Início Site Página 1026

Show de Lady Gaga leva 2,1 milhões de pessoas para Copacabana

0

A praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, presenciou na noite de sábado (3) e na madrugada deste domingo (4) um show histórico. Cerca de 2,1 milhões de pessoas acompanharam a apresentação da diva do pop Lady Gaga. Assim, Copacabana entra para a história como palco do recorde de público da estrela americana, dona de sucessos como Bad Romance, Poker Face e Born This Way.

A estimativa de público é da prefeitura do Rio, com informações da Riotur (empresa municipal de promoção ao turismo), da Polícia Militar e dos produtores do show. A multidão supera 1,6 milhão de pessoas que acompanharam, em maio de 2024, outra popstar americana, Madonna, também em Copacabana.

Neste domingo, Lady Gaga publicou um agradecimento nas redes sociais. Ela destacou que o público superior a 2 milhões de pessoas é o maior já registrado para uma artista mulher na história.

“Nada poderia me preparar para o que senti durante o show da noite passada — o orgulho e a alegria absolutos que senti ao cantar para o povo do Brasil. Ver a multidão durante as minhas primeiras músicas tirou o meu fôlego”, escreveu a cantora.

O cálculo inicial da prefeitura era de que o público de 1,6 milhão se repetiria, mas os organizadores foram surpreendidos pela procura dos fãs. Dias antes da apresentação, a prefeitura aumentou de 240 mil para 500 mil a expectativa de turistas de fora da cidade.

O show da Lady Gaga era esperado pelos fãs desde 2012, última vez em que ela esteve no Brasil. Em 2017, era previsto um retorno durante o Rock in Rio. Mas a performance teve que ser adiada por causa de problemas de saúde da cantora, que enfrentava crise de fibromialgia.

A expectativa para o show histórico desse fim de semana no Rio pôde ser conferida ao longo da semana, quando milhares de fãs fizeram plantão em frente ao hotel Copacabana Palace – onde Lady Gaga estava hospedada – à espera de um aceno da estrela. Desde o início da tarde de sábado, milhares de pessoas (foto) estavam nas areias da praia de Copacabana visando conseguir um bom lugar para ver a apresentação de Lady Gaga.

Lady Gaga respondeu o carinho dos fãs com uma mensagem no início do show.

Eu estou tão honrada por estar aqui com vocês nesta noite. Meu coração está transbordando. Sinto-me sortuda, orgulhosa e profundamente grata. Nesta noite, nós estamos fazendo história”, declarou.

“Vocês esperaram por mim, esperaram por mais de dez anos”, disse.  Confira a íntegra da mensagem no fim desta matéria.

Torres e telões na praia

Ao longo da orla de Copacabana, foram instaladas 16 torres com telões de nove metros de altura por cinco metros de largura, permitindo que o público acompanhasse a apresentação de vários pontos.

O show gratuito foi patrocinado por empresas privadas com o apoio do governo do estado e da prefeitura do Rio de Janeiro.

Um estudo da prefeitura aponta impacto econômico de R$ 600 milhões no Rio, movimentando setores como hotelaria, gastronomia, transporte e comércio.

Mensagem

Leia a íntegra da mensagem de Lady Gaga aos fãs brasileiros:

“Eu estou tão honrada por estar aqui com vocês nesta noite. Meu coração está transbordando. Sinto-me sortuda, orgulhosa e profundamente grata. Nesta noite, nós estamos fazendo história. Mas ninguém faz história sozinha. Sem todos vocês, as pessoas incríveis do Brasil, eu não viveria este momento. Obrigado por fazerem história comigo. As pessoas do Brasil são a razão pela qual eu posso brilhar. Vocês são tão vibrantes e tão lindos quanto o sol e a lua surgindo sobre o oceano, bem aqui na praia de Copacabana.

Mas, entre todas as coisas pelas quais eu poderia agradecer, a que mais me toca é esta: vocês esperaram por mim, esperaram por mais de dez anos. Talvez, vocês estejam se perguntando por que demorei tanto para voltar. A verdade é que eu estava me curando. Eu estava me fortalecendo. Mas, enquanto eu estava me curando, algo mais forte estava acontecendo: vocês continuaram lá, torcendo por mim, continuaram me pedindo para voltar, quando eu estivesse pronta. Brasil, eu estou pronta!

Eu amo vocês. Eu agradeço por esperarem. Agradeço por me receberem de volta com tanta gentileza e de braços abertos. Hoje à noite, eu quero ajudá-los. Quero que o mundo veja o quão grande é o coração de vocês e que se inspire no seu espírito.

Então, hoje à noite, eu vou dar tudo de mim. Vamos fazer deste o show mais incrível que já compartilhamos. Vamos fazer com que cada segundo de espera tenha valido a pena. Eu amava vocês dez anos atrás. E eu amo vocês esta noite. Obrigada, Brasil. Eu amo vocês para sempre!”.



Fonte: Agência Brasil

Coletivo do Bixiga quer resgatar e valorizar história afrobrasileira

0

O coletivo Negros do Bixiga realizou nesse sábado (3), em São Paulo, mais uma edição do passeio que aproxima participantes de pessoas e locais fundamentais para a memória e para sustentar a pulsação vigorosa da cultura negra da região. A rota de afroturismo tem dez paradas, dura aproximadamente cinco horas e começou a ser trilhada em 2018.

Conforme explicou à Agência Brasil o idealizador do projeto, Wellinton Souza, a região em que o Bixiga fica é chamada oficialmente de Bela Vista. Mas, quando alguém utiliza o nome Bixiga está subjacente o vínculo afetivo que mantém com o lugar. “Bixiga é um nome de pertencimento”, sintetiza ele.

O curador ressalta que a iniciativa gera um debate importante: o de que nem sempre o termo periferia se refere a uma localidade distante do centro da cidade, podendo remeter à falta de garantia de direitos básicos. Souza lembra que a fundação do Bixiga coincide com a história do Quilombo Saracura, algo que voltou à tona recentemente, de forma mais intensa, com a necessidade de preservação diante dos danos que as obras da Linha 6 – Laranja do metrô poderiam ocasionar.

Morador do Bixiga há 17 anos, Souza observa que, permitindo que pessoas de fora de São Paulo compreendam que o discurso prevalecente é de que a região é associada à imigração italiana, perspectiva que o afroturismo busca transformar. “É mais bonito e mais vendável contar a história branca”, critica.

Favelização

Outro exemplo de apagamento existente na capital, bastante conhecido, é o do processo de favelização da comunidade de Paraisópolis, que vive na penúria ao lado do bairro Morumbi, de classes média e alta.

Uma segunda comparação comum é a da tentativa de destruição do passado das populações negra e indígena que viveram escravizadas e deixaram sua marca no bairro da Liberdade. Também localizado na zona central da cidade, o bairro é fortemente identificado como um endereço da cultura japonesa.

“Lá a história negra ficou apagada, abafada. No Bixiga, isso também acontece, mas não com as pessoas que moram no bairro. Esse apagamento histórico não é feito por pessoas que moram no Bixiga, mas por conta da sociedade. Pessoas que não conhecem o bairro, que vêm de fora, até mesmo de outros bairros de São Paulo, conhecem por ser um bairro italiano, um bairro branco, não por ser um bairro negro. É um universo paralelo, um multiverso, quando você vem para um restaurante italiano, para a Achiropita, e quando você vem para um ensaio da [escola de samba] Vai-Vai, um samba do bairro”, afirma.

“São coisas diferentes, o público é diferente, a história que é contada é diferente, as narrativas são outras, o pertencimento é outro”, acrescenta.

Também em 2018, os integrantes do projeto engrenaram a produção de um documentário com diversas figuras importantes para narrar essas histórias sobre o Bixiga, trabalho que se estende até os dias de hoje.

Uma pessoa que contribui com seus relatos é uma mulher de 83 anos que recupera recordações da Pastoral Afro da Paróquia da Nossa Senhora Achiropita, a primeira pastoral afro do Brasil, segundo Souza.

