Início Site Página 1003

Eletrobras tem prejuízo de R$ 81 milhões no 1º trimestre de 2025

0

A Eletrobras registrou prejuízo de R$ 81 milhões no 1º trimestre de 2025, no balanço divulgado nessa quarta-feira (14). De acordo com a empresa, o resultado reflete a revisão feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na base regulatória de ativos da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), uma das principais subsidiárias da Eletrobras. “O impacto da revisão totalizou R$ 952 milhões, o que afetou o resultado contábil”, explicou, em nota, a companhia.

As despesas com pessoal, material, serviços e outros (PMSO) tiveram redução de 28% em relação ao último trimestre de 2024 e de 8% na comparação com o mesmo período de 2024. O resultado “mostra a consolidação de uma tendência que já vinha sendo observada em trimestres anteriores e reflete as iniciativas de adequação do quadro de pessoal, além de ajustes em processos e na estrutura organizacional”.

Os acordos para renegociação de empréstimos compulsórios seguiram na trajetória decrescente desde a capitalização. O estoque da dívida diminuiu R$ 2,9 bilhões em relação ao mesmo período do ano passado, com recuo de R$ 447 milhões na comparação com o último trimestre de 2024. No segundo trimestre de 2022, o estoque totalizava R$ 26,1 bilhões e hoje está em R$ 13,1 bilhões. Esse passivo tem origem em cobranças debitadas nas contas dos consumidores finais, que financiaram a expansão do sistema elétrico brasileiro e deram origem a disputas judiciais, que agora estão sendo solucionadas.

“Estamos cada vez mais focados no crescimento da companhia e no reforço de investimentos. É um novo momento”, explica o presidente da Eletrobras, Ivan Monteiro. “A queda do PMSO e a redução de provisão de compulsórios são resultados da estratégia de tornar a empresa mais eficiente sem nunca deixar de lado a prioridade da segurança dos ativos, pessoas e meio ambiente”, destacou.

Investimentos

No primeiro trimestre do ano, a Eletrobras somou investimentos de R$ 912 milhões. A queda de 25% em relação ao desembolso do mesmo período de 2024 é explicada pela conclusão de uma das maiores obras da companhia, o parque eólico de Coxilha Negra, em Santana do Livramento (RS). Em operação desde abril, o parque tem capacidade de geração de 302,4 MW e representou investimentos de mais de R$ 2,4 bilhões.

De acordo com a Eletrobras, no primeiro trimestre de 2025 destaca-se o avanço das obras do Linhão Manaus-Boa Vista, que já tem 87% das obras concluídas e previsão de conclusão no segundo semestre do ano. Com essa obra, que esteve paralisada por mais de 10 anos, todos os estados do Brasil estarão conectados ao sistema integrado nacional. O Investimento total no Linhão chega a R$ 3,3 bilhões.

Fonte: Agência Brasil

PF desarticula quadrilha especializada na produção de droga sintética

0

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (14) a Operação Cartel, para desarticular organização criminosa especializada na produção e distribuição de drogas sintéticas em âmbito nacional. O grupo, estruturado em moldes empresariais, tinha capacidade para fabricação de mais de 4,2 milhões de comprimidos de ecstasy por ciclo de produção.

Na ação, cerca de 120 policiais federais cumprem 25 mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e no Distrito Federal. A Justiça determinou o bloqueio e o sequestro de bens, imóveis, contas bancárias, criptoativos e veículos de luxo, com valor estimado em R$ 50 milhões.

A investigação foi conduzida pela Delegacia de Repressão a Drogas do Rio de Janeiro e revelou um esquema criminoso sofisticado, com laboratórios clandestinos instalados em comunidades do Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense e no interior do Paraná, além da utilização de empresas de fachada para a aquisição de insumos químicos e movimentação de recursos ilícitos.

A organização operava sob a proteção de facções criminosas locais, mediante o pagamento de um “tributo territorial”, que na prática funciona como um sistema informal de alvará de funcionamento ilícito. Em contrapartida, parte da droga produzida era destinada ao tráfico de drogasl.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

As substâncias químicas empregadas na produção dos entorpecentes eram adquiridas com notas fiscais emitidas por empresas de “fachada” desvinculadas de suas atividades reais, como perfumarias e barbearias.

Segundo laudo pericial da Polícia Federal, uma única empresa de fachada vinculada ao líder do grupo adquiriu cerca de 4,6 toneladas de dimetilsufóxido (DMSO), insumo essencial à síntese de MDMA, derivado das anteminas, que permitiria a produção de mais de 4,2 milhões de comprimidos de ecstasy.

O suposto líder da organização criminosa foi preso na terça-feira (13), em um apartamento de luxo no Recreio dos Bandeirantes, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro. Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos veículos de luxo, dinheiro em espécie, drogas sintéticas e documentos relevantes para a investigação contra o grupo criminoso. Outros dois integrantes da organização também foram presos na data de ontem, sendo um deles no Recreio dos Bandeirantes e o outro no bairro de Cordovil, zona norte do Rio.

Ao longo das investigações foram feitas apreensões e prisões significativas, entre as quais se destacam: a prisão de um investigado com 67.000 comprimidos de ecstasy, apreendidos em novembro de 2023; prisão em flagrante de outro investigado, também em novembro de 2023, no interior de um laboratório clandestino em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, com farta quantidade de insumos, drogas e equipamentos; e prisão em flagrante de uma integrante da organização em agosto do mesmo ano, na Rodoviária do Rio, durante o transporte de drogas com destino ao Espírito Santo.

Balanço

Ao todo, nove pessoas foram presas, sendo três delas nesta quarta-feira (14), nos municípios de Lauro Muller(SC), Vila Velha(ES) e Ubiratã(PR); três na terça-feira (13), no Rio, sendo duas no Recreio dos Bandeirantes e uma em Cordovil. Além disso, três homens sob custódia no sistema prisional também foram alvos de mandados de prisão preventiva, os quais foram cumpridos na data de hoje.

Apreensões

  • sete veículos de luxo;
  • cerca de 10kg de insumos para fabricação de drogas sintéticas;
  • cerca de 1kg de comprimidos de ecstasy;
  • ⁠cerca de R$ 20 mil reais em espécie;
  • celulares;
  • mídias de armazenamento;
  • documentos diversos.

Fonte: Agência Brasil

Dino defende decisão da Primeira Turma do STF sobre Ramagem

0

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta quarta-feira (14) a decisão da Primeira Turma da Corte que restringiu a deliberação da Câmara dos Deputados sobre a suspensão da ação da trama golpista contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ).

Durante a sessão da Corte, o ministro fez um comentário sobre o princípio constitucional da separação dos poderes e disse que a decisão do colegiado não invadiu a competência legal da Casa Legislativa.

“Se assim fosse, nós teríamos uma dissolução da República. Cada poder e cada ente federado faz a sua bandeira, o seu hino, emite a sua moeda e, supostamente, se atende a separação dos poderes”, afirmou.

Ontem (13), a Câmara dos Deputados entrou com uma ação no plenário do Supremo para rever a decisão da Primeira Turma que restringiu a o alcance da suspensão ação penal contra Ramagem.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Na semana passada, a Primeira Turma da Corte, por unanimidade, estabeleceu que, apesar de estar prevista na Constituição, a suspensão do processo criminal contra o deputado não pode ser feita na íntegra pela Câmara.

Dessa forma, Ramagem continuará respondendo por três dos cinco crimes da denúncia da tentativa de golpe.

Na ação, a Mesa da Câmara sustenta que a Constituição concedeu ao Congresso a prerrogativa para deliberar sobre a suspensão da ação penal. Para a Casa, o STF não pode fazer interpretação restritiva sobre a matéria.

“É necessário reafirmar que não cabe ao Poder Judiciário substituir-se ao juízo político conferido ao parlamento no tocante à conveniência da sustação, bem como a sua extensão”, sustenta a Casa.

A Câmara também conclui que o processo criminal contra Ramagem pode ser suspenso integralmente.

“A sustação da ação penal pelo parlamento não se refere a cada imputação penal de forma isolada, mas sim ao processo penal como um todo, desde que nele constem crimes ocorridos após a diplomação e durante o mandato”, concluiu a Casa. 

Fonte: Agência Brasil

Governo convoca mais 631 aprovados no concurso para professor PIII

0
Novos professores serão lotados em diferentes regiões da rede estadual de ensino (Fotos: Seduc-GO)

O Governo de Goiás publicou no Diário Oficial de quarta-feira (14/05) a nova lista de convocados para o cargo de professor PIII, referente ao concurso público lançado em julho de 2022 pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO).

Com a nova convocação, mais 631 aprovados foram chamados, totalizando 3.805 classificados convocados até o momento, de um total de 5.050 vagas ofertadas no certame.

Assim como nas etapas anteriores, a posse será realizada de forma virtual, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), garantindo agilidade e praticidade ao processo, conforme previsto em edital. A convocação atende a um compromisso do governador Ronaldo Caiado de acelerar a chamada dos aprovados ao longo de 2025.

Os novos professores deverão enviar a documentação necessária para investidura em cargo público, como CPF, RG, comprovante de endereço, título de eleitor e diploma de curso superior.

Convocados mais 631 aprovados no concurso para professor PIIIConvocados mais 631 aprovados no concurso para professor PIII
De forma inédita, concurso também possibilitou posse de professores indígenas, quilombolas, intérpretes de libras e instrutores de Braille (Fotos: Seduc-GO)

Concretização de um sonho

A nomeação representa mais que um passo na carreira de muitos profissionais. Para o professor de Química, Welliton Vale, do Colégio Estadual Pedro Alves de Moura, em Rubiataba, o momento marca a concretização de um sonho.

“Da mesma forma que a Educação transformou minha realidade, tenho certeza de que poderei ajudar a transformar a realidade de alguém. Digo que é a realização de um sonho a convocação no concurso da Seduc Goiás, esperado por tanto tempo”.

“Há um decênio que eu trabalhava como professor temporário da rede estadual, e finalmente celebrei a conquista de um objetivo pessoal e que representa um passo importante para a educação pública em Goiás”, comemora o professor.

Os profissionais serão lotados em diferentes regiões da rede estadual de ensino, composta por cerca de mil escolas e que atende mais de 480 mil estudantes.

De forma inédita, o concurso também possibilitou a posse de professores indígenas, quilombolas, intérpretes de libras e instrutores de Braille. Os demais aprovados do concurso de 2022 serão convocados ao longo do ano de 2025, conforme cronograma da Seduc e Sead.

Saiba mais

Educação alerta para prazo de inscrição ao Enem

Daniel Vilela visita centro que é referência em educação tecnológica, em São Paulo

Educação deverá ter investimentos de mais de R$ 500 milhões em 2025

Secretaria de Estado da Educação (Seduc) – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Goiás é o primeiro do Brasil na oferta de serviços públicos digitais

0
Goiás é o primeiro lugar do país no ranking dos estados com a maior oferta de serviços públicos digitais (Fotos: Hegon Correa)

Goiás é o primeiro lugar do país no ranking dos estados com a maior oferta de serviços públicos digitais. É o que aponta o Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado na última terça-feira (13/05), que avaliou todas as unidades federativas do Brasil em 35 critérios distribuídos em três dimensões: capacidade para a oferta digital de serviços, oferta de serviços digitais e normatização sobre modernização para a oferta de serviços públicos.

Com mais de 700 serviços 100% digitalizados, Goiás se destaca no eixo de Eficiência da Máquina Pública do Ranking de Competitividade dos Estados.

Esta é a segunda vez que o estado é reconhecido na área. Em 2024, os esforços da gestão estadual em integrar cada vez à tecnologia já haviam sido reconhecidos nacionalmente. O estado foi premiado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (Abep-TIC) por ser o mais digital do país.

Esses resultados são reflexo da estratégia do governo estadual em priorizar a transformação digital como ferramenta para facilitar o acesso da população aos serviços e melhorar a gestão pública. A digitalização tem ampliado a eficiência, reduzido custos e promovido mais dignidade e acessibilidade, especialmente para os goianos que vivem fora dos grandes centros urbanos.

A busca por inovação segue em ritmo acelerado. Nesta semana, o governador Ronaldo Caiado enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que institui a Política Estadual de Fomento à Inovação em Inteligência Artificial (IA), o texto já foi aprovado por unanimidade em primeira votação no dia 13 de maio.

A proposta reforça o compromisso de Goiás em consolidar-se como referência nacional e internacional em tecnologia, incorporando ferramentas de IA para aprimorar ainda mais os serviços públicos e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do estado.

“Ser líder em serviços digitais no Brasil é o resultado da nossa política de Estado que coloca a inovação a serviço do cidadão. E agora com o incentivo pioneiro a Inteligência Artificial, Goiás vai dar um novo salto de desenvolvimento rumo a um governo ainda mais moderno, transparente e acessível a todos os goianos”, afirmou o governador.

O Estado também tem avançado no apoio para a transformação digital dos municípios.

“Criamos uma Rede Estadual de Transformação Digital, que já alcança 114 cidades, e um dos nossos primeiros passos foi promover uma abordagem digital nos processos administrativos, por meio do programa Prefeitura sem Papel. Nosso objetivo é nos tornarmos o maior exemplo de transformação digital no Brasil”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

Essa estratégia de transformação digital também inclui oferta às prefeituras de modelos inovadores de governança, oferecimento de capacitação a lideranças locais e a construção de frameworks adaptáveis à realidade municipal.

“Isso demonstra o compromisso com um governo mais eficiente, transparente e acessível para todos”, avalia o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

Em outra frente, o Estado estimula a transformação digital de empresas e municípios, via Hub Goiás e em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap). A ideia é apoiar, técnica e financeiramente, a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas goianas e impulsionar a digitalização também dos executivos municipais.

Excelência

Em abril, Goiás conquistou o ISO 9001:2015 em Tecnologia da Informação. O certificado atesta a excelência na Digitalização de Serviços Públicos Estaduais e na Gestão de Contratos da Superintendência de Sistemas e Inovação (SSI) da Secretaria-Geral de Governo (SGG).

O selo de reconhecimento do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Governo de Goiás foi emitido pelo Organismo Nacional de Certificação de Sistema de Gestão Empresarial (ONC Certificação) e vale até 2028.

Saiba mais

Amazon avalia investir em Goiás após conhecer política estadual de IA

Caiado propõe lei que incentiva o desenvolvimento da IA no estado

Governo de Goiás conquista selo ISO 9001: 2015 em Tecnologia da Informação

Goiás amplia parceria com maior parque urbano tecnológico da América Latina

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Caixa libera abono salarial para nascidos em maio e junho

0

Cerca de 3,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em maio e junho que ganham até dois salários mínimos podem sacar, a partir desta quinta-feira (15), o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2025 (ano-base 2023). A quantia está disponível no Portal Gov.br.

Ao todo, a Caixa Econômica Federal liberará pouco mais de R$ 4,5 bilhões neste mês. Aprovado no fim do ano passado, o calendário de liberações segue o mês de nascimento do trabalhador. Os pagamentos começaram em 17 de fevereiro e vão até 15 de agosto. O trabalhador pode conferir a situação do benefício no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Neste ano, R$ 30,7 bilhões poderão ser sacados. Segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o abono salarial de 2025 será pago a 25,8 milhões de trabalhadores em todo o país. Desse total, cerca de 22 milhões que trabalham na iniciativa privada receberão o PIS e 3,8 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares têm direito ao Pasep.

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal; e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos serão divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento. O saque iniciará nas datas de liberação dos lotes e acabarão em 29 de dezembro de 2025. Após esse prazo, será necessário aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho.


Arte abono salarial PIS/Pasep
Arte abono salarial PIS/Pasep

Quem tem direito

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2023. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 126,50, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo cheio, de R$ 1.518.

O abono salarial não se confunde com as cotas do antigo Fundo PIS/Pasep, que estão sendo sacadas por meio de outra plataforma, lançada em março deste ano. O antigo fundo abriga cotas de cerca de 10,5 milhões de trabalhadores formais antes da Constituição de 1988. O abono salarial beneficia trabalhadores com carteira assinada após a Constituição de 1988 com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Pagamento

Trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.

Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.

O pagamento do abono do Pasep ocorre via crédito em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil. O trabalhador que não é correntista do BB pode efetuar a transferência via TED para conta de sua titularidade via terminais de autoatendimento e portal ou no guichê de caixa das agências, mediante apresentação de documento oficial de identidade.

Quem não é correntista da Caixa ou do Banco do Brasil e tem direito ao benefício também pode sacar o valor por meio do Portal Gov.br, no serviço “Receber o abono salarial”, mas é necessário ter conta prata ou ouro.

Até 2020, o abono salarial do ano anterior era pago de julho do ano corrente a junho do ano seguinte. No início de 2021, o Codefat atendeu a recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU) e passou a depositar o dinheiro somente dois anos após o trabalho com carteira assinada.

Fonte: Agência Brasil

Curso dará formação em direitos digitais para grupos minoritários

0

O projeto Tramas Digitais: Tecendo Futuros, promovido pela organização Olabi, promoverá uma formação gratuita voltada a pessoas de grupos minoritários e interessadas em direitos digitais, inovação e transformação social. As inscrições estão abertas até 6 de junho.

A Olabi é uma organização social que trabalha para ampliar a diversidade nas áreas de tecnologia e inovação.

A formação é destinada para grupos minoritários, como mulheres, população negra e indígena, pessoas LGBTQ+, PCDs e outros. Também podem participar integrantes de coletivos, movimentos sociais, associações e entidades dos mais diversos campos de atuação e frentes de luta.

A programação do projeto abrange temas como inteligência artificial, privacidade e proteção de dados, economia da atenção, vigilância, educação midiática e justiça socioambiental.

O curso propõe ser um espaço de formação e troca para quem deseja compreender o papel das tecnologias na sociedade.

Mares desconhecidos

“Tramas Digitais [representam] um convite a navegar por mares conhecidos e desconhecidos, na busca por conectar experiências, tecnologias e direitos. Queremos tramar, tecer redes, confabular em torno de narrativas que fortaleçam a imaginação, a esperança e práticas que estão desenhando futuros mais livres e plurais no agora”, explica Silvana Bahia, co-diretora executiva da Olabi.

Os conteúdos das aulas levantam questionamentos como de que forma se pode subverter a lógica extrativista das plataformas? É possível disputar os rumos da Inteligência Artificial (IA), dos dados e da economia digital a partir de outros valores? Como construir autonomia e ampliar repertórios e imaginação?

O curso será realizado entre julho e outubro deste ano, com encontros semanais ao vivo às quartas-feiras, das 19h às 21h (horário de Brasília). A carga horária total é de 26 horas, com atividades teóricas e práticas.

Ao final dessa etapa, 15 pessoas serão selecionadas para um ciclo de mentoria entre outubro e dezembro com uma bolsa mensal de R$ 1 mil para que desenvolvam seus próprios projetos.

Não é necessário ter experiência prévia na área. As inscrições devem ser feitas pelo site, onde também é possível acessar o edital completo.

Programação

14/07 – O que está em jogo no campo das tecnologias e direitos hoje?

16/07 – Como os dados moldam o mundo e o que o  Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) tem a ver com isso?

23/07 – Mas afinal, o que é inteligência artificial?

30/07 – Aceleração e presença: outros olhares para a nossa relação com tempos ansiosos.

06/08 – Tecnologias e infância: por uma abordagem educativa.

13/08 – Apostas virtuais: como chegamos a esse cenário?

20/08 – Justiça socioambiental e mudanças climáticas: a tecnologia como aliada.

03/09 – Hackeando a broligarquia: um olhar feminista para os direitos digitais.

10/09 – Solidariedade no mundo do trabalho: alternativas à uberização.

17/09 – Vigilância e direito à cidade: a arte como saída.

24/09 – Por uma educação em direitos.

01/10 – Narrativas de esperança: Tramando Futuros.

*Estagiário sob supervisão de Eduardo Luiz Correia

Fonte: Agência Brasil

Justiça de SP derruba proibição e mototáxi volta a ser oferecido

0

A Justiça de São Paulo julgou improcedente a ação civil pública movida pela prefeitura de São Paulo e derrubou a proibição do funcionamento do serviço de mototáxi por aplicativo na capital paulista. A decisão é do juiz Josué Vilela Pimentel, da 8ª Vara de Fazenda Pública.

Com isso, empresas como a Uber e a 99Moto poderão voltar a oferecer o serviço de mototáxi na cidade de São Paulo.

Na decisão, o juiz considerou inconstitucional o decreto municipal que proíbe esse tipo de transporte de passageiros por motocicletas, já que a atividade é permitida pela legislação federal.

O magistrado concluiu que não houve comprovação de que o serviço aumenta o número de óbitos e de acidentes no trânsito, um dos argumentos que vem sendo utilizados pela prefeitura de São Paulo para pedir a proibição desse serviço.

“Assim, as provas constantes dos autos (dados de 2014 a 2023) não demonstram aumento no número de acidentes e óbitos em razão dos serviços de mototáxi (2025) e, por consequência, a violação a direito da personalidade coletiva. Portanto, resta ilógico associar, de forma singela, a prestação desse serviço ao aumento de mortes. Em outras palavras, trata-se de dados relativos ao próprio risco de se pilotar motos e não da atividade de transporte remunerado de passageiros. Ou seja, os riscos alegados advêm do próprio meio de locomoção (gênero) e não da atividade econômica exercida por meio do uso deste tipo de veículo (espécie)”, escreveu.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Procurada pela Agência Brasil, a Uber informou que não vai se pronunciar. Já a 99Moto informou que voltou a operar às 16h de hoje (14), inclusive no centro expandido.

“O direito de escolher como ir e vir dos paulistanos foi assegurado novamente pela Justiça, e a 99Moto volta à cidade de São Paulo. Milhares de paulistanos poderão voltar a se aproveitar dos benefícios e eficiência deste modo de transporte, com a segurança oferecida pelas mais de 50 ferramentas de segurança e os preços acessíveis do serviço”, disse Bruno Rossini, diretor sênior da 99 no Brasil, por meio de nota.

Procurada pela Agência Brasil, a prefeitura de São Paulo informou que vai recorrer da sentença. 

“O Tribunal de Justiça de São Paulo, por seu Órgão Especial, não declarou a inconstitucionalidade do decreto municipal. O município de São Paulo irá recorrer da sentença, proferida na data de hoje, que em momento algum autorizou o serviço de mototáxi, razão pela qual as medidas fiscalizatórias seguem sendo implementadas”, diz nota.

Fonte: Agência Brasil

BB assina acordo de US$ 1 bi com Banco de Desenvolvimento da China

0

O Banco do Brasil (BB) e o Banco de Desenvolvimento da China (CDB, na sigla em inglês) assinaram um termo de compromisso de US$ 1 bilhão para ampliar financiamentos a empresas brasileiras e chinesas. O acordo foi assinado em Pequim, durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país asiático.

Assinado pelo vice-presidente de Negócios de Atacado do Banco do Brasil, Francisco Lassalvia, e pelo vice-presidente do CDB, Wang Peng, o convênio pretende aumentar a cooperação financeira entre as instituições e fortalecer os laços econômicos entre o Brasil e a China.

O acordo prevê uma linha de crédito, com prazo de até cinco anos, que permitirá ao Banco do Brasil expandir as operações de financiamento nas áreas de infraestrutura, agronegócio, exportação e importação. A iniciativa beneficiará empresas brasileiras e chinesas com atuação no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento econômico bilateral.

Essa é a terceira etapa da parceria entre o BB e o CDB, que firmaram em 2022 o primeiro contrato entre as instituições. O intercâmbio começou em 2013, com a inauguração do escritório de representação do CDB no Rio de Janeiro. No ano seguinte, o BB abriu uma agência em Xangai.

Durante a reunião prévia à assinatura, os executivos das duas instituições destacaram a solidez da parceria e manifestaram o interesse mútuo em aprofundar e expandir a cooperação nos próximos anos.

Consolidação

Segundo a presidenta do BB, Tarciana Medeiros, o acordo consolida o Banco do Brasil como protagonista dos negócios entre o Brasil e a China. No Seminário Empresarial Brasil–China, realizado na última segunda-feira (12) em Pequim, ela lembrou que o BB é o único banco brasileiro e latino-americano com presença em solo chinês.

“Construímos uma relação de 21 anos que demonstra que conhecemos as necessidades dos investidores chineses, de um lado, e de outro conhecemos como ninguém as potencialidades de negócios em todo o Brasil”, afirmou Tarciana em Pequim.

Em 2004, dez anos antes da inauguração da agência em Xangai, o BB inaugurou um escritório de representação na China. Além do país asiático, o Banco do Brasil está presente nos seguintes países: Estados Unidos, Paraguai, Argentina, Ilhas Cayman, Reino Unido, Portugal, Alemanha e Japão.

Banco de fomento chinês

Estabelecido em 1994, o CDB é um banco de fomento estatal, considerado uma entidade independente, mas supervisionada diretamente pelo Conselho de Estado da China. Entre os objetivos da instituição financeira, estão o apoio a indústrias-chave e a setores subdesenvolvidos da economia do país asiático.

Com 41 unidades na China, o CDB tem uma filial em Hong Kong e 11 escritórios de representação no exterior, incluindo o Rio de Janeiro. No fim de 2024, os ativos totais do Grupo CDB, incluindo as principais subsidiárias do banco, somavam cerca de US$ 2,6 trilhões.

Fonte: Agência Brasil

Com o frio, SP aciona operação para pessoas em situação de rua

0

Com previsão de uma madrugada fria, que pode alcançar os 13 graus Celsius (Cº), a prefeitura de São Paulo informou que vai ativar a Operação Baixas Temperaturas nesta quarta-feira (14) para atendimento das pessoas em situação de rua.

De acordo com a administração municipal, serão montadas dez tendas em regiões estratégicas da capital paulista. A operação teve início às 18h.

A Operação Baixas Temperaturas (OBT) é acionada sempre que a temperatura atinge 13 °C ou menos. Nesses dias, as tendas funcionam das 18h à 0h e oferecem alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água, além de cobertores e kits de inverno compostos por luvas, toucas, meias e agasalhos.

Além disso, equipes de abordagem ativa devem percorrer a cidade em busca de pessoas em situação de rua para oferecer encaminhamento para os serviços da rede socioassistencial da cidade, que terão reforço de 630 vagas extras.

A prefeitura informou que o serviço de acolhimento socioassistencial consiste em 280 mil vagas distribuídas em 380 serviços como hotéis sociais, centros de acolhida e Vilas Reencontro. Quando a operação ocorre, essa oferta é ampliada, com atendimento em quatro centros esportivos onde ocorre pernoite, banho e refeições. Para quem se recusa a ser encaminhado para um centro de acolhida, a prefeitura diz entregar um cobertor.

156

Os cidadãos podem solicitar a abordagem social de pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo por meio do telefone 156, que tem ligação gratuita. Esse serviço, informa a administração municipal, funciona 24 horas sem necessidade de identificação. Entretanto, é importante informar o endereço em que a pessoa se encontra, indicando um número aproximado e pontos de referência, além de características físicas e detalhes de vestimenta.

Fonte: Agência Brasil