Início Site Página 1054

Ferroviária derrota Inter e lidera Brasileirão Feminino: 2 a 1

0

Por mais uma rodada, Ferroviária e Cruzeiro seguirão compartilhando a liderança do Brasileirão Feminino A1. Neste domingo (20), as Guerreiras Grenás derrotaram o Internacional por 2 a 1, na Fonte Luminosa e se mantiveram invictas e em primeiro lugar pelos critérios de desempate, com 16 pontos em seis partidas.

Mais cedo, o Cruzeiro derrotou o América por 3 a 0 e também chegou aos 16 pontos. A equipe paulista tem um gol a mais de saldo (11 contra 10). Em Araraquara, a Ferroviária abriu o placar aos 31 minutos, quando Darlene encontrou Júlia Beatriz livre para marcar.

No segundo tempo, o Inter igualou aos 10 minutos, com gol de Julieta Morales. No entanto, aos 27, Raquel recebeu de frente para a goleira Mayara e marcou o gol da vitória grená.

Já são quatro vitórias consecutivas e cinco em seis jogos para a Ferroviária. Já o Internacional vive o oposto: ainda não venceu e soma apenas dois pontos em seis jogos.

No estádio Gregorão, em Contagem, o Cruzeiro não deu chances ao América e aplicou 3 a 0 no rival local. Byanca Brasil, de pênalti, abriu o placar para as Cabulosas no fim do primeiro tempo.

Na segunda etapa, a equipe azul ampliou com gols de Miriã e Leticia. Enquanto a Raposa divide a liderança com a Ferroviária, o América tem seis pontos.

Nos outros jogos de domingo, o Fluminense passou pelo Sport por 2 a 0, na Ilha do Retiro, enquanto Real Brasília e Juventude empataram em 1 a 1 na capital nacional.

Na noite de sábado, em duelo que teve transmissão da TV Brasil, o Corinthians atropelou o 3B da Amazônia por 8 a 0. Mais cedo, o São Paulo, mesmo atuando fora de casa, derrotou o Grêmio por 2 a 1.

Fonte: Agência Brasil

Papa Francisco morre aos 88 anos

0

O Papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin Farrell da Casa Santa Marta.

 “Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”.

O cardeal Farrell disse ainda que Francisco chegou a aparecer na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa, na manhã deste domingo (20).

“O Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo”.

“Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino,” acrescentou o cardeal.

>>Papa Francisco deixa o hospital após quase 40 dias internado

Primeiro Papa das Américas

Francisco assumiu o papado em 2013, mas, ao longo dos últimos anos, começou a apresentar problemas de saúde, desde gripes e resfriados até ferimentos provocados por quedas em seu próprio apartamento, no Vaticano.

Com a saúde cada vez mais fragilizada, chegou a usar cadeira de rodas e bengalas para se locomover em eventos que exigiam maior esforço físico, além de limitar suas falas em razão de diversas infecções respiratórias.

Em fevereiro, foi internado para realizar exames e tratar um quadro de bronquite, inflamação dos brônquios geralmente provocada por vírus como o da influenza ou o vírus sincicial respiratório.

Apesar do agravamento da saúde no decorrer dos anos, o papa vinha mantendo grande parte de sua agenda diária de compromissos, participando, inclusive, de reuniões em sua própria residência.

Biografia

Francisco, nome escolhido por ele para seu pontificado, nasceu Jorge Mario Bergoglio. Argentino de Buenos Aires, foi o primeiro papa das Américas. Filho de imigrantes italianos, era o mais velho de cinco irmãos: dois homens e três mulheres.

Ainda jovem, chegou a formar-se técnico em química, mas, pouco depois, escolheu o caminho do sacerdócio. Licenciou-se em filosofia, foi professor de literatura e psicologia e, posteriormente, licenciou-se também em teologia.

Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1969, prestes a completar 33 anos. Já como padre jesuíta, foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires e, posteriormente, em 2001, como cardeal, pelo então papa João Paulo II.

Como arcebispo de Buenos Aires, diocese com mais de 3 milhões de pessoas, elaborou um projeto missionário centrado na comunhão e na evangelização e com foco na assistência aos pobres e aos enfermos.

Francisco foi sucessor do papa emérito Bento XVI que, em fevereiro de 2013, aos 78 anos, renunciou ao pontificado em razão de problemas de saúde. Francisco chegou a presidir o funeral de Bento XVI, em janeiro de 2023, com uma homilia em que o comparava a Jesus.

