Início Site Página 1011

Governo cria grupo para coordenar plano de inteligência artificial

0

O governo federal publicou nesta segunda-feira (12), no Diário Oficial da União (DOU), uma resolução criando um Grupo de Trabalho (GT) responsável por operacionalizar a gestão do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). O grupo terá duração de quatro anos e será composto por representantes de 15 órgãos e entidades, com titulares e suplentes.

Lançado em julho do ano passado, durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, o PBIA tem investimento previsto de R$ 23 bilhões em quatro anos. O objetivo é transformar o país em referência mundial em inovação e eficiência no uso da inteligência artificial, especialmente no setor público.

Também está entre os objetivos equipar o Brasil de infraestrutura tecnológica avançada, em diversas áreas (saúde, educação, comércio, meio ambiente, inovação, infraestrutura, etc.) com alta capacidade de processamento, desenvolvimento nacional de processadores de IA de alto desempenho, incluindo a atualização do supercomputadores do Laboratório Nacional de Computação Científica, para torná-lo um dos cinco mais potentes do mundo, com alimentação por energias renováveis.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Órgão que integrarão o GT:

  • Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (coordenação);
  • Casa Civil;
  • Secretaria de Comunicação, 
  • Ministério da Fazenda; 
  • Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; 
  • Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; 
  • Ministério da Educação; 
  • Ministério da Justiça e Segurança Pública; 
  • Ministério das Comunicações;
  • Ministério das Relações Exteriores;
  • Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); 
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); 
  • Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial;
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
  • Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O grupo terá, entre as atribuições, monitorar a execução do PBIA; apresentar ao Comitê Interministerial para a Transformação Digital (CITDigital) propostas de ajustes ao plano durante a sua implementação e de apresentar anualmente relatório de acompanhamento de execução do PBIA.

O GT poderá convidar representantes de outros órgãos e entidades, públicas e privadas, pesquisadores e representantes da sociedade civil com notório saber, para participar de suas reuniões, sem direito a voto.

Também poderão ser instituídos grupos de trabalho interdisciplinares de assessoramento técnico-científico a fim de obter subsídios para os trabalhos ou para coordenação de atividades específicas do PBIA.

Fonte: Agência Brasil

Mutirão atende população em situação de rua em São Paulo

0

Começa hoje (12), em São Paulo, o Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua, uma ação coordenada entre o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

A iniciativa, que vai até o dia 16, na Praça da Sé, das 9h às 15h, vai permitir que se regularize documentos, além de  inscrição em programas sociais, orientações jurídicas, atendimento de saúde e alimentação.

O mutirão é parte do projeto Pop Rua Jud Sampa. Ele também integra o Registre-se, da Semana Nacional de Registro Civil, e tem apoio de mais 30 instituições.

O Registre-se proporcionará a expedição de registro geral,  Cadastro de Pessoa Física (CPF), certidões (nascimento e casamento), título de eleitor, certificado de reservista, carteira de trabalho digital e cadastro no CadÚnico e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo oferece serviços de emissão de certidões de distribuição de processos criminais e de execução criminal, além da análise de extinção de pena de multa e agendamento para comparecimento em juízo, essenciais para regularização de documentos e inscrição em programas sociais.

Serviços

O Pop Rua, por sua vez, oferece serviços como propositura de ações e atenção a questões assistenciais, previdenciárias, trabalhistas e criminais, com participação dos órgãos que compõem o sistema de justiça.

Também há atendimentos sobre benefícios, consulta e liberação de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Programa de Integração Social/Programa de Integração Social e Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e seguro-desemprego, entre outros.

Na área de saúde e bem-estar haverá testagens rápidas do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), sífilis e hepatite; vacinação para adultos e crianças; aferição de pressão arterial; orientação para diabetes, tuberculose, álcool e drogas e saúde bucal; fornecimento de marmitas; cortes de cabelo; brinquedoteca e serviços para animais de estimação, entre outros. 

*Estagiário sob supervisão de Eduardo Luiz Correia.

Fonte: Agência Brasil

Mendes defende diálogo em conciliação sobre marco temporal

0

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta segunda-feira (12) diálogo e entendimento entre os participantes da comissão de conciliação sobre o marco temporal para demarcação de terras indígenas. As audiências foram retomadas hoje e vão prosseguir até 25 de junho.

Na abertura da audiência, o ministro disse que a conciliação é única forma de resolver os conflitos pela demarcação de terras e garantir os direitos dos indígenas.

“Espero que vocês usem o diálogo e o entendimento ao invés das lutas tradicionais, que já se mostraram não dar certo porque as mortes e os conflitos no campo permanecem e estão aí acontecendo com bastante frequência, infelizmente”, afirmou.

Gilmar Mendes também declarou que a decisão final da Corte sobre a constitucionalidade do marco temporal não vai encerrar os conflitos no campo.

“Nós estamos propondo outra saída possível para o impasse, baseada em uma reconciliação, uma nova forma de solução para a jurisdição constitucional, de maneira a resolver definitivamente o problema do conflito no campo e não ficar empurrando-o para frente, sem que este tenha fim”, completou.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Mendes é relator das ações protocoladas pelo PL, o PP e o Republicanos para manter a validade do projeto de lei que reconheceu a tese do marco temporal e de processos nos quais entidades que representam os indígenas e partidos governistas contestam a constitucionalidade da tese.

Pela tese do marco temporal, os indígenas somente têm direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.

No ano passado, além de levar o caso para conciliação, Mendes negou pedido de entidades para suspender a deliberação do Congresso que validou o marco, decisão que desagradou aos indígenas.

Em seguida, representantes da Articulação dos Povos Indígenas (Apib) se retiraram da conciliação. A entidade entendeu que os direitos dos indígenas são inegociáveis e não há paridade no debate. Os representantes da Câmara dos Deputados, do Senado e do governo federal continuaram nos debates.

Em dezembro de 2022, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei que validou o marco.

Em setembro, antes da decisão dos parlamentares, o Supremo decidiu contra o marco. A decisão da Corte foi levada em conta pela equipe jurídica do Palácio do Planalto para justificar o veto presidencial.

Fonte: Agência Brasil

Enem 2025: saiba critérios para pedir isenção da taxa de inscrição

0

As pessoas que solicitaram isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano já podem conferir se o pedido foi aceito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) diretamente na Página do Participante do exame, com o login no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Na tarde desta segunda-feira (12), o Inep também disponibilizou os resultados referentes às justificativas dos candidatos da edição de 2024 que não compareceram aos dois dias de prova, mas querem participar da edição de 2025 gratuitamente.

Ter a aprovação da solicitação de isenção e/ou de justificativa de ausência no Enem 2024 não garante a efetivação da inscrição no Enem 2025. Todos os interessados deverão fazer a inscrição online de 26 de maio a 6 de junho. O edital do Enem 2025  – com as regras desta edição – ainda será publicado pelo Ministério da Educação (MEC).

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Recursos

Os candidatos que tiveram negado o pedido de isenção de pagamento da taxa de inscrição do exame ou a justificativa de ausência no Enem 2024 reprovada pela equipe do Inep podem entrar com recurso das 23h59 desta segunda-feira (12) às 23h59 de sexta-feira (16), no mesmo endereço eletrônico: a Página do Participante.

Para a solicitação de recurso da isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025, o participante deve enviar documentação que comprove uma das situações definidas pelo MEC, conforme previsto no anexo I do edital:

. matriculadas na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2025), em escola pública;

. que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em unidade de ensino privada;

. em situação de vulnerabilidade socioeconômica e Integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);

. participantes do programa federal Pé-de-Meia.

Entre os documentos exigidos, está a declaração de realização de todo o ensino médio em escola do sistema público de ensino do Brasil (municipal, estadual ou federal) ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura da escola.

Para entrar com recurso da justificativa de ausência, é preciso enviar nova documentação.

Confira aqui as situações previstas e os documentos aceitos pelo Inep.

Em toda a documentação apresentada deverá constar o nome completo do faltoso em 2024. As declarações devem estar datadas e assinadas. Serão aceitos somente documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 megabytes (MB).

Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos, por exemplo, por pais ou responsáveis dos participantes.

Se for constatado que o participante declarou informações falsas ou inexatas, conseguindo uma isenção indevida, ele será eliminado do exame, a qualquer tempo, e deverá ressarcir à União os custos referentes à taxa de inscrição, podendo ainda responder por crime contra a fé pública.

Resultados

O resultado final dos recursos será conhecido em 22 de maio. O candidato que teve o pedido do recurso de isenção negado em definitivo deverá pagar a taxa para se inscrever no exame.

Exame

O Enem, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, é considerado a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados das provas para selecionar estudantes.

Os resultados individuais do exame também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Fonte: Agência Brasil

Brasil conquista duas medalhas no Pan-americano Sênior de wrestling

0

A delegação brasileira de wrestling conquistou duas medalhas no Pan-americano Sênior, que foi disputado na cidade de Monterrey (México): Uma prata da carioca Thamires Machado na categoria 76 quilos e um bronze do paulista Calebe Ferreira na categoria de 77 quilos.

“Muito contente, meu primeiro ano na categoria 76 quilos e vinha sendo um teste para saber como me sairia. Antes de viajar, conversei com uns amigos dizendo que a categoria é tão dura que a própria UWW [entidade internacional responsável pela prática das lutas esportivas] postou que seria a mais difícil. Mas meu objetivo era me entregar a cada luta”, declarou Thamires Machado, que acabou sendo derrotada na final pela norte-americana Kylie Welker por 8 a 1.

Já Calebe Ferreira ficou com o bronze nos 77 quilos da greco-romano após derrota para o norte-americano Kamal Bey, que ficou com o ouro: “Já tinha duas medalhas em Pan Sênior, nos 67 quilos e nos 72 quilos, e agora realizei o sonho de conquistar três medalhas em categorias diferentes. Coloquei na competição tudo aquilo que treinei. Mesmo na derrota para Bey, na semifinal, apliquei boa tática de luta, mostrei aprendizado. Agora é seguir batalhando nos treinos para representar o Brasil bem no Mundial. A preparação valeu muito e seguirei me desafiando neste novo peso”.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
 

Fonte: Agência Brasil

Dia do assistente social é comemorado com seminário na CLDF

0

Para comemorar o dia do assistente social, que é celebrado em 15 de maio, a Câmara Legislativa realizou seminário temático na tarde desta segunda-feira (12). A iniciativa partiu do deputado e assistente social Fábio Félix (PSOL). “Tenho muito orgulho de ser um assistente social no exercício do mandato parlamentar. É um trabalho muito difícil, pois se trata de remar contra a maré. O maior desafio da nossa atuação profissional é manter a coerência profissional na dinâmica do trabalho junto com a nossa própria sobrevivência na profissão”, afirmou o distrital na abertura do evento.

Neste ano, a comemoração do dia do assistente social está focada na defesa da justiça ambiental como forma de enfrentamento da desigualdade social. “É preciso falar sobre justiça ambiental. Isso tem a ver com direito ao futuro, direito à qualidade de vida, direito à saúde. Nos últimos dez anos o GDF plantou 100 mil árvores no Plano Piloto e 2 mil árvores em São Sebastião. O serviço social tem que cumprir um papel de denúncia quanto a isso”, defendeu Fábio Félix.

Para o professor Thiago Rezende, do curso de serviço social da Universidade do Distrito Federal (UnDF), a defesa da justiça ambiental precisa ser incorporada na profissão. “Estamos falando de temas afeitos à nossa profissão, pois faz parte do nosso compromisso ético promover a justiça ambiental. Hoje somos apenas cinco docentes em serviço social na UnDF, mas esperamos crescer e formar assistentes sociais comprometidos com um projeto ético-político condizente com os desafios da profissão”, afirmou.

Representando o curso de serviço social da Universidade de Brasília (UnB), o professor Raí Vieira Soares lembrou da importância da universidade pública na formação de novos assistentes sociais. “Estamos formando assistentes sociais desde os anos 70 na UnB. Celebrar o dia do assistente social é também celebrar a importância dos cursos públicos de formação de agentes sociais qualificados”, afirmou. O docente também comentou os novos desafios dos assistentes sociais na sociedade contemporânea. “Com o avanço do agronegócio no Centro-Oeste, temos um desafio aos assistentes sociais na garantia do direito à cidade e na defesa do meio ambiente”, explicou o professor Raí Vieira Soares.

 

Carolina Curi/ Agência CLDF

A presidente do Conselho Regional de Serviço Social do DF, Karine Figueiredo, chamou a atenção para a importância da defesa da justiça ambiental para a sociedade. “Nós vivenciamos cotidianamente os impactos dos crimes ambientais, desastres e catástrofes que afetam a população. Somos a unidade da federação com a maior segregação sócio-espacial do país. Testemunhamos a falta de saneamento, a destruição da fauna e flora, as operações de derrubadas realizadas pelo GDF de forma violenta e violadora de direitos”, disse.

Karine também criticou a desvalorização da categoria pelo governo. “É inadmissível que assistentes sociais que atuam no Iges ganhem R$ 3 mil. Os colegas recebem menos de dois salários mínimos na capital do país, sem auxílio alimentação e sem nenhum outro benefício”, reclamou.

O subsecretário de assistência social da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF, Coracy Chavante, apresentou um quadro geral dos usuários dos serviços sociais no DF atualmente. “A gente trabalha hoje com 400 mil famílias no cadastro único, o que significa mais de 1 milhão de pessoas no DF nesse cenário de desigualdade e vulnerabilidade social. Vamos lutar para fortalecer o sistema de assistência social para mudar a conjuntura do Distrito Federal”, prometeu.

Patrícia Joni Rocha Lacerda, representante da Secretaria de Educação, reconheceu o baixo número de assistentes sociais na pasta, mas enalteceu o trabalho realizado. “São apenas 11 assistentes sociais para quase 700 escolas com mais de 450 mil alunos. No entanto, é importante destacar que nossas assistentes sociais estão trabalhando para instituir uma política de serviço social da educação, coisa que a gente não tem até agora. Vai ser um ganho enorme para a educação pública do DF”, garantiu.

Fonte: Agência CLDF

Obras vão levar água tratada a 28 mil moradores de Luziânia

0
Ampliação do sistema de abastecimento de água atende 13 bairros de Luziânia
Daniel Vilela lança obras de ampliação de sistema de abastecimento de Luziânia, que vai levar água tratada a 28 mil pessoas (Foto: André Costa)

Para garantir mais dignidade à população de Luziânia, o governador em exercício Daniel Vilela lançou, nesta segunda-feira (12/5), as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água do município, no Entorno do Distrito Federal (DF).

Com investimento de cerca de R$ 52 milhões, as obras executadas pelo Governo de Goiás, por meio da Saneago, vão atender treze bairros e beneficiar 28 mil pessoas. Vilela ressaltou o papel estratégico das obras de infraestrutura hídrica para acompanhar o desenvolvimento da cidade.

“Já pensando na existência de lotes a serem habitados e no crescimento populacional, a Saneago executa um serviço que visa garantir abastecimento em 100% da cidade em um futuro próximo”, projetou o governador em exercício.

Serão implantados 426 quilômetros de redes de distribuição e 8.810 novas ligações de água, o que irá permitir o crescimento e o desenvolvimento do município. As novas estruturas irão expandir o sistema de abastecimento da cidade para as áreas de influência dos centros de reservação Alvorada, Ameixas, Mandu, Sion e Vera Cruz.

Vilela ainda destacou a mudança pela qual passou a autarquia durante a atual gestão do Estado. “Antigamente, a Saneago não era referência por seus colaboradores, mas por ingerências políticas e escândalos. Hoje, ela é considerada uma das melhores empresas públicas de saneamento do Brasil. Investe com recursos próprios e conta com uma governança que gera resultados positivos em seu caixa e permite que possa financiar suas obras sem depender de recursos externos”.

“Ninguém vive sem água. É uma alegria muito grande levar um serviço essencial às pessoas por meio desta obra importantíssima, realizada com muita técnica e zelo”, disse o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski.

“A gestão do governador Ronaldo Caiado tem feito investimentos em todos os cantos de Goiás com a Saneago. Na nossa região, agora com água tratada, traz cada vez mais dignidade”, afirmou o secretário de Estado do Entorno do Distrito Federal, Pábio Mossoró.

“Na área de saneamento, temos para Luziânia uma obra que vai mudar a história. Essas ligações são instrumentos que não apenas levam água tratada para as residências, mas valorizam a qualidade de vida das famílias que vivem no nosso município”, finalizou o prefeito Diego Sorgatto, ao citar que a iniciativa reforça o compromisso do Estado com a infraestrutura hídrica.

Luziânia bairros

As obras já foram iniciadas e têm previsão de conclusão no segundo semestre de 2027. Serão beneficiados os bairros Jardim Europa, Jardim Luzilia, Mansões de Recreio Estrela Dalva V, Mansões Estrela Dalva IV, Mansões Recanto Estrela Dalva VIII, Parque Alvorada I, Parque Alvorada II, Parque Estrela Dalva III, Parque Estrela Dalva IV, Parque Estrela Dalva VII, Parque Estrela Dalva VIII, Parque Paulistano e Sol Nascente.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Papa pede fim da guerra de palavras e libertação de jornalistas presos

0

Em sua primeira entrevista coletiva, o papa Leão XIV fez um apelo aos profissionais da imprensa pelo compromisso com uma comunicação “que não busque o consenso a todo custo, não se revista de palavras agressivas, não abrace o modelo da competição, não separe nunca a busca da verdade do amor com que devemos humildemente buscá-la”.

“A paz começa em cada um de nós: no modo como olhamos os outros, ouvimos os outros, falamos dos outros. Neste sentido, o modo como comunicamos é de fundamental importância: devemos dizer não à guerra das palavras e das imagens, devemos rejeitar o paradigma da guerra”, disse, conforme informou o Vaticano.

O pontífice recém-eleito lembrou jornalistas presos em todo o mundo “por terem buscado e relatado a verdade” e pediu pela libertação de cada um dos profissionais.

“A Igreja reconhece nessas testemunhas. Penso naqueles que relatam a guerra mesmo à custa da própria vida, a coragem de quem defende a dignidade, a justiça e o direito dos povos à informação. Porque só os povos informados podem fazer escolhas livres. O sofrimento desses jornalistas presos interpela a consciência das nações e da comunidade internacional, chamando-nos a todos a salvaguardar o bem precioso da liberdade de expressão e de imprensa.”

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Em conversa com os jornalistas, Leão XIV citou ainda que “vivemos tempos difíceis de percorrer e contar, que são um desafio para todos nós e dos quais não devemos fugir”.

“Pelo contrário, pedem a cada um de nós, em nossos diferentes papéis e serviços, para nunca ceder à mediocridade”.

“A Igreja deve aceitar o desafio dos tempos e, da mesma forma, não pode haver comunicação e jornalismo fora do tempo e da história. Como nos lembra Santo Agostinho: ‘Vivamos bem e os tempos serão bons. Nós somos os tempos’.”

Ao final, o papa avaliou que um dos desafios mais importantes para os profissionais da imprensa na atualidade consiste em promover uma comunicação “capaz de nos tirar da torre de Babel em que, às vezes, nos encontramos, da confusão de linguagens sem amor, muitas vezes ideológicas ou tendenciosas”. 

Por isso, o seu serviço, com as palavras que vocês usam e o estilo que vocês adotam, é importante”.
 

Fonte: Agência Brasil

Focus: mercado reduz expectativa de inflação em 2025 para 5,51%

0

A estimativa de analistas do mercado financeiro divulgadas no boletim Focus desta segunda-feira (12) aponta uma nova queda no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2025: de 5,53%, na semana passada, para 5,51%, nesta terceira semana de maio.

Esta é a quarta queda consecutiva na expectativa do mercado financeiro sobre a inflação oficial do país. A pesquisa é divulgada pelo Banco Central semanalmente, às segundas-feiras, sobre os principais indicadores econômicos do país.

Para 2026, os economistas projetam a inflação também para baixo: de 4,51%, no boletim Focus da última segunda-feira (5), para 4,50%, agora. Já para os dois anos seguintes (2027 e 2028), as projeções foram mantidas em 4% e 3,80%, respectivamente.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA mede a variação média dos preços de um conjunto de bens e serviços consumidos pelas famílias brasileiras com renda mensal entre um e 40 salários mínimos.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Selic

Apesar de o mercado financeiro esperar a queda da inflação para os próximos anos, os mesmos analistas não veem alteração na taxa básica de juros da economia, a Selic.

Na última semana, por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, para 14,75% ao ano. A próxima reunião do Copom será realizada nos dias 17 e 18 de junho.

De acordo com a previsão divulgada no Focus, essa taxa de referência da política monetária deve ser mantida nas próximas reuniões do Copom e encerrar 2025 em 14,75% ao ano.

Para o fim de 2026, a estimativa é que os juros permaneçam em 12,50% ao ano. Para 2027 e 2028, a previsão foi mantida em 10,50% ao ano e 10% ao ano, respectivamente.

PIB

A análise econômica aponta que o ano deve fechar com o Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) em 2%, mantendo a expectativa projetada na semana passada.

Em 2024, o PIB do Brasil registrou um crescimento de 3,4% em relação a 2023 e alcançou R$ 11,7 trilhões. Esse foi o maior crescimento anual desde 2021, informou o IBGE.

Para 2026, a projeção para o PIB permanece em 1,7%. A estimativa para 2027 e 2028 se manteve em 2%.

Câmbio

Nesta edição do Focus, a previsão do mercado financeiro para o dólar caiu para o fim de 2025, de US$ 5,86 para US$ 5,85. A expectativa para a moeda norte-americana para 2026 também teve queda, de US$ 5,91 para US$ 5,90. Para os anos seguintes, a cotação da moeda estrangeira caiu para US$ 5,80, em 2027, e para US$ 5,82, em 2028.

Fonte: Agência Brasil

CLDF presta homenagem a profissionais de enfermagem

0

O auditório do Museu Nacional da República ficou lotado na manhã desta segunda-feira (12) em evento que comemorou o Dia Internacional da Enfermagem. A solenidade, promovida pelo deputado Jorge Vianna (PSD), reuniu profissionais da categoria, representantes sindicais, membros de conselhos de classe e autoridades dos três poderes para celebrar a data e discutir melhorias para a classe.

A cerimônia rendeu homenagem a figuras históricas que ajudaram a consolidar a profissão da enfermagem por meio da luta por melhores condições de trabalho. Dentre elas, Florence Nightingale (1820 –1910), considerada a fundadora da enfermagem moderna; Anna Nery (1814–1880), patrona da enfermagem brasileira; Josephina de Mello (1920 – 1995), figura importante na história da enfermagem no Brasil, especialmente no Amazonas; e Dona Ivone Lara (1922 – 2018), conhecida sambista que atuou como enfermeira por 37 anos, principalmente em hospitais psiquiátricos.

 

Foto: Wilter Moreira

Valorização

Jorge Vianna cobrou dos empresários contratantes, do Estado e da classe política maior valorização dos profissionais de enfermagem. O deputado afirmou que grande parte dos atendimentos feitos por enfermeiros que culminam em morte de pacientes não ocorrem por falha dos profissionais, mas devido à falta de estrutura ofertada, além da falta de engajamento político em prol da classe.

“É a enfermagem que sustenta o SUS, é a enfermagem que garante todos os programas de imunização, que, inclusive, são os melhores do mundo e são executados quase exclusivamente pela enfermagem”, afirmou, cobrando melhores condições de trabalho aos profissionais.

A governadora em exercício Celina Leão (Progressistas) destacou uma série de iniciativas das quais fez parte que contribuíram para avanços conquistados pela categoria, dentre elas a conquista do piso salarial nacional da enfermagem no Distrito Federal, (Lei nº 14.434/2022).

A chefe do executivo informou que o GDF está se mobilizando para estabelecer um cronograma de nomeações relativas ao último concurso da categoria e que o plano deverá ser apresentado ainda este mês. “O que seria de nós sem os profissionais de enfermagem? Lutei pelo piso salarial e nosso compromisso é nomear mais profissionais”, afirmou.

Vianna aproveitou a cerimônia para cobrar empenho do Buriti na luta pela isonomia salarial entre as carreiras de ensino superior da Secretaria de Saúde (SES-DF). Ele afirmou que a conquista do piso salarial representa muito para a classe, mas ponderou que muitos estados não vêm respeitando a determinação legal.

O parlamentar lembrou que o valor do piso é referente à carga horária semanal de 44 horas semanais, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal na ADI 7.222 e mantido no julgamento dos embargos opostos à ADI 7.222. Vianna cobrou a aprovação da PEC 19, que garante o piso para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras com base em uma jornada máxima de 30 horas semanais.

 

Foto: Wilter Moreira

 

“Nós ganhamos, mas não levamos [o piso]. Infelizmente, muitos lugares Brasil a fora não estão pagando. Além disso, piso no DF está atrelado à carga de 44 horas semanais conforme decisão do STF, não concordamos com isso”, declarou.

Elissandro Noronha, diretor do Conselho Regional de Enfermagem (COREN/DF), destacou a necessidade de se debater a saúde mental dos profissionais, que enfrentam duplas jornadas e baixas remunerações e destacou a necessidade da mobilização política para conquistar melhorias. “Não temos um salário digno, reconhecimento social, mas temos uma coisa: mobilização política. Somos 75 mil inscritos no DF e precisamos usar isso a nosso favor”, declarou.

Já a conselheira do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) Helga Regina Bresciani destacou que a classe já conta com cerca de 3 milhões de profissionais no Brasil, e ressaltou a “grandeza” e importância da profissão.

“A enfermagem tem que mostrar sua grandeza, que se dá no cotidiano, no dia a dia. Cuidar de pessoas em suas necessidades é o que nos diferencia das outros profissões de saúde. Somos a grandeza da saúde neste país”, afirmou ao público.

A solenidade foi marcada pela entrega da medalha de honra ao mérito da enfermagem a diversos profissionais em reconhecimento pela luta em prol da categoria. A cerimônia completa pode ser assistida pelo YouTube da CLDF.

Fonte: Agência CLDF