Início Site Página 1027

Flamengo vence e tira invencibilidade da Ferroviária no Brasileirão A1

0

O Flamengo surpreendeu a Ferroviária e derrotou a adversária em plena Fonte Luminosa por 2 a 1, na manhã deste domingo (4), em partida transmitida ao vivo pela TV Brasil. O triunfo da equipe carioca representou a primeira derrota das Guerreiras Grenás no campeonato e a possibilidade de perda da liderança na tabela.

A equipe paulista tem os mesmos 20 pontos do Cruzeiro, que ainda vai entrar em campo na rodada (encara o Real Brasília nesta segunda na conclusão da 9ª rodada). Já o Flamengo, com 14 pontos, ocupa a sexta colocação no momento. Todos os gols do jogo foram marcados no segundo tempo, com Cristiane e Gláucia abrindo a vantagem para a equipe carioca e Nat Vendito diminuindo para a Ferroviária.

No primeiro tempo, a melhor chance caiu nos pés de Fernanda. A atacante do Flamengo, no entanto, não estava preparada para a tentativa falha de corte da defesa adversária e acabou chutando para fora.

No início do segundo tempo, o Rubro-Negro foi fatal. Aos cinco minutos, Fernanda cruzou da direita e Cristiane, bem posicionada, cabeceou para vencer a goleira Luciana.

Praticamente na saída de bola, o Flamengo construiu a jogada do segundo gol. Novamente o cruzamento veio da direita e, após passar por toda a defesa grená, a bola chegou para Gláucia. A camisa 10 se jogou na bola e conseguiu desviar para o gol.

As Guerreiras Grenás passaram então a fazer uma blitz na área do Flamengo. No entanto, pararam na goleira Vivi Holzel ou na própria pontaria, desperdiçando diversas chances. Aos 52, enfim, Nat Vendito, de cabeça, conseguiu marcar. Porém, já era tarde para evitar a derrota.

Na próxima rodada, as duas equipes serão mandantes. O Flamengo recebe o Real Brasília, no sábado (10), enquanto a Ferroviária será anfitriã diante do Corinthians no dia seguinte.

Fonte: Agência Brasil

Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília

0

Após três semanas internado no Hospital DF Star, em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta médica na manhã deste domingo (4). Ele estava no hospital desde 13 de abril, quando passou por uma cirurgia de 12 horas para remover aderências no intestino e reconstituir a parede abdominal.

O hospital ainda não publicou boletim médico sobre a alta, mas imagens do ex-presidente deixando a unidade circulam nas redes sociais. Bolsonaro cumprimentou um grupo de apoiadores e deixou o hospital de carro.

Um pouco antes da alta, o ex-presidente usou as redes sociais para agradecer à equipe médica que cuidou dele. A equipe médica foi liderada por Cláudio Birolini, diretor de Cirurgia-Geral do Hospital das Clínicas de São Paulo.

No sábado (3), o boletim médico relatava a melhora no quadro de saúde, com boa evolução de dieta pastosa, e a possibilidade de que ele tivesse alta “nos próximos dias”. Bolsonaro tinha voltado a se alimentar por via oral na última terça-feira (29). Na quarta-feira (30), deixou a unidade de terapia intensiva (UTI), após 18 dias sob cuidados intensivos.

Na manhã de 11 de abril, Bolsonaro sentiu fortes dores abdominais em evento no Rio Grande do Norte. Inicialmente internado em Santa Cruz, no interior do estado, o ex-presidente foi transferido para Natal. No dia seguinte, embarcou numa UTI aérea para Brasília.

Esta foi a sexta cirurgia pela qual o ex-presidente passou desde 2018, quando foi vítima de uma facada durante a campanha eleitoral. Todas as cirurgias foram realizadas por causa de sequelas do ferimento.

Ação penal

A primeira internação no Rio Grande do Norte ocorreu no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) publicou a decisão da Primeira Turma que tornou Bolsonaro e mais sete aliados réus por planejarem e tentarem um golpe de Estado. O STF também abriu a ação penal contra o ex-presidente.

Em 23 de abril, Bolsonaro recebeu a intimação do STF na UTI do Hospital DF Star. Horas mais tarde, Bolsonaro publicou nas redes sociais um vídeo do momento em que recebeu a oficial de Justiça. Por 11 minutos, o ex-presidente questiona a servidora sobre a intimação dentro da UTI. Ao ser informado de que a medida foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, voltou a reclamar da atuação do ministro nas investigações.

O vídeo levou a publicação de uma nota de repúdio por entidades que representam os oficiais de justiça. Em 25 de abril, o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal anunciou a abertura de investigação para apurar a entrada de pessoas na UTI. A sindicância abrangerá não apenas a visita da oficial da Justiça como a visita de aliados políticos durante a internação em cuidados intensivos.

Fonte: Agência Brasil

Polícia diz ter impedido ataque com explosivos no show de Lady Gaga

0

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou neste domingo (4) que impediu um ataque com explosivos improvisados no show da cantora americana Lady Gaga, que reuniu 2,1 milhões de pessoas na praia de Copacabana, na noite de sábado (3). Um homem apontado como líder do plano foi preso no Rio Grande do Sul.   

De acordo com o comunicado, a ação que impediu o ataque contou com várias delegacias, inclusive de fora do estado, e teve apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O alvo foi uma quadrilha que atuava na internet, cooptando pessoas para cometer crimes e transmiti-los ao vivo.

O grupo disseminava discurso de ódio e preparava um plano, “principalmente contra crianças, adolescentes e o público LGBTQIA+”, diz a polícia.

O homem detido no sul do país foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Sua identidade não foi divulgada. Um adolescente foi apreendido por armazenamento de pornografia infantil no Rio de Janeiro.

Investigação

Uma investigação identificou que os envolvidos recrutavam pessoas, incluindo adolescentes, para promover ataques integrados com uso de explosivos improvisados e coquetéis molotov. O alerta partiu da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil.

O plano era tratado como um desafio coletivo, com o objetivo de obter notoriedade nas redes sociais. Os alvos da operação atuavam em plataformas digitais, promovendo a radicalização de adolescentes, a disseminação de crimes de ódio, automutilação, pedofilia e conteúdos violentos como forma de pertencimento.

Como desdobramento da operação, os agentes policiais também foram a Macaé, norte do estado do Rio, para cumprir um mandado de busca e apreensão contra um indivíduo que também planejava ataques. Ele ameaçava matar uma criança ao vivo. O suspeito responde por terrorismo e induzimento ao crime.


Rio de Janeiro (RJ), 03/05/2025 – Público enfrenta fila para acesso ao local do show da Lady Gaga na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 03/05/2025 – Público enfrenta fila para acesso ao local do show da Lady Gaga na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Filas se formavam desde o início da tarde para o show de Lady Gaga, em Copacabana Foto:  Tomaz Silva/Agência Brasil

A operação foi chamada de Fake Monster (falsos monstros, em inglês), referência à forma como Lady Gaga chama os fãs dela, little monsters (monstrinhos).

Quatro estados

Participaram da ação policiais da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Dcav), da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) e da 19ª Delegacia de Polícia, em conjunto com o Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). As diligências contaram também com a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da polícia do Rio.

Na ação, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias e Macaé, no estado do Rio; Cotia, São Vicente e Vargem Grande Paulista, em São Paulo; São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul; e Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso. O trabalho contou com o apoio de policiais civis desses estados.

Nos endereços, os agentes apreenderam dispositivos eletrônicos e outros materiais que serão analisados.

De acordo com a Polícia Civil, a operação foi realizada de forma a neutralizar as condutas criminosas, sem que houvesse qualquer impacto para os frequentadores do show, evitando pânico ou distorção das informações.

Roubo de celulares

Em outra frente de atuação, a Polícia Civil do Rio informou que prendeu, no sábado, 16 pessoas que fariam parte da maior quadrilha de roubo, furto e receptação de aparelhos de telefone celular no estado. A organização foi surpreendida quando se preparava para receber telefones subtraídos por integrantes do grupo durante o show de Lady Gaga em Copacabana.

Dos 16 presos, quatro são apontados como líderes. Além dos roubos, eles comandavam o esquema de distribuição e revenda no mercado paralelo. Alguns deles chegavam a vender cursos virtuais para desbloqueio de celulares.

A investigação aponta que a quadrilha mantinha um escritório equipado com softwares e ferramentas tecnológicas de ponta para desbloqueio de aparelhos. Além da atuação cotidiana, os suspeitos tinham forte presença em grandes eventos.

Cerca de 200 aparelhos de celular e seis notebooks foram recuperados, além de máquinas de cartão e peças de celulares.

Fonte: Agência Brasil

Há 100 anos, Albert Einstein chegava ao Brasil em visita científica

0

Há exatos 100 anos, o ícone da ciência Albert Einstein desembarcava no Rio de Janeiro para a sua primeira e única temporada no Brasil.

“Chegada ao Rio ao pôr do sol, com clima esplêndido. Em primeiro plano, ilhas de granito de formato fantástico. A umidade produz um efeito misterioso”, escreveu ele em seu diário de viagem, naquele dia 4 de maio de 1925.

Einstein já havia pisado em solo brasileiro no dia 21 de março, por algumas horas, durante a parada do navio que o levava a Buenos Aires, na Argentina. Mas a breve temporada brasileira foi reservada para o final da sua incursão de um mês e meio pela América do Sul, que incluiu também uma passagem por Montevideo, no Uruguai.

O objetivo da viagem era divulgar e discutir a recém verificada Teoria da Relatividade com estudiosos sul-americanos, mas também fazer conexões com as comunidades judaicas e alemãs, em meio à escalada de poder do Partido Nazista. Uma evidência disso é que a viagem foi organizada e financiada por organizações judaicas, com o apoio de instituições científicas.

Einstein passou sete dias no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, e, além de se encontrar com seus compatriotas, visitou instituições como a Fundação Oswaldo Cruz, o Museu Nacional e o Observatório Nacional, e fez duas grandes palestras públicas, uma na Academia Brasileira de Ciências e outra no Clube de Engenharia. A maior contribuição da visita para a ciência brasileira, na opinião do professor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Alfredo Tolmasquim, foi o incentivo para as chamadas “ciências puras”, que ainda engatinhavam no país.

 


Rio de Janeiro (RJ), 30/04/2025 –  Exemplar da revista Annalen der Physik assinado por Albert Einstein que encontra-se sob a guarda da Biblioteca de Manguinhos, na Fiocruz, no Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 30/04/2025 –  Exemplar da revista Annalen der Physik assinado por Albert Einstein que encontra-se sob a guarda da Biblioteca de Manguinhos, na Fiocruz, no Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

“O Brasil teve uma influência positivista muito grande no Século 19, e essa corrente defendia que o importante é utilizar a ciência para a melhoria da sociedade, e não fazer pesquisas que eles consideravam como um proselitismo inútil. Então, o início do Século 20 é o período em que justamente começa a vir o movimento que eles chamavam de “ciência pura”, que eram as pesquisas em ciência básica. Pra gente ter uma ideia, nessa época, a única universidade que a gente tinha era uma junção das escolas de engenharia, medicina e direito”, explica o professor do Mast.

“A gente não pode dizer que uma visita de uma semana do Einstein foi capaz de mudar a realidade brasileira. Não foi. Já era algo que estava acontecendo, mas ele contribuiu para esse debate”, complementa Tolmasquim que, em 2011, lançou a obra Einstein: o viajante da relatividade na América do Sul, com a tradução dos diários escritos por Einstein durante a viagem, e a contextualização sobre o cenário científico do Brasil na época.


Rio de Janeiro (RJ), 30/04/2025 – O pesquisador Alfredo Tiomno Tolmasquim, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), em São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 30/04/2025 – O pesquisador Alfredo Tiomno Tolmasquim, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), em São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Essa “lacuna” de pesquisadores avançados nas ciências básicas teve um resultado curioso: Einstein acabou mais interessado por assuntos alheios à física, como peças de história natural exibidas no Museu Nacional, e o trabalho do psiquiatra Juliano Moreira, que revolucionou o atendimento aos “alienados mentais” e combateu ferozmente a tese de que a mestiçagem poderia resultar em desequilíbrio mental, e outras teorias racistas. À convite de Moreira, Einstein visitou o então manicômio que o médico dirigia e conheceu as oficinas terapêuticas que ele implementou.

O ilustre visitante também se entusiasmou com as iniciativas para popularizar a ciência no país, como a criação da Rádio Sociedade, em 1922, atual Rádio MEC, e chegou a fazer um discurso, transmitido ao vivo, em que disse que sua visita à emissora o levou “a admirar novamente os esplêndidos resultados conquistados pela ciência aliada à tecnologia, resultando na transmissão dos melhores frutos da civilização para aqueles que vivem em isolamento.”

 

Dívida com o Brasil

A viagem também serviu para que Einstein conhecesse pessoas essenciais para a sua trajetória. “Ele se tornou mundialmente famoso a partir de 1919, quando houve a comprovação de um aspecto da Teoria da Relatividade, que é o desvio da luz. A prova foi obtida aqui no Brasil, durante um eclipse observado em Sobral, no Ceará”, conta Tolmasquim.

No dia 9 de maio, em visita ao Observatório Nacional, ele conheceu o diretor da instituição Henrique Morize, que liderou a expedição a Sobral seis anos antes, e também os astrônomos envolvidos com o trabalho e, diante deles, reconheceu:

“O problema que a minha mente imaginou foi resolvido aqui no céu do Brasil”, disse Albert Einstein.

O atual diretor do Observatório, Jailson Alcaniz, explica que, em 1912, o diretor do Observatório de Córdoba, Charles Perrine, já havia tentado testar a teoria da relatividade durante um outro eclipse, observado a partir de Minas Gerais. Mas uma chuva forte no dia impediu os experimentos. Então, ele contatou Morize, e os dois juntos passaram a organizar a expedição a Sobral, que ofereceria condições perfeitas, no próximo eclipse previsto para sete anos depois, em 1919.

“Esse experimento em Sobral é muito importante para a história da física, da astronomia, porque foi a primeira evidência observacional de que a relatividade geral é a teoria correta da gravidade. E mais do que isso, ela mostrou que a teoria de Newton, que perdurava há séculos, era um caso particular da relatividade geral. Então, ele estabeleceu uma nova teoria que, até hoje, está na vida da gente. O GPS, por exemplo, toda vez que a gente utiliza, ele só indica o endereço certo, porque ele tem correções relativistas“, explica Jailson Alcaniz.

 


O Museu de Astronomia inaugura a exposição Eclipse, que marca a comemoração do centenário da comprovação da teoria da relatividade geral de Albert Einstein, em São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro.
O Museu de Astronomia inaugura a exposição Eclipse, que marca a comemoração do centenário da comprovação da teoria da relatividade geral de Albert Einstein, em São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro.

Mas a expedição não foi composta apenas por pesquisadores argentinos e brasileiros: outras duas delegações se juntaram, uma americana e uma inglesa, e cada uma delas aproveitaria o eclipse para obter dados distintos. Coube à inglesa verificar se a Teoria da Relatividade se aplicava à observação feita, o que acabou eclipsando a participação dos americanos.

“O Perrine e o Morize foram fundamentais para essa expedição acontecer, tanto do ponto de vista técnico como do ponto de vista logístico. No artigo publicado pelos pesquisadores ingleses, eles fazem um agradecimento especial, mas tanto o Morize como o Perrine mereciam muito mais do que um agradecimento especial. Sem eles, esse experimento não teria saído em 1919”, defende o diretor do Observatório Nacional brasileiro.

Jailson acredita que este é mais um exemplo de como a ciência eurocêntrica desmerece os feitos conquistados por pesquisadores de outras origens. Ele conta que até mesmo a contribuição inequívoca do céu brasileiro foi apagada em alguns escritos “A Inglaterra também enviou uma expedição para a Ilha de Príncipe, na África, e quem foi pra lá foi o Arthur Eddington, que era uma pessoa muito importante na época. Mas os dados colhidos lá não foram tão bons porque choveu. Mas, por muitos anos, até muito recentemente, algumas pessoas falavam que a Teoria da Relatividade tinha sido comprovada em Ilha de Príncipe, só porque era o Eddington que estava lá”.

Eurocentrismo e racismo

Apesar de reconhecer e agradecer os pesquisadores brasileiros pessoalmente, os relatos íntimos de Einstein revelam que ele também tinham uma visão eurocêntrica sobre o Brasil, e em diversas passagens demonstra pouco apreço pelos interlocutores e chega a “culpar” o clima tropical pelos costumes que considerava inferiores: “Esses camaradas são palestrantes excepcionais. Quando elogiam alguém, eles elogiam — a eloquência. Acredito que tal tolice e irrelevância tenham relação com o clima. Mas as pessoas não pensam assim.” 

Em uma das passagens mais controversas do diário, Einstein diz: “Aqui sou uma espécie de elefante branco para eles, e eles são macacos para mim”, mas Tolmasquim e outros autores que também traduziram o diário ressalvam que o termo “macacos”, no original alemão à época, trazia mais uma conotação de “tolice” do que o significado expressamente racista do seu uso atual.

Em diversos momentos, Einstein se mostrou entusiasmado pela miscigenação brasileira. Escreveu, por exemplo: “A miscelânea de povos nas ruas é deliciosa: Portugueses, índios, negros e tudo no meio, de modo vegetal e instintivo, dominado pelo calor.” Por outro lado, usou o termo “índios” inúmeras vezes como símbolo de selvageria e inferioridade.


Juliano Moreira
Juliano Moreira

Além disso, Einstein ficou tão impressionado com o trabalho do general Cândido Rondon, que chegou a escrever uma carta durante a viagem de retorno para recomendá-lo ao Prêmio Nobel da Paz. “Sua obra consiste na incorporação das tribos indígenas à humanidade civilizada sem o uso de armas ou qualquer tipo de coerção”, descreveu.

Tolmasquin considera que a ideia de superioridade europeia é evidente, mas faz um aparte: “Ele estava muito cansado, porque já estava há mais de um mês viajando, e sentiu que não tinha interlocutores, porque tinham algumas pessoas que estavam estudando essa física mais recente no Brasil, mas não que estavam desenvolvendo pesquisa. Então ele sentiu que a viagem foi um pouco uma perda de tempo. Ele ficava muito incomodado também com esse costume brasileiro dos grandes discursos elogiosos. Era uma coisa enfadonha para ele”.

A última frase que escreveu, antes de embarcar de volta para Europa no dia 12 de maio, não poderia ser mais clara:  “Longos discursos com muito entusiasmo e excessiva adulação, mas sinceros. Graças a Deus acabou. Finalmente livre, mas mais morto que vivo”.

Programação

A efeméride dos 100 anos da viagem de Einsten ao Brasil está sendo lembrada por algumas instituições. O Observatório Nacional faz evento na próxima sexta-feira (09), com diversas mesas de discussão em sua sede no Rio de Janeiro, a partir das 8h50. Ao longo da próxima semana, as visitas ao Museu da Vida, da Fiocruz, também terão esse enfoque e passarão pela Biblioteca de Obras Raras da instituição, onde está guardado o livro assinado por Einstein, durante sua visita. 

 


Rio de Janeiro (RJ), 30/04/2025 –  Fachada do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), em São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 30/04/2025 –  Fachada do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), em São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil

Rayssa Leal estreia na temporada da SLS com vitória na etapa de Miami

0

A temporada da SLS (Street League Skateboarding, liga mundial de skate street) começou bem para Rayssa Leal (foto). Neste sábado (3), a brasileira de 17 anos conquistou a etapa de Miami, que abre o calendário da competição.

Nos Estados Unidos, Rayssa – duas vezes medalhista olímpica na modalidade – sagrou-se campeã pela quarta vez nas últimas cinco edições da etapa de Miami.

Na final, a brasileira encarou quatro skatistas japonesas e uma australiana

Rayssa somou 32,1 pontos, deixando para trás, no pódio, a australiana Chloe Covell e a japonesa Coco Yoshizawa.

Entre os homens, outro brasileiro teve bom desempenho. Felipe Gustavo, numa final de alto nível, terminou na terceira colocação, com o somatório de 36,5. Na frente dele, ficaram o americano Nyjah Houston (36,8) e o português Gustavo Ribeiro (36,7).

Fonte: Agência Brasil

Presidente embarca essa semana para viagens à Rússia e à China

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma a agenda de viagens internacional essa semana. O primeiro compromisso será em Moscou, na Rússia. A convite do presidente Vladimir Putin, Lula participará das celebrações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na segunda guerra mundial. É o feriado mais importante da Rússia, que ocorre no dia 9 de maio, com um grandioso desfile cívico-militar em Moscou. Ambos os presidentes também manterão reunião bilateral durante a visita, entre 8 e 10 de maio.

Na sequência, Lula segue para China, onde cumprirá agendas nos dias 12 e 13 de maio. A visita de Lula ao país asiático ocorrerá no contexto da Cúpula entre China e países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

O encontro bilateral previsto entre Lula e Xi Jinping ocorrerá em meio ao acirramento da guerra comercial entre Estados Unidos e China, as duas maiores economias do planeta. A imposição de tarifas mútuas, desencadeada por iniciativa do presidente norte-americano Donald Trump, vem causando sucessivas turbulências nos mercados de ações e alimenta o temor de uma recessão global.

A viagem à China será a segunda visita oficial de Lula neste terceiro mandato. A visita anterior ocorreu em abril de 2023, que foi retribuída por Xi Jinping em visita de Estado em novembro do ano passado, após a Cúpula do G20, sediada pelo Brasil. Além disso, eles haviam se encontrado outra vez em 2023 na Cúpula dos Brics, na África do Sul.

Fonte: Agência Brasil

Hoje é Dia destaca a criação da Agência Brasil e da Rádio MEC FM

0

Esta edição do Hoje é Dia começa destacando os 35 anos da Agência Brasil (Abr), que entrou em funcionamento em 10 de maio de 1990. Assim como os outros veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ela tem como missão criar e difundir conteúdos que contribuam para o desenvolvimento da consciência crítica da população. A agência publica, em média, 60 matérias por dia. Esse material está disponível para todos os cidadãos gratuitamente e pode ser utilizado livremente por qualquer veículo de comunicação, sem necessidade de autorização ou cadastramento prévio, desde que a ABr seja creditada como fonte de informação. Esta reportagem, publicada no ano passado, quando a Agência Brasil completou 34 anos, fala um pouco mais de sua missão

Outro veículo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que também foi inaugurado no dia 10 de maio, mas no ano de 1983, é a Rádio MEC FM. A emissora, que está completando 42 anos, foi criada a partir de um desdobramento da programação educativa da Rádio MEC AM 800 kHz, fundada por Edgard Roquette Pinto em 1923. Inicialmente, a MEC FM retransmitia a programação da rádio AM. Mas com o tempo a emissora desenvolveu conteúdo próprio, dedicando-se principalmente à transmissão de música clássica, jazz, choro, bossa nova e música instrumental. Esta reportagem, publicada pela Agência Brasil em 2018, traz o histórico da MEC FM. 

Em 2021, a TV Brasil deu amplo destaque aos aniversários de 31 anos da Agência Brasil e de 38 anos da Rádio MEC FM nos programas Repórter Brasil,  Repórter Brasil Tarde e Repórter DF

Em 5 de maio é comemorado o Dia Nacional das Comunicações. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Marechal Rondon, reconhecido como o Patrono das Comunicações, por ter contribuído para a integração do território nacional por meio da construção de linhas telegráficas. O programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, nesta edição de 2015, entrevista o professor Maurício Meneses, biógrafo de Rondon, que explica como o militar, de origem indígena, recebeu a missão do Exército de interligar estados distantes, o que fez com êxito, sem, contudo, entrar em conflito com os povos originários. 

Educação

O Dia da Matemática é uma data há tempos comemorada informalmente pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), sempre em 6 de maio, como uma homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan. A efeméride foi formalizada nacionalmente em 2004 por meio de projeto de lei, como forma de incentivar atividades culturais e educativas nessa data. O Dia da Matemática ganhou destaque nesta reportagem da Agência Gov e nesta edição do Repórter Brasil Noite

Saúde

No dia 8 de maio de 1950 faleceu o médico, cientista, imunologista e pesquisador biomédico mineiro Vital Brazil. Ele foi o fundador do Instituto Butantan, uma das maiores instituições científicas brasileiras, e ficou mundialmente conhecido pela descoberta do soro antiofídico, do soro contra picadas de aranha, do soro antitetânico e antidiftérico e do tratamento para picadas de escorpião. Empreendedor e determinado, ele concluiu que venenos diferentes necessitavam de soros distintos, e abriu mão das patentes de todas as suas descobertas, ajudando a salvar vidas no mundo todo. Saiba mais sobre a vida e o trabalho de Vital Brazil nesta edição do História Hoje de 2015, da Rádio Nacional, e nesta reportagem de 2020 da Agência Brasil.

História

A Segunda Guerra Mundial teve fim há 80 anos, no dia 8 de maio de 1945. Nessa data foi assinado, em Berlim, o Instrumento de Rendição Alemã. Com isso, terminava um conflito sangrento que durou cinco anos e meio e deixou 60 milhões de mortos, sendo 40 milhões deles civis. O História Hoje, da Rádio Nacional, relembrou esse fato histórico em 2018, bem como esta reportagem da Agência Gov, publicada este ano. 

O dia 8 de maio também marca o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do suíço Henry Dunant, que fundou a instituição em 1863. O movimento internacional atua em guerras e emergências humanitárias, como inundações e terremotos. Mais recentemente, a Cruz Vermelha atuou em várias partes do mundo no combate à pandemia de covid-19, em auxílio aos governos locais. A criação do movimento por Dunant foi destaque nesta edição de 2017 do programa História Hoje, da Rádio Nacional, e desta reportagem de 2021, da Agência Brasil

Cultura 

Há 35 anos, no dia 7 de maio de 1990, o Brasil perdia Elizeth Cardoso, uma das mais belas vozes da MPB, reconhecida por seu timbre suave e potente. A cantora fluminense destacou-se não só por seu talento, mas também por ser pioneira na luta pelo reconhecimento das mulheres na indústria da música, ainda na década de 1930. Ela foi descoberta aos 16 anos pelo músico Jacob do Bandolim, grande expoente do choro e amigo de seu pai. Mas a carreira de Elizeth só passou a ter o devido êxito a partir dos anos de 1940, e se consolidou em 1958. O programa História Hoje, da Rádio Nacional, lembrou a trajetória da cantora em 2015, quando sua morte completou 25 anos. Ela também foi homenageada pelo programa De Lá para Cá, da TV Brasil, em dois capítulos, em 2011. E as rádios MEC (AM e FM) lançaram, em 2020, uma série especial de cinco programas em homenagem ao centenário da cantora Elizeth Cardoso, comemorado naquele ano. Ouça os programas abaixo:

Capítulo 1
Capítulo 2
Capítulo 3
Capítulo 4
Capítulo 5

No dia 7 de maio de 1840 nascia o compositor russo Peter Ilyich Tchaikovsky, conhecido por suas obras icônicas que definiram a era romântica da música clássica russa. Tchaikovsky já demonstrava talento ao piano desde os cinco anos de idade. Mas, encorajado por sua família, que se preocupava com sua segurança financeira, cursou a Escola de Direito de São Petersburgo e passou a trabalhar como funcionário público. Mas, aos 26 anos, em 1863, Tchaikovsky tomou uma decisão audaciosa: abandonou a segurança do serviço público para estudar música no Conservatório de São Petersburgo, onde aprofundou seus conhecimentos em composição, piano, flauta e órgão. Entre os compositores de sua época, ele se destaca como o mais popular e universalista, unindo a riqueza da música tradicional russa com as técnicas das escolas europeias. O programa Caderno de Música, da Rádio Nacional, contou a biografia do compositor em 2023. 

Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia de 4 a 10 de maio de 2025.

Maio de 2025

5

Nascimento do engenheiro militar e sertanista mato-grossense Cândido Mariano da Silva Rondon (160 anos)

Início de protestos em massa na Grécia em resposta às medidas de austeridade impostas pelo governo como resultado da crise da dívida pública grega (15 anos)

Dia Mundial da Língua Portuguesa – data ratificada pela Unesco em Paris, durante a assembleia-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco)

Dia Nacional das Comunicações – data escolhida em homenagem ao nascimento de Marechal Rondon, reconhecido como o Patrono das Comunicações, por ter contribuído para a integração do território nacional por meio da construção de linhas telegráficas

Dia Nacional do Expedicionário

Estreia do programa Antena MEC FM (17 anos)

6

Nascimento do compositor e violonista fluminense Luís Bittencourt (110 anos) – atuou na Rádio Nacional durante muitos anos

Dia Nacional da Matemática

7

Nascimento do cantor, compositor e humorista mineiro Joaquim Silvério de Castro Barbosa (120 anos) – em 1936, participou com Dircinha Batista e Jorge Murad na Rádio Nacional do programa Palmolive, que alcançou muito sucesso

Morte da cantora fluminense Elizeth Cardoso (35 anos)

Morte do militar fluminense Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias (145 anos) – patrono do Exército Brasileiro

Nascimento do compositor russo Peter Ilyich Tchaikovsky (185 anos)

Assinatura do “Instrumento de Rendição Alemã”, que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial (80 anos)

8

Morte do cantor e compositor fluminense Geraldo Pereira (70 anos)

Morte do médico cientista, imunologista e pesquisador biomédico mineiro Vital Brazil Mineiro da Campanha (75 anos) – mundialmente conhecido pela descoberta da especificidade do soro antiofídico, do soro contra picadas de aranha, do soro antitetânico e antidiftérico e do tratamento para picada de escorpião

Dia do Artista Plástico

Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho

Dia do Profissional de Marketing

9

Nascimento do cantor potiguar Expedito Baracho (90 anos)

Alemanha Ocidental junta-se à OTAN durante Guerra Fria (70 anos)

10

Nascimento do compositor fluminense Heitor Leite Sodré, o Heitor Catumbi (130 anos)

Morte do cantor e compositor fluminense Dilermando Pinheiro (50 anos) – por influência de Luís Barbosa, que conheceu na Rádio Sociedade, passou a utilizar um chapéu de palha no acompanhamento de samba, que apelidou de “Stradivarius”, e no qual batucou por aproximadamente 20 anos

Dia Mundial do Lúpus – comemoração que conta com o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar sobre alguns dos sintomas do Lúpus Eritematoso Sistêmico, uma doença auto-imune crônica de causa desconhecida e de difícil diagnóstico, que acomete mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo

Entra em funcionamento a Agência Brasil (35 anos)

Inauguração da Rádio MEC FM (42 anos)

*As datas são selecionadas pela equipe de pesquisadores do Projeto Efemérides, da Gerência de Acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que traz temas relacionados à cultura, história, ciência e personalidades, sempre ressaltando marcos nacionais e regionais. A Gerência de Acervo também atende aos pedidos de pesquisa do público externo. Basta enviar um e-mail para centraldepesquisas@ebc.com.br.


Fonte: Agência Brasil

TV Brasil transmite dois jogos do Brasileirão Feminino neste domingo

0

A TV Brasil transmite dois jogos do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol, neste domingo (4). A jornada esportiva começa pela manhã, a partir das 10h45, quando a Ferroviária recebe o Flamengo na cidade de Araraquara, em São Paulo. Mais tarde, a partir das 17h45, Grêmio e Juventude enfrentam-se em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul. As partidas são válidas pela nona rodada da competição.

Sempre com o apoio das emissoras parceiras da TV Brasil que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), é possível acompanhar as transmissões em todo o país. Saiba como sintonizar, acessando a página tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar .

A TV Brasil é a tela do esporte feminino. Além do Brasileirão Feminino Série A1, estão previstas ao longo do ano partidas das séries A2, A3 e as finais do Sub-20 e Sub-17. O canal público também apresenta aos seus telespectadores as emoções da Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa).

Líder

Com o fim da sétima rodada, a Ferroviária lidera a tabela de classificação. O Flamengo está em 8º, o Grêmio em 12º e o Juventude em 13º. São 16 times no total. A tabela pode se movimentar ao longo desta semana, uma vez que a oitava rodada está em curso. 

Videocast Copa Delas 

Fique por dentro das novidades, curiosidades e bastidores do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino com o Copa Delas, videocast semanal da TV Brasil disponível no Youtube. A atração traz entrevistas exclusivas, análises das rodadas, destaques das jogadoras e conteúdos inéditos sobre os clubes participantes. Na última edição, o programa conversou com Camilinha, a Camisa 10 do São Paulo.

Brasileirão Feminino A1

A edição de 2025 do Campeonato Brasileiro Feminino A1 reúne 16 clubes que se enfrentam em turno único na fase de classificação. Os oito primeiros avançam para as quartas de final. As equipes participantes são:  Juventude, América-MG, Internacional, Bahia, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Ferroviária, Sport, Instituto 3B-AM, Fluminense, Cruzeiro, Grêmio, Real Brasília, Corinthians, Flamengo e São Paulo.

Ao vivo e on demand 

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. 

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv . 

Fonte: Agência Brasil

Em tour pelos EUA, seleção brasileira cai para o Chicago Sky, da WNBA

0

Contando com um elenco formado em sua maioria por jovens atletas, a seleção brasileira feminina de basquete foi derrotada na noite desta sexta-feira (2) pela equipe do Chicago Sky, da WNBA (liga norte-americana da modalidade), por 89 a 62, em Baton Rouge, nos Estados Unidos.

A partida amistosa foi a primeira das duas que o Brasil tem a fazer contra equipes da principal liga do mundo, no chamado “Tour Brasil na WNBA”.

No domingo (4), a seleção encara o Indiana Fever, a partir das 17h de Brasília.

O destaque pelo Brasil ficou por conta de Aline Moura, que registrou 12 pontos e sete rebotes. A cestinha do duelo foi a americana Angel Reese, com 15 pontos. A pivô brasileira Kamilla Cardoso, atleta do Sky, contribuiu com seis pontos.

A participação de Kamilla, aliás, é um dos pontos curiosos da turnê da seleção pelos Estados Unidos.

Profissionais – sejam jogadoras ou técnicas – que possuem contrato com a WNBA não podem atuar contra equipes da liga norte-americana.

Por este motivo, a pivô só poderia entrar em quadra no amistoso caso estivesse defendendo o Chicago Sky. O mesmo vai acontecer no domingo, já que a também brasileira Damiris Dantas faz parte do elenco do Indiana Fever.

Além disso, a nova técnica da seleção, a norte-americana Pokey Chatman, também não pôde dirigir o time, por ser assistente técnica do Seattle Storm, outra equipe da WNBA. A equipe foi comandada pelo assistente Bruno Guidorizzi.

A série de amistosos também serve como preparação para as equipes da WNBA, cuja temporada se inicia no dia 16 de maio. 

 

Fonte: Agência Brasil

NBB: Vasco, Flamengo e Corinthians avançam às quartas de final

0

Depois de Minas (3 a 0 contra o Mogi) e Franca (3 a 0 contra o Pato Basquete) fecharem suas séries na quinta-feira (1º) e se tornarem os primeiros times a se classificarem para as quartas de final do NBB (Novo Basquete Brasil), outras três equipes garantiram vaga na próxima fase do principal torneio de clubes do basquete masculino do Brasil.

O Corinthians derrotou o União Corinthians, do Rio Grande do Sul, por 79 a 72, na manhã deste sábado (3), em São Paulo e fechou a série melhor de cinco partidas em 3 a 1. Outras duas séries foram encerradas na noite de sexta (2), ambas com vitórias de times do Rio.

O Flamengo visitou o Caxias e derrotou o adversário por 86 a 63, também fechando o confronto em 3 a 1. O Rubro-Negro será justamente o adversário do Corinthians na próxima fase.

Já o Vasco encarou o São José, fora de casa, e saiu com a vitória por 88 a 83, se tornando  mais uma equipe a concluir a série com o placar de 3 a 1. O clube carioca terá pela frente nas quartas o Minas, dono da melhor campanha da fase de classificação da competição.

Neste sábado (3), o NBB tem mais dois jogos. Uma das séries com certeza chegará ao fim. Bauru e Paulistano, empatados em 2 a 2, fazem o jogo 5 decisivo em Bauru, às 18h. Já às 18h30, o São Paulo, que lidera a série contra o Brasília por 2 a 1, tem a chance de fechar o confronto.

Pinheiros e Unifacisa, também empatados em 2 a 2 na série, fazem o jogo 5 na manhã deste domingo (4), em São Paulo.

Fonte: Agência Brasil