo.
No litoral, a cidade mais atingida foi o Guarujá. Segundo a Defesa Civil estadual, a sirene de alerta remoto chegou a ser acionada, e um aviso de atenção extrema foi enviado a moradores da região da Barreira do João Guarda para que evacuassem suas casas. As famílias foram orientadas a seguir para a Escola Municipal Sérgio Pereira.
No morro do Bio, houve um deslizamento de terra, e a Defesa Civil precisou interditar a área, retirando 17 pessoas que foram encaminhadas para o abrigo instalado na escola municipal. No Morro da Vila Baiana, um deslizamento fez com que nove famílias precisassem ser desalojadas de forma preventiva e fossem para a casa de parentes.
Em apenas seis horas, choveu em torno de 191 milímetros (mm) no Guarujá, volume acima do esperado para todo o mês, que é em torno de 190,7mm. Desde o início do mês já choveu 282 milímetros na cidade.
Em São Vicente, também no litoral sul, o asfalto cedeu no cruzamento entre a Rua Pero Lopes de Souza e a Avenida Marechal Deodoro, colocando em risco um edifício ao lado, que ainda será analisado.
Em Campos do Jordão, uma chuva de forte intensidade e com rajadas de vento provocou deslizamentos de terra. Em um dos casos, uma residência foi atingida e, após vistoria da Defesa Civil municipal, precisou ser interditada. Quatro moradores foram para a casa de parentes.
As chuvas também foram intensas na Grande São Paulo. Segundo levantamento do Centro de Gerenciamento de Emergências do estado de São Paulo, em apenas duas horas choveu 84 milímetros em Diadema, 80% do volume esperado para todo o mês de abril, em torno de 106,6 mm. Em Santo André, no mesmo período, choveu 110 mm, ultrapassando o esperado para o mês (106,6mm).
Por causa disso, a Defesa Civil chegou a emitir alerta severo para chuvas para as cidades do ABC, Alto Tietê e Bertioga.
Em Diadema, houve vários pontos de alagamento, queda de muro e motos sendo arrastadas. Em São Bernardo do Campo, o bairro Paulicéia ficou totalmente alagado. Também foi muito afetado o bairro Galileia, com algumas casas atingidas pela água. No bairro Piraporinha, um ônibus ficou ilhado, e o Corpo de Bombeiros foi acionado para auxiliar na retirada dos passageiros. Apesar disso, não houve feridos ou desabrigados.
Em Mauá, as chuvas provocaram queda de árvores e um deslizamento de terra próximo à Escola Municipal de Educação Infantil Frajola. Lá também houve deslizamento de terra atrás de uma residência no Jardim Zaíra, sem relato de feridos ou desabrigados. Em São Caetano do Sul, também houve registro de alagamentos.
Em Campo Limpo Paulista, um deslizamento de terra levou à queda de um muro, mas não houve vítimas.
Por causa da forte chuva na região metropolitana de São Paulo, houve interrupção temporária na operação dos trens da Linha 7-Rubi, entre as estações Campo Limpo Paulista e Botujuru, causada por pontos de alagamento na via férrea.
Para celebrar os 65 anos de Brasília, a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF) promove, na próxima segunda-feira (21), uma manhã dedicada às pessoas idosas, com atividades gratuitas de bem-estar, saúde, cultura e lazer. O evento deve receber mais de 2 mil participantes em um espaço exclusivo na Esplanada dos Ministérios, em frente ao palco principal da festa.
A iniciativa faz parte do projeto Viver 60+, que promove ações contínuas de valorização da pessoa idosa no DF. Ao todo, dezenas de tendas temáticas estarão montadas com serviços e experiências voltadas ao envelhecimento ativo e saudável.
8h30 às 9h – Cantores sertanejos 9h às 9h20 – Alongamento 9h20 às 9h40 – Zumba 9h40 às 10h – Funcional Idosa 10h às 10h20 – Relaxamento com técnicas de respiração, ioga e meditação 10h20 às 10h30 – Louvores com cantores sertanejos
A semana é bem diversa, com efemérides que vão desde direitos humanos, educação, esporte e história. Começamos com o Dia Nacional da Educação para Surdos, celebrado no dia 23 de abril, e o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), no dia 24 de abril. O Brasil possui mais de dez milhões de pessoas com deficiência auditiva, segundo dados do IBGE. Mesmo com os avanços nas últimas décadas, essa parcela da população ainda enfrenta muitas dificuldades para se alfabetizar e acessar serviços básicos do dia a dia, fornecidos por empresas públicas e privadas. Daí a importância dessas duas efemérides.
Os veículos da EBC deram grande destaque ao tema em 2022, quando a lei brasileira que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão completou 20 anos. A Agência Brasil abordou as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência auditiva nesta reportagem e também nesta outra aqui. O Revista Brasil, da Rádio Nacional, trouxe o histórico da educação de surdos no Brasil, que começou em 1857, ainda durante o império. O tema também foi amplamente explorado nesta edição do jornal Brasil em Diae no capítulo sobre Libras do Caminhos da Reportagem, ambos programas da TV Brasil.
Comunicação pública
No dia 20 de abril de 1923 foi assinado o documento de criação da primeira emissora de rádio brasileira, a Rádio Sociedade. Em 1936 ela foi doada para o Ministério da Educação e se tornou a Rádio MEC, hoje um veículo integrante da EBC. Sua programação prioriza a música popular brasileira, os programas infanto-juvenis, a interatividade com o ouvinte e temas como infância, sustentabilidade, inclusão, questões de gênero, literatura, educação e movimentos sociais. Os veículos da EBC deram destaque ao centenário de criação da Rádio Sociedade, celebrado em 2023. Confira nas reportagens abaixo. Agência Brasil Radioagência Nacional Repórter Brasil (TV Brasil)
História
No dia 20 de abril, há 105 anos, o Brasil fez sua estreia nos jogos olímpicos, nas Olimpíadas da Antuérpia, na Bélgica. Apenas 21 atletas, todos homens, participaram de cinco modalidades: natação, saltos ornamentais, polo aquático, remo e tiro esportivo. Afrânio Antônio da Costa foi o nosso primeiro esportista a ganhar uma medalha olímpica, de prata, numa prova de tiro. Ele alcançou o feito um dia antes de Guilherme Paraense entrar para a história com a conquista da primeira medalha de ouro do Brasil, também no tiro, na mesma competição, mas em outra modalidade. Esses feitos históricos foram lembrados pela Rádio Nacional no programa especial “A caminho dos jogos” e nesta reportagem da Agência Brasil, que antecipavam a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O centenário da conquista das medalhas também foi tema desta outra reportagem, publicada em 2020.
Brasília fui inaugurada em 21 de abril de 1960. A capital federal completa, portanto, 65 anos em 2025. A cidade já foi homenageada diversas vezes por aqui. A webserie “Quem são os brasilienses”, publicada no portal da EBC em 2020, quando a capital completou 60 anos, explora as gírias, sotaques, a gastronomia e a identidade das cerca de três milhões de pessoas que compõem sua população. E o Repórter DF, da TV Brasil, trouxe esta crônica em 2022, prestando seu tributo à capital federal.
Também no dia 21 de abril, em 1985, morreu Tancredo de Almeida Neves, considerado um dos mais importantes políticos do Brasil. Com o fim da ditadura militar, Tancredo foi escolhido presidente da República pelo voto indireto de um colégio eleitoral em janeiro de 1985. Mas adoeceu em 14 de março, na véspera da posse, morrendo pouco depois, vítima de diverticulite. A trajetória política e a morte de Tancredo foram abordadas pelo programa História Hoje, da Rádio Nacional, em 2015. Os 30 anos do falecimento do político mineiro foram abordados pela Agência Brasil no mesmo ano (2015). Já o Repórter Brasil, da TV Brasil, trouxe esta reportagem explicando como sua eleição indireta marcou o fim da ditadura.
Os portugueses desembarcaram no Brasil em 22 de abril de 1500, quando 13 embarcações, com mais de mil tripulantes comandados por Pedro Álvares Cabral, chegaram a Porto Seguro, na Bahia. O que foi denominado pela história oficial como “descobrimento”, em bibliografias mais recentes é denominado “invasão”. Essa discussão foi abordada nesta reportagem da Radioagência Nacional, veiculada em 2023. O programa História Hoje, da Rádio Nacional, também registrou o primeiro contato entre os portugueses e os nativos, nesta edição de 2015.
Cultura
Em 20 de abril é comemorado o Dia do Disco de Vinil, data que surgiu em homenagem ao cantor e compositor Ataulfo Alves, que morreu nesse dia, em 1968. Nascido em Miraí, Minas Gerais, aos oito anos Ataulfo já fazia versos de improviso, por influência do pai, um famoso violeiro e repentista da Zona da Mata. Ataulfo é autor das músicas “Ai, Que Saudade da Amélia”, “Mulata Assanhada”, “Atire a Primeira Pedra” e “Laranja Madura”, que se tornaram sucessos nas décadas de 30 e 40. Saiba mais sobre ele nesta edição do História Hoje, da Rádio Nacional, veiculada em 2016, e nesta edição do Repórter Brasil Tarde de 2015, da TV Brasil.
O Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral é celebrado no dia 23 de abril. Nesta data, no ano de 1616, morreu William Shakespeare, um dos grandes autores da literatura universal. A efeméride foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1995, para incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Esta reportagem da Radioagência Nacional, publicada em 2024, destaca a data e salienta que a leitura deve ser estimulada desde a infância. A efeméride também ganhou destaque nestas edições do Tarde Nacional, da Rádio Nacional, e da Repórter Brasil, da TV Brasil, ambas de 2021.
Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia de 20 a 26 de abril de 2025.
Abril de 2025
20
Nascimento do médico francês Philippe Pinel (280 anos) – considerado por muitos o pai da psiquiatria
Nascimento da cantora e atriz fluminense Aurora Miranda da Cunha Richaid (110 anos)
Morte do cantor paulista Cândido Botelho (70 anos) – em 1936, fez parte da delegação paulista que compareceu à inauguração da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. No mesmo ano, gravou a embolada “Passarinho verde”, de motivo popular e a modinha “Viola quebrada”, de Mário de Andrade. Transferiu-se para o Rio, em 1937, atuando na Rádio Nacional e Rádio Jornal do Brasil, apresentando-se diariamente no programa “A hora do Brasil” e no teatro
Morte do cantor, compositor e humorista mineiro Joaquim Silvério de Castro Barbosa (50 anos) – em 1936, participou com Dircinha Batista e Jorge Murad na Rádio Nacional do programa Palmolive, que alcançou muito sucesso
Brasil participa de sua primeira Olimpíada, nos Jogos Olímpicos de Verão de 1920, em Antuérpia na Bélgica (105 anos)
Dia do Disco de Vinil – a data surgiu em homenagem ao músico Ataulfo Alves, que morreu em 20 de abril de 1968
Dia do Diplomata – marca a data de nascimento do Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira
Fundação da primeira rádio Brasileira, a Rádio Sociedade, atual Rádio MEC (102 anos)
21
Morte do escritor e humorista estadunidense Mark Twain (115 anos)
Nascimento do ator, roteirista e cineasta paulista Anselmo Duarte (105 anos) – recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes pelo filme “O Pagador de Promessas”
Morte do político mineiro Tancredo Neves (40 anos)
Nascimento da atriz paulista Ana Lúcia Torre (80 anos)
Morte do compositor, instrumentista, cantor, produtor musical e arquiteto fluminense Maurício Tapajós (30 anos)
Inauguração de Brasília como nova capital do Brasil (65 anos)
Show de Paul McCartney no Maracanã (35 anos) – primeira apresentação do artista britânico no Brasil
Dia de Tiradentes
Inauguração do Museu Histórico de Brasília (65 anos) – primeiro museu da nova capital. Integra o Centro Cultural Três Poderes
A Penitenciária do Estado de São Paulo, posteriormente conhecido como Carandiru, é inaugurada pelo governador de São Paulo Altino Arantes no bairro do Carandiru, zona norte da cidade (105 anos)
22
Morte do maestro, trompetista, compositor e arranjador mineiro Napoleão Tavares (60 anos)
Morte do maestro, compositor e acadêmico paraibano José de Lima Siqueira (40 anos)
Chegada dos portugueses ao Brasil. Denominado pela História oficial como Descobrimento, em bibliografias mais recentes é denominado Invasão
Dia Internacional da Mãe Terra – comemoração que foi iniciada em 1970 como o “Dia da Terra” ou “Earth Day” nos Estados Unidos da América, quando o senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional de estadunidenses contra a poluição do nosso planeta, tendo recebido a adesão de vários países após 1990 e sendo ratificada pela 80ª Assembleia Geral da ONU
23
Nascimento do baterista fluminense Antônio de Souza, o Milton Banana (90 anos) – um dos principais da Bossa Nova. Em 1959 participou da gravação de “Chega de Saudade”, considerado o primeiro álbum da bossa nova, por João Gilberto. Tocou outras vezes com Tom e João, participando do show do Carnegie Hall em Nova York, em 1962. Também participou do histórico disco Getz/Gilberto, em 1963, considerado um dos principais responsáveis pela internacionalização do gênero. Formou o Milton Banana Trio, que gravou mais de 20 discos, e era original por ser comandado por um baterista, algo incomum na época
Nascimento do ator, cantor, compositor, escritor e jornalista goiano Leonardo “Leo” Jaime (65 anos)
Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral – nesta data, no ano de 1616, morreu o escritor inglês William Shakespeare, um dos maiores autores da literatura universal
Dia Mundial dos Escoteiros
Dia Nacional do Choro
Dia Nacional da Educação para Surdos
Grande Prêmio Juscelino Kubitschek (GP JK) (65 anos) – A corrida aconteceu na festa de inauguração de Brasília num circuito improvisado no Eixão Sul. Na véspera, os competidores do GP haviam participado de um jantar oferecido por JK no Hotel Brasília Palace, em que Juan Manuel Fangio era o convidado de honra. Fangio entregou o troféu ao vencedor: Jean Louis de Lacerda. A entrega da taça ocorreu em uma cerimônia nos estúdios da Rádio Nacional. Jean Louis venceu com uma Ferrari Testa Rossa
Dia de São Jorge – feriado estadual, é um dia de festas populares, tais como feijoadas, queima de fogos, entre outras comemorações
O Rio de Janeiro assume o título de Capital Mundial do Livro, concedido pela UNESCO
24
Morte do flaustista, compositor e professor fluminense Paulo Augusto Duque Estrada Meyer (120 anos)
Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais – Libras
Dia Nacional da Família na Escola
25
Nascimento da escritora e novelista mineira Janete Clair (100 anos) – maior autora popular da história da televisão do Brasil, escreveu radionovelas para a Rádio Nacional do RJ no início de sua carreira
Nascimento do ator, produtor, roteirista e cineasta estadunidense Al Pacino (85 anos)
Morte da atriz e dançarina estadunidense Ginger Rogers (30 anos)
Nascimento do compositor, pianista, regente e ator fluminense Custódio Mesquita de Pinheiro (115 anos)
Dia Mundial da Malária – comemoração internacional que foi oficializada em maio 2007 pela 60ª sessão da Assembleia Mundial da Saúde da OMS
26
Nascimento do produtor e compositor italiano Giovanni Giorgio Moroder (85 anos) – inovou a chamada disco music, com o massivo uso de sintetizadores, no final dos anos 70, abrindo caminho para o que mais tarde se tornou a Dance Music eletrônica
Celebração da primeira missa no Brasil, por Henrique de Coimbra, frade e bispo português (525 anos)
Publicação póstuma do clássico “O Processo”, de Franz Kafka (100 anos)
*As datas são selecionadas pela equipe de pesquisadores do Projeto Efemérides, da Gerência de Acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que traz temas relacionados à cultura, história, ciência e personalidades, sempre ressaltando marcos nacionais e regionais. A Gerência de Acervo também atende aos pedidos de pesquisa do público externo. Basta enviar um e-mail para centraldepesquisas@ebc.com.br.
O feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes deve ser de chuvas intensas nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Bahia, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, informou o órgão, a passagem de uma frente fria pelo oceano deve impactar algumas áreas da região sul do país.
Hoje (18), pancadas de chuva com trovoadas são esperadas para a região centro-sul de Mato Grosso do Sul. Em São Paulo, as chuvas mais significativas devem ocorrer no oeste e centro-norte do estado entre hoje e amanhã (19). No litoral paulista, as chuvas devem ser mais moderadas. No domingo, algumas localidades de São Paulo devem apresentar queda de temperatura.
No Sul, a chegada de uma nova frente fria que começou a se deslocar hoje pelo oceano deve provocar instabilidades na região. O centro-norte do Rio Grande do Sul será o primeiro a ser atingido, com o avanço do sistema previsto para amanhã (19) e domingo (20). O oeste de Santa Catarina e do Paraná também devem ser atingidos. A previsão é de chuvas moderadas na região.
A partir do final de semana, a massa de ar frio deve favorecer a formação de geada fraca no sul do país.
Alertas
Hoje (18), o Inmet lançou dois alertas laranja sobre o risco de chuvas intensas. O alerta laranja é o segundo de maior gravidade na escala, abaixo somente do alerta vermelho, e significa situação de perigo.
O primeiro alerta vale até amanhã (19) e atinge as regiões do Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, região norte e Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, a região noroeste do Espírito Santo e sul e centro-sul da Bahia. Nestas áreas estão previstas chuvas entre 30 a 60 mm/h ou entre 50 a 100 mm/dia.
O segundo alerta vale somente para hoje, e atinge o Paraná, Mato Grosso do Sul e algumas regiões do interior paulista como Presidente Prudente, Assis e Marília. Nestas áreas, as chuvas podem atingir até 100 milímetros por dia e pode haver ventos intensos entre 60 e 100 quilômetros por horas.