Em meados de 2024, sobre a possibilidade de também ele renunciar, Francisco se referiu ao tema como “hipótese distante”, já que ainda mantinha saúde suficiente para seguir com seu papado. “Não tenho motivos sérios o suficiente para me fazerem pensar em desistir”.

Apelo por cessar-fogo

Ao longo de seu papado, Francisco lançou diversos apelos à comunidade internacional por cessar-fogo em conflitos na Europa e no Oriente Médio – incluindo a guerra entre Rússia e Ucrânia e, mais recentemente, os ataques do Hamas à Faixa de Gaza.

“Todas as nações têm o direito de existir em paz e em segurança e seus territórios não devem ser atacados ou invadidos. A soberania deve ser respeitada e garantida pelo diálogo e pela paz, não pelo ódio e pela guerra.”

Mulher em gabinete-chave da Igreja

Em janeiro de 2025, Francisco nomeou uma mulher para chefiar um importante gabinete do Vaticano, escolhendo a freira Simona Brambilla para dirigir o departamento responsável por todas as ordens da Igreja Católica.

Com a nomeação, pela primeira vez, uma mulher fica responsável por um dicastério ou congregação da Cúria da Santa Fé, órgão central de governo da Igreja Católica. Simona substitui o cardeal brasileiro reformado João Braz de Aviz.

Milagre na Amazônia

Em outubro de 2024, durante missa na Praça de São Pedro, Francisco proclamou a canonização do padre italiano José Allamano, fundador da congregação dos Missionários da Consolata, por um milagre que teria ocorrido na Amazônia brasileira.

Segundo a organização Consolata América, o milagre ocorreu em 1996, em Roraima, quando um indígena yanomami foi atacado por uma onça e apresentou um grave ferimento na cabeça. Um grupo de missionários teria invocado José Allamano pedindo a recuperação do rapaz, o que se realizou.

Mudanças climáticas

Em agosto de 2024, Francisco fez um de seus últimos alertas em prol da preservação do meio ambiente e exigindo uma ação global contra as mudanças climáticas. “Se medirmos a temperatura do planeta, isso nos dirá que a Terra está com febre. Ela está doente”.

“Precisamos nos comprometer com a proteção da natureza, mudando nossos hábitos pessoais e comunitários”, disse. “Os que mais sofrem com as consequências desses desastres são os pobres, aqueles que são forçados a deixar suas casas por causa de enchentes, ondas de calor ou secas”, completou.

Bênção para casais do mesmo sexo

Em dezembro de 2023, o Vaticano anunciou, em decisão histórica aprovada pelo papa Francisco, que padres podem administrar bênçãos a casais do mesmo sexo, desde que não façam parte dos rituais ou liturgias regulares da Igreja Católica.

Documento do escritório doutrinário do Vaticano destaca que tal bênção não legitima situações irregulares nem deve ser confundido com o sacramento do matrimônio, mas figura como um sinal de que Deus acolhe a todos.

O texto cita que padres “não devem evitar ou proibir a proximidade da Igreja com as pessoas em todas as situações em que elas possam buscar a ajuda de Deus por meio de uma simples bênção”.

*Com informações do Vaticano News

*Texto atualizado às 7h15 para acréscimo de informações

Fonte: Agência Brasil

PEC da Segurança não traz mudanças significativas, dizem pesquisadores

0

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública foi entregue no dia 8 à Câmara dos Deputados, pelo Ministério da Justiça. A proposta é uma das apostas do governo federal para ampliar a segurança do cidadão, que prevê, entre outras questões, uma maior integração entre a União e os entes federados e dar respaldo constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp), criado por lei ordinária em 2018.

Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a constitucionalização poderia permitir que o Susp funcionasse como o Sistema Único de Saúde (SUS) que, de acordo com ele, funciona bem porque está na Constituição.

O texto da PEC também propõe atualizar as competências das polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF). A PRF, por exemplo, se tornaria uma polícia ostensiva federal, passando a se chamar Polícia Viária Federal, com suas atribuições expandidas para fazer policiamento ostensivo também em ferrovias e hidrovias, além das rodovias, como já acontece atualmente, e para auxiliar as forças de segurança estaduais quando requisitada. 

Outras propostas são a padronização de protocolos, informações e dados estatísticos; a de estabelecer diretrizes gerais para segurança e sistema penitenciário; a de fixar atribuições das guardas municipais e criar corregedorias e ouvidorias com autonomia funcional em relação às forças de segurança que estiverem sob seu escrutínio.

Os fundos Nacional de Segurança Pública (FNSP) e Penitenciário Nacional (Funpen) também estariam previstos na Constituição, a fim de garantir recursos e protegê-los contra contingenciamentos.

