Início Site Página 1024

Atleta do América-MG é solto, após prisão em flagrante por racismo

0

Menos de 24 horas após ter sido preso em flagrante por prática de crime de injúria racial, o meia-atacante boliviano Miguelito, do América Ferroviário PR, foi liberado da prisão em Ponta Grossa (PR) na tarde desta segunda-feira (5) e responderá à Justiça em liberdade. Na noite de domingo (4), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) aceitou a denúncia feita pelo atacante Allano, do Operário-PR, que ouviu Miguelito proferir a expressão “preto do c…”, durante o jogo válido pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa. A pena máxima para racismo ou injúria racial é cinco anos de reclusão, de acordo com o Código Penal do Brasil.

A ofensa ocorreu aos 30 minutos do primeiro tempo da partida, na noite de domingo (4), quando os jogadores se preparavam para cobrança de uma falta lateral. Neste momento, Miguelito aparece de costas passando por Allano. Logo em seguida, Allano reage e vai para cima de Miguelito, junto com Jacy, capitão do Operário-PR. Ambos avisam o árbitro Alisson Sidnei Furtado, que interrompeu a partida por 15 minutos, seguindo o protocolo antirracista da Fifa e da CBF.

O jogo foi retomado com os dois jogadores em campo. Na volta do intervalo, Miguelito foi substituído por Benítez. Naa súmula da partida, o árbitro Alisson Furtado se referiu ao ocorrido em campo da seguinte forma: “nenhum integrante da equipe de arbitragem no campo de jogo viu e/ou ouviu tal incidente”. A CBF não se pronunciou sobre o caso. 

“Diante do relato da vítima, da análise do contexto da imagem oficial, que dá para ver realmente que o jogador Miguelito passa pelo jogador Alano, vira e profere algum tipo de ofensa,  confirmada pela testemunha [Jacy], que ouviu a ofensa de cunho racial, foi dada a prisão em flagrante para o jogador”, explicou o delegado Gabriel Munhoz, da PCPR. “A Polícia Civil solicitou acesso a imagens de outros ângulos que possam ter registrado a fala do jogador. O inquérito policial deverá ser concluído nos próximos dias”.

Miguelito seguiria detido até a realização da audiência de custódia. No entanto, ele teve liberdade provisória concedida após a o Tribunal de Justiça do Paraná acatar o pedido da defesa do atleta. Nesta tarde, após Miguelito deixar a prisão, o Atlético-MG se manifestou pela primeira vez por meio das redes sociais.  

Na noite de domingo (4), o Operário-PR recorreu às redes sociais para “repudiar com veemência qualquer ato de racismo”. O atacante Allano também se manifestou sobre o caso em sua conta no Instagram. 

“Não vou me calar, Não por mim apenas, mas por todos que já passaram por isso e por aqueles que ainda lutam para que esse tipo de violência acabe de vez. O futebol, como a sociedade, precisa dizer basta ao racismo. Precisamos de justiça, responsabilidade e, sobretudo, empatia”, defendeu Allano.

Pós-doutor em Ciências da Atividade Física com ênfase no racismo estrutural no Esporte, Leandro Lacerda acredita que a impunidade favorece a multiplicação do crime de racismo no futebol.. 

“Casos assim continuam se repetindo porque as punições, quando acontecem, são muito brandas. Infelizmente, ainda não houve uma punição exemplar, seguida por outras medidas exemplares. Dessa forma, o infrator comete o crime praticamente na certeza de que não vai acontecer nada. Ou, quando acontece, é uma multa insignificante”, afirma Lacerda. 

* Título do texto alterado às 19h09. 



Fonte: Agência Brasil

Pitta marca e deixa Bragantino na vice-liderança do Brasileiro

0

O atacante paraguaio Isidro Pitta garantiu a vitória de 1 a 0 do Bragantino sobre o Mirassol, na noite desta segunda-feira (5) no estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista. Com este resultado o Massa Bruta assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro com os mesmos 16 pontos do líder Palmeiras.

Já o Mirassol permanece com 7 pontos, ocupando a 16ª colocação da classificação. Em um confronto muito parelho, o gol da vitória saiu já aos 46 minutos do segundo tempo, quando o zagueiro Pedro Henrique acertou longo lançamento para Isidro Pitta, que, dentro da área, dominou a bola antes de acertar um chute cruzado que superou o goleiro Walter.

Galo vence

Na partida que fechou a 7ª rodada da competição, o Atlético-MG foi até o estádio Estádio Alfredo Jaconi e contou com um gol de Gustavo Scarpa, em cobrança de falta, para derrotar o Juventude por 1 a 0.

O resultado foi muito importante para o Galo, que deixou a zona do rebaixamento, alcançando os 9 pontos na 10ª colocação da competição. Já a equipe do Rio Grande do Sul agora é a 15ª colocada com 7 pontos.



Fonte: Agência Brasil

O ALVO ERA VOCÊ! (05.05.25)

Luiz Carlos Costa
Juvenal, meu alter ego, lembra que quando Lula assumiu esse 3o. mandato declarou, ao vivo e a cores, que seu único objetivo era “FUD.R” o Juiz Sérgio Moro, mas deixou de dizer suas outras intenções. Que presidente vocês escolheram! Por ser um sujeito sem principios, sem educação, sem estudo, e sem vergonha, cedeu à maldade de seu carater e do seu desejo de vingança para “”FUD.R”” também a cada um de nós, livrando apenas aqueles que aplaudem as suas “virtudes” mais sórdidas. Quebrou o país. Permitiu o roubo e a corrupção, mentiu, feriu às leis , enganou aos pobres, aos oprimidos e até àqueles que deveriam ser mais atentos, mas coitados, já haviam sido picados pelo veneno do pt. Os outros, menos atentos, só descobrirão isso mais tarde. Lula enganou ao Deus que ele não crê e vai receber seu castigo porque a Justiça Divina só perdoa a quem tem pelo menos um pouco de bondade no coração. Não é o caso. E entre nós, cada brasileiro que fez o “L” deveria pagar um novo imposto, o INBE, “Imposto Nacional da Burrice Eleitoral”, referente ao valor da dívida pública que está, hoje, em mais que 7 trilhões e meio de reais, divididos entre os 60 milhões de eleitores do Lula considerando, aí, os mortos, feridos e mesários que fizeram, por alguém, o maldito L.

JUVENAL DÁ UM TEMPO PARA ASSISTIR SEIS TEMPOS (05.05.25)

Luiz Carlos Costa
Juvenal, meu alter ego, resolveu dar um tempo em sua agenda de trabalho para assistir a apresentação da peça Seis Tempos, dias 17 e 24 de maio, às 19hs, no Teatro Cultural Moral da História, que fica na Rua Mauricio da Costa Faria, 593, lá no Recreio dos Bandeirantes-RJ. Na peça, dirigida pela talentosa Najla Raja, a atriz Lucrécia Marques., amiga do Juvenal, apresenta-se em 6 cenários diferentes, troca de roupas 6 vezes, representando personagens da história contada no livro de Therezinha Mello. Vale a pena você encontrar um tempo para assistir aos seis tempos.

Israel aprova plano para "conquistar" toda a Faixa de Gaza

0

O gabinete de segurança do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, aprovou, nesta segunda-feira (5), um novo plano para ampliar a ocupação da Faixa de Gaza, o que pode incluir todo o território com a permanência das tropas no enclave palestino.

Autoridades israelenses informaram às agências internacionais, como a Reuters e a AFP, que a ofensiva tomaria toda a Faixa de Gaza, deslocando a população civil para o sul do território.

Em uma rede social, Netanyahu disse que o gabinete “decidiu por uma operação enérgica em Gaza”, mas disse que não detalharia o plano. Israel convocou milhares de reservistas do Exército nesse final de semana.

Em uma conferência online pró-colonos, o ministro das Finanças israelense Bezalel Smotrich falou abertamente em “conquistar” Gaza: 

“Finalmente vamos conquistar Gaza. Não temos mais medo da palavra ‘ocupação.'”

O território palestino segue com bloqueio total de ajuda humanitária desde o dia 2 de março. O cerco israelense contra Gaza vem sendo julgado na Corte Internacional de Justiça (CJI) da ONU.

Tel Aviv também aprovou um plano para retomar a entrada de ajuda humanitária, mas com controle sendo feito por empresas privadas, e não mais por organizações humanitárias ou entidades das Nações Unidas (ONU).

O ministro Smotrich informou que será preciso “limpar e manter a área até que o Hamas seja subjugado ou derrotado e destruído” e criticou a ajuda humanitária aos palestinos. 

“Cada caminhão que chega ao Hamas em Gaza prolonga a guerra, fortalece o Hamas e coloca nossos combatentes em perigo”, completou.

“Chega de ataques fracassados ​​em que os soldados das FDI retornam repetidas vezes a lugares que as FDI já conquistaram. A gestão da ajuda e o controle permanente do território pelas IDF são medidas necessárias”, disse ainda o ministro das Finanças em uma rede social.

Neste domingo (4), o grupo do Iêmen Houthis conseguiu atingir o aeroporto de Bem Gurion, em Tel Aviv, em solidariedade à Gaza. Israel promete retaliar, inclusive contra alvos iranianos, acusados de apoiar os iemenitas.

Desde o final do frágil cessar-fogo em Gaza, Israel vem bombardeando o enclave palestinos e fazendo incursões terrestres.

De acordo com último boletim do Ministério da Saúde local, 40 pessoas foram assassinadas em 24 horas e outras 125 ficaram feridas. Desde o fim do cessar-fogo, em 18 de março, 2.436 palestinos foram assassinados por Israel. Ao todo, 52 mil pessoas perderam a vida em Gaza desde o dia 7 de outubro de 2023.

*Com informações de agências internacionais

Fonte: Agência Brasil

Haddad anuncia que pretende acelerar desoneração de data centers

0

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta segunda-feira (5) a intenção do governo de acelerar a desoneração de bens de capital, máquinas e equipamentos usados na produção, ligados a data centers (centro de dados, em inglês). O ministro viaja à Califórnia em busca de investimentos no setor.

Em conferência no Instituto Milken, organização que reúne personalidades da política e da economia para debates políticos e econômicos, Haddad afirmou que o governo pretende antecipar os efeitos da reforma tributária para o setor de data centers. A medida integrará o futuro Plano Nacional de Data Centers (Redata), que pretende atrair R$ 2 trilhões em investimentos no país na próxima década.

“A antecipação vai garantir que todo o investimento no Brasil no setor seja desonerado e toda a exportação de serviços a partir dos data centers seja desonerada”, declarou o ministro.

Nas próximas semanas, o governo deve enviar ao Congresso um projeto de lei ou medida provisória que isenta de tributos federais os bens de capital ligados a bens de tecnologia da informação para centro de dados. O governo também quer isentar a exportação de serviços.

“Viemos para o pré-lançamento da Política Nacional Data Center. Para a área de data center, resolvemos antecipar os efeitos da reforma tributária já aprovada pelo Congresso Nacional, por emenda constitucional, ou seja, uma coisa absolutamente sólida do ponto de vista institucional”, explicou.

Transição energética

Para estimular investidores no país, Haddad disse que o governo pretende usar o fato de que a maior parte da matriz energética brasileira é composta de energias renováveis, o que reduz as emissões de gás carbônico dos data centers.

“Queremos que a economia digital no Brasil seja simultaneamente digital e verde. Então é nisso que nós estamos trabalhando: prover os data centers de energia limpa e processar os dados com segurança cibernética, com segurança jurídica”, destacou.

Novo marco legal

O ministro também mencionou a articulação com o Congresso Nacional para a aprovação do novo Marco Legal dos Data Centers. No entanto, admitiu que existem desafios como direitos autorais e a preservação da concorrência.

“Preocupações legítimas, mas eu acredito que a equipe econômica e o Congresso Nacional, sobretudo os relatores que foram designados para tratar desses assuntos, estão muito sintonizados com os desafios do crescimento da economia digital”, ressaltou Haddad.

Perspectivas econômicas

A uma plateia de acadêmicos, executivos e políticos, o ministro da Fazenda também detalhou expectativas com a economia brasileira. Segundo Haddad, o Brasil vai convencer aos investidores estrangeiros de que, até o fim do governo atual, o país crescerá pelo menos 3% ao ano.

“Já fizemos o FMI [Fundo Monetário Internacional] reconhecer que o nosso potencial saiu de 1,5% para 2,5%, e tenho certeza que ao final do mandato do presidente Lula o mundo vai estar convencido de que o Brasil pode crescer a uma taxa mínima de 3%”, declarou.

O ministro também disse que o investimento privado está crescendo no Brasil, principalmente na área de infraestrutura e na reindustrialização. Para Haddad, o aperfeiçoamento da legislação sobre concessões e de parcerias público-privadas ajuda a trazer recursos ao país.

“Os ministros da área de infraestrutura estão num voo de cruzeiro em torno das licitações. O Brasil aperfeiçoou muito essa legislação e vai continuar aperfeiçoando a sua legislação de concessões e parcerias público-privadas. Então, eu acredito que é um campo enorme de parcerias que podem ser estabelecidas. E, repito, isso já está acontecendo”, comentou Haddad.

Fonte: Agência Brasil

"Lula quer mulheres mais contentes e protegidas", diz nova ministra

0

A nova ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que assumiu o cargo nesta segunda-feira (5), no lugar de Cida Gonçalves, afirmou que a pasta pretende ampliar a escuta dessa população no país e revelou a missão que recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao convidá-la para o posto.

“Foi uma boa conversa com o presidente. Ele disse que quer ver as mulheres mais contentes, mais protegidas, que ele quer ver as mulheres em cada um dos 5.572 municípios desse país, que elas se sintam respeitadas, acolhidas, ouvidas, escutadas”, afirmou a assistente social, que volta a ocupar um cargo no primeiro escalão do governo petista. 

A declaração foi feita ao lado da agora ex-ministra Cida Gonçalves, na sede do ministério, em Brasília, antes delas se reunirem para trabalhar na transição de comando.

Márcia Lopes lembrou que este será um ano importante, pois a pasta organizará a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, prevista para ocorrer entre 16 e 19 de setembro.

“Queremos conferências em todos os municípios brasileiros, nos estados, e a grande conferência nacional. Esse é o momento da gente se olhar cara a cara e dizer: o que você está precisando, mulher? O que vocês, mulheres, querem desse país? Vivemos em um mundo de grande complexidades, do ponto de vista emocional, psicológico, das inseguranças todas”, observou.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Ainda segundo Márcia Lopes, o Ministério das Mulheres não executa diretamente as políticas setoriais, que dependem da ação de diversas outras pastas, como Saúde, Educação, Trabalho e Emprego, entre outras, e prometeu amplo diálogo interministerial e também com os demais entes federativos, como estados e municípios.

De saída da pasta, Cida Gonçalves negou que qualquer problema interno tenha impactado sua demissão, e falou em necessidade de novos rumos.

“Na verdade, precisamos de um momento em que é preciso renovar algumas coisas, isso é importante. Eu tenho mais o perfil gestora, quero voltar para o campo de onde eu venho. É uma construção minha e do presidente, com muita tranquilidade. Vou voltar para o lugar de onde eu vim, que é o movimento de mulheres. É uma troca em que precisamos de energia nova, espaços novos e eu também preciso voltar para o espaço de onde eu vim”, afirmou.

Esta é a 12ª mudança ministerial do governo Lula desde o início do terceiro mandato. Na última sexta-feira (2), o presidente já havia trocado o comando do Ministério da Previdência, em meio a investigação de fraude no pagamento de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Fonte: Agência Brasil

MP denuncia Ex-CEO do Hotel Urbano por furto de obras de arte

0

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou o ex-CEO [diretor executivo] do antigo Hotel Urbano, atual Hurb, João Ricardo Rangel Mendes, por furto qualificado e adulteração de identificação de veículo. 

Ele foi preso em flagrante no final de abril, após furtar obras de arte e outros objetos de um hotel e de um escritório de arquitetura no Rio de Janeiro e está com a prisão preventiva decretada pela Justiça. 

Ao oferecer a ação penal, a Promotoria de Justiça junto à 32ª Vara Criminal da Capital se manifestou pela manutenção da prisão preventiva do denunciado.

Na denúncia, o Ministério Público lembra que João Ricardo é réu em outro processo criminal, no qual responde pelo crime de estelionato, “em razão de sua atuação como CEO da agência de viagens digital Hurb, tendo lesado economicamente diversas pessoas ao vender pacotes de viagens e passagens aéreas e, após, cancelá-los, sem devolver os valores, o que demonstra seu perfil voltado para a prática de crimes patrimoniais”.

Crimes

Os crimes foram praticados no dia 25 do mês passado. Em um dos casos, o denunciado fingiu ser entregador de aplicativo para furtar um quadro, colocando a peça no interior de uma bolsa de entregas. No mesmo dia, seguiu para um escritório de arquitetura e furtou quadros, uma mesa digitalizadora, duas carteiras com dinheiro, entre outros itens. Para executar o crime, João Ricardo se apresentou como eletricista. 

João Ricardo subtraiu uma obra de arte e três esculturas do Hotel Hyatt, na Praia da Barra da Tijuca. No dia seguinte, ainda de acordo com a denúncia, ele furtou dois quadros do escritório Duda Porto Arquitetura, além do Ipad e a carteira do dono do escritório, que fica dentro do Casa Shopping, no mesmo bairro.

A direção do shopping procurou a polícia após analisar as câmeras de segurança e flagrar o furto no escritório de arquitetura. As investigações mostraram que, antes disso, ele tinha furtado as obras de arte do hotel. A Polícia Civil conseguiu identificar que se tratava do ex-CEO por meio das imagens.

Fonte: Agência Brasil

Nota de pesar pelo falecimento do ex-deputado distrital Nagad Zakhour

0

A Câmara Legislativa do Distrito Federal manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-deputado distrital Nagad Zakhour, ocorrido nesta segunda-feira (5), em Anápolis (GO), devido a um infarto. Nagad Zakhour fez parte da terceira legislatura desta Casa de Leis (1999-2002).

O velório ocorrerá nesta terça-feira (6) às 15h, no Cemitério da Esperança (capela 10), Asa Sul.

Neste momento de dor, a CLDF se solidariza com os familiares e amigos de Nagad Zakhour, reconhecendo sua dedicação à vida pública e aos interesses da sociedade brasiliense.

Agência CLDF

Fonte: Agência CLDF

Cruzeiro derrota Real Brasília para liderar o Brasileiro Feminino

0

Na partida que fechou a 9ª rodada da Série A1 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino, o Cruzeiro derrotou o Real Brasília por 3 a 0, na tarde desta segunda-feira (5) no estádio Defelê, em Brasilia, para a assumir a liderança da classificação da competição com 23 pontos conquistados.

As Cabulosas abriram o marcador aos 18 minutos do primeiro tempo. A bola foi levantada na entrada da área, onde a volante Gaby Soares escorou de cabeça para a grande área, onde Marília dominou de direita antes de bater cruzado de esquerda.

Antes do intervalo, aos 32 minutos, foi a vez de Gisseli deixar o seu. Marília aproveitou bola recuada de forma errada pela defesa do Real Brasília para dominar, driblar a goleira Tainá e cruzar para o meio da área, onde a lateral teve apenas o trabalho de escorar de primeira para ampliar a vantagem da Raposa.

O Cruzeiro continuou melhor na etapa final e chegou ao terceiro aos 17 minutos, quando Marília aproveitou bola que ficou viva na área após cobrança de escanteio para bater com força para superar Tainá.

“Estou muito feliz de voltar a marcar, ajudar a equipe. São muito importantes esses três pontos, pois estamos na liderança. E vamos seguir firme para continuar no topo”, declarou a artilheira Marília à assessoria de imprensa do Cruzeiro.



Fonte: Agência Brasil