Início Site Página 1004

Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão

0

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quarta-feira (14) a deputada Carla Zambelli (PL-SP) a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrido em 2023. Cabe recurso contra a decisão. 

A condenação pelos crimes de invasão a dispositivo informático e falsidade ideológica foi obtida com os votos do relator do caso, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia. O julgamento virtual começou na sexta-feira (9) e foi finalizado hoje. 

Com a decisão, Zambelli também foi condenada à perda do mandato após o fim de todos os recursos possíveis e o pagamento de R$ 2 milhões em danos morais coletivos, valor que deverá ser dividido com hacker Walter Delgatti, que é réu confesso e que foi condenado a 8 anos e 3 meses de prisão neste mesmo processo

Conforme denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Zambelli foi a autora intelectual da invasão para emissão de um mandato falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

Segundo as investigações, o hackeamento foi executado por Delgatti, que confirmou ter realizado o trabalho a mando da parlamentar.

Defesa

Em nota à imprensa após o início do julgamento, a defesa de Carla Zambelli contestou a realização de um julgamento virtual para condenar a deputada. Os advogados também consideraram “absolutamente injusto” que a parlamentar seja condenada “sem provas irrefutáveis”.

Eleições

Carla Zambelli responde a outro processo criminal no STF. Em agosto de 2023, Zambelli virou ré no Supremo pelo episódio em que ela sacou uma arma de fogo e perseguiu o jornalista Luan Araújo às vésperas do segundo turno das eleições de 2022.

A perseguição começou após Zambelli e Luan trocarem provocações durante um ato político no bairro dos Jardins, em São Paulo.

Até o momento, o Supremo registrou placar de 6 votos a 0 para condenar a parlamentar a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto. No entanto, um pedido de vista do ministro Nunes Marques adiou a conclusão do julgamento.

Fonte: Agência Brasil

X1 se destaca no JUBs e sergipana brilha em campo com título

0

Um campo de Fut7 geralmente tem dimensões entre 45 e 55 metros de comprimento e 25 a 35 de largura. Para 14 jogadoras, 12 na linha. Agora essa área toda para uma partida com apenas um atleta de cada time na linha é para quem tem muita disposição. Este é o X1, modalidade que faz sucesso entre jovens do Brasil e é destaque dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Não tem desculpa, não dá para reclamar do companheiro. Quando o juiz apita e a bola rola é só você e seu adversário. Frente a frente. Um verdadeiro combate. São dois tempos de 10 minutos cada, um goleiro e um na linha. O goleiro não pode sair da área e não tem escanteio. Em caso de empate, shootout, quando o atleta de linha tem 5 segundos para tentar o gol sem marcação, só contra o goleiro.

É uma modalidade que exige um preparo físico invejável, disposição, força e cabeça fria na hora de finalizar. E a Agência Brasil foi a Goiânia aprender mais sobre o esporte. Acompanhamos a segunda partida de uma das duplas favoritas ao título: Arielly dos Santos e Sabrina Silva, treinadas pela técnica Gacrielle Costa. Vitória fácil por 11 a 1 e classificação garantida para as quartas de final. Gracielle acompanha todos os passos das suas atletas, canta jogadas, pega no pé do árbitro e mostra como funciona o X1.

“O X1 é uma modalidade nova, que cresceu após a pandemia. No feminino, é ainda mais recente. Eu estudo essa área, e ainda há muito espaço para crescimento, para as atletas jogarem cada vez mais em um nível alto. É um verdadeiro embate, uma arena, com muito jogo físico e a necessidade de excelente preparação”.

Elas são da Universidade Tiradentes (Unit), de Sergipe. Arielly carrega a responsabilidade de ter sido campeã do X2 em 2024 e eleita a melhor atleta da modalidade pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Duro, né? Para ela, é moleza. Desde pequena, Arielle está acostumada a correr atrás do que quer.

“Comecei muito cedo no futebol e a trabalhar cedo também. Com 12 anos eu já queria ser independente. Ia com meus pais para as feiras, sou feirante com muito orgulho. Então fui crescendo e criando meu amor pelo futebol e pelo agro. Perto da minha casa havia um monte de meninos que jogavam futebol. Eu ia, jogava com eles, e de tarde ia trabalhar. Depois recebi uma proposta para fazer uma peneira no Estanciano. Fui, passei, me alojei lá. Hoje estudo agroecologia e gestão comercial pela Unit e cheguei aqui como destaque, como fui ano passado, sendo eleita a melhor jogadora do Brasil dos JUBs X2”.

Da feira para a Universidade. Do campo para os campos. Empresária, craque. Se a vida aperta, ou uma marcação mais cerrada, ela sabe o que fazer: “O segredo é não se preocupar com muita coisa não. Eu vou sempre estar de cabeça fria. Meu pai fala: tem muita coisa para fazer. Eu respondo: calma pai, cabeça fria, amanhã é outro dia”.

Nesta quarta-feira (14), Arielly e Sabrina confirmaram o favoritismo ao vencerem a dupla da Unip por 3 a 2 na final, levando o título do X1 dos Jogos Universitários Brasileiros de 2025.

Fonte: Agência Brasil

Milei restringe imigração e permanência de estrangeiros na Argentina

0

O presidente da Argentina, Javier Milei, vai endurecer as regras para a entrada de estrangeiros no país, com o objetivo de restringir a imigração. Segundo comunicado oficial desta quarta-feira (14) do gabinete da presidência, a Argentina passará a exigir o pagamento pelos serviços de saúde para residentes transitórios, temporários e irregulares. Além disso, os turistas que entrarem no país deverão contratar um seguro de saúde.

O comunicado anuncia que o Decreto de Necessidade e Urgência, que ainda será publicado, trará mudanças profundas no regime migratório do país.

De acordo com o governo, durante o ano de 2023, a assistência médica a estrangeiros nos hospitais nacionais implicou despesa aproximada de 114 bilhões de pesos.

“Esta medida visa garantir a sustentabilidade do sistema público de saúde, para que deixe de ser um centro de benefício financiado pelos nossos cidadãos”, diz o comunicado.

Outro ponto é a autorização para que as universidades nacionais possam estabelecer taxas, caso decidam, para cursos universitários destinados aos residentes temporários.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

O comunicado afirma ainda que a Carta de Cidadania, documento para residência permanente no país vizinho, será concedida a quem comprovar dois anos de residência contínua ou tenha feito um investimento relevante na Argentina. Também será exigida a prova de meios de subsistência suficientes e a ausência de registo criminal.

Outro ponto do decreto que será publicado é que será proibida no país a entrada de estrangeiros condenados. Aqueles que cometeram crime no território, independentemente da pena, também serão deportados.

“Isto significa que as infracções com penas inferiores a 5 anos, que não eram motivo de recusa de entrada no país ou de expulsão, passam a ser consideradas”, diz o texto.

 “A extrema facilidade com que foi possível entrar na Argentina até a data presente levou a que 1.700.000 estrangeiros tenham imigrado ilegalmente para o nosso país nos últimos 20 anos. Esta medida procura estabelecer a ordem e o bom senso num sistema que, infelizmente, e devido à cumplicidade de políticos populistas, foi distorcido”, diz o comunicado.

Fonte: Agência Brasil

Dólar sobe para R$ 5,63 em dia de ajustes no mercado

0

O mercado financeiro teve um dia de ajustes nesta quarta-feira (14). O dólar teve alta moderada um dia após fechar no menor nível em sete meses. A bolsa de valores teve leve queda, na sessão seguinte ao recorde histórico.

O dólar comercial encerrou esta quarta vendido a R$ 5,632, com alta de R$ 0,024 (+0,42%). A cotação chegou a cair para R$ 5,59 pouco antes das 10h, mas subiu após a abertura dos mercados norte-americanos.

Apesar da alta desta quarta, o dólar cai 0,77% em maio. Em 2025, a divisa recua 8,87%.

O mercado de ações também teve um dia de acomodação. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 138.536 pontos, com queda de 0,31%. Essa foi a primeira queda após quatro altas consecutivas.

Sem notícias relevantes da guerra comercial promovida pelo governo Donald Trump, o mercado financeiro teve um dia de realização de lucros. Os investidores aproveitaram a queda do dólar para comprar a moeda, enquanto os donos de ações venderam papéis para embolsarem ganhos recentes.

No caso dos países emergentes, como o Brasil, a queda no preço das commodities (bens primários com cotação internacional) também contribuiu para a alta do dólar e a queda na bolsa. Um dia após fechar no maior valor em três semanas e ultrapassar os US$ 66, a cotação do petróleo caiu 0,42% nesta quarta, para US$ 65,81.

No caso de países exportadores de matérias-primas, como o Brasil, a queda do preço das commodities resulta em alta do dólar. Isso porque exportações mais baratas resultam em menos divisas externas entrando na economia brasileira.

 

*Com informações da Reuters


Fonte: Agência Brasil

Lula estimula Putin a se reunir com Zelensky pela paz

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, para tratar sobre a abertura de negociações de paz com a Ucrânia. A guerra entre os dois países já dura mais de 3 anos. De acordo com o Palácio do Planalto, a ligação ocorreu nesta quarta-feira (14), durante a escala de Lula em Moscou em seu retorno a Brasília.

“O presidente brasileiro estimulou o presidente russo a comparecer à reunião de negociação entre Rússia e Ucrânia marcada para ocorrer em Istambul, nesta quinta-feira, 15 de maio, reconhecendo que a composição das delegações de negociadores é uma prerrogativa soberana dos chefes de Estado”, informou o Planalto, em nota.

Lula e sua comitiva de ministros estão retornando de Pequim, na China, onde cumpriram agenda oficial nos últimos dias. Ainda na noite de terça-feira (13), antes de embarcar de volta ao Brasil, com escala na Rússia e no Marrocos, o presidente brasileiro já havia informado, em entrevista a jornalistas, que pediria a Putin que negociasse diretamente um acordo de paz. 

Lula e Putin já haviam se encontrado no fim da semana passada, em Moscou, durante participação do brasileiro nas celebrações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanhã nazista, na Segunda Guerra Mundial. 

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

No domingo (11), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse estar pronto para encontrar Putin em Istambul, na Turquia, país que também está mediando uma tentativa de acordo.

Apesar da oferta de conversa feita pelos russos, e endossada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, até o momento não houve confirmação da participação pessoal de Vladimir Putin no encontro, sugerido pelo próprio Zelensky.

Lula deve chegar ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (15). A previsão é que o presidente descanse por algumas horas e, ainda pela manhã, embarque para Montevidéu, onde acompanhará o velório do ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica.

Fonte: Agência Brasil

Agência Brasil celebra 35 anos com homenagens e exposição fotográfica

0

Em comemoração aos 35 anos da Agência Brasil, completados no último sábado (10), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) promoveu, nesta quarta-feira (14), um evento para homenagear alguns dos profissionais que contribuíram para a consolidação do veículo como um dos mais importantes do país. Editores, repórteres, fotógrafos e tradutores foram celebrados.

Atuando em favor da cidadania por meio do jornalismo digital, a Agência Brasil publica diariamente mais de 100 conteúdos, entre textos, imagens e artes. 

“Neste mais de um ano que estou na Agência, confirmei a expectativa que eu tinha sobre a importância do veículo para a comunicação pública e também sua qualidade e competência de seus profissionais”, avaliou Fernando Rosa, gerente-executivo da Agência Brasil, Radioagência Nacional e Radiojornalismo da EBC

Segundo ele, em 2024, as matérias da Agência tiveram mais de 85 milhões de visualizações e foram reproduzidas por cerca de 11 mil sites de todas as regiões do Brasil. “Isso demonstra que estamos cumprindo com a nossa missão editorial”, completou.

Para a gerente de jornalismo digital da EBC, Juliana Cézar Nunes, comandar essa cobertura factual, contextualizada, feita sob a perspectiva do cidadão e disponibilizada também em inglês e espanhol, é “uma honra, um orgulho e também uma enorme responsabilidade”. 

“Nesse momento de celebração, é importante que a gente possa olhar para o nosso histórico com orgulho do que é entregue para a sociedade brasileira: um jornalismo público comprometido e que dá informações para que o cidadão busque seus direitos”, disse. 

“Também temos que tomar um fôlego e mirar um futuro com novas linguagens, novas plataformas, pois tenho certeza que a Agência ainda tem muito a oferecer para a EBC e para a sociedade brasileira”.

A diretora de jornalismo, Cidinha Matos, também destacou a importância da prestação de serviços feita pela Agência Brasil à população e afirmou que segue buscando o reforço do jornalismo da EBC como um todo.

 “É uma equipe muito aguerrida, que dá muito orgulho e pela qual eu brigo no que precisar. Queria agradecer a todos pelo empenho e pelo trabalho coletivo que é feito para o cidadão”, pontuou.

Em um ambiente cada vez mais desafiador para o jornalismo, o diretor-geral da EBC, Bráulio Ribeiro, agradeceu aos profissionais que carregam o legado da Agência Brasil e que se superam em busca da melhor cobertura. 

“Nossa responsabilidade é cuidar da comunicação pública do país e fico muito feliz que a Agência continue sendo esse veículo que representa tão bem esse conceito, com credibilidade e com o respeito da população e também de outros veículos”, finalizou.


Brasília (DF), 15/05/2025 - Homenagem de 35 anos da Agência Brasil. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Brasília (DF), 15/05/2025 - Homenagem de 35 anos da Agência Brasil. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Homenagens

No evento, editores, repórteres, fotógrafos, tradutores e equipe de apoio foram homenageados pela direção da empresa por sua dedicação ao cobrir os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo nos últimos 35 anos. Foram celebrados os profissionais mais antigos de cada praça. Veja a lista completa:

Editores

  • Graça Adjuto
  • Nádia Franco
  • Fernando Fraga

Os três ingressaram ainda na antiga Radiobrás e dedicam-se há mais de 20 anos ao dia a dia da Agência Brasil.

Repórteres Brasília

  • Wellton Máximo (desde 2006)
  • Alex Rodrigues (desde 2006)

Repórteres São Paulo

  • Flávia Albuquerque (desde 2003)
  • Elaine Patrícia Cruz (desde 2004)

Repórteres Rio de Janeiro

  • Douglas Corrêa (na empresa desde 1973 e na Agência Brasil desde a sua criação, em 1990)
  • Cristina Índio, (na empresa desde 1983 e na Agência Brasil desde 1994)

Fotógrafos

  • Antônio Cruz
  • José Cruz
  • Valter Campanato

Os três integram o time da Agência Brasil desde o início, em 1990.

Tradutores

  • Mário Nunes Júnior
  • Nira Foster

Ambos estão na empresa desde 1982 e na Agência Brasil desde 2013.

Redes

  • Marcela Ribeiro (desde 2005)

Apoio administrativo

A celebração foi finalizada com um tributo a Sérgio Santana de Lima, conhecido como Chackan, que ingressou na empresa em 2011 e colaborou no desenvolvimento do site da Radioagência e, posteriormente, integrou a equipe responsável pelo desenvolvimento da Agência Brasil.

Exposição

Durante o evento, foi anunciada a abertura de uma exposição com registros fotográficos produzidos pelos fotojornalistas da Agência. A mostra ficará disponível nos corredores da EBC em breve, para celebrar a história e a relevância do jornalismo visual no relato dos principais acontecimentos nacionais e internacionais.


Brasília (DF), 15/05/2025 - Homenagem de 35 anos da Agência Brasil. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Brasília (DF), 15/05/2025 - Homenagem de 35 anos da Agência Brasil. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

 

 

Fonte: Agência Brasil

STF adia decisão definitiva sobre taxas para sepultamentos em SP

0

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) adiou nesta quarta-feira (14) o julgamento definitivo da decisão que determinou um teto de preços para a cobrança dos serviços funerários no município de São Paulo.

A Corte iniciou a análise da liminar proferida no ano passado pelo ministro Flávio Dino para garantir que os valores devem ser cobrados conforme os preços praticados antes da concessão dos cemitérios à iniciativa privada. Os preços poderão ser atualizados somente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O caso foi parar no Supremo por meio de uma ação na qual o PCdoB contestou a legalidade dos preços cobrados pelas empresas. 

Na sessão de hoje, os ministros começaram a decidir se vão referendar a liminar, no entanto, um pedido de vista do ministro Luiz Fux suspendeu o julgamento. Não há data definida para retomada.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Apesar da suspensão da análise do caso, a decisão que estipulou o teto para a cobrança dos serviços funerários continua valendo.

Relator

O único voto foi proferido pelo relator, Flávio Dino, que reafirmou seu entendimento sobre a matéria.

Dino citou diversas irregularidades divulgadas pela imprensa sobre a cobrança abusiva de taxas para sepultamento após a privatização.

O ministro disse que foi registrado o caso de uma família que não realizou os ritos religiosos de sepultamento porque não tinha dinheiro para pagar uma espécie de “taxa de oração”, que seria cobrada por uma das concessionárias. 

Dessa forma, o ministro apontou que a intervenção na cobrança dos valores foi necessária.

“Em que lugar está a mente e o coração de alguém que imagina que, diante de um ente querido falecido, aquela pessoa vai ingressar na Justiça diante da abusividade ali verificada?”, indagou.

Durante o julgamento, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) disse que a privatização dos serviços funerários viola o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana. Entre os problemas provocados pela concessão, o parlamentar citou a limitação de sepultamentos gratuitos.

“Em alguns cemitérios, há uma restrição de dois sepultamentos diários. Chega a ser cruel a restrição de sepultamentos gratuitos para população em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

Segundo levantamento do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep), antes da concessão. o custo do pacote mais barato de serviços funerários era de R$ 428,04. 

Depois da concessão das unidades à iniciativa privada, o menor valor de pacote aos clientes passou para R$ 1.494,14, segundo o Sindsep, com base em valores divulgados pelas próprias concessionárias.

A administração do serviço funerário na capital paulista foi assumida por quatro empresas. Ao todo, são 22 cemitérios públicos e um crematório. Os contratos preveem que as concessionárias são responsáveis pela operação dos serviços, gestão, manutenção, exploração, revitalização e expansão das unidades. A vigência do contrato de concessão é de 25 anos. 

Durante o julgamento, a procuradoria do município de São Paulo defendeu a legalidade da lei municipal que permitiu a concessão dos cemitérios. 

Fonte: Agência Brasil

Revalida: prazo para recurso sobre prova discursiva termina amanhã

0

O período para os candidatos entrarem com recursos referentes às notas provisórias da prova discursiva da primeira edição de 2025 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) termina nesta quinta-feira (15).

Os participantes que não concordarem com o resultado provisório devem realizar o procedimento online, diretamente no Sistema Revalida. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece que não serão aceitos recursos apresentados fora do Sistema Revalida ou fora do prazo.

O Revalida avalia profissionais brasileiros e estrangeiros formados em medicina fora do Brasil que querem exercer a profissão em território nacional. O objetivo do exame é garantir a qualidade do atendimento médico prestado no Brasil.

Recursos

De acordo com o edital da 1ª etapa do Revalida 2025/1, o recurso contra o resultado provisório da prova escrita deverá conter somente questionamentos relacionados às pontuações atribuídas a cada quesito avaliado, conforme a versão definitiva do padrão de resposta.

O participante também não poderá se identificar em quaisquer dos espaços de texto destinados ao recurso contra o resultado provisório da prova escrita discursiva, sob pena de ter o recurso reprovado automaticamente.

O resultado final será divulgado pelo Inep aos participantes na Página do Participante, com login  da conta do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br, em 3 de junho. A análise feita pela banca corretora do exame trará as justificativas individualizadas de deferimento ou indeferimento.

Edição de 2025

A primeira etapa do Revalida 2025/1 ocorreu no dia 23 de março, com a participação de 93,63% dos 17.778 inscritos no exame.

As provas objetiva e discursiva foram aplicadas pelo Inep em 11 capitais: Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A prova teórica teve 100 questões de múltipla escolha, além das questões discursivas.

As notas provisórias juntamente com o padrão de respostas definitivo foram divulgados pela autarquia na última sexta-feira (9).

Revalida

Desde 2011, o exame que autoriza aos aprovados ter o diploma revalidado no Brasil é aplicado pelo Inep, enquanto a revalidação é de responsabilidade das universidades públicas do Brasil que aderiram ao exame.

Anualmente, as provas são divididas em duas etapas eliminatórias (teórica e prática), aplicadas em momentos distintos.

As provas escritas e prova de habilidades clínicas abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

Para serem aprovados, os candidatos devem demonstrar conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao exercício da medicina. 

O participante somente poderá avançar para a segunda etapa, a da prova prática, se for aprovado na prova teórica.

Esta última fase avalia as habilidades clínicas em cenários de prática profissional, como atendimento de atenção primária, ambulatorial, internação hospitalar, pronto-socorro para casos de urgência e emergência, além da medicina comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normas e na legislação profissional.

Saiba mais sobre o Revalida aqui.

Fonte: Agência Brasil

Situação da iluminação pública no DF gera debates no plenário

0

Vários deputados distritais usaram o microfone da tribuna da Câmara Legislativa na tarde desta quarta-feira (14) para comentar a situação da iluminação pública no Distrito Federal. O deputado Chico Vigilante (PT) contou já ter recebido reclamações do setor empresarial sobre a falta de iluminação em diversas localidades. “Fui procurado por um importante empresário do ramo de farmácias do DF. Ele estava me falando do verdadeiro breu que virou o DF. Por onde andamos, vemos as cidades mal iluminadas. Todos nós sabemos que a falta de iluminação incentiva a bandidagem”, reclamou.

 

Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

O deputado Max Maciel (PSOL) concordou com o colega. “Quando há iluminação eficiente, aumenta a sensação de segurança. Isso é muito importante para as pessoas poderem se deslocar pela cidade sem medo”, afirmou. Para o deputado Fábio Félix (PSOL), é preciso que a população cobre do governo. “Tem lugar no DF em que a única iluminação que existe é a do celular. As pessoas precisam denunciar. Não podemos naturalizar que esta cidade esteja neste breu, sendo que todo mundo tem que pagar a taxa de iluminação pública”, afirmou.

 

Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

Para o deputado Pastor Daniel de Castro (PP), o problema tem que ser resolvido com diálogo. “A equipe do meu mandato tem visitado as cidades e estamos tirando fotos dos postes que estão com lâmpadas queimadas. Nós já encaminhamos um relatório sobre a situação em Vicente Pires para a CEB e as trocas já estão sendo realizadas por novas lâmpadas de LED”, relatou o distrital.

Eder Wen – Agência CLDF

Fonte: Agência CLDF

Detran leiloa veículos no dia 22

0
Pessoas físicas poderão participar do leilão de veículos recuperáveis. Já a compra de sucatas é restrita a pessoas jurídicas com atividade econômica voltada à desmontagem e comércio de peças usadas (Foto: Detran-GO)

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) realizará no próximo dia 22 de maio, a partir das 9 horas, um leilão com aproximadamente 700 veículos. Os lotes incluem veículos recuperáveis e sucatas aproveitáveis e aproveitáveis com motor inservível, e estarão disponíveis para visitação de 19 a 21 de maio.

Pessoas físicas poderão participar do leilão de veículos recuperáveis. Já a compra de sucatas é restrita a pessoas jurídicas com atividade econômica voltada à desmontagem e comércio de peças usadas. Essas empresas devem estar devidamente cadastradas no Detran de Goiás ou de seu estado de origem, conforme estabelece a Lei Estadual nº 19.262/2016 e a Portaria nº 692/2023.

Leilão

O leilão é amparado pela Resolução nº 623/2016 do Contran e pela Lei Federal nº 12.977/2014. Os veículos disponibilizados foram recolhidos ao pátio há mais de 60 dias. Segundo o presidente do Detran-GO, Waldir Soares, os proprietários ainda podem reaver seus veículos antes da venda, desde que regularizem a pendência que motivou a retenção.

O Detran-GO reforça que os interessados devem acessar apenas os canais oficiais para participar do leilão: o site da autarquia (https://goias.gov.br/detran ) e o portal da empresa (www.pmklog.com.br), responsável pela condução do processo.

“As pessoas devem ficar atentas aos canais oficiais e nunca realizar pagamentos antecipados”, alerta Waldir Soares.

Ele destaca que não há sites específicos criados pelo Detran-GO para os leilões, que sempre são divulgados no Diário Oficial do Estado, no site institucional e no da leiloeira contratada. Em caso de golpe, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Veículos visitação

Os veículos estarão expostos para visitação pública do dia 19 a 21, nos horários de 8h30 às 11h30 e de 14 às 17 horas, no pátio da leiloeira. Fotos ilustrativas dos lotes também estarão disponíveis nos sites oficiais.

O arrematante será responsável pela destinação final dos veículos adquiridos e poderá responder civil e criminalmente caso descumpra as normas previstas no edital ou na legislação sobre desmontagem.

Visitação
Data: De 19 a 21 de maio
Horário: das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.
Local: Av. Militar Q. Área L. Lote A, Jd. Guanabara. Goiânia.

www.pmklog.com.br

Leilão
Data: 22 de maio
Horário: 9h
Local: Av. Militar Q. Área L. Lote A, Jd. Guanabara. Goiânia.

Saiba mais

Maio Amarelo reforça conscientização sobre acidentes de trânsito

Crer alerta população sobre alto número de acidentes de trânsito

Novas motocicletas intensificam fiscalização de trânsito na capital

Detran começa a receber pagamentos via Pix

Detran – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás