Início Site Página 1005

Daiane, Guga e Edinanci entram para o Hall da Fama do Esporte

0

Quando o cinema quer homenagear seus maiores ídolos cria um Hall da Fama com os melhores atores. A indústria da música também faz isso para enaltecer os grandes cantores. E, em 2018, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) criou o Hall da Fama do Esporte.

Segundo o presidente do COB, Marco Antônio La Porta, não é preciso ser medalhista olímpico para estar no Olimpo do esporte.

“A medalha é apenas um detalhe do processo. É a contribuição do atleta  para o movimento, a inspiração dele para os Jogos, isso é o que conta. A gente precisa contar a história do esporte para incentivar jovens atletas.”

A ginasta Daiane dos Santos, que hoje tem 42 anos, marcou uma geração inteira fazendo acrobacias nos exercícios de solo, foi campeã do mundo em 2003 e, na noite desta terça-feira (13), em cerimônia de gala no Copacabana Palace, foi uma das quatro atletas incluídas no Hall da Fama. No palco, em lágrimas, Daiane disse que era “difícil descrever um sentimento”, mas que se sentia “lisonjeada representando a ginástica, o esporte brasileiro e tantos outros grandes atletas”.


Brasília (DF), 14/05/2025 - Hall da fama COB, ginasta Daiane dos Santos.
Foto: COB/Divulgação
Brasília (DF), 14/05/2025 - Hall da fama COB, ginasta Daiane dos Santos.
Foto: COB/Divulgação

A ginasta Daiane dos Santos, uma das homenageadas – COB/Divulgação

O Hall da Fama do COB não estaria completo se lá não estivesse o tenista Gustavo Kuerten, tricampeão do torneio de tênis Roland Garros em 1997, 2000 e 2001. Ontem, Guga foi a grande atração da noite e agora, mais do que nunca, está eternizado entre vários outros heróis do esporte nacional.

“Tanto os que aqui já passaram e são homenageados, como Joaquim Cruz, Bernard, William, Hortência, Paula, Ricardinho, todos esses nomes fizeram a gente sonhar. Daí pensava: sou brasileiro também e vai dar certo, tem que funcionar. Vamos valorizar essa capacidade que temos de transformar a vida de milhões de brasileiros” , afirmou o tricampeão.

 


Brasília (DF), 14/05/2025 - Hall da fama COB, judoca Edinanci Silva.
Foto: COB/Divulgação
Brasília (DF), 14/05/2025 - Hall da fama COB, judoca Edinanci Silva.
Foto: COB/Divulgação

A judoca Edinanci Silva, que participou de quatro Olimpíadas – COB/Divulgação

Edinanci Silva, que saiu de Sousa, na Paraíba, para participar de quatro Olimpíadas, foi a terceira homenageada. A judoca trouxe um mandacaru de madeira como amuleto, um regionalismo que sempre a acompanhou. “Nunca esqueci das minhas raízes, sempre carreguei um pedacinho de rapadura para o Japão, para a Alemanha, onde fosse competir. Sempre quis manter o vigor para representar bem o esporte, principalmente daquela região que é especial.”

O atirador Afrânio da Costa, falecido em 1979, é o quarto atleta incluído no Hall da Fama, mas poucas pessoas se lembram dele. E é para isso que existe a homenagem e a inclusão da biografia do esportista na página do COB na internet. Ele foi o primeiro medalhista olímpico brasileiro, ganhou prata e bronze nas provas de pistola livre a 50 metros individual e por equipes, nos Jogos de Antuérpia, Bélgica, em 1920. 

O atirador contemporâneo Felipe Wu, prata nos Jogos do Rio 2016, disse que foi Afrânio quem conseguiu armas emprestadas com os norte-americanos para competir naquela época. “Logo depois se destacou na parte administrativa. Ele teve uma grande relevância nos primórdios do esporte.” 

Conhecidos, ou não, do grande público, medalhistas olímpicos, ou não, todos têm agora sua trajetória preservada para as futuras gerações. Conhecer a história também faz parte do que é chamado de espírito olímpico.

