Início Site Página 1012

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil, anuncia Lula

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que a China investirá mais R$ 27 bilhões no Brasil. Por estarem focados especialmente nas áreas de infraestrutura e tecnologia, os investimentos abrangerão também a área de educação, uma vez que será necessária ampla formação de profissionais, até mesmo para garantir a cadeia de suprimentos ainda a ser demandada.

Lula está em viagem oficial a Pequim, onde participou do Fórum Empresarial Brasil-China, com investidores chineses e brasileiros.

O fluxo comercial entre os dois países é de cerca de US$ 160 bilhões, informou a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Segundo o Palácio do Planalto, os recentes encontros contribuíram para ampliar ainda mais os investimentos chineses no Brasil. Os novos acordos preveem investimento de US$ 1 bilhão na produção de combustível renovável para aviação (SAF), a partir da cana-de-açúcar, e a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na área de energia renovável.

Discurso presidencial

Na madrugada desta segunda-feira (12), durante o discurso de encerramento do fórum, Lula destacou que a relação entre Brasil e China não é uma “relação comum”, mas uma relação de “dois países que têm compromisso de resolver o problema do empobrecimento que martelou a vida de ambos” durante muito tempo.

“É notável que a China tenha tirado, em 40 anos, 800 milhões de pessoas da pobreza. Como é notável que o Brasil, em apenas 10 anos, tenha tirado 54 milhões de pessoas que passavam fome no meu país”, afirmou Lula. Para o presidente brasileiro, tais feitos são consequência da inclusão de uma parcela significativa da população na economia desses países.

Brasil e China são “parceiros estratégicos e atores incontornáveis” no atual contexto geopolítico, em meio ao “ressurgimento de tendências protecionistas”, disse Lula,  referindo-se à recente política comercial adotada pelos Estados Unidos.

“Nós apostamos na redução das barreiras comerciais e queremos mais integração”, afirmou. Ainda de acordo com Lula, os dois países têm ainda o desafio de ampliar o intercâmbio de turistas, e que, para tanto, estão previstas novas conexões aéreas entre os dois países.

Colhendo frutos

O presidente brasileiro lembrou que, em novembro do ano passado, durante encontro com o presidente da China, Xi Jinping, foram estabelecidas sinergias entre os projetos de desenvolvimento dos dois países. “Hoje, colhemos os primeiros frutos desse trabalho”, disse Lula, ao enumerar uma série de projetos que avançaram, desde então.

“O Centro Virtual de Pesquisa e Desenvolvimento em Inteligência Artificial, fruto da parceria entre Dataprev e Huawei, será essencial para o desenvolvimento de aplicações em agricultura, saúde, segurança pública e mobilidade. A parceria da Telebras com a Spacesail ampliará a oferta de satélites de baixa órbita e levará a internet a mais brasileiros, principalmente aos que vivem em áreas mais remotas”, destacou.

Os acordos na área da saúde também foram citados pelo presidente, tanto no discurso quanto nas redes sociais. Foram oito acordos prevendo transferência de tecnologia na produção de medicamentos, insumos farmacêuticos ativos, vacinas e equipamentos médicos.

O chefe do governo brasileiro destacou também a cooperação entre o Senai Cimatec e a Windey, que resultará na instalação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em energia solar, eólica e sistemas de abastecimento.

“A experiência chinesa de refino de minerais críticos contribuirá para valorizar a produção em nosso território, inclusive com transferência de tecnologia nos ciclos de montagem de baterias elétricas. Possuímos reservas abundantes em terras raras, lítio, nióbio, cobalto, cobre, grafite, urânio e tório”, discursou Lula.

Infraestrutura

Sobre a área de infraestrutura, o presidente lembrou que o Corredor Ferroviário Leste-Oeste vai interligar o Brasil. 

“Será um empreendimento fundamental para a logística brasileira e um dos mais transformadores para a garantia da segurança alimentar do mundo”, disse. “Conectar os oceanos Atlântico e Pacífico, por meio de cinco rotas de integração, facilitará o intercâmbio comercial e levará mais desenvolvimento para o interior do continente sul-americano. As rotas bioceânicas encurtarão a distância entre Brasil e China em aproximadamente 10 mil quilômetros”, acrescentou.

Educação e formação profissional

Lula argumentou que os avanços tecnológicos pretendidos por meio das parcerias entre China e Brasil criarão uma demanda por profissionais especializados, o que requer investimentos também na área de educação.

“É importante lembrar que a gente não vai conseguir ser competitivo no mundo tecnológico, no mundo digital, se  não investir na educação; se não investir em engenharia, matemática. O ideal para o Brasil não é ficar exportando [apenas] soja. É exportar inteligência e conhecimento”, disse.

O presidente ressaltou, porém, que, para isso, não tem milagre. “Temos de investir em educação, como os chineses fizeram. Pergunte aos chineses quantos milhões de engenheiros eles formaram nos últimos anos. Daí essa revolução tecnológica [com] que os chineses se apresentam diante do mundo.”

Tecnologia das commodities

Dirigindo-se àqueles que reclamam que o Brasil só exporta commodities (bens primários), como produtos agrícolas e minério de ferro, Lula reiterou que tais exportações são positivas para o Brasil, mas observou que esse tipo de limitação decorre da falta de investimentos em educação.

“O Brasil precisa dar graças a Deus por estar exportando agronegócio, porque também é preciso a gente saber quanto de tecnologia tem hoje em um grão de soja. E quanto de engenharia genética tem em um quilo de carne ou de frango, porco ou em um saco de milho”, argumentou.

“Temos que exportar agronegócio e utilizar esse dinheiro que entra para investir em educação, para podermos ser competitivos com a China na produção de carro elétrico, na produção de baterias, na construção de inteligência artificial. Ninguém vai dar isso de graça para nós brasileiros”, concluiu.

Fonte: Agência Brasil

Inscrições para a 28ª Olimpíada de Astronomia acabam hoje

0

A 28ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) será realizada no próximo sábado (16), mas o prazo para as crianças e jovens participarem termina hoje (12). A prova é aberta a escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, podendo participar alunos do ensino fundamental até o ensino médio.

As inscrições são feitas no site da OBA, onde podem ser obtidas mais informações como o regulamento e editais da competição.

“É uma olimpíada de conhecimento para crianças e jovens que precisam conhecer sobre o universo em que vivem. Entre todas as ciências obrigatórias na escola, não tem astronomia, muito menos astronáutica. São temas que despertam curiosidade entre os jovens. Ao estudá-los, eles começam a entender o universo, as estações do ano, as fases da lua, eclipses, coisas bem básicas que chamam atenção e que as pessoas deveriam saber explicar ou entender,” disse João Canelle, coordenador da OBA.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Foguetes

Todos que se inscreverem na OBA poderão também participar da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG). A OBAFOG não é uma prova, mas os participantes são desafiados a construir um foguete e devem lançá-lo o mais longe possível.

“Desenvolve-se trabalho em equipe, trabalho manual. Falta muito isso nas escolas do Brasil, [faltam] trabalhos práticos. Nosso ensino é muito teórico. Aqui a gente desafia o aluno a realmente colocar a mão na massa”, diz João sobre a olimpíada.

Ela existe desde 1997, proporcionando a crianças e jovens conhecimento sobre o universo.

*Estagiário sob supervisão de Eduardo Luiz Correia

 

Fonte: Agência Brasil

Goiás Social atende em Santo Antônio do Descoberto

0
Daniel Vilela e Gracinha Caiado abrem o Goiás Social em Santo Antônio do Descoberto: caravana do programa chega ao município pela terceira vez (Foto: Adalberto Ruchelle)

O governador em exercício Daniel Vilela e a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, deram início a mais uma edição do Goiás Social nesta segunda-feira (12/5), desta vez em Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal. Os dois entregaram benefícios a famílias em situação de vulnerabilidade social e receberam títulos de cidadania.

A estrutura montada no campo de futebol conhecido como Cascalhão Toca do Mota, na região central do município, segue de portas abertas até quarta-feira (14/5), com oferta de serviços gratuitos à população.

Estrutura montada no campo de futebol, na região central do município, atende até quarta-feira

Esta é a terceira vez do Goiás Social em Santo Antônio do Descoberto. Para o governador em exercício, o retorno da caravana itinerante do programa é um reconhecimento à importância da cidade e de seu povo.

“A presença do Goiás Social é fundamental para ampliar o acesso das pessoas mais vulneráveis aos serviços públicos e aos nossos programas sociais”, afirmou Daniel Vilela. Ele também lembrou que seu pai, o ex-governador Maguito Vilela, construiu a primeira feira coberta do município. “Ano que vem vamos inaugurar o Mercadão Goiano, que é uma evolução muito maior”, antecipou.

Coordenadora do Goiás Social e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), a primeira-dama Gracinha Caiado recordou o sentimento de desânimo que havia entre a população local em gestões anteriores.

“As pessoas estavam descrentes de que algum governo fosse trabalhar por esse povo tão sofrido e tão esquecido. Lembro que muitos de vocês não se sentiam nem de Goiás e nem de Brasília. Ter acesso a saúde e educação era difícil”, relatou. A percepção, no entanto, mudou. “Não existe mais isso. O cidadão de Santo Antônio do Descoberto é cidadão goiano, é responsabilidade do governador Ronaldo Caiado e depois do Daniel Vilela”, ressaltou.

Serviços

Durante o evento, foram distribuídos mais de 900 cartões dos programas Mães de Goiás, Dignidade e Goiás Por Elas. “Hoje será um dia de grandes entregas aqui no nosso Goiás Social. A secretaria está vindo com muitos serviços e cartões, quase cinco mil”, comemorou o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), Wellington Matos.

Além dos cartões, foram entregues benefícios dos programas Aprendiz do Futuro, Carteira do Autista, Passe Livre da Pessoa com Deficiência, Passaporte da Pessoa Idosa, Dignidade Menstrual, Protocolo Todos Por Elas e Corte de Cabelo. Quem foi ao Goiás Social também teve acesso a cursos de qualificação profissional e encaminhamento para o programa Mais Empregos. É possível ainda emitir documentos e realizar exames de saúde.

A prefeita de Santo Antônio do Descoberto, Jéssica do Premium, celebrou a parceria com o Governo de Goiás, ressaltando que o município recebe o Goiás Social pelo terceiro ano consecutivo. “Antes de vocês, sabe quando Santo Antônio tinha visto isso? Nunca. Nunca a população do Entorno foi tão bem assistida, nunca foi lembrada. Não tinha esse tipo de ação, não só aqui em Santo Antônio, mas em toda a nossa região”, citou ela.

Jéssica se disse feliz por presenciar um evento em que as mulheres são tão bem cuidadas, elogiando a sensibilidade de Gracinha, cuja atenção e dedicação transparecem em todas as ações. “Tudo foi muito bem escolhido por ela. Tem a cara e o sentimento de Dona Gracinha em todos os lugares”, elogiou.

Autônoma e mãe de um filho, Fernanda Cristina Gomes Silva recebeu o cartão do Mães de Goiás e destacou a importância do programa. “Ainda mais para a gente que tem uma criança pequena em casa, que não pode colocar em creche, que não tem condições de trabalhar fora para cuidar, isso ajuda bastante”, relatou.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

CBF anuncia Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira

0

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na manhã desta segunda-feira (12) o italiano Carlo Ancelotti como o novo técnico da Seleção Brasileira. Em nota, a entidade afirmou que Ancelotti, chamado pelo presidente Ednaldo Rodrigues de “o maior técnico da história”, vai comandar o time até a Copa do Mundo de 2026.

“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro”, disse Ednaldo em nota publicada pela CBF.

A CBF também divulgou um vídeo, no qual Ednaldo agradece a “paciência e o apoio” da torcida brasileira durante a longa negociação com treinador italiano. Ancelotti chega para treinar a Seleção para os dois próximos jogos das eliminatórias da Copa, contra o Equador, no dia 5/6, e Paraguai, no dia 10/06.

Ainda vinculado ao Real Madrid, da Espanha, o italiano só deverá assumir a seleção no dia 26 de maio, após o término do Campeonato Espanhol – o time merengue ainda tem três jogos pela frente: contra o Mallorca (dia 14), o Sevilla (dia 18) e o Real Sociedad (dia 24). Há a expectativa de uma liberação antes do dia 26, caso o Barcelona, que no momento tem sete pontos de vantagem sobre o Real Madrid, conquiste o título de forma antecipada.

O anúncio põe fim a uma novela que se arrasta há cerca de dois anos. Em julho de 2023, a CBF já negociava com o Ancelotti, que comandaria o Real Madrid até o meio daquele ano. Mas o clube espanhol renovou o contrato com Ancelotti, mantendo-o na Espanha e adiando sua vinda para a Seleção.


Soccer Football - World Cup - South American Qualifiers - Brazil v Argentina - Estadio Maracana, Rio de Janeiro, Brazil - November 21, 2023 Argentina's Nicolas Gonzalez and Rodrigo De Paul celebrate after the match REUTERS/Ricardo Moraes
Soccer Football - World Cup - South American Qualifiers - Brazil v Argentina - Estadio Maracana, Rio de Janeiro, Brazil - November 21, 2023 Argentina's Nicolas Gonzalez and Rodrigo De Paul celebrate after the match REUTERS/Ricardo Moraes

Entre o primeiro contato da CBF com o italiano e a confirmação da contratação, a Seleção Brasileira foi comandada por Fernando Diniz após uma boa temporada à frente do Fluminense em 2023, e Dorival Júnior, que vinha de dois bons trabalhos no Flamengo e no São Paulo. Mas o futebol pouco inspirado e os maus resultados na Copa América de 2024 e nas eliminatórias da Copa derrubaram Dorival em março deste ano e fizeram Ednaldo Rodrigues a intensificar as conversas com Ancelotti.

A CBF chegou a anunciar o fim das negociações em 29 de abril, diante do impasse em relação à liberação do treinador pelo Real Madrid. Mas, a despeito da aparente desistência, o acordo foi selado.

Perfil

Carlo Ancelotti nasceu em 10 de junho de 1959, em Reggiolo, na Itália. Ex-jogador, foi escolhido, em 2019, pela revista France Football, um dos dez maiores técnico da história do futebol mundial. Em 2022, Ancelotti se tornou o treinador com mais conquistas em torneios interclubes da UEFA e, também, o que mais venceu a Liga dos Campeões, cinco vezes como técnico, além de outras duas como jogador. Além disso, o italiano foi campeão do Mundial de Clubes da Fifa três vezes – uma pelo Milan (ITA) e duas pelo Real Madrid. Ele também foi técnico da Juventus (ITA), do PSG (FRA), do Chelsea (ING) e do Bayern de Munique (ALE).

Estrangeiros na Seleção

Ancelotti será o terceiro técnico estrangeiro a dirigir a seleção brasileira. O primeiro foi o uruguaio Ramón Platero, que em 1925 dirigia o Vasco. Ele foi convidado a ser o técnico da seleção no Campeonato Sul-Americano daquele ano, na Argentina – atual Copa América. Em quatro jogos, ele obteve duas vitórias, um empate e uma derrota.

O segundo foi o argentino Filpo Nuñez, quando o Palmeiras, que ele dirigia, representou a seleção em um amistoso contra o Uruguai, na inauguração do estádio do Mineirão, em 1965 – o Brasil venceu por 3 a 0.

Em 1943, o português Jorge Gomes de Lima, o Joreca, esteve ao lado do brasileiro Flávio Costa em duas vitórias, em amistosos contra o Uruguai, em 1943, mas não era o técnico principal.

* colaborou Sergio du Bocage, da TV Brasil

Fonte: Agência Brasil

Governo publica edital do concurso para auditor fiscal da Receita Estadual

0
Auditores fiscais garantem a correta arrecadação de impostos e combate à sonegação (Foto: Denis Marlon)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Economia, publicou, nesta segunda-feira (12/05), no Diário Oficial do Estado de Goiás (DOE), o edital do concurso público para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual de Goiás, Classe A, Padrão I. São 200 vagas para provimento imediato e 100 vagas para formação de cadastro de reserva.

Realizado pela Fundação Carlos Chagas e por comissão formada na Secretaria da Economia, o concurso terá inscrições abertas de 10 de junho a 10 de julho, no site http://www.concursosfcc.com.br. A taxa de inscrição será de R$ 250. Os interessados em solicitar a isenção do pagamento têm prazo de 22 a 26 de maio.

Para o preenchimento do cargo é exigido ensino superior completo em qualquer área de formação. A carga horária semanal será de 40 horas e a previsão de remuneração é de R$ 28.563,30.

Provas

A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 31 de agosto, em Goiânia. Serão 80 questões de conhecimentos básicos e 80 de conhecimentos específicos, aplicadas de manhã e à tarde, respectivamente.

A segunda fase do concurso, de caráter classificatório, será a avaliação de títulos. A publicação do resultado preliminar das provas objetivas será divulgada em 19 de setembro, e o resultado final do certame, em 25 de novembro.

O edital completo, que inclui o cronograma, conteúdo programático das provas, as atribuições do cargo e as orientações aos candidatos, está disponível no site da Secretaria da Economia.

Saiba mais

Nova lei reserva 20% das vagas em concursos para candidatos negros

Seds abre 94 vagas temporárias com salários de até R$ 10,8 mil

Fonte: Portal Goiás

Mais de 5 milhões podem ter o título de eleitor cancelado

0

O prazo para que eleitores regularizem os seus títulos vence na próxima segunda-feira (19). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de cinco milhões de pessoas ainda têm pendências com a Justiça Eleitoral e podem ter o documento cancelado após o fim desse prazo. 

Os dados mostram que, desde o dia 7 de março, mais de 111 mil eleitores procuraram a Justiça Eleitoral para regularizar a situação. “Não seja um eleitor faltoso. Evite o cancelamento do título: ele é sua identidade cidadã”, destacou o TSE, em comunicado.

Entenda

Considera-se faltosa a pessoa que não tenha votado nem justificado a falta, tampouco tenha pago a multa referente à ausência nos três últimos pleitos (regulares ou suplementares), sendo cada turno considerado uma eleição.   

Somente com o título em dia é possível votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou Cadastro de Pessoa Física (CPF), renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação eleitoral.   

O cancelamento do título não se aplica a:   

– eleitores facultativos (menores de 18 anos, pessoas com 70 anos ou mais e pessoas não alfabetizadas); 

– pessoas com deficiência que comprovem dificuldade impeditiva para votar; 

– casos de justificativa aceitos pela Justiça Eleitoral.

Como regularizar 

Para consultar a situação, eleitores devem acessar os sites do TSE ou dos tribunais regionais eleitorais (TREs) para verificar se constam da lista de títulos passíveis de cancelamento. O serviço é gratuito e deve ser realizado somente em sites oficiais da Justiça Eleitoral.

Caso haja débitos existentes, é preciso acessar o autoatendimento eleitoral nos sites da Justiça Eleitoral ou o aplicativo e-Título e fazer o pagamento. Também é possível comparecer ao cartório eleitoral, no horário de expediente, portando os seguintes documentos (a depender da situação de cada eleitor):   

– documento oficial com foto que comprove sua identidade (obrigatório);   

– título eleitoral ou e-Título;   

– comprovantes de votação;   

– comprovantes de justificativas eleitorais;

– comprovante de dispensa de recolhimento ou, caso não tenha sido dada baixa, os comprovantes do recolhimento das multas.

Justificativa

Eleitores que estavam no exterior no dia da eleição podem justificar a ausência após o pleito pelo e-Título, pelo Autoatendimento Eleitoral ou enviando o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE pós-eleição) com documentação comprobatória à zona eleitoral responsável. 

O prazo é de 60 dias após cada turno ou de 30 dias após o retorno ao Brasil. 

Se não houver justificativa, aplicam-se os procedimentos para quitação de multa.   

Fonte: Agência Brasil

Em 2023, a cada duas horas cinco jovens foram vítimas de homicídio

0

No ano de 2023, homicídios tiraram a vida de 21,8 mil jovens de 15 a 29 anos. Isso representa uma média de 60 assassinatos por dia ou cinco a cada duas horas. A revelação é um dos destaques do Atlas da Violência 2025, divulgado nesta segunda-feira (12), no Rio de Janeiro.

O estudo apresenta um amplo mapeamento da violência no país, se debruçando sobre diversos grupos populacionais. Em todo o Brasil, ocorreram 45,7 mil homicídios, ou seja, a morte violenta de jovens representou praticamente metade (47,8%) de todos os homicídios no Brasil em 2023.

A morte violenta foi também a principal causa de óbito na população de 15 a 29 anos. De cada 100 pessoas que morreram nessa faixa etária, 34 foram vítimas de homicídio. Os homens representam 93,5% dos registros.

O Atlas da Violência é elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado ao governo federal, e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), uma organização sem fins lucrativos.

O estudo coordenado pelo pesquisador Daniel Cerqueira, do Ipea, e pela diretora executiva do FBSP, Samira Bueno, coleta dados de fontes oficiais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela contagem da população, e o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.

Taxa de homicídio

A taxa de homicídios de jovens de 15 a 29 anos foi de 45,1 a cada 100 mil pessoas em 2023, mais que o dobro do indicador da população brasileira como um todo (21,2). No entanto, desde 2020, quando a taxa era de 54,8, o índice de homicídios dos jovens apresenta quedas seguidas.

“A criminalidade violenta produz diversas externalidades negativas, entre as quais se destacam o menor crescimento econômico, a redução no desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes e a diminuição da participação no mercado de trabalho”, diz trecho do estudo.

Mulheres

A observação de dados específico de mulheres expõe 3.903 homicídios em 2023, representando taxa de 3,5 por 100 mil habitantes. O dado é praticamente o mesmo desde 2019.

“É possível observar que a redução foi mais expressiva na população em geral do que entre as mulheres”, frisa o estudo.

A análise por unidades da federação mostra onde a vida das mulheres enfrenta maior risco. Em Roraima, a taxa de homicídio feminina (10,4) foi o triplo da brasileira. Na sequência aparecem Amazonas, Bahia e Rondônia, todos com indicador de 5,9 homicídios por 100 mil habitantes.

As unidades da federação com taxas mais baixas foram São Paulo (1,6), Minas Gerais (2,6) Distrito Federal (2,7) e Santa Catarina (2,8).

LGBTQIAPN+

Em relação à população classificada pelo documento como LGBTQIAPN+ (designa lésbicas, gays, bissexuais, travestis, trans, queers, intersexuais, assexuais, pansexuais, não-binárias, entre outras), os dados são referentes a internações por agressões.

Em 2023, os casos de violência contra homossexuais e bissexuais registrados no sistema de saúde aumentaram 35% em relação ao ano anterior, passando de 14,5 mil em 2022 para 19,6 mil no ano de referência do Atlas.

Já registros de violência contra pessoas transsexuais e travestis aumentaram 43%, indo de 3,8 mil para 5,5 mil.

Os pesquisadores fazem a ressalva de que os dados coletados não possuem qualquer tipo de contextualização em torno da motivação da agressão, “não cabendo atribuição de discriminação LGBTfóbica especificamente”.


Fonte: Agência Brasil

Maio Amarelo reforça conscientização sobre acidentes de trânsito

0
Ayrton está otimista com o processo de reabilitação no Crer (Foto: Klysman Prado)

Durante a campanha Maio Amarelo, com o tema Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana, o Governo de Goiás, por meio do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), alerta a população para evitar acidentes de trânsito.

A ação deste ano chama a atenção da sociedade para o alto número de acidentes. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, mostram que, em 2024, a taxa de mortalidade por acidentes de transporte terrestre no estado foi de 24,2% a cada 100 mil habitantes.

Em Goiás, o trânsito segue como uma das principais causas de internações por traumas graves. O Crer, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), recebe, em sua maioria, pacientes que enfrentam sequelas físicas e emocionais causadas por colisões, atropelamentos e acidentes com motocicletas.

Além de promover ações de conscientização, o Crer desempenha papel fundamental no processo de reabilitação de vítimas do trânsito, oferecendo atendimento integral com equipe multidisciplinar, que inclui fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, ortopedistas, assistentes sociais, enfermeiros, entre outros profissionais.

A unidade também oferece serviços como reabilitação física, neurológica, terapias especializadas, órteses e próteses, atendimento ambulatorial e internações, além de atividades complementares como equoterapia, hidroterapia e academia terapêutica.

Segundo Eduardo Carneiro, gerente de reabilitação do Crer, a missão da unidade vai além do tratamento físico: “Trabalhamos com a reabilitação integral do paciente. Muitos chegam com fraturas, amputações e lesões neurológicas, mas também com traumas emocionais profundos. Nosso papel é proporcionar não apenas a melhora funcional, mas a retomada da autoestima e da autonomia desta pessoa”, afirma.

Ayrton Gonçalves Faustino, 34, faz parte dessa estatística. Vítima de um acidente de moto a caminho de casa, após o trabalho, ele teve a rotina completamente transformada: “Eu era muito ativo, trabalhava em dois empregos. Depois do acidente, tudo parou. Hoje, estou em processo de reabilitação no Crer e me sinto acolhido. Aqui aprendi que, mesmo que eu não volte a ser como antes, posso me adaptar a uma nova realidade. Eles me ajudaram a enxergar um caminho”, relata o paciente.

Durante o mês de maio, o Crer reforça as ações educativas com rodas de conversa, distribuição de materiais informativos e relatos de pacientes, com o objetivo de sensibilizar profissionais, acompanhantes e a comunidade sobre a importância da prevenção. A campanha Maio Amarelo é uma mobilização nacional que busca reduzir os índices de mortes e lesões no trânsito.

O meio de transporte mais comum entre as vítimas é a motocicleta, responsável por 61% dos acidentes que resultaram em processos de reabilitação no centro. Os números reforçam a urgência de campanhas educativas e de fiscalização voltadas para esse público, além da importância do uso adequado de equipamentos de proteção.

Saiba mais

Crer recebe certificação internacional inédita

Oficina Ortopédica Itinerante do Crer chega a Iporá

Fonte: Portal Goiás

Vitor Roque marca nos acréscimos para levar Palmeiras à liderança

0

Com um gol do atacante Vitor Roque já nos acréscimos do segundo tempo, o Palmeiras arrancou uma vitória de 1 a 0 sobre o São Paulo, na noite deste domingo (11) na Arena Barueri, para permanecer na liderança isolada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Graças a esta vitória, o Verdão chegou aos 19 pontos, dois a mais do que vice-líder Flamengo, que derrotou o Bahia por 1 a 0 no último sábado (10) no estádio do Maracanã. Já o São Paulo ocupa a 16ª colocação da classificação com nove pontos conquistados.

Em um confronto muito parelho, a equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira só conseguiu chegar à vitória nos acréscimos, quando o atacante Vitor Roque aproveitou rebote dado pelo goleiro Rafael após finalização de Felipe Anderson para fazer o gol da vitória.

Galo vitorioso

Em partida transmitida ao vivo pela Rádio Nacional, o Atlético-MG derrotou o Fluminense por 3 a 2 em um confronto muito movimentado em Belo Horizonte. Igor Gomes, Júnior Santos e Rubens marcaram para o Galo, enquanto Serna e Canobbio descontaram para o Tricolor das Laranjeiras.

A vitória levou o Atlético-MG para a 6ª colocação da classificação com 12 pontos. Já o Fluminense aparece em uma posição acima, com 13 pontos.

Outros resultados:

Sport 0 x 4 Cruzeiro
Botafogo 4 x 0 Internacional



Fonte: Agência Brasil

Hoje é Dia: Lei Áurea e centenário de Rubem Fonseca são destaques

0

Esta semana abriga importantes marcos de defesa dos direitos humanos. Vamos começar com o dia 13 de maio. Foi nesta data, em 1888, que foi abolida oficialmente a escravidão no Brasil, com a assinatura da Lei Áurea. Mas esse ato formal foi apenas o resultado de um processo que se iniciou muito anos antes, e teve a participação de várias figuras históricas. Durante décadas, protagonistas negros como os advogados e jornalistas José Ferreira de Menezes, José do Patrocínio e Luiz Gama, além do escritor Machado de Assis, lutaram pelo fim do regime escravocrata, como explica esta reportagem da Agência Brasil, publicada em 2018. O caminho para a assinatura da Lei Áurea foi detalhado nesta edição do Repórter Brasil, da TV Brasil, exibido em 2022. E o Repórter Brasil Tarde, também exibido pela emissora, mostrou, em 2024, que até hoje se busca uma reparação histórica por essa brutal violação de direitos.

Quase cinco milhões de negros foram traficados para o Brasil durante mais de quatro séculos. A escravidão foi tema de uma série de episódios do programa Na Trilha da História, da Rádio Nacional, em 2017. Neste episódio, um dos maiores estudiosos do tema no país, o historiador João José Reis, detalha como funcionava o tráfico de pessoas escravizadas, a rotina de trabalho forçado nas fazendas e nos centros urbanos, e como surgiram os contextos político e social que culminaram no fim da escravidão:

Já no áudio abaixo, o assunto é o que aconteceu com as pessoas libertas pela Lei Áurea: a exclusão e a marginalização que enfrentaram, as dificuldades para ter acesso ao trabalho e à educação e violências que sofreram e deixaram marcas profundas na sociedade, como o racismo. 

Continuando na temática dos direitos humanos, em 17 de maio temos o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia. Uma data de especial importância no Brasil, pois somente em 2023, em todo o país, 257 pessoas LGBTQIAPN+ morreram de forma violenta, como pontua esta reportagem da Agência Brasil publicada no ano passado. Isso representa um homicídio a cada 34 horas. Dessas pessoas assassinadas, 145 são transexuais. O tema também foi tratado nesta edição de 2018 do Repórter Brasil, da TV Brasil, que salientou a importância de denunciar qualquer tipo de violência e discriminação contra esses cidadãos. 

O Dia Global de Conscientização sobre Acessibilidade é celebrado em 16 de maio, como forma de aumentar a conscientização sobre a importância da acessibilidade em todos os campos da vida, desde a educação, a tecnologia até a arquitetura. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2022, do IBGE, o Brasil possui aproximadamente 18,6 milhões de pessoas com deficiência, o que representa 8,9% da população. Apesar do contingente significativo, essas pessoas enfrentam desafios diários, como mostra esta edição do Revista Brasil, programa da Rádio Nacional. E mesmo ferramentas criadas para possibilitar a comunicação desse público ainda têm pouco avanço. Esta edição do Repórter DF, da TV Brasil, exibida em 2023, mostra que muitos veículos de comunicação e conteúdos na internet ainda não utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras). E o braile, fundamental para quem tem baixa visão ou cegueira, ainda é pouco utilizado em serviços públicos, como destaca esta edição do jornal Repórter Brasil, também de 2023. 

Dia das Mães

Talvez a efeméride mais lembrada em maio, sempre comemorada no segundo domingo do mês, o Dia das Mães cai neste ano no dia 11. Os veículos da EBC sempre deram bastante atenção à data. Em 2023, a Rádio Nacional veiculou o especial “De mãe para filhos”, sobre os talentos que passam de uma geração para outra. O Repórter Brasil, da TV Brasil, mostrou em 2023 a luta de mulheres que superaram sérios problemas de saúde para se tornarem mães. A Agência Brasil também destacou os vários aspectos da maternidade, que incorporou novos elementos à medida que a sociedade evoluiu, como pode ser conferido nas reportagens abaixo:

Mães homoafetivas (2024)
Mães de crianças com deficiências
Adoção monoparental por mulheres 

Religião

Em 13 de maio os adeptos da Umbanda celebram o Dia dos Pretos Velhos, entidades cultuadas nesta e em outras religiões de matriz-africana. São figuras ancestrais que trazem as memórias de seres humanos escravizados que, apesar das mazelas da escravidão, viveram até alcançar uma idade avançada. Trazem ensinamentos, conselhos e rituais para quem pede por ajuda. Você sabe como a Umbanda começou no Brasil? Esta edição de 2014 do História Hoje, da Rádio Nacional, conta como Zélio Fernandino de Moraes fundou esta religião em 1908. A Umbanda tem hoje cerca de 400 mil adeptos no país. 

Esporte

Este ano marca o centenário de Nilton Santos, jogador de futebol carioca que nasceu no dia 16 de maio de 1925. Considerado como o maior lateral-esquerdo de todos os tempos, seu talento lhe rendeu o apelido de “A Enciclopédia do Futebol”. Em toda a sua carreira jogou apenas no Botafogo, clube pelo qual disputou 723 partidas e marcou 11 gols. Pela Seleção Brasileira fez 86 jogos, marcando 3 gols. O craque foi tema desta reportagem da Agência Brasil, publicada em 2020, e foi homenageado na série “A bola e a taça”, exibida no Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, em 2014, por ocasião da Copa do Mundo daquele ano. 

Cultura 

Este ano marca o centenário do escritor Rubem Fonseca, que nasceu em 11 de maio de 1925, na cidade mineira de Juiz de Fora. Antes de se dedicar à literatura, ele fez faculdade de Direito no Rio de Janeiro, onde trabalhou como advogado criminalista e atuou como comissário de polícia. Esta experiência prévia deu o tom de suas narrativas, marcadas pela temática do crime e tendo como espaço o ambiente urbano. São exemplos os livros “Os prisioneiros”, “Feliz Ano Novo” e “O buraco na parede”. As obras de Fonseca denunciam a violência, os problemas sociais e o vazio existencial. Um dos principais autores da literatura contemporânea brasileira, ele foi vencedor de importantes prêmios literários. Só o Jabuti, que está entre os de maior prestígio, ele venceu seis vezes. Os veículos da EBC destacaram a vida e obra de Rubem Fonseca por ocasião de seu aniversário de 90 anos, em 2015, e no seu falecimento, em 2020. Veja nesta reportagem da Agência Brasil, nesta da Radioagência Nacional, nesta edição do Arte Clube, programa da Rádio Nacional, e nesta do jornal Repórter Brasil, da TV Brasil

O Dia Nacional do Reggae é comemorado em 11 de maio. A data lembra o dia da morte do jamaicano Bob Marley, que conquistou o mundo com o gênero, nascido de estilos que misturavam um pouco de música caribenha com o jazz norte-americano, o R&B e o Ska. Ritmo dançante e letras com crítica social e pedidos de paz são algumas de suas marcas. A efeméride homenageia o gênero, incorporado à cultura popular brasileira por vários artistas, de Gilberto Gil, passando por Chico César a Edson Gomes, como destaca esta reportagem da Radioagência Nacional de 2021. No Brasil, o reggae ganhou mais identidade e força cultural em São Luís, no Maranhão. A cidade ganhou o apelido de “Jamaica Brasileira”. Com isso, o estado tornou-se celeiro para a difusão do ritmo, como mostra esta reportagem da Agência Brasil de 2023, e esta outra do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, exibida em 2015. O sucesso do reggae brasileiro também foi analisado no programa “É tudo Brasil”, da Rádio Nacional, veiculado em 2022. 

Não podemos deixar de citar um dos grandes aniversariantes da semana: Stevie Wonder, que completa 75 anos no dia 13 de maio. Cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical e ativista de causas humanitárias e sociais estadunidense, Stevie é conhecido como “banda de um homem só”. Ele é referência em diversos gêneros, como R&B, pop, soul, gospel, rock, funk e jazz. Cego de nascença, sua deficiência nunca foi problema para ele, que aos 11 anos de idade lançou seu primeiro disco pela lendária gravadora Motown, e ganhou 25 prêmios Grammy ao longo da vida. A TV Brasil contou a história do ídolo nesta reportagem de 2015 do Repórter Brasil Tarde, e deu destaque ao show que ele realizou ao lado de Gilberto Gil no Rio de Janeiro em 2012, no jornal Repórter Rio

Fechamos esta edição com outra lenda da música norte-americana, que faleceu há dez anos, no dia 14 de maio de 2015: B. B. King, considerado o rei do blues e um dos artistas mais influentes de todos os tempos. Riley Ben King, seu nome verdadeiro, começou tocando nas ruas de Itta Bena, cidade onde nasceu, no estado americano do Mississipi, em troca de algumas moedas. Em 1947 foi para Memphis para tentar a carreira musical. Ali chamou a atenção e começou a tocar na Rádio WDIA, com o nome Beale Street Blues Boy. Mais tarde, mudou para Blues Boy King e, finalmente B. B. King. Em 60 anos de carreira gravou mais de 50 discos, ganhou 16 prêmios Grammy e entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll, em 1987. Deixou para a história sucessos como “Three o’clock blues”, “The thrill is gone” e “When love comes to town”. Seu falecimento foi noticiado com destaque na Agência Brasil, no programa Repórter Nacional, e nesta reportagem da Radioagência Nacional. A TV Brasil também prestou seu tributo, nos jornais Repórter Brasil e Repórter Brasil Tarde. O Momento Três, da Rádio Nacional, aproveitou para veicular uma edição especial em sua homenagem. 

Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia de 11 a 17 de maio.

Maio de 2025

11

Nascimento do contista, romancista, ensaísta e roteirista mineiro Rubem Fonseca (100 anos)

Dia Nacional do Reggae

Dia das Mães (data móvel)

12

Morte do pianista, compositor, editor de partituras musicais, professor e comerciante luso-brasileiro Arthur Napoleão dos Santos (100 anos)

Inauguração do Autódromo de Interlagos (85 anos)

13

Nascimento do cantor, compositor e ativista de causas humanitárias e sociais estadunidense Stevie Wonder (75 anos)

Nascimento do cantor, compositor e instrumentista fluminense Claudemiro José Rodrigues, o Picolino da Portela (95 anos) – faz parte da ala de compositores da escola de samba Portela

Realização da primeira corrida oficial da Fórmula 1 (75 anos) – Foi realizada no circuito de Silverstone (Inglaterra) e o vencedor foi o piloto italiano Nino Farina, que guiava um Alfa Romeo, considerado um dos maiores fabricantes de carros da Europa, ao lado de nomes como Ferrari, Maserati e Mercedes

Incidentes de violência entre NK Dinamo Zagreb e Estrela Vermelha de Belgrado no Estádio Maksimir em Zagreb, Croácia, entre os Bad Blue Boys (fãs do Dinamo Zagreb) e os Delije (fãs do Estrela Vermelha de Belgrado) (35 anos)

Dia da Abolição da Escravatura no Brasil

Dia dos Pretos Velhos (Umbanda)

Criação de Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal (65 anos)

Inauguração da primeira Praça do Comércio do Rio de Janeiro, edifício em estilo neoclássico que, desde 1990, é sede da Casa França-Brasil (205 anos)

14

Morte do guitarrista de blues, compositor e cantor estadunidense Riley Ben King, o B. B. King (10 anos)

15

Nascimento do músico e instrumentista fluminense Oscar Castro Neves (85 anos) – considerado por muitos uma das figuras que ajudaram a estabelecer o movimento da Bossa Nova no mercado internacional

Nascimento do ex-jogador de futebol paulista Raí Souza Vieira de Oliveira (60 anos) – fez parte da seleção brasileira de futebol campeã mundial em 1994

União Soviética lança o satélite Sputnik IV (65 anos)

Dia Internacional da Latinidade – comemoração instituída por representantes de 36 países latinos, com o fim de preservar as diferentes identidades nacionais e suas comunidades linguísticas e culturais

Dia Internacional das Famílias – comemoração instituída, em 1993, pela ONU

16

Nascimento do compositor e professor português José Domingues Brandão (160 anos) – um dos fundadores do Centro Musical Paraense. Veio para o Brasil quando era criança, fixando-se em Belém

Nascimento do violonista e compositor cearense Roberto Xavier de Castro, o Fetinga (135 anos)

Nascimento do ex-jogador de futebol fluminense Nilton Santos (100 anos). Bi-campeão mundial de futebol, foi eleito pela FIFA como o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos

Morte do compositor e percussionista Antônio Cardoso Martins, o Russo do Pandeiro (40 anos)

Dia Global de Conscientização sobre Acessibilidade (data móvel)

Dia Internacional das Histórias de Vida – data criada pela Rede Internacional de Museus da Pessoa (Brasil, Portugal, EUA e Canadá) e o Center for Digital Storytelling (EUA)

Primeira transmissão do programa Ricardo Cravo Albin Convida, na Rádio MEC (35 anos)

17

Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia – celebração para marcar a data de 17 de maio de 1990, em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu suprimir a homossexualidade como doença mental da lista de patologias registradas no Manual de Diagnóstico e Estatística de Desordens Mentais

Dia Mundial das Telecomunicações e Sociedade da Informação, conhecido popularmente como Dia Mundial da Internet – instituída em 17 de maio de 2005 em uma assembleia Geral da ONU na Tunísia, com o fim de destacar as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias para melhorar o padrão de vida dos povos e dos cidadãos

*As datas são selecionadas pela equipe de pesquisadores do Projeto Efemérides, da Gerência de Acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que traz temas relacionados à cultura, história, ciência e personalidades, sempre ressaltando marcos nacionais e regionais. A Gerência de Acervo também atende aos pedidos de pesquisa do público externo. Basta enviar um e-mail para centraldepesquisas@ebc.com.br.

 


Fonte: Agência Brasil