Apesar de a PEC trazer pontos positivos, os especialistas ouvidos pela Agência Brasil não acreditam que a proposta levará a mudanças significativas nas políticas de segurança pública brasileiras.

“A PEC da Segurança Pública não muda a política de segurança pública, ela não introduz novidades. A gente está numa situação que a gente precisa de políticas efetivas”, avalia a pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Carolina Grillo. 

“Ela [PEC] não oferece uma resposta para a sensação de insegurança da população. Apenas constitucionaliza uma série de práticas que já eram adotadas”, afirma.

José Cláudio Souza Alves, pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), também considera que, de uma forma geral, a PEC não traz grandes novidades e nem oferece respostas para questões estruturais da criminalidade.

“Isso é para fazer debate entre a extrema-direita e o governo, não traz uma solução real. O problema está lá na base de uma estrutura social cruel, perversa, que não te dá possibilidade alguma e que vai corromper toda essa estrutura de segurança pública. Ou você interfere nessa estrutura, dá alternativas e permite que esse jovem tenha alguma chance de sobreviver a tudo isso com outro tipo de ação econômica, social, política, ou você não vai resolver. [A PEC] É uma ilusão”, afirma o pesquisador, que estuda dinâmicas criminais na Baixada Fluminense, como grupos de extermínio e desaparecimentos forçados.

O professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) e consultor em Segurança Pública Alan Fernandes, que foi tenente-coronel da Polícia Militar de São Paulo, concorda que a PEC não trará mudanças em curto prazo, mas acredita que “é um aceno de mudanças estruturais, para que os passos iniciais sejam dados”, para mudanças de médio e longo prazos.

“A PEC, ainda que ela não possa ser sentida de imediato pelo cidadão, ela dá as condições de novos arranjos, que o Brasil ainda não dispõe, mas que sem ela não seriam possíveis de viabilizar. Eu acho muito positiva a ideia, porque fez mobilizar diversas forças políticas em prol de um tema que exige uma consideração nacional”, defende o professor.

Susp

Para Fernandes, a PEC fortalecerá o Susp, criado em 2018. 

“Desde a edição da lei do Susp, careciam instrumentos legais, e até mesmo administrativos, para fazer a implementação dessa lei. Em outras palavras, o governo federal se viu com uma lei de difícil implementação por conta da resistência dos governadores dos estados”, avalia.

O pesquisador explica que a constitucionalização do Susp permite instrumentos como uma coordenação nacional sobre temas de segurança que tenham caráter interestadual.

Carolina Grillo também considera que a constitucionalização do tema da segurança é importante para explicitar as atribuições de cada ente federado, que ainda não estão claras na Constituição Federal.

“A questão da constitucionalização é importante, por exemplo, para padronizar a questão dos dados. A inclusão do Susp na Constituição também é um grande avanço. É muito importante que o governo federal tenha compreendido a relevância da sua atuação na condução das políticas públicas”.

Corregedorias

Carolina Grillo destaca que a autonomia das corregedorias e ouvidorias é outro avanço proposto pela PEC. 

“Isso é fundamental para evitar intromissões no trabalho das corregedorias. Muitas vezes, quando há policiais investigando seus colegas, eles podem ser intimidados pelas estruturas da polícia, o que faz com que as possibilidades de obstrução e de adoção de posturas corporativistas seja muito maior. Então é fundamental que as corregedorias sejam separadas”, observa.

Para o pesquisador José Cláudio Souza Alves, questões como o aperfeiçoamento e a padronização de protocolos e de dados são algo que qualquer estrutura administrativa deve buscar, mas não crê que isso resolva muita coisa.

Ele destaca ainda que a existência de uma corregedoria autônoma, por si só, não garante eficiência do controle sobre a atividade policial. 

“Colocar uma corregedoria sobre uma estrutura que parece um queijo suíço, toda furada, com um monte de gente comprometida [com atividades criminais], como isso vai resolver?”, questiona.

Polícia ostensiva

O pesquisador José Cláudio Souza Alves critica também a ampliação das competências da PRF, que, na prática, cria uma polícia ostensiva federal. Segundo ele, isso seria “mais do mesmo”. 

“Em 2020, aqui na baixada [fluminense], a PRF se juntou à Polícia Civil, e matou 17 pessoas, cinco em Nova Iguaçu e 12 em Itaguaí, em 2 dias. Colocar uma polícia ostensiva federal, armada, para fazer operação, é bater na mesma tecla. Vai intensificar mais os conflitos e não vai resolver nada”, alerta.

Carolina Grillo diz, no entanto, que, na prática, a PRF já atua fora das rodovias e que a PEC vai apenas oficializar essa atuação.

Governo

Durante uma audiência no Senado Federal, em 9 de abril, o ministro Ricardo Lewandowski disse que “a PEC é uma tentativa de organizar o jogo para, em seguida, darmos uma nova partida”. 

“Estamos propondo diretrizes nacionais que serão construídas em diálogo com os entes federativos e com a sociedade civil, sem retirar as competências locais ou comprometer a autonomia dos estados sobre suas forças policiais”, defendeu.

No momento da entrega da proposta à Câmara dos Deputados, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse que a tramitação da PEC é um “debate muito necessário para o Brasil, complementado com outras ações do governo federal, que o Ministério da Justiça e Segurança Pública já tem preparado”.

Fonte: Agência Brasil

Três homens são presos suspeitos de planejar matar morador de rua

0

A Polícia Civil do Rio de Janeiro e o Ministério da Justiça e Segurança Pública informam que foi realizada na manhã deste domingo de Páscoa (20), operação para evitar o assassinato de um morador de rua por suposta organização criminosa que, segundo as autoridades, planejavam transmitir o crime pela internet.

Em nota, a Polícia Civil afirma que agentes da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Dcav) e da 19ª Delegacia detiveram três homens em Vicente de Carvalho, na zona norte da capital fluminense, e em Bangu, na zona oeste. Os mandados judiciais de prisão foram cumpridos com o apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

As identidades do homem em situação de rua que seria alvo do ataque e dos três detidos não foram divulgadas. Ainda de acordo com a Polícia Civil, os três homens presos são jovens, integravam o “núcleo da organização que pretendia assassinar um morador de rua de forma brutal” e transmitir o crime por meio da plataforma Discord, “em troca de dinheiro”.

“Os agentes [investigadores] apuraram a existência de uma rede de jovens que utilizavam a plataforma Discord para realizar e divulgar atrocidades, como maus-tratos a animais, indução à automutilação, estupro virtual, racismo e incitação ao crime, como forma de “entretenimento””, afirma a Polícia Civil, acrescentando que o grupo também promovia ataques digitais de ódio contra negros, mulheres e adolescentes, “com graves consequências no mundo real”.

Também em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública afirma que servidores do Ciberlab identificaram, nas redes sociais, mensagens sobre o plano de homicídio e de exibição do crime nas redes sociais. “Os investigados articulavam práticas de extrema crueldade, associadas a discursos de ódio, simbologias extremistas, radicalismo religioso e outras manifestações de extremismo”, assegura a pasta, reforçando que os três detidos esta manhã são apontados como líderes da comunidade criminosa virtual.

“Um deles se apresentava publicamente como ativista ambiental e protetor dos animais, o que contrastava brutalmente com sua conduta nas redes, onde promovia e compartilhava atos de extrema violência e perversidade”, afirma o ministério. Segundo a Polícia Civil, este mesmo homem, já participou de vários eventos ambientalistas internacionais.

A operação que resultou na prisão dos três suspeitos e, supostamente, frustrou os planos de homicídio de uma pessoa em situação de rua recebeu o nome de Desfaçatez – que os policiais responsáveis escolheram para destacar “a dissimulação e o descaramento com que os investigados mantinham uma imagem pública de respeito à vida, ao meio ambiente e à ética, enquanto nos bastidores digitais atuavam com crueldade, intolerância e perversidade”.

Fonte: Agência Brasil

Queima de fogos marca a virada para o 21 de abril: Brasília completa 65 anos

0

Já é aniversário de Brasília! Uma contagem regressiva e uma queima de fogos no início da madrugada desta segunda-feira (21) marcaram a virada, ou melhor, a chegada da data em que a capital federal completa 65 anos. O espetáculo pirotécnico pôde ser conferido pelo público que acompanhava a segunda noite de shows na Esplanada dos Ministérios, pouco antes da apresentação da cantora Mari Fernandez. Antes dela, passaram pelo palco Fagner, Digão e o trio O Grande Encontro – formado por Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo.

“Você sente essa energia muito positiva, em um Domingo de Páscoa, as pessoas aqui, para assistir a shows tão importantes. Então, é uma felicidade para a nossa cidade e eu tenho certeza que essa comemoração dos 65 anos da capital vai entrar para a história do Distrito Federal”, destacou o governador Ibaneis Rocha, que, durante o evento, foi à grade e à área destinada a idosos e pessoas com deficiência para interagir com o público presente. 

“A festa está muito organizada, com muita segurança, tem diversão para todo mundo, de todas as idades. É uma festa para a família do Distrito Federal”, emendou a vice-governadora Celina Leão.

Ao longo desta segunda-feira (21), o público poderá conferir diversas atrações na comemoração pelos 65 anos da capital. Na Esplanada, a música brasiliense dará o tom da festa: a partir das 14h, grandes nomes da cidade – como Menos É Mais, BenzaDeus e Adriana Samartini – prometem agitar o público e encerrar em grande estilo a programação, que começou no sábado (19).

A fé também terá espaço nesta segunda. Às 10h, no palco da Esplanada, haverá uma celebração gospel, que, a partir das 11h, contará com show do cantor Eli Soares, sete vezes indicado e duas vezes vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa.

Para os católicos, também às 10h, haverá uma missa especial pelo aniversário de Brasília e pelo jubileu da arquidiocese da capital, na Catedral. Presidida pelo arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, a celebração terá a presença da cruz usada na primeira missa do Brasil, que está em peregrinação pelo país.

Também na manhã de segunda, às 14h, a Esplanada terá teatrinho infantil e atividades recreativas para crianças.

Festa

O Governo do Distrito Federal (GDF) preparou uma programação extensa e diversificada para a celebração dos 65 anos de Brasília. As ações começaram nesta quinta-feira (17) e se estendem por toda a Semana Santa até o dia do aniversário, na segunda-feira (21), com shows, espetáculos teatrais, concertos e ofertas de gratuidade em espaços de lazer.

Os shows na Esplanada são a grande atração – no sábado (19), Wesley Safadão e Léo Santana agitaram o público. Totalmente gratuita e pensada para oferecer segurança, conforto e diversão para todos, a estrutura montada na área central de Brasília inclui um megapalco, telões, passarela para aproximar o público dos artistas, camarotes, área kids e áreas pet, além de uma praça de alimentação e atrações interativas como roda-gigante, tirolesa e um estúdio para youtubers e influenciadores, além de 60 banheiros químicos. A organização foi liderada pelo Instituto Eleva, com apoio da Secretaria de Turismo (Setur-DF).

O público também pode chegar às atrações gratuitamente, por meio do programa Vai de Graça. Ônibus e metrô estão operando sem custo entre quinta (17) e segunda-feira (21), inclusive, com reforço nas linhas. 

Confira a programação desta segunda-feira, 21 de abril:

• 10h — Evento gospel
• 11h — Eli Lopes
• 14h — Doze por oito
• 15h10 — BenzaDeus
• 16h20 — Adriana Samartini
• 17h30 — Leon Correia
• 19h — Menos é Mais
• 21h20 — Bruno Cesar & Rodrigo
• 22h30 — Zé Neto & Cristiano
• 1h — Encerramento

21/04/2024 - Queima de fogos marca a virada para o 21 de abril: Brasília completa 65 anos

Fonte: Agência Brasília

Aniversário de Brasília tem atrações gratuitas na Esplanada

0

O aniversário de 65 anos de Brasília traz programações gratuitas na Esplanada dos Ministérios neste domingo (20) e também no feriado desta segunda (21). O evento conta com músicas de diferentes estilos, espaços para crianças e roda-gigante. O palco e toda a estrutura foram montados no gramado central. Uma novidade é que o transporte público é também gratuito durante todo o período.

Hoje, véspera do aniversário da cidade, o palco terá nomes da Música Popular Brasileira (MPB), como Fagner, a partir das 18h30, e depois o “Grande Encontro”, com Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, às 20h30. A cantora Mari Fernandez se apresentará às 22h. Um show de luz produzido a partir de drones será realizado às 23h50.

No dia do aniversário, amanhã (21), as apresentações começam às 11h com show gospel de Eli Soares. Depois, às 14h, estão programadas peças infantis e atividades recreativas. Na sequência, shows de pagode e de forró, com Doze por Oito (às 15h50), Leon Correia (às 17h30), e Menos é Mais (às 19h).

Nos últimos shows da noite, o palco terá as duplas Bruno César e Rodrigo (às 21h) e depois Zé Neto e Cristiano (às 23h30). Um show pirotécnico está programado para a meia-noite. A programação acaba às 2h.

Programação no museu

Nesses dias de festividade, o Museu de Arte de Brasília (MAB) também tem programação especial em homenagem à cidade.

Neste domingo e na segunda, será realizada, a partir das 10h30, apresentação de teatro de Luz e Sombra para crianças (histórias de Brasília). À tarde, às 14h30, será promovida uma caminhada do museu à orla do Lago. Depois, às 16h30, a programação é de uma oficina para inspirar a produção de maquetes.

Fonte: Agência Brasil

Público curte segunda noite de festa na Esplanada ao som de diferentes gerações

0

Um grande encontro… de gerações. Assim pode ser definida a noite deste domingo (20), na Esplanada dos Ministérios. Ícones da música brasileira, o cantor Fagner e o trio Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo – que formam O Grande Encontro – comandaram a festa em comemoração aos 65 anos de Brasília, junto à atual sensação do piseiro Mari Fernandez. Todos eles do Nordeste, região de onde vem a grande maioria (54%) dos moradores do Distrito Federal que não nasceram aqui.  

“Você sente essa energia muito positiva – em um Domingo de Páscoa, as pessoas aqui, para assistir a shows tão importantes. Então, é uma felicidade para a nossa cidade e eu tenho certeza que essa comemoração dos 65 anos da capital vai entrar para a história do Distrito Federal”, destacou o governador Ibaneis Rocha, que, durante o evento, foi à grade para interagir com o público presente.

“A festa está muito organizada, com muita segurança, tem diversão para todo mundo, de todas as idades. É uma festa para a família do Distrito Federal”, emendou a vice-governadora Celina Leão.

O cearense Fagner, que morou no DF nos anos 1970, quando cursou Arquitetura na Universidade de Brasília (UnB), abriu a programação noturna de shows, com sucessos como Espumas ao Vento e Borbulhas de Amor, para alegria da auxiliar de dentista Cleuza Santos, 47 anos. “O evento está muito bom, é o primeiro dia que venho. Também é o primeiro show do Fagner que assisto”, apontou. Colada na grade, a cabeleireira Salete Gomes, 47, também via uma apresentação do artista pela primeira vez: “Amei, adorei, tudo perfeito. Tudo que é música eu amo”.

Já a nutricionista Ivaneide Lopes, 52, contou ter ido à Esplanada “exclusivamente para ver O Grande Encontro”. “Eu tive a oportunidade, há uns 30 anos, de ver o primeiro show, no ginásio Nilson Nelson, e não podia deixar de vir. Aniversário de Brasília e com O Grande Encontro, nossa, fiquei muito feliz, foi muito bom”, celebrou a fã do pernambucano Alceu Valença, que forma o trio junto a Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, e que tem uma conexão especial com a capital federal: foi ele quem compôs a música Plano Piloto em parceria com Carlos Fernando, em homenagem à cidade, e eternizada na voz de Luiz Gonzaga. Também foi ele quem escreveu o sucesso Te amo, Brasília.

Ônibus e metrô estão operando sem custo entre quinta (17) e segunda (21), inclusive, com reforço nas linhas

A geração mais jovem, por sua vez, ansiava pela cearense Mari Fernandez, dona dos hits Comunicação Falhou e Seu Brilho Sumiu. “É um show que todo mundo está esperando, ela está estourada”, pontuou o cantor Victor Helius Gomez, 25. Morador de Unaí (MG), ele veio a Brasília apenas para acompanhar os três dias de festa, e elogiou a estrutura: “Brasília melhorou 100% na cultura, a segurança está reforçada, o pessoal está sem medo – vim de outra cidade e andei aqui super tranquilo. Estrutura completa, muito bem organizada…  Brasília está de parabéns”. 

O administrador Alexandre Granja, 50, até foi curtir os shows. Mas sua grande intenção mesmo era celebrar a capital federal. “Tenho 50 anos de Brasília, adoro Brasília, sou apaixonado, foi onde eu me criei e aprendi tudo. Vim comemorar”, relatou ele, que chegou à Esplanada usando o transporte público gratuito do programa Vai de Graça. “Metrô vazio, tranquilo, estava bom demais”.

Movimento

Totalmente gratuita e pensada para oferecer segurança, conforto e diversão para todos, a estrutura dos shows inclui um megapalco, telões, passarela para aproximar o público dos artistas, camarotes, área kids e áreas pet, além de uma praça de alimentação e atrações interativas como roda-gigante, tirolesa e um estúdio para youtubers e influenciadores, além de 60 banheiros químicos. A organização foi liderada pelo Instituto Eleva, com apoio da Secretaria de Turismo (Setur-DF).

“Brasília compareceu em peso, mais de 300 mil pessoas passaram por aqui no dia de ontem, a rede hoteleira está cheia, os restaurantes estão movimentados; então a gente vem cumprindo o objetivo. Mas o principal motivo não é só a economia, é também celebrar a nossa capital, os 65 anos, a autoestima da população, a esperança, o amor, a felicidade… Brasília representa isso para os brasileiros. Foi um sonho de todos os brasileiros que virou essa potência. Nós estamos muito satisfeitos com os resultados, uma festa segura, uma festa para as famílias e das famílias. Estamos muito contentes com o que estamos vendo e ainda tem muita coisa pela frente”, enfatizou o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.

“Brasília não pôde comemorar os 60 anos em razão da pandemia. Agora, comemoramos os 65 com três noites de muita festa, muitos shows, população vindo, festa linda e maravilhosa, que está lotando os hoteis. São mais de 52 setores que estão sendo movimentados, gerando emprego e renda para o DF”, acrescentou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), José Aparecido Freire.

Festa

O Governo do Distrito Federal (GDF) preparou uma programação extensa e diversificada para a celebração dos 65 anos de Brasília. As primeiras ações começaram nessa quinta (17) e se estendem por toda a Semana Santa até o dia do aniversário, na segunda-feira (21), com shows, espetáculos teatrais, concertos e ofertas de gratuidade em espaços de lazer.

Os shows na Esplanada são a grande atração. No sábado (19), Wesley Safadão e Léo Santana agitaram o público que lotou o gramado central. Nesta segunda (21), será a vez do grupo brasiliense Menos é Mais e da dupla Zé Neto & Cristiano.

Todas as atrações são gratuitas. E o público também pode chegar a elas gratuitamente, por meio do programa Vai de Graça. Ônibus e metrô estão operando sem custo entre quinta (17) e segunda (21), inclusive, com reforço nas linhas. 

Confira a programação de segunda-feira, 21 de abril:

• 10h — Evento gospel
• 11h — Eli Lopes
• 14h — Doze por oito
• 15h10 — BenzaDeus
• 16h20 — Adriana Samartini
• 17h30 — Leon Correia
• 19h — Menos é Mais
• 21h20 — Bruno Cesar & Rodrigo
• 22h30 — Zé Neto & Cristiano
• 1h — Encerramento

20/04/2025 - Público curte segunda noite de festa na Esplanada ao som de diferentes gerações

Fonte: Agência Brasília

Sábado de clássicos termina com empates no Rio e em Porto Alegre

0

Em duelo com transmissão da Rádio Nacional, Vasco e Flamengo não mudaram o placar no clássico no Maracanã, que ficou em 0 a 0, mantendo o Rubro-Negro invicto no Campeonato Brasileiro, com 11 pontos, na liderança da tabela após cinco partidas realizadas. Já o Vasco foi a sete pontos.

Diante de pouco mais de 39 mil pessoas, o chamado Clássico dos Milhões viu os goleiros Léo Jardim e Rossi brilharem e impedirem os torcedores de comemorar gols. O jogador do Vasco, principalmente, colaborou fazendo quatro grandes defesas, saindo vencedor de um embate pessoal com o meio-campo Gerson.

Gre-Nal também termina empatado

Em Porto Alegre, um Grêmio em crise e sem técnico recebeu o grande rival, o Internacional. No fim, o empate por 1 a 1, na Arena do Grêmio, deu sinais de melhora após a saída do técnico Gustavo Quinteros. O Tricolor deixou momentaneamente a zona de rebaixamento do Brasileirão, com quatro pontos, mesma pontuação do primeiro time dentro do Z-4, o São Paulo. Já o Colorado soma seis pontos.

O gol do Grêmio foi marcado no primeiro tempo, em um lance inusitado. Cristian Olivera tentou escorar para o gol um chute forte de Marlon pela esquerda. O desvio não tinha o caminho das redes, porém a bola encontrou o goleiro Anthoni que, inadvertidamente, desviou para o próprio gol.

O Inter conseguiu o empate na segunda etapa. Aos 18, a bola bateu no braço de Marlon e o pênalti foi marcado. Alan Patrick converteu e deixou tudo igual.

Corinthians derrota o Sport na Neo Química Arena

Na partida que abriu de fato a 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, o pressionado Corinthians, que, assim como o Grêmio, não tem um técnico no momento, derrotou o Sport de virada por 2 a 1, na Neo Química Arena, em São Paulo. O Timão foi a sete pontos, enquanto o Leão segue na lanterna, com apenas um ponto conquistado.

Os dois gols do Corinthians – que demitiu o técnico Ramón Diaz durante a semana e teve Orlando Ribeiro como técnico interino – foram marcados pelo holandês Memphis Depay na segunda etapa, depois de o português Sergio Oliveira abrir o placar para o Sport no final do primeiro tempo.

Fonte: Agência Brasil

Morre Cerinha, criador do Salão Internacional de Humor de Piracicaba

0

Roberto Antônio Cera, o Cerinha, idealizador e fundador do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, morreu nesse sábado (20) aos 85 anos. A informação foi confirmada hoje (20) pela Secretaria de Cultura de Piracicaba (SP) e também pelas redes sociais do Salão de Humor e do próprio Cerinha.

“Com profunda tristeza, nos despedimos de Roberto Antonio Cêra, o querido Cerinha, um dos fundadores do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Visionário e apaixonado pela cultura, foi incentivador das artes, da comunicação e da liberdade criativa. Seu legado vive nas muitas iniciativas que ajudou a construir e na memória afetiva de uma Piracicaba mais criativa e plural”, informou a secretaria.

Segundo informações publicadas no Instagram de Cerinha, ele estava internado com covid-19 e acabou não resistindo à doença.

“Um grande incentivador das artes, da comunicação, do humor gráfico, entre tantas outras frentes, esteve desde o início entre os que pensaram e ajudaram na criação de nosso evento”, diz o perfil do Salão de Humor. “Fica o legado dessa grande personalidade, com uma história marcante e determinante para o humor gráfico piracicabano e internacional”, completou.

O Salão Internacional de Humor surgiu em 1974, durante a ditadura militar brasileira. A ideia surgiu entre um grupo de artistas, jornalistas e intelectuais de Piracicaba e contou com o apoio do jornal O Pasquim. Logo em sua primeira edição, o evento contou com participação de alguns dos maiores cartunistas do país como Millôr, Ziraldo e Jaguar e acabou se firmando como importante espaço de reflexão, discussão e inovação sobre a arte e o humor.

Fonte: Agência Brasil

Calderano vence a Copa do Mundo de tênis de mesa

0

O mesatenista brasileiro Hugo Calderano venceu a Copa do Mundo de tênis de mesa, neste domingo (20), em Macau, na China. É o primeiro atleta não asiático ou europeu a conquistar o título. “É uma sensação incrível ganhar esse título”, disse Calderano em entrevista à Federação Internacional de Tênis de Mesa após o jogo.

“Eu comecei não muito confortável, perdi o primeiro set, mas consegui fazer alguns ajustes táticos e também estava muito pronto mentalmente quando a chance apareceu. Estou muito orgulhoso também de conseguir representar tão bem o Brasil e trazer um título desse tamanho para o nosso país”, comemorou.

Na final, o carioca de 28 anos derrotou o chinês Lin Shidong, número 1 do ranking mundial, por 4 sets a 1. No caminho, superou o chinês número 2 do mundo, Wang Chuqin e o japonês número 3, Tomokazu Harimoto.

Também no pós-jogo, Calderano lembrou o período duro que atravessou após os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, quando chegou às semifinais e ficou perto da medalha, mas perdeu para o sueco Truls  Möregårdh na semifinal e perdeu o bronze para o francês Felix Lebrun. Ainda assim, na ocasião, ele obteve a melhor campanha de um atleta das Américas na história da modalidade na competição.

“Eu nunca poderia imaginar conseguir um título dessa magnitude [hoje], principalmente começando nessa competição, não vinha performando na minha melhor forma, mas fiz um jogo incrível na final contra o número 1 do mundo, que tem ganhado a maioria dos títulos recentemente, está jogando no nível altíssimo e eu consegui dominar o jogo em quase todas as partes”, contou Calderano.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva homenageou o brasileiro, que há quase 15 anos tem o suporte do programa Bolsa Atleta do governo federal.

“Desempenho incrível do atleta top 5 do mundo”, escreveu Lula, em publicação nas redes sociais. “Num torneio com 48 dos melhores competidores internacionais, o brasileiro levou pela primeira vez um jogador das Américas à decisão e ao título”, destacou.

A última vez que um atleta não chinês conquistou o título da Copa do Mundo foi em 2017, com o alemão Dimitrij Ovtcharov. Antes de 2025, a melhor campanha de Calderano na competição foi em 2019, quando alcançou as quartas de final.

Com o resultado, brasileiro sobe da quinta para a quarta posição no ranking mundial. Ele, que é tricampeão individual dos Jogos Pan-Americanos e semifinalista olímpico, acumula 25 títulos no circuito internacional do tênis de mesa.

O Bolsa Atleta é um programa do Ministério do Esporte, criado em 2005, que patrocina individualmente atletas e paratletas de alto rendimento em competições nacionais e internacionais de sua modalidade. Ele garante condições mínimas para que se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento e a competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paralímpicas.



Fonte: Agência Brasil