“Essa produção audiovisual não é para falar do bairro, é para falar das pessoas. Mas, como a pessoa tem uma ligação muito afetiva com o bairro, acaba falando dele de uma forma diferente”, diz.

Outra fonte de importantes reminiscências, também abordada no contexto de uma “oralidade que não está presente no livro da história e não é ensinada”, é um musicista que morou em pensões e mencionou que a rua Santa Madalena foi, outrora, caracterizada por um conjunto de cortiços, algo que talvez não se imagine ao se ver os prédios que o substituíram. Desse modo, destaca Souza, é que o coletivo vai juntando valiosos retalhos, recortes históricos de diversas épocas.

Para este domingo (4), o coletivo organizou uma conversa com a escritora, artesã, professora e pedagoga Maria Aline Soares. O tema foi a literatura e o território como lugar de afirmação e memória negra. O evento teve início às 15h, na Livraria Simples.



Fonte: Agência Brasil

Sport demite técnico português após perder para o Fluminense

0

Após a derrota por 2 a 1, de virada, para o Fluminense, nesse sábado (3), no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, o Sport demitiu o técnico português Pepa. Com isso, ele se tornou o quinto profissional a perder o emprego nas primeiras sete rodadas do certame. 

O time pernambucano é o lanterna da competição, com apenas dois pontos conquistados em sete jogos, além de ser o único entre os 20 participantes que ainda não venceu sequer uma partida nesta edição.

No último jogo sob o comando de Pepa, o Sport começou deixando seu torcedor otimista. Pablo abriu o placar aos 24 minutos da primeira etapa. No entanto, no segundo tempo, o time não suportou a reação tricolor, que veio com gols de Serna e Everaldo, este último aos 52 minutos – na prorrogação. 

Bahia e Corinthians vencem 

Nos outros jogos de sábado, chamou a atenção a terceira vitória seguida do Bahia no campeonato. O tricolor baiano venceu o Botafogo por 1×0 na Fonte Nova, com um gol de Cauly no primeiro tempo. Com 12 pontos, o time comandado por Rogério Ceni aparece momentaneamente na quinta posição. 

O Botafogo, atual campeão, entrou em campo com muitos desfalques e segue sem vencer fora de casa na competição: são quatro jogos, com três empates, uma derrota e nenhum gol marcado. O alvinegro soma oito pontos, começando o domingo em 11º. 

Na Neo Química Arena, em São Paulo, Corinthians e Internacional fizeram um jogo de duas viradas que terminou com vitória dos donos da casa por 4 a 2. Yuri Alberto abriu o placar para o Timão no primeiro tempo, que terminou com triunfo parcial do time gaúcho após os gols de Aguirre e Thiago Maia. 

No entanto, no segundo tempo, após a expulsão de Bruno Henrique pelo segundo cartão amarelo, o Corinthians deu nova volta no marcador com mais dois gols de Yuri Alberto e um de Igor Coronado. 

No momento, as duas equipes estão coladas na classificação. O Corinthians tem 10 pontos, em oitavo e o Inter tem nove, em nono lugar. 

A rodada de sábado foi completada com a vitória do Ceará sobre o Vitória – 1×0 -, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. O zagueiro Marllon, aos 11 minutos da segunda etapa, fez o gol da vitória do Vozão, que soma 11 pontos e está em sexto lugar. O rubro-negro baiano, por sua vez, tem apenas seis pontos, abrindo o Z-4.

Fonte: Agência Brasil

Papamóvel será transformado em unidade de saúde para crianças em Gaza

0

O veículo utilizado pelo papa Francisco, popularmente conhecido como papamóvel, será transformado de forma que possa servir como uma unidade de saúde móvel para atender crianças na Faixa de Gaza. De acordo com o Vaticano, a adaptação foi um pedido feito pelo próprio pontífice.

Em nota, a Santa Sé destacou que o legado de paz deixado por Francisco “continua a brilhar” em um mundo assolado por conflitos. “A proximidade que ele demonstrou aos mais vulneráveis ​​durante sua missão terrena continua irradiando mesmo após sua morte”, completou. O 266º papa, e o primeiro das Américas, morreu no último dia 21 de abril.

“Foi seu último desejo para um povo a quem demonstrou tanta solidariedade ao longo do seu pontificado, sobretudo ao longo dos últimos anos”, destacou o Vaticano. De acordo com o comunicado, o pedido foi feito já em meio aos últimos meses de vida de Francisco, que confiou a iniciativa à organização humanitária Caritas Jerusalém.

“Em meio à guerra terrível, à infraestrutura em colapso, a um sistema de saúde mutilado e à falta de educação, as crianças são as primeiras a pagar o preço, com a fome, as infecções e outras doenças evitáveis ​​colocando suas vidas em risco”, ressaltou a Santa Sé.

“Papa Francisco costumava dizer: ‘Crianças não são números. São rostos. Nomes. Histórias. E cada uma delas é sagrada’ e, com este último presente, suas palavras se tornaram ações.”

Ainda segundo o Vaticano, o papamóvel está sendo adaptado com equipamentos para diagnóstico, exame e tratamento – incluindo testes rápidos para infecções, instrumentos de diagnóstico, vacinas, kits de sutura e outros suprimentos considerados vitais para manter a saúde de crianças em zonas de conflito.

A equipe que utilizará o veículo em Gaza será composta por médicos e paramédicos, “que alcançarão crianças aos cantos mais isolados de Gaza assim que o acesso humanitário à faixa for restabelecido”, concluiu o comunicado.

Fonte: Agência Brasil

São Paulo vence Palmeiras e sobe para 4º lugar no Brasileirão Feminino

0

A nona rodada do Campeonato Brasileiro Feminino A1 começou em grande estilo. No único jogo da noite de sábado (3), o São Paulo derrotou o Palmeiras por 2 a 1, na Arena Barueri, em São Paulo, e chegou aos mesmos 17 pontos do rival na tabela.

No momento, o Palmeiras é o terceiro, uma posição à frente do tricolor por ter marcado três gols a mais (21 contra 18). Dudinha e Karla Alves – aos 52 da segunda etapa – fizeram os gols para o São Paulo, enquanto Andressinha marcou para o Palmeiras.

Aos 38 do primeiro tempo, as Soberanas abriram o placar. Após breve disputa no meio do campo, a bola ficou com Dudinha, que cortou para a perna esquerda e chutou forte no canto esquerdo de Natascha.

Aos 34 da segunda etapa, veio o empate das Palestrinas. Andressinha cobrou falta de maneira perfeita, no ângulo direito de Carlinha.

Próxima rodada

Natascha, goleira do Palmeiras, teve que ser substituída no fim do jogo. A substituta dela, Tapia, mal havia entrado e acabou sofrendo um gol aos 52 minutos. Após bate-rebate dentro da área palmeirense, a bola sobrou para Karla Alves, que emendou no canto direito da goleira recém-colocada no jogo.

Na próxima rodada do Brasileirão feminino, o São Paulo recebe o Fluminense, em Cotia, na sexta-feira (9). No dia seguinte, o Palmeiras também será anfitrião diante do 3B da Amazônia.

No entanto, as duas equipes têm compromissos antes destes. Pelo Paulistão, ambas estreiam na terça-feira (6): o Palmeiras encara o Realidade Jovem, enquanto o São Paulo faz o clássico com o Santos.

Fonte: Agência Brasil

Sada Cruzeiro derrota Vôlei Renata/Campinas e é campeão da Superliga

0

Depois de parar de forma surpreendente nas quartas de final da temporada passada, o Sada Cruzeiro deu o troco no Vôlei Renata/Campinas neste domingo (4) e se sagrou campeão da Superliga Masculina 2024-25 ao derrotar o adversário, de virada, por 3 sets a 1, parciais de 18-25, 25-23, 25-23 e 25-21, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Com o título, a equipe mineira se iguala ao rival estadual, o Minas, como maior vencedor da história da competição, com nove conquistas. O detalhe é que todos os títulos do Cruzeiro foram conquistados da temporada 2011-12 para cá, com nove troféus nas últimas treze edições (a temporada 2019-20 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19).

Pouco mais de 10 mil pessoas estiveram presentes no Ibirapuera, três dias depois da final da edição feminina, realizada no mesmo local. No primeiro set, chamou a atenção o domínio da equipe de Campinas, que conseguiu abrir vantagem e sustentar a liderança sem maiores problemas, fechando em 25-18, no que acabou se tornando a parcial menos acirrada da final.

No segundo set, foi a vez de o Cruzeiro disparar na frente, mas o Campinas reagiu e chegou a igualar. No entanto, na hora decisiva o Cruzeiro soube fechar.

A terceira parcial teve equilíbrio constante, sendo decidida apenas na reta final com um ponto de Lucão, que acabou como maior pontuador do time na final, com 12 pontos.

Aliviando a pressão, o Cruzeiro chegou ao quarto set com a confiança no alto, chegando a abrir seis pontos de vantagem no meio do set. A vitória e o título vieram em um erro de saque de Judson.

O triunfo cruzeirense negou ao Campinas a possibilidade de ser campeão pela primeira vez da Superliga, depois do vice na temporada passada. Além disso, foi a primeira vitória da equipe mineira sobre o adversário nesta Superliga, já que os dois confrontos da fase de classificação terminaram com vitória do Campinas. Por último, vingou a derrota nas quartas de final no ano anterior, quando o Cruzeiro, dono da melhor campanha na primeira fase, caiu por 2 a 1 na série melhor de três jogos.

Porém, neste ano, o Cruzeiro teve uma temporada praticamente perfeita. Além da Superliga, conquistou Supercopa do Brasil, Campeonato Mineiro, Sul-Americano e o Mundial de Clubes. Só não conseguiu a Copa Brasil, que ficou com o Minas.

Fonte: Agência Brasil

HGG realiza 1ª captação múltipla de órgãos deste ano

0
Cirurgia no HGG para captação múltipla de órgãos (Fotos: Idtech)

Na tarde do último sábado (03/05), o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), maior transplantador do estado de Goiás, realizou a primeira captação múltipla de órgãos de 2025.

A cirurgia durou cerca de três horas e envolveu uma equipe altamente capacitada, para captar fígado, rins e córneas — todos os órgãos foram destinados a pacientes de Goiás que aguardavam por um transplante.

A unidade conta com uma atuante Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), comissão obrigatória em todas as instituições hospitalares, que atua na identificação de potenciais doadores e acompanha todo o processo junto à Central de Transplantes de Goiás.

HGG realiza 1ª captação múltipla de órgãos de 2025HGG realiza 1ª captação múltipla de órgãos de 2025
Cirurgia durou cerca de 3h e captou fígado, rins e córneas. Todos os órgãos foram destinados a pacientes que aguardavam por transplante em Goiás (Fotos: Idtech)

A operação bem-sucedida é resultado da dedicação de profissionais que, mesmo durante o feriado prolongado, atuaram com excelência e humanidade. A logística de distribuição e destinação dos órgãos ficou sob responsabilidade da Central de Transplantes.

“Quando toda a rede funciona em sintonia, como ocorreu nesse caso, conseguimos transformar a dor de uma família em esperança para muitas outras. A equipe do HGG está de parabéns por todo o empenho e profissionalismo demonstrado”, destacou a gerente da Central de Transplantes de Goiás, Katiuscia Freitas.

Saiba mais

Hugol realiza 4ª captação de órgãos de 2025

Governo entrega mais uma etapa de obras do Novo HGG

HGG oferece atendimento odontológico gratuito a pacientes hospitalizados

HGG implanta aplicativo para transportes de pacientes

HGG celebra Dia Mundial do Diabetes

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Estudante de Gana da UnB é encontrada no Paraná

0

A estudante da Universidade de Brasília (UnB) Fati Uthman Suleman, de 25 anos, natural de Gana, que estava desaparecida desde o fim da tarde do último domingo (27) foi localizada em Umuarama (PR). Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), a estudante retornou a Brasília na manhã deste domingo (4) e compareceu na delegacia para esclarecer o caso.

A estudante contou à polícia que viajou para o Paraná em busca de oportunidade de emprego. A polícia afirmou ainda que a jovem teria sido aconselhada por conterrâneos que trabalham na cidade vizinha de Cruzeiro do Oeste (PR) a voltar à capital e continuar seus estudos.

Fati Uthman Suleman é aluna do curso de língua portuguesa do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) sob coordenação do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). A iniciativa oferece vagas de graduação gratuita em universidades brasileiras a estudantes estrangeiros.

“Fati Uthman Suleman, até então considerada desaparecida, está bem e foi encontrada pela Polícia Militar do Estado do Paraná no município de Umuarama (PR). Ela retornou em segurança ao Distrito Federal na manhã deste domingo (4) e compareceu à 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte), onde esclareceu ter viajado àquele estado em busca de uma oportunidade de emprego”, afirmou a PCDF, em nota.

* Matéria atualizada em 04/05, às 15h02, para correção de informações a respeito do local aonde a estudante foi encontrada e acréscimo das informações sobre seu retorno à Brasília.

Fonte: Agência Brasil

Haddad reúne-se com secretário do Tesouro de Trump em meio a tarifas

0

Em meio à guerra tarifária promovida pelo governo de Donald Trump, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reuniu-se, neste domingo (4), com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. O encontro ocorreu em Los Angeles, para onde o ministro viajou nesta semana para buscar investimentos em data centers (centro de dados) no Brasil.

Esse foi o primeiro encontro presencial entre as duas autoridades desde a posse de Donald Trump, em 20 de janeiro. Nos Estados Unidos, o secretário do Tesouro tem função equivalente a do ministro da Fazenda no Brasil.

Inicialmente, a reunião não estava prevista na agenda oficial de Haddad porque o ministro apenas passará pela Califórnia, antes de ir para o México, na noite de terça-feira (6). No entanto, na última quarta-feira (30), o ministro da Fazenda anunciou a possibilidade de uma reunião com o secretário do Tesouro norte-americano.

“Recebi um retorno de que ele [Scott Bessent] tem interesse em iniciar o diálogo com o Brasil”, disse o ministro na manhã de quarta-feira. Na ocasião, porém, Haddad afirmou que a reunião provavelmente seria virtual e ocorreria após seu regresso ao Brasil.

Na quarta-feira, Haddad afirmou que a sobretaxa de 10% do governo norte-americano aos produtos brasileiros e as tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio, que entraram em vigor em março, deveriam ser discutidas. No entanto, o ministro da Fazenda ressaltou que as negociações comerciais estão sendo conduzidas pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente, Geraldo Alckmin.

“Podemos até falar, mas aí quem conduz a negociação de tarifa nesse momento é o vice-presidente [Geraldo Alckmin]. A parte comercial está sendo conduzida pelo Mdic [Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio]. Mas temos muitos assuntos a tratar com o secretário do Tesouro, da agenda da Fazenda”, declarou Haddad.

Viagem

Haddad chegou no sábado a Los Angeles para apresentar o novo plano do governo brasileiro para investimento em centro de dados e de inteligência artificial. O ministro pretende ressaltar a liderança do Brasil em energias renováveis e explicar a proposta de desoneração de investimentos em bens de capital ligados a bens de tecnologia da informação, projeto que ainda será enviado ao Congresso Nacional.

Na noite deste domingo, Haddad terá um jantar com investidores internacionais, oferecido pelo Instituto Milken, instituto da Califórnia que promove fóruns políticos e econômicos. Na segunda-feira (5), o ministro participa de dois painéis na conferência anual organizada pelo instituto.

Em Los Angeles, o ministro da Fazenda se reunirá com a diretora-financeira (CFO) do Google, Ruth Porat. No mesmo dia, o ministro viajará para San José, próximo a São Francisco, onde se reunirá com o presidente-executivo da Nvdia, Jensen Huang.

Na terça-feira (6), Haddad participará de um café da manhã com empresários e investidores brasileiros e estrangeiros, organizado pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil). Em seguida, terá reunião bilateral com executivos da Amazon.

Na terça à noite, o ministro da Fazenda embarca para o México. A viagem se encerra na quarta-feira (7), com um café da manhã com brasileiros que trabalham em empresas mexicanas ou em multinacionais brasileiras no México. Na mesma manhã, Haddad terá uma reunião com Edgar Zamorra, secretário do Tesouro e Crédito Público mexicano. Segundo o Ministério da Fazenda, a viagem ao México concentra-se no aprofundamento das relações bilaterais.

Fonte: Agência Brasil

Médicos atendem 795 pessoas durante show de Lady Gaga, no Rio

0

Os três postos de saúde montados para dar assistência aos fãs da cantora americana Lady Gaga atenderam 795 pessoas entre a tarde de sábado (3) e a madrugada deste domingo (4). A informação faz parte de um balanço divulgado pela prefeitura do Rio de Janeiro.

A diva pop dona de sucessos como Bad Romance, Poker Face e Born This Way atraiu cerca de 2,1 milhões de pessoas à praia de Copacabana, na noite de sábado. É o maior público da carreira dela e de uma artista mulher na história.

Os postos de atendimento foram montados pela Secretaria Municipal de Saúde na Avenida Atlântica, na praia de Copacabana. O funcionamento foi das 17h do sábado às 4h do domingo. De acordo com a prefeitura, a maioria dos atendimentos decorreu do consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Participaram dos trabalhos 110 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e 30 ambulâncias disponíveis nos postos. Do total de pacientes, 73 precisaram de cuidados mais complexos, sendo transferidos para hospitais ou centros de emergência regional.

O Corpo de Bombeiros informou que realizou 330 operações de salvamento de banhistas ao longo do sábado em Copacabana. No show da Madonna, em maio do ano passado, houve o registro de 30 afogamentos.

Segurança

Guardas Municipais prenderam duas pessoas durante o show. De manhã, eles apreenderam uma sacola plástica com sete facas, encontrada enterrada na praia. Seis pessoas foram presas por furto, desacato e agressão a agentes municipais.

A Polícia Militar (PM) atuou no evento com 3,3 mil pessoas. A corporação apreendeu 251 objetos perfurocortantes em 18 pontos de revista. Quatro pessoas foram presas e três adolescentes apreendidos por furto e receptação.

Os pontos de bloqueio e revista foram equipados com sistemas de reconhecimento facial para reforçar a segurança.

A Polícia Civil realizou uma operação para evitar um ataque com explosivos improvisados. A instituição também prendeu 16 pessoas que participariam de uma quadrilha especializada em furto, roubo e receptação de aparelhos de celular.

Lixo

O balanço da prefeitura mostra, também, que a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) recolheu 392 toneladas de lixo depois do show. Para efeito de comparação, no último réveillon, foram recolhidas 508 toneladas em Copacabana, local da principal festa da virada do ano na cidade.

A operação de limpeza terminou às 5h da manhã deste domingo e incluiu a lavagem da avenida Atlântica, ruas de acesso e área externa de duas estações de metrô. A Avenida Atlântica recebeu 2.350 contêineres para lixo. Participaram da ação 1.630 garis.  

Ordem pública

A Secretaria municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal apreenderam mais de cinco mil itens de ambulantes como bebidas em garrafas de vidro, carrinhos de supermercado, churrasqueiras, botijões de gás, facas e 200 quilos de carne estragada.  

Na tarde do sábado, agentes da Seop desmobilizaram um cercadinho irregular montado na areia da praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace Hotel, perto do palco. O espaço estava cercado por grades e prometia venda de bebidas, mas foi interditado por não possuir autorização para o evento. Também foram registrados outros 11 cercamentos de barracas e sete loteamentos irregulares de área pública.

Nas fiscalizações de estacionamento irregular, foram realizadas 75 remoções e aplicadas 560 multas.



Fonte: Agência Brasil