Início Site Página 1014

Aprendiz do Futuro terá 10 mil vagas

0
Governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta quinta-feira (08/05), ampliação do programa Aprendiz do Futuro, de 6.250 para 10 mil vagas

O governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta quinta-feira (08/05), a ampliação do programa Aprendiz do Futuro, de 6.250 para 10 mil vagas, durante a apresentação dos 561 novos contratados pela iniciativa.

Eles foram recepcionados também pela coordenadora do Goiás Social, a primeira-dama Gracinha Caiado, em cerimônia no Teatro Rio Vermelho. Outra novidade apresentada foi a parceria com a Prefeitura de Goiânia para incluir os aprendizes na administração municipal.

“O Aprendiz do Futuro é um diferencial enorme, porque são portas que vão se abrir. Eu quero ver a determinação e a vontade de vocês, porque é na dificuldade que vão se transformar em uma referência profissional amanhã. O meu conselho é que estudem, porque não têm como se destacar sem dedicação”, ressaltou o governador.

Ronaldo Caiado durante anúncio: “meu conselho é que estudem, porque não têm como se destacar sem dedicação” (Fotos: Walter Folador e Lucas Diener)

Gracinha Caiado destacou a importância do programa para romper a desigualdade social.

“O Aprendiz do Futuro nasceu com um propósito de abrir portas para a juventude do nosso Estado. Ele foi criado para ser grande e, acima de tudo, para ser transformador. Por isso, vamos ampliar o Aprendiz do Futuro”.

“São oportunidades reais, novas histórias e jovens do futuro. Essa expansão só é possível porque temos grandes parceiros ao nosso lado”, salientou Gracinha Caiado.

O vice-governador Daniel Vilela enfatizou que o programa é uma oportunidade para que os jovens se relacionem profissionalmente com pessoas mais experientes.

“Vocês precisam aproveitar essa chance e serem proativos para poder desempenhar e adquirir novos conhecimentos. O Aprendiz do Futuro abre caminhos para desenvolverem a habilidade da comunicação”, salientou.

Durante o evento, o governador Ronaldo Caiado assinou o termo de cooperação entre o Governo de Goiás e a Renapsi, parceira na iniciativa, para ampliação do número de jovens atendidos pelo programa de 6.250 para 10 mil.

Caiado amplia programa Aprendiz do Futuro para 10 mil jovensCaiado amplia programa Aprendiz do Futuro para 10 mil jovens
Além da ampliação do número de vagas, outra novidade é a parceria com a Prefeitura de Goiânia para incluir aprendizes na administração municipal (Fotos: Walter Folador e Lucas Diener)

As vagas do Programa Aprendiz do Futuro são direcionadas para atuação em órgãos públicos com jornada de meio período. Os beneficiados recebem o pagamento de meio salário mínimo, além do vale-alimentação, vale-transporte, seguro de vida, férias e décimo terceiro salário.

Os jovens foram selecionados por meio de edital e atendem a alguns requisitos, como: ter de 14 a 15 anos; ser estudante da rede pública ou 100% bolsista na rede particular; e renda familiar de até dois salários mínimos ou meio salário por pessoa.

Aprendiz do Futuro

Lançado em 2021, o programa está presente nos 246 municípios goianos. Desde que iniciou as atividades, o Aprendiz do Futuro já contabiliza mais de 13 mil beneficiados. 

“O programa prioriza aqueles que até um tempo atrás estavam invisíveis pelos governos: jovens indígenas, jovens quilombolas, ciganos, afrodescendentes, adolescentes que estão em acolhimento institucional ou em cumprimento de medidas socioeducativas”.

“Também dedicamos atenção especial aos jovens que perderam os pais durante a pandemia do Covid. Reservamos cotas para pessoas com deficiência, pois inclusão não é uma concessão, mas sim, um direito fundamental”, ressaltou o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds), Wellington Matos.

A respeito da ampliação do programa, a presidente da Renapsi, Maria Raquel Barbosa, afirmou que o Aprendiz do Futuro é a maior vitrine nacional de atendimento aos jovens.

“A socioaprendizagem é aquilo que garante o jovem na escola para a sua formação no ensino formal, no trabalho, na formação de renda, que é o interesse e a necessidade de todos nós”, reforçou.

Lançado em 2021, o Aprendiz do Futuro está presente nos 246 municípios goianos e desde que iniciou atividades, já contabiliza mais de 13 mil beneficiados (Fotos: Walter Folador e Lucas Diener)

O secretário de Desenvolvimento, Wellington Matos, comentou durante a cerimônia a parceria com Prefeitura de Goiânia, que passa a incluir aprendizes do futuro na estrutura.

“O Aprendiz do Futuro, nesses anos de funcionamento, nunca conseguiu lotar nenhum jovem na administração municipal da capital. Era a única prefeitura que faltava ter o programa, mas agora nós teremos cerca de 500 jovens”, celebrou.

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, definiu a oportunidade de participar do programa como “única”.

“Aprendizes vocês são o futuro. Vocês já são sucesso porque vão estar ralando, aprendendo, tendo oportunidade de crescer, vão crescer muito”, afirmou. 

Sara Vitorya, de 15 anos, contou que entrou no programa aos 14 anos com o sonho de ter o próprio dinheiro e conseguir ajudar a família.

“O Aprendiz do Futuro tem me ensinado a ter responsabilidade como horário, respeitar os colegas de trabalho e, principalmente, a cuidar do meu dinheiro, porque ganhar o salário e não saber administrar é como não ter nada”, explicou.

Saiba mais

Nova lei reserva 20% das vagas em concursos para candidatos negros

Goiás Social abre edição itinerante em Padre Bernardo

Moradores de Anicuns recebem benefícios e serviços do Goiás Social

Gracinha Caiado fortalece ações do Goiás Social

Secretaria de Comunicação (Secom) – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Papa Leão XIV pede que Igreja ilumine "noites escuras do mundo”

0

Ao celebrar sua primeira missa nesta sexta-feira (9), o papa Leão XIV disse esperar que a Igreja atue como “farol que ilumina as noites do mundo”. “E isso não tanto pela grandiosidade de suas estruturas, mas pela santidade dos seus membros”, destacou, durante a celebração na Capela Sistina.

De acordo com informações do Vaticano, durante a homilia, Leão XIV se dirigiu aos cardeais presentes e convidou-os a refletir “sobre as maravilhas que o Senhor fez, sobre as bênçãos que o Senhor continua a derramar sobre todos nós por meio do ministério de Pedro”.

“O Senhor me chamou para carregar essa cruz e realizar essa missão e sei que posso contar com cada um de vocês para caminhar comigo. Continuamos como Igreja, como uma comunidade de amigos de Jesus, como fiéis para anunciar a boa nova, para anunciar o Evangelho.”

Em seguida, segundo comunicado publicado pela Santa Sé, o novo pontífice começou a ler um texto previamente preparado em que refletiu sobre uma frase que Simão Pedro dirige a Jesus, contida no capítulo 16 do Evangelho de Mateus: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

“Essas palavras de Pedro, afirma o papa recém-eleito, expressam em síntese o patrimônio que há 2 mil anos a Igreja preserva, aprofunda e transmite através da sucessão apostólica. Ou seja, Jesus é o único Salvador e o revelador da face do Pai”, destacou o Vaticano.

“Hoje, não são poucos os contextos em que a fé cristã é considerada algo absurdo, destinada a pessoas débeis e pouco inteligentes; contextos em que a ela preferem-se outras seguranças, como a tecnologia, o dinheiro, o sucesso, o poder e o prazer”, ressaltou Leão XIV.

Antes de concluir, o papa citou uma frase proferida por Santo Inácio de Antioquia quando caminhava para seu martírio: “Então, serei verdadeiro discípulo de Jesus, quando o meu corpo for subtraído à vista do mundo”.

“Essas palavras, afirmou, recordam um compromisso irrenunciável para quem, na Igreja, exerce um ministério de autoridade: desaparecer para que Cristo permaneça, fazer-se pequeno para que Ele seja conhecido e glorificado gastar-se até ao limite para que a ninguém falte a oportunidade de O conhecer e amar”, ressaltou o Vaticano.

“Que Deus me dê esta graça, hoje e sempre, com a ajuda da terna intercessão de Maria, Mãe da Igreja”, concluiu Leão XIV.

 

Fonte: Agência Brasil

Petrobras descobre óleo de qualidade na Bacia de Santos

0

A Petrobras anunciou, nesta sexta-feira (9), no Rio de Janeiro, uma nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos. 

Segundo a estatal, o óleo extraído de um poço exploratório do bloco de Aram é de “excelente qualidade e sem contaminantes”.

O poço está em profundidade de 1.952 metros de lâmina d’água e é localizado a 248 quilômetros da cidade de Santos.

Análises laboratoriais

Análises laboratoriais para caracterizar as condições dos reservatórios e dos fluidos encontrados serão feitas para avaliar o potencial da área. Além disso, serão perfurados mais dois poços.

O consórcio que explora o bloco de Aram desde 2020, que tem a Petrobras como operadora, com 80% do empreendimento, e a CNPC como parceira, com os 20% restantes, tem até 2027 para concluir seu Plano de Avaliação de Descoberta. Aram é explorado sob o regime de partilha, em que a Pré-Sal Petróleo (PPSA) é a gestora.

Fonte: Agência Brasil

Xodó de Cozinha mostra como preparar receitas com batata-doce

0

A edição inédita do programa Xodó de Cozinha recebe a chef Rosana Beatriz neste sábado (10), às 13h, na TV Brasil, para um papo com a apresentadora Regina Tchelly sobre nutrição e alimentos que oferecem versatilidade no preparo e consumo.

Convidada e anfitriã conversam sobre a batata-doce e fazem três receitas saborosas. Durante a produção, elas colhem as folhas da hortaliça para utilizar nas dicas culinárias. As duas chefs ensinam a fazer salpicão de batata-doce crua, patê de folhas com o ingrediente e chips de batata-doce. Ainda comentam sua relação com o alimento e explicam sobre a apresentação e o paladar.

Atração original do canal público, o Xodó de Cozinha prioriza refeições saudáveis, nutritivas, de baixo custo e com o aproveitamento integral dos alimentos. O programa está disponível no app TV Brasil Play e também pode ser acompanhado no YouTube da emissora.

Dicas de preparo com a batata-doce

Fundadora do projeto Favela Orgânica, a chef Regina Tchelly destaca os benefícios da batata-doce no decorrer do encontro com Rosana Beatriz no Xodó de Cozinha. De acordo com a apresentadora, o tubérculo se multiplica rápido e é fonte de muita energia.

Ingrediente bastante versátil, a batata-doce é utilizada em pratos variados, desde refeições salgadas até sobremesas. A hortaliça ainda tem a vantagem do preparo de diversas formas. Ela pode ser cozida, assada, frita, feita no vapor na forma de purê, como sopa ou ainda em sucos. As chefs explicam que as receitas são opções deliciosas para café da manhã, almoço, lanche ou jantar.

Relação da chef Rosana Beatriz com a comida

Mulher com uma história de vida inspiradora, a chef Rosana Beatriz migrou de carreira em 2015 quando fez a graduação em gastronomia. Especialista em comida brasileira e vegana, recorda suas experiências familiares com a comida. “A gente desenvolve um amor pela cozinha”, afirma.

A atuação na educação alimentar une e transforma. A convidada conta sua trajetória e fala do trabalho realizado na Associação Cultural Lanchonete <> Lanchonete no território da Pequena África, no bairro da Gamboa, na região central da cidade do Rio de Janeiro. “É bonito e gratificante ver as crianças comendo. Elas acharem bom porque você fez. Sentir essa felicidade das pessoas”, reflete a chef Rosana Beatriz.

 


Rio de Janeiro (RJ), 08/05/2025 - Xodó de Cozinha, da TV Brasil, mostra como preparar receitas com batata-doce
Apresentadora Regina Tchelly recebe a chef Rosana Beatriz no programa da emissora pública. Foto: TV Brasil/Divulgação
Rio de Janeiro (RJ), 08/05/2025 - Xodó de Cozinha, da TV Brasil, mostra como preparar receitas com batata-doce
Apresentadora Regina Tchelly recebe a chef Rosana Beatriz no programa da emissora pública. Foto: TV Brasil/Divulgação

Sobre o Xodó de Cozinha

Apresentado pela chef Regina Tchelly na TV Brasil, o programa Xodó de Cozinha busca incentivar a alimentação saudável e de baixo custo. A temporada de estreia tem 26 episódios. Cada edição conta com um convidado especial para preparar receitas com um alimento específico e conversar sobre um tema. A produção recebe personalidades como Bela Gil, André Trigueiro e Sidarta Ribeiro, entre outros.

Com seu afeto e carisma, a chef Regina Tchelly tem uma linguagem bastante característica para cativar o público e os entrevistados da nova atração televisiva. “Os convidados são incríveis e fico feliz de estar reunida com tanta gente que está fazendo acontecer, mostrando que é possível comer bem, de forma saudável e acessível”, conta.

Os assuntos discutidos na produção giram em torno de questões como sustentabilidade, combate à fome, sazonalidade dos alimentos, geração de renda, empreendedorismo e educação financeira. Além disso, o programa valoriza a cultura tradicional e afetiva, além de abordar pratos que evocam memórias e heranças culinárias.

A atração é gravada na cozinha do projeto Favela Orgânica, iniciativa idealizada por Regina Tchelly que há 13 anos promove a culinária saudável nas comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio de Janeiro. Coprodução realizada pela TV Brasil com a Kromaki, o Xodó de Cozinha tem direção de Pedro Asbeg.

Sobre o Favela Orgânica

O Favela Orgânica já recebeu diversos prêmios, nacionais e internacionais, por suas ações que visam promover a segurança alimentar, capacitação profissional e uma mudança na cultura de consumo e desperdício de alimentos. Chef de cozinha, empreendedora social e fundadora do projeto, Regina é paraibana e mora no Rio de Janeiro há 20 anos.

Fonte: Agência Brasil

Programação gratuita comemora 23ª Semana Nacional de Museus em Goiás

0
23ª Semana Nacional de Museus, será realizada de 12 a 18 de maio, no Museu Pedro Ludovico Teixeira, Centro Cultural da UFG, Museu da Imagem e do Som e Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás (Fotos: Secult-GO)

A Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult) participa da 23ª Semana Nacional de Museus, de 12 a 18 de maio, com uma série de atividades voltadas à valorização dos museus e ao fortalecimento da relação dessas instituições com a sociedade.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em celebração ao Dia Internacional dos Museus (18/05), o tema deste ano é O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação, subdividido em três subáreas essenciais: “Patrimônio Imaterial”, “Juventude” e “Novas Tecnologias”.

A Semana Nacional de Museus reúne museus, centros culturais e instituições de memória de todo o Brasil. Em Goiás, a programação será aberta oficialmente nesta segunda-feira (12/05), no Museu Pedro Ludovico Teixeira.

Secult celebra 23ª Semana Nacional de Museus com programação gratuitaSecult celebra 23ª Semana Nacional de Museus com programação gratuita
Semana Nacional de Museus reúne museus, centros culturais e instituições de memória de todo o Brasil. Em Goiás, programação será aberta oficialmente nesta segunda-feira (12/05), no Museu Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (Foto: Secult-GO)

A programação, totalmente gratuita, segue ao longo da semana em diversos instituições culturais geridas pela Secult, incluindo o Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás.

“Neste ano, refletimos sobre as transformações tecnológicas e sociais que impactam nossa relação com a memória e o patrimônio cultural. E Goiás se destaca na programação nacional com atividades que valorizam nossa identidade e aproximam as instituições da comunidade, fortalecendo o compromisso com a cultura e a história do Estado”, frisa a secretária de Estado da Cultura de Goiás, Yara Nunes.

Programação gratuita comemora 23ª Semana Nacional de Museus em GoiásProgramação gratuita comemora 23ª Semana Nacional de Museus em Goiás
Dentro da programação será realizada Aula Aberta e Audição de Vinil, no Museu da Imagem e do Som (MIS), na terça (13/05), das 9h às 12h (Fotos: Secult-GO)

Programação

  • 12/05 – Abertura Oficial – Museu Pedro Ludovico Teixeira – 9h às 12h 
  • 13/05 – Aula Aberta e Audição de Vinil – Museu da Imagem e do Som – 9h às 12h
  • 14/05 – Aula Aberta e Sessão VHS – Museu da Imagem e do Som – 9h às 12h 
  • 15/05 – Palestra: Refletindo sobre passados e futuros nos museus históricos goianos – Palácio Conde dos Arcos – 10h às 12h 
  • 15 e 16/05 – Roda de Conversa: Retratos de Si: Imagem, Identidade e Construção – Museu da Imagem e do Som – 9h às 12h 
  • 16/05 – Mesa Redonda: Entre Imagens e Vestígios A coleção Samuel Costa – Centro Cultural da UFG – Praça Universitária – 14h às 16h30 
  • 17/05 – Encerramento – Café com Pedro – Museu Pedro Ludovico Teixeira – 10h às 12h 

Saiba mais

Sinfônica Jovem apresenta Concerto Mosaico em homenagem às mães

Aparecida de Goiânia recebe espetáculo “A Trança Perdida”

Carioca se apresenta no Teatro Goiânia

Cineclube da Luluzinha retoma atividades na próxima segunda

Estado lança Claque Cultural, maior maratona de espetáculos do país

Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult) – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

TV Brasil transmite duas partidas do Brasileirão Feminino neste sábado

0

A TV Brasil exibe neste sábado (10) dois confrontos válidos pela décima rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino – Série A1. Às 16h45, Flamengo e Real Brasília se enfrentam no Rio de Janeiro e, mais tarde, às 20h45, Juventude e Internacional disputam o clássico gaúcho na cidade de Bento Gonçalves.

As transmissões contam com o apoio das emissoras parceiras da TV Brasil que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), ampliando o alcance dos jogos para diversas regiões do país. Para saber como sintonizar a TV Brasil em sua cidade, acesse tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar

TV Brasil dedica parte expressiva de sua programação à cobertura esportiva. Neste ano, a emissora transmitiu campeonatos estaduais de futebol e a final da Copa Verde. O esporte feminino ocupa posição de destaque, com a exibição do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino – Série A1 e da Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa).

Com o fim da nona rodada, o Cruzeiro ultrapassou a Ferroviária e agora ocupa a liderança do campeonato. O Flamengo está em 7º; Real Brasília, em 13º; Juventude, em 14º; e Internacional, em 12º.

Videocast Copa Delas 

Fique por dentro das novidades, curiosidades e bastidores do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino com o Copa Delas, videocast semanal da TV Brasil disponível no YouTube. A atração traz entrevistas exclusivas, análise das rodadas, destaques das jogadoras e conteúdos inéditos sobre os clubes participantes. 

Brasileirão Feminino A1

A edição de 2025 do Campeonato Brasileiro Feminino A1 reúne 16 clubes que se enfrentam em turno único na fase de classificação. Os oito primeiros avançam para as quartas de final.

As equipes participantes são Juventude, América-MG, Internacional, Bahia, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Ferroviária, Sport, Instituto 3B-AM, Fluminense, Cruzeiro, Grêmio, Real Brasília, Corinthians, Flamengo e São Paulo.

Ao vivo e on demand 

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. 

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O App pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV. 

Fonte: Agência Brasil

Quem é o papa Leão XIV: próximo de Francisco e missionário no Peru

0

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi apresentado no início da tarde nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da Igreja. O nome escolhido pelo novo pontífice é Leão XIV. Ele sucede o papa Francisco, falecido no último dia 21. De acordo com o Vaticano, Prevot é o primeiro papa agostiniano.

O lema episcopal do novo pontífice é In Illo uno unum (Em um só nós somos um), palavras que Santo Agostinho pronunciou em um sermão, a exposição sobre o Salmo 127, para explicar que, “embora nós, cristãos, sejamos muitos, no único Cristo, somos um”.

Durante a última hospitalização de Francisco, o novo papa presidiu o rosário pela saúde de seu antecessor, no dia 3 de março, na Praça São Pedro.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Trajetória

Robert Francis Prevost nasceu em 14 de setembro de 1955 em Chicago, no estado norte-americano de Illinois. Ele é filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de ascendência espanhola, e tem dois irmãos, Louis Martín e John Joseph.

Em 1977,Prevost ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho, na província de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Saint Louis. Fez sua primeira profissão em 2 de setembro de 1978 e, em 29 de agosto de 1981, emitiu seus votos solenes.

Estudou na Catholic Theological Union, em Chicago, onde se formou em teologia. Aos 27 anos, foi enviado por seus superiores a Roma para estudar direito canônico na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino. Recebeu sua ordenação sacerdotal em 19 de junho de 1982.

Prevost obteve sua licenciatura em 1984 e, no ano seguinte, foi enviado para trabalhar em missão na cidade de Chulucanas, em Piura, Peru, de 1985 a 1986. Em 1987, concluiu seu doutorado com a tese “O papel do prior local na Ordem de Santo Agostinho”. No mesmo ano, foi eleito diretor de vocações e diretor das missões da província agostiniana Mãe do Bom Conselho de Olympia Fields, Illinois.

Em 1988, foi enviado em missão à Trujillo, também no Peru, como diretor do projeto de formação conjunta para aspirantes agostinianos nos vicariatos de Chulucanas, Iquitos e Apurímac. Lá, atuou como prior da comunidade (1988-1992), diretor de formação (1988-1998) e professor dos que professam (1992-1998).

Também na arquidiocese de Trujillo, foi vigário judicial (1989-1998) e professor de direito canônico, patrístico e moral no Seminário Maior San Carlos e San Marcelo.

Em 1999, foi eleito prior provincial da Província Agostiniana “Mãe do Bom Conselho” de Chicago, e dois anos e meio depois, no Capítulo Geral Ordinário da Ordem de Santo Agostinho, seus coirmãos o escolheram como prior geral, confirmando-o em 2007 para um segundo mandato.

Retorno aos EUA

Em outubro de 2013, retornou à sua província agostiniana, em Chicago, e foi diretor de formação no convento de Santo Agostinho, além de primeiro conselheiro e vigário provincial, cargos que ocupou até que o então papa Francisco o nomeasse, em 3 de novembro de 2014, administrador apostólico da diocese peruana de Chiclayo, elevando-o à dignidade episcopal como bispo titular de Sufar.

Prevost entrou na diocese em 7 de novembro, na presença do núncio apostólico James Patrick Green, que o ordenou bispo pouco mais de um mês depois, em 12 de dezembro, durante a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, na Catedral de Santa Maria.

Em 26 de setembro de 2015, foi nomeado bispo de Chiclayo pelo pontífice argentino e, em março de 2018, foi eleito segundo vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana, na qual também foi membro do Conselho Econômico e presidente da Comissão de Cultura e Educação.

Proximidade com Francisco 

Em 2019, novamente por decisão de Francisco, foi incluído entre os membros da Congregação para o Clero em 13 de julho de 2019 e, no ano seguinte, entre os membros da Congregação para os Bispos. Em abril de 2020, recebeu a nomeação pontifícia também como administrador apostólico da diocese peruana de Callao.

Em 30 de janeiro de 2023, Francisco chamou Prevost a Roma para atuar como prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, promovendo-o a arcebispo. Em setembro do mesmo ano, o tornou cardeal, atribuindo-lhe o diaconato de Santa Mônica.

Prevost tomou posse em 28 de janeiro de 2024 e, como chefe do dicastério, participou das últimas viagens apostólicas de Francisco e da primeira e segunda sessões da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade, realizadas em Roma de 4 a 29 de outubro de 2023 e de 2 a 27 de outubro de 2024, respectivamente.

Finalmente, em 6 de fevereiro deste ano, Prevost foi promovido à ordem dos bispos pelo pontífice argentino, obtendo o título de Igreja Suburbicária de Albano. 

Fonte: Agência Brasil

Dólar cai para R$ 5,66 após Copom e acordo entre EUA e Reino Unido

0

A elevação de juros no Brasil e o acordo comercial entre Estados Unidos e Reino Unido fizeram o mercado financeiro ter um dia de alívio. O dólar voltou a ficar abaixo de R$ 5,70. A bolsa de valores subiu mais de 2% e fechou no maior nível desde agosto do ano passado.

O dólar comercial encerrou esta quinta-feira (8) vendido a R$ 5,661, com recuo de R$ 0,085 (-1,47%). A cotação operou em baixa durante todo o dia e despencou durante a tarde, fechando na mínima do dia. O real teve o segundo melhor desempenho entre as moedas latino-americanas, atrás apenas do peso argentino.

A moeda norte-americana está no menor nível em seis dias. Em 2025, a divisa cai 8,4%.

Na bolsa de valores, o dia foi marcado pela euforia. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 136.292 pontos, com alta de 2,12%. Esse é o maior nível de fechamento desde 28 de agosto do ano passado. Por volta das 12h40, o indicador ultrapassou os 137,6 mil pontos e superou o recorde histórico por alguns minutos.

Tanto fatores domésticos como externos contribuíram para a melhoria do mercado financeiro. No Brasil, a indicação de que o Banco Central pretende manter a Taxa Selic (juros básicos da economia) alta pelo tempo necessário para controlar a inflação foi bem recebida.

A informação foi divulgada em comunicado após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que elevou a Selic para 14,75% ao ano. Juros altos no Brasil ajudam a atrair capital financeiro internacional para o país.

No cenário internacional, o anúncio de um acordo comercial entre Estados Unidos e Reino Unido animou o mercado global. O clima melhorou durante a tarde, quando o presidente norte-americano, Donald Trump, disse haver avanço nas negociações com a China, sem entrar em detalhes.

*Com informações da Reuters

Fonte: Agência Brasil

Papa Leão XIV deve seguir pontificado de paz e acolhimento, diz CNBB

0

O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, disse nesta quinta-feira (8) que a mensagem expressa pelo novo papa Leão XIV, ao ser escolhido como sucessor de Pedro, aponta para um pontificado voltado para o bem comum dos povos, em acordo com a doutrina social da igreja elaborada pelo papa Leão XIII, que serviu de inspiração para o nome do novo papa.

“Ele veio mostrar que é preciso que o mundo inteiro ore pela paz. Com esse início do pontificado dele, apontando para que a paz esteja entre as pessoas; para retomar a doutrina social da igreja, que tem como objetivo fundamental o diálogo entre as nações e o bem comum. Ele trouxe já de maneira muito positiva algo que todos nós ansiamos que é a paz no mundo”, afirmou o religioso, em coletiva de imprensa. 

Dom Ricardo também apontou a dignidade do trabalho e o combate à escravidão como possíveis temas que o novo papa deve abordar.

“Tenho certeza que o fato de resgatar Leão XIII e a doutrina social vai trazer mais intensidade para que o mundo se abra para a dignidade do ser humano no trabalho, principalmente combatendo a escravidão no trabalho, que muitos países ainda vivem isso”, avaliou. 

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Em uma mensagem divulgada na tarde desta quinta-feira, após a escolha do novo sumo pontífice, a CNBB disse esperar que Leão XIV mantenha o caminho de abertura da igreja, seguindo o legado do papa Francisco. Na avaliação da CNBB, o novo papa vai atuar na busca da paz, orientando a doutrina da igreja para o social, em especial os mais pobres. 

Escuta e pacificação 

Ao falar sobre a expectativa com o novo papa, Dom Ricardo afirmou ainda que, como cardeal, o norte-americano Robert Francis Prevost se destacou por ser uma pessoa que escuta. Segundo Dom Ricardo essa capacidade vai ser um ponto de destaque do novo papa, especialmente nas relações diplomáticas.

“É um homem que escuta, que está atento ao que se diz. Tenho certeza que isso vai ser fundamental na conversa com os grandes governadores, com os que estão a frente dos países em crise. A igreja fortalecendo pontes, mas não por ele ser norte-americano, mas porque os papas estão com a missão de sempre buscar a paz”, opinou.

Ao ser questionado como se dará a relação do papa, um norte americano, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Dom Ricardo reiterou que o novo pontífice deve buscar a pacificação.

“Os papas são grandes pacificadores que tem como ponto fundamental ajudar também os governantes a buscarem caminhos de paz. Como ele vai fazer, de que maneira ele vai fazer, cabe ao Santo Padre decidir esses caminhos e vamos conhecer ao longo do tempo. Mas, com certeza, ele já deu a chave de leitura quando iniciou falando da paz. É um pacificador, alguém que vai buscar esse diálogo, alguém que vai sentar e ouvir”, apontou.

Acolhimento

Durante coletiva, ao ser questionada qual deve ser a visão do novo papa em relação a abertura da igreja a grupos invisibilizados, a exemplo da população LGBTQIA+, Dom Ricardo disse acreditar na manutenção do processo de acolhimento.

“O fato é que a igreja vem caminhando de uma maneira bonita através do papa Francisco aos invisibilizados, excluídos, e a palavra que ele [Leão XIV] usou hoje: vulnerabilizados – aqueles que estão de lado -, abrange muitos grupos, não só LGBTQIA+, mas muitos outros que são deixados de lado”, afirmou. 

“Muito mais do que uma bandeira sobre gênero, a igreja vem caminhando para a dignidade da pessoa humana, para que todas as pessoas humanas sejam respeitadas”, concluiu.

Acusações

Dom Ricardo também foi questionado a respeito das acusações de três mulheres, em 2020, contra o então cardeal Prevost, de ter acobertado casos de abuso sexual, quando era administrador da diocese de Chiclayo, no Peru. O secretário-geral da CNBB disse que não houve acobertamento e que o processo foi levado em frente.

“Importante que o processo foi à frente e foi o próprio Prevost, que à época levou a Roma para que fosse investigado até as últimas consequências. Portanto, ele não tem nada que possa dizer que ele esteve omisso, pelo contrário, foi ele quem trouxe o processo para que fosse bem investigado e é isso que desejamos de todos os processos, que sejam investigados no nível mais alto”, respondeu Dom Ricardo observando que o processo ainda está em andamento no Vaticano.

Brasil

Prevost esteve no Brasil duas vezes, como padre geral dos agostinianos, nos anos de 2012 e 2013, como padre geral dos agostinianos, nas cidades de Guarulhos, em São Paulo, e na capital mineira, Belo Horizonte.

Dom Ricardo revelou que o então cardeal Prevost, de 69 anos, estava com passagem marcada para o Brasil. Ele participaria da 62ª Assembleia Ordinária da CNBB, prevista para acontecer no período de 30 de abril a 09 de maio. O evento foi cancelado em razão da morte do papa Francisco.

“Normalmente temos um retiro espiritual durante os dez dias que os bispos ficam em Aparecida [local da assembleia] e este ano, em fevereiro, a presidência da CNBB, fez esse convite e ele aceitou de muito bom grado”, relatou Dom Ricardo. “Ele é um papo jovem, tem saúde e tenho certeza que agora convites não faltarão para ele visitar o Brasil”, disse.

Fonte: Agência Brasil

AGU pede bloqueio de R$ 2,5 bi de 12 associações por fraudes no INSS

0

A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou ter pedido nesta quinta-feira (8) à Justiça Federal o bloqueio urgente de R$ 2,56 bilhões em bens de 12 entidades associativas investigadas por possíveis fraudes em aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com o ministro-chefe da AGU, Jorge Messias, as associações primeiro processadas constituem o “núcleo da fraude”, sendo alvo do maior número de reclamações de fraude por parte de segurados do INSS.

O valor buscado pelo governo corresponde a tudo que foi arrecadado por essas entidades ao longo dos anos, que é o dano estimado inicial. 

“Estamos atribuindo aos descontos efetivados por essas entidades um risco pleno de 100%”, explicou Messias. 

 

“Essa medida é de suma importância para que possamos obter êxito no rastreio do recurso. Agora vamos iniciar uma fase de judicialização, que é uma fase complexa que exige rigor”, disse Messias. Segundo ele, o ressarcimento das fraudes deve ser feito pelo governo primeiro com os recursos recuperados das entidades e pessoas responsáveis.  

São alvo das ações cautelares urgentes ainda seis pessoas jurídicas suspeitas de intermediarem o desvio de recursos públicos, como laranjas. Segundo a AGU, o inquérito da Polícia Federal (PF) apresenta fortes indícios de que se tratam de empresas de fachada, criadas com o objetivo de cometer as fraudes ou para pagarem propinas a agentes públicos.

Em relação a outras entidades associativas que atuam junto ao INSS, Messias disse que será necessário aguardar o nível de resposta aos indícios de fraude. Ele lembrou que há associações legítimas, que possuem atuação histórica junto a aposentados e pensionistas.

“[É preciso] separar o que é irregularidade de perspectiva criminosa do que é irregularidade que pode ser sanada pela via administrativa”, disse. 

 

Messias disse ainda ter orientado a equipe de procuradores do governo a ingressarem como auxiliares em processos criminais que busquem punir os responsáveis pelas fraudes.

“Não mediremos esforços para responsabilizar essas pessoas, não admitiremos nenhum tipo de impunidade”, afirmou AGU.

Além do bloqueio de bens, a União busca também outras medidas cautelares contra pessoas físicas e jurídicas envolvidas nas fraudes do INSS, incluindo a busca por cripto-ativos eventualmente utilizados para ocultar os recursos desviados. As medidas incluem:

Quebra dos sigilos bancário e fiscal;

Bloqueio de atividades financeiras, inclusive as operações com cartões de crédito;

Suspensão temporária das atividades das entidades associativas requeridas;

Apreensão dos passaportes dos envolvidos;

Expedição de ofício às corretoras de criptomoedas, com o objetivo de localizar e penhorar valores eventualmente existentes

Entenda

A Polícia Federal (PF) deflagrou no mês passado a Operação Sem Desconto, que apura o desconto irregular de mensalidades por entidades associativas de aposentados e pensionistas do INSS. As fraudes são alvo de reclamações há anos por parte de segurados, que alegam sobretudo não terem autorizado os descontos, conforme exige a lei.

Cifras iniciais apresentadas pela PF dão conta de que R$ 6,3 bilhões de descontos associativos realizados entre 2019 e 2024 são suspeitos de fraude. 

Após o escândalo vir à tona, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Na última sexta (2), o antigo ministro da Previdência, Carlos Lupi, pediu demissão do cargo.

Fonte: Agência Brasil