“Quais são as premissas do Movimento Olímpico? Todos os homenageados tiveram excelência plena em suas modalidades. Fazer com que eles sejam inspiradores das novas gerações, que elas lembrem desses ícones. Espero que muitas outras gerações possam acompanhar o sucesso que eles tiveram”, concluiu Emanuel Rego, campeão do vôlei de praia e atual diretor-geral do COB.  

Com os quatro homenageados de ontem, atualmente são 39 os atletas eternizados no Hall da Fama do Esporte e é possível conhecê-los nesta página do COB.

Fonte: Agência Brasil

EUA: ONU critica deportação ilegal e alerta para violação de direitos

0

As Nações Unidas têm informações de que mais de 100 venezuelanos deportados dos Estados Unidos estão sendo mantidos em um centro de alta segurança em El Salvador, onde enfrentam possíveis violações de direitos humanos, disse o chefe de direitos humanos da ONU, Volker Turk, em comunicado nesta terça-feira (13).

O destino e o paradeiro de pelo menos outros 245 venezuelanos e cerca de 30 salvadorenhos enviados a El Salvador durante a campanha de deportação do presidente dos EUA, Donald Trump, ainda não estão claros, acrescentou o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).

Os governos dos Estados Unidos e de El Salvador não responderam imediatamente ao pedido de comentário da Reuters.

Trump invocou a Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798 para deportar rapidamente supostos membros de gangues criminosas, incluindo o Tren de Aragua da Venezuela, que seu governo rotula como grupo terrorista.

Pelo menos 142 mil pessoas foram deportadas dos EUA entre 20 de janeiro e 29 de abril, de acordo com ACNUDH, citando dados oficiais dos EUA.

O ACNUDH disse que informações de familiares e advogados de venezuelanos deportados indicaram que muitos estão agora detidos no Centro de Confinamento de Terrorismo de El Salvador.

O presidente Nayib Bukele se ofereceu para encarcerar criminosos deportados dos EUA no centro, uma mega-prisão intencionalmente isolada das áreas urbanas que pode acomodar até 40 mil detentos.

“Essa situação levanta sérias preocupações com relação a uma ampla gama de direitos que são fundamentais para as leis internacionais e dos EUA”, disse Volker Turk.

Ele acrescentou que os deportados para El Salvador ainda não conseguiram contestar efetivamente sua detenção.

Turk disse que os detidos na instalação estavam sendo tratados com dureza e muitos não haviam sido informados da intenção das autoridades dos EUA de deportá-los para serem detidos em um terceiro país.

O ACNUDH afirmou que está pedindo ao governo de El Salvador que lhe conceda acesso ao centro.

Fonte: Agência Brasil

Goiás aplica mais de 40 mil doses no Dia D contra a gripe

0
Goiás aplica mais de 40 mil doses no Dia D da vacinação
Durante a abertura do Dia D em Goiânia, a aposentada Antonia Borges foi vacinada ao lado das autoridades (Foto: Marco Monteiro)

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), mobilizou 213 municípios para a realização do Dia D da vacinação contra a Influenza, realizado no último sábado (10/05), com mais de 40 mil doses da vacina aplicadas, segundo balanço parcial. Os dados estão sujeitos a alteração, após inserção das informações dos municípios no sistema.

Cerca de 20 municípios ainda realizarão suas mobilizações nas próximas semanas, com estratégias que facilitem o acesso da população à vacinação. Com o montante obtido no Dia D, a campanha elevou para 534.402 o total de doses aplicadas desde o início da vacinação contra a gripe deste ano, no dia 1º de abril.

Até o momento, Goiás distribuiu para os municípios 1.499.400 doses de vacinas e registra 19,57% de cobertura vacinal para os grupos prioritários. No país, a cobertura chega a 22,28%.

Dia D

Durante o lançamento do Dia D, em Goiânia, a aposentada Antônia Borges foi vacinada no palco, ao lado das autoridades. A dona de casa Lindinez da Silva também vacinou a pequena Marisol Eugênio Vieira da Mota, de 9 meses. “Ela chorou, mas é importante proteger os filhos da gente”, destacou a mãe.

O secretário da Saúde de Goiás, Rasivel Santos, reforça que a vacina é uma ferramenta importante para evitar agravamentos, internações e mortes.

“As vacinas são seguras e salvam vidas. As pessoