Início Site Página 1056

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

0

A incidência de meteoros cortando os céus do país está cada vez maior desde o dia 14 de abril, data em que o planeta Terra começou a atravessar uma região do espaço por onde passou o Cometa Tatcher (C/1861 G1), deixando um rastro de poeira e detritos.

Trata-se da chuva de meteoros Líridas (Lyrids), que anualmente brinda os amantes da astronomia com visualizações de objetos que literalmente são de outro planeta. O ápice das aparições está previsto para a noite entre 21 e 22 de abril.

“A melhor visibilidade será durante o pico, na madrugada de 22 de abril, por volta das 2h da manhã (horário de Brasília). Nesse horário, o radiante da chuva — ponto no céu de onde os meteoros parecem se originar — estará mais alto, proporcionando melhores condições de observação”, explicou à Agência Brasil o astrônomo parceiro do Observatório Nacional Marcelo De Cicco.

Especialista em ciências planetárias e coordenador do projeto brasileiro de pesquisa de meteoros Exoss, Cicco diz que quem estiver em lugar escuro, longe da poluição luminosa das cidades e nos horários de menor luminosidade lunar, poderá ver até 18 meteoros por hora.

“Basta olhar predominantemente para o norte. Mais especificamente para o quadrante Norte, próximo à estrela Vega”, sugere o astrônomo.

Ele explica que a chuva de meteoros Líridas ocorre anualmente entre 14 e 30 de abril.

Para facilitar o reconhecimento dos pontos cardeais, o observador que não tiver uma bússola deverá estender o braço direito para o local onde o Sol nasce (leste) e o braço esquerdo para o local onde o Sol se põe (oeste). Dessa forma, ele estará de frente para o norte.

Pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, os meteoros queimam parcial ou totalmente devido à ablação com a atmosfera terrestre e ao contato com moléculas de oxigênio.

Esse fenômeno deixa um risco luminoso no céu, popularmente chamado de “estrela cadente”.

Estudar chuvas de meteoros ajuda a estimar a quantidade e o período de maior incidência de detritos provenientes de correntes de meteoroides que a Terra atravessa periodicamente.

Assim, missões espaciais e centros de controle de satélites podem aprimorar estratégias de proteção para suas naves e equipamentos em órbita próxima à Terra e Lua.

As chuvas de meteoros também ajudam a compreender a formação do nosso Sistema Solar, pois ao investigar as propriedades dos detritos, é possível entender mais sobre os cometas e até mesmo fragmentos lunares e marcianos, resultantes de impactos antigos, assim como NEOS (Near Earth Objects), objetos próximos à órbita terrestre com atividade.


Fonte: Agência Brasil

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 50 milhões

0

As seis dezenas do concurso 2.854 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 50 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Dupla de Páscoa

O sorteio da Dupla também será realizado, a partir das 20h, no Espaço da Sorte. As apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília, nas lotéricas de todo o país, no portal Loterias Caixa e app Loterias Caixa.

O prêmio será o maior da história da modalidade, estimado em R$ 50 milhões. Caso um apostador acerte sozinho as dezenas e aplique todo o valor na poupança, receberá um rendimento de R$ 238 mil no primeiro mês.

Como nos demais concursos especiais das Loterias Caixa, a Dupla de Páscoa não acumula. Se não houver ganhadores na faixa principal, o prêmio será dividido entre os acertadores da quina do primeiro sorteio e, assim, sucessivamente, conforme as regras da modalidade. 

Esta é a nona edição do concurso especial da Dupla Sena. O maior prêmio da modalidade foi o da Dupla de Páscoa de 2024, quando duas apostas dividiram o total de R$ 37,5 milhões.


Fonte: Agência Brasil

Bragantino bate Flamengo e quebra sequência de três jogos sem vitória

0

Em partida que teve transmissão ao vivo da TV Brasil, o Bragantino derrotou o Flamengo por 2 a 0, neste sábado (19), na abertura da sexta rodada do Campeonato Brasileiro Feminino A1. Thayslane marcou os dois gols da equipe no Centro de Performance e Desenvolvimento do Braga em Atibaia. Com o resultado, as Bragantinas interromperam uma sequência de três jogos sem vitória e foram a oito pontos. O Flamengo sofreu a segunda derrota consecutiva e estacionou nos sete pontos, sendo ultrapassado pelo próprio adversário.

Os lances mais importantes da partida aconteceram no primeiro tempo. Aos 11 minutos, após cobrança de escanteio pela direita, a bola sobrou para Thayslane dentro da área. Ela chutou forte, em cima da goleira Vivi Holzel, que tocou na bola mas não com a firmeza necessária para afastá-la e ela acabou entrando.

Aos 41, o segundo gol teve outra trama entre as duas atletas. O Bragantino pressionou a saída de bola do Flamengo, e Vivi, fora do gol, acabou deixando a bola com Thayslane, que a encobriu e marcou o segundo gol.

Nos instantes finais da primeira etapa, Valéria foi lançada em velocidade e ganhou da zagueira Débora, que parou a adversária com falta. Como a jogadora do Flamengo partia em direção ao gol sem mais obstáculos, a defensora acabou expulsa.

No segundo tempo, com uma atleta a mais em campo, o Flamengo partiu para cima para tentar tirar vantagem da superioridade numérica. O time atacou bastante e chegou a marcar por duas vezes com Cristiane, mas em ambas as situações o gol foi anulado por impedimento.

Na próxima rodada, ambas as equipes entram em campo no sábado (26). O Bragantino visita o Cruzeiro, enquanto o Flamengo recebe o Juventude.

Fonte: Agência Brasil

Verstappen larga na frente no GP da Arábia Saudita de Fórmula 1

0

Em busca do pentacampeonato consecutivo, o holandês Max Verstappen teve bom desempenho neste sábado (19), em Jedá, e vai largar na primeira posição no GP da Arábia Saudita de Fórmula 1. O piloto da Red Bull fez a melhor volta no treino de classificação, seguido pelo australiano Oscar Piastri, da McLaren e pelo britânico George Russell, da Mercedes.

A volta de Verstappen que lhe rendeu a pole position (1min27s294) foi apenas 0s01 mais rápida que a de Piastri (1min27s304). Os dois pilotos, que estão na briga pelo título da temporada, foram beneficiados pela batida do líder na tabela, o britânico Lando Norris, da McLaren, que vai largar apenas na décima posição. Após quatro provas, ele soma 77 pontos, três a mais do que Piastri e oito a mais do que Verstappen.

O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, não teve um bom desempenho, rodando em uma de suas voltas, e acabou na 20ª e última posição na classificação.

O GP da Arábia Saudita será neste domingo (20), a partir das 14h de Brasília.

Fonte: Agência Brasil

Jornada de lutas pela reforma agrária organizou 55 ações no país

0

A Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, organizada em todos os meses de abril pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), mobilizou este ano, segundo a entidade, 50 mil pessoas em praticamente todas as unidades federativas do país.

Em 2025, as mobilizações ficaram mais concentradas entre os dias 1º e 17 de abril. Até o momento, de acordo com o MST, foram 55 ações em nível nacional, tendo como lema “Ocupar para o Brasil Alimentar”.

“Além da reivindicação da democratização do acesso à terra frente ao passivo de 145 mil famílias acampadas pelo país, as manifestações demarcam a reforma agrária e a agricultura familiar camponesa como soluções estruturantes para acabar com a fome no país”, destaca em nota o movimento.

A entidade explica que, “mesmo com os avanços da retomada de políticas públicas importantes para a erradicação dessa mazela social”, há, ainda, mais de 21 milhões de lares brasileiros passando por insegurança alimentar grave ou moderada.

Reforma Agrária e democracia

“Mesmo com os novos anúncios do governo Lula, desde o início de seu mandato menos de 5 mil famílias do MST foram assentadas e muitos desses processos de assentamento ainda não foram concretizados de fato”, detalhou a nota ao destacar que a reforma agrária e a mobilização popular são elementos que fortalecem a democracia.

As ações deste ano abrangeram 47 municípios localizados em 21 unidades federativas. De acordo com os organizadores, além de atos e protestos, foram feitas 28 ocupações de terra.

Dois novos acampamentos foram formados, e houve cinco ocupações de órgãos públicos ligados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A ideia é usar essas ocupações como forma de pressão para dar celeridade às negociações de desapropriação de áreas improdutivas que não cumprem sua função social.

Confira as mobilizações que ocorreram durante a jornada entre os dias 8 e 17 de abril.

Programa Nacional de Reforma Agrária

O MDA tem como meta incorporar pelo menos 295 mil novas famílias ao Programa Nacional de Reforma Agrária até 2026. Segundo a pasta, a expectativa é que esse número aumente, com a possibilidade de inclusão de terras de grandes devedores em alguns estados.

Fonte: Agência Brasil

Exposições na Esplanada levam público a um mergulho na história de Brasília

0

Mais do que curtir as atrações musicais, o público que for à Esplanada dos Ministérios para a festa em comemoração ao aniversário de Brasília vai poder dar um mergulho na história da capital federal. Duas exposições organizadas pelo Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) — Alma e Concreto e A Cidade que Inventei — apresentam imagens da época da construção e rascunhos de Lucio Costa para o projeto do Plano Piloto.

“As pessoas fazem a história, mas o Arquivo Público é quem a guarda para sempre e traz à luz aquilo que de mais importante teve nessa epopeia que foi a construção da nossa capital. Pessoas que não tiveram oportunidade de ver, de participar podem agora, aqui com esta exposição, ter um contato mais direto com quem de fato fez e transformou aquilo que era uma ideia em uma realidade: essa cidade que, 65 anos depois, é uma referência de qualidade de vida, referência de arquitetura, referência para o mundo inteiro”, destacou o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, que visitou as duas mostras na tarde deste sábado (19).

“Nós temos a parte cultural, tem o show, tem a música, mas temos também o resgate histórico das origens. Com esse resgate, o governo dá um grande passo para mostrar para a população o quanto a preservação da memória é importante para que a pessoa crie uma identidade, fortaleça seu civismo, fortaleça o orgulho que ela tem pela capital do Brasil, que é maravilhosa e é um Patrimônio da Humanidade”, acrescentou o superintendente do ArPDF, Adalberto Scigliano.

A primeira mostra, Alma e Concreto, é a que reúne fotos da época em que a capital começou a tomar forma, valorizando, sobretudo, os candangos: pessoas de diferentes regiões que vieram para Brasília a fim de colocar a cidade em pé. “Nós conseguimos nesta exposição trazer uma perspectiva diferente. Não queríamos apenas colocar fotografias com prédios, queríamos que os 65 anos de Brasília fossem representados com alma e concreto, ou seja, queríamos resgatar aqueles que trabalharam, aqueles que produziram, aqueles que deram algo de si, sangue, suor e lágrimas. Então, essa exposição tem essa característica toda própria: a gente quis resgatar aqueles que criaram, que bolaram a cidade, mas também aqueles que botaram a mão no martelo, no concreto, nas ferragens”, enfatizou Elias Manoel da Silva, historiador do ArPDF.

Lucio Costa

A outra exposição, situada bem ao lado da primeira, traz um acervo que até bem pouco estava distante de Brasília. Rascunhos originais do projeto do Plano Piloto, feitos pelo urbanista Lucio Costa, que antes eram exclusivos da Casa da Arquitectura de Portugal, foram compartilhados digitalmente com o Arquivo Público após assinatura de um acordo, em fevereiro deste ano. Agora, foram impressos em grande escala e estão à vista de todos na Esplanada. O nome da mostra, A Cidade que Inventei, é uma referência ao título de uma publicação na qual o próprio Lucio Costa descreve como projetou a capital.

Os rascunhos foram colocados ao lado de fotos que mostram como as construções ficaram depois de prontas. “A intenção foi exatamente mostrar que, a partir desse pequeno traço a lápis ou à caneta, tão simples, no verso de um papel timbrado qualquer, ele já tinha ideias fantásticas. Ao lado a gente coloca uma foto que traz uma visão da Brasília daquela época da inauguração para mostrar o quão real se tornou isso, o quanto um traço de um arquiteto, de um urbanista pode virar uma cidade que mexe com a vida de milhões de pessoas”, apontou o arquivista Hélio Júnior, curador da exposição ao lado da historiadora Cecília Mombelli.

As duas exposições ficam abertas ao público deste sábado (19) a segunda-feira (21), a partir das 14h. As estruturas estão montadas no gramado central da Esplanada dos Ministérios, na altura da Catedral Metropolitana de Brasília. A entrada é gratuita e não há necessidade de retirada de ingresso.

19/04/2025 - Exposições na Esplanada levam público a um mergulho na história de Brasília

Fonte: Agência Brasília

Calderano faz história e vai à final da Copa do Mundo de tênis de mesa

0

O mesatenista brasileiro Hugo Calderano está em uma semana iluminada em Macau, na China. Na madrugada deste sábado (19), ele derrotou o chinês Wang Chuqin por 4 a 3 (14-12, 5-11, 6-11, 7-11, 11-7, 11-5 e 12-10) e chegou à final da Copa do Mundo da modalidade.

O resultado não é apenas o melhor da carreira de Calderano, como também do país e de qualquer atleta de fora da Europa e da Ásia. Na grande decisão, o brasileiro vai enfrentar outro chinês, Lin Shidong, atual número 1 do ranking mundial. A partida está prevista para começar às 9h15 deste domingo (20).

Calderano teve que exibir superação diante do número 2 do ranking. Chuqin havia vencido quatro dos cinco duelos anteriores entre os dois e chegou a abrir 3 sets a 1, necessitando de apenas mais uma parcial para ganhar o jogo. No entanto, Hugo encontrou forças para vencer três sets seguidos, inclusive salvando um match-point no último.

Ao chegar à semifinal, o brasileiro já havia garantido o melhor desempenho de um atleta do país na história da competição. Como não há disputa de bronze, ele também já tinha assegurado um lugar no pódio. Antes de 2025, sua melhor campanha fora em 2019, quando alcançou as quartas.

Em Macau, o mesatenista carioca passou por quatro adversários, sendo três japoneses. O último deles, Tomokazu Harimoto, derrotado por Calderano por 4 a 1 nas quartas de final, é o número três do mundo, duas posições acima do brasileiro.

Fonte: Agência Brasil

Governo do DF amplia apoio a produtores rurais de baixa renda com transporte gratuito de insumos agropecuários

0

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), publicou na última quarta-feira (16) a Portaria nº 131/2025, que estabelece novas regras para o transporte gratuito de insumos agropecuários aos produtores rurais do DF. A iniciativa tem como objetivo estimular a produção local, promover o desenvolvimento rural e garantir a inclusão socioprodutiva dos agricultores familiares.

O transporte será realizado de forma gratuita pela própria Seagri-DF e contemplará insumos como adubos, sementes, mudas, calcário, pó de rocha e bioinsumos. A medida deve beneficiar milhares de famílias no campo, reduzindo custos de produção e aumentando a competitividade da agricultura familiar no DF. Além disso, reforça políticas públicas como o programa Produzir, criado pela lei nº 5.288/2013, que busca fomentar a produção agrícola sustentável no Distrito Federal.

De acordo com o secretário de Agricultura, Rafael Bueno, a portaria representa mais um passo do Governo do Distrito Federal no fortalecimento da agricultura familiar: “Ao garantir o transporte gratuito de insumos, reduzimos os entraves logísticos que, muitas vezes, impedem os produtores de baixa renda de acessar recursos essenciais para o cultivo e a criação. Com isso, esses produtores poderão aumentar sua produtividade e gerar mais renda no campo. Estamos organizando esse processo de forma criteriosa, transparente e técnica, para garantir que o benefício chegue, de fato, a quem mais precisa”.

A Emater-DF será responsável por instruir os processos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e enviar à Seagri-DF, que aprovará ou não as solicitações. O atendimento depende da capacidade operacional da Secretaria e o registro terá validade de até um ano.

O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, explicou que o programa de fomento tem como objetivo apoiar famílias de produtores rurais em situação de vulnerabilidade social e de baixa renda, facilitando o início da produção. Segundo ele, muitas dessas famílias enfrentam dificuldades no transporte de insumos, e a Emater-DF não consegue realizar as entregas diretamente. “Por isso, essa parceria surgiu para melhorar o acesso. E essa portaria normatiza esse processo, estabelecendo critérios para atender essas famílias em suas atividades produtivas”, afirmou.

Quem pode participar

Segundo a portaria, terão direito ao benefício agricultores familiares e beneficiários da reforma agrária devidamente cadastrados no Cadastro Único (CADÚnico), com renda familiar de até três salários mínimos e assistência técnica da Emater-DF. Também podem participar associações e cooperativas que representem esses públicos, desde que possuam documentação atualizada como a DAP ou o CAF.

O atendimento será feito por ordem de prioridade, com destaque para Assentados do Prat e do Incra, Produtores vinculados a programas como o Pnae, PAA e Papa e Famílias com menor faixa de renda. O transporte será disponibilizado após abertura de edital de inscrição, que poderá ser publicado semestralmente. Os produtores interessados devem se dirigir ao escritório local da Emater-DFcom a documentação exigida, como o NIS, folha resumo do CADÚnico e comprovantes de aptidão. O benefício terá validade de um ano, podendo ser renovado conforme edital.

Além dos beneficiários individuais, instituições de ensino, pesquisa e órgãos públicos também terão a possibilidade de solicitar o transporte de insumos, desde que encaminhem a solicitação diretamente à Seagri-DF. A secretaria reforça que os materiais fornecidos devem ser utilizados exclusivamente nas propriedades rurais beneficiadas. Em caso de desvio ou comercialização irregular dos insumos, o produtor poderá enfrentar severas penalidades, que incluem a suspensão do benefício por até cinco anos e a imposição de sanções.

*Com informações da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF)

Fonte: Agência Brasília

Ônibus do transporte público coletivo do DF são adesivados em homenagem aos 65 anos de Brasília

0

19/04/2025 às 14:15, atualizado em 19/04/2025 às 15:00

Veículos circulam com programação visual alusiva a monumentos turísticos e símbolos culturais da capital

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

O transporte público coletivo do Distrito Federal homenageia os 65 anos de Brasília operando com alguns ônibus adesivados especialmente para lembrar a data. A arte dos adesivos foi elaborada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) e a programação visual envolve desenhos que lembram a cultura e o turismo do DF.

“A participação efetiva dos ônibus nas homenagens ao aniversário de Brasília é um registro da importância do transporte e da mobilidade nas atividades econômicas e sociais da cidade. Sugerimos ilustrações com os monumentos turísticos e os símbolos culturais da capital, remetendo aos tradicionais azulejos de Athos Bulcão, que tornaram-se referência em Brasília”, explicou o titular da Semob, Zeno Gonçalves.

A homenagem do transporte público coletivo aos brasilienses é retratada numa ilustração composta pela logo dos 65 anos de Brasília, juntamente com os monumentos e símbolos mais conhecidos da capital, como a Catedral, a Ponte JK, a Torre de TV e a Torre Digital, as tesourinhas e o lobo-guará, entre outros. Ao todo, são 15 desenhos que se repetem nos dois lados dos veículos, sem interferir na identidade visual e nas cores dos ônibus em cada área de operação.

Os veículos adesivados já começaram a circular na cidade. São 12 ônibus da Viação Pioneira, que estão circulando nas linhas que partem das regiões de Santa Maria, Gama, São Sebastião, Paranoá e Itapoã para a área central da capital, e 5 ônibus da empresa Marechal que rodam nas regiões do Guará, Park Way, Arniqueira, Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF)

Fonte: Agência Brasília

Flamengo domina Franca e fará final da BCLA contra o Boca Juniors

0

O Flamengo será o representante do Brasil na grande final da Champions League das Américas de basquete (BCLA). Na noite desta sexta (18), no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, o Rubro-Negro não deu chances ao Franca, numa reedição da decisão da edição de 2023, conquistando o triunfo por 91 a 67 e o direito de disputar o título neste sábado (19). O adversário será o Boca Juniors, da Argentina, a partir das 21h10, novamente no Rio.

Contando com a torcida, o Flamengo praticamente definiu o duelo nos dois quartos do meio, quando saiu de uma vantagem de 4 pontos para uma dianteira de 25 ao final de 30 minutos (65 a 40). O Franca não teve forças para reagir e viu um ex-atleta seu se destacar: Alexey anotou 24 pontos, além de nove assistências.

O Flamengo chega à sua quinta decisão em seis edições da BCLA. Até agora, a equipe carioca soma um título e três vices. O adversário na final, o Boca Juniors, derrotou o Instituto de Córdoba por 80 a 73, numa semifinal argentina. Boca e Flamengo estavam no mesmo grupo na primeira fase da competição e se enfrentaram três vezes, com duas vitórias da equipe brasileira e uma do time argentino.

Antes da decisão, Franca e Instituto definem o terceiro lugar no Maracanãzinho, a partir das 17h10.

Fonte: Agência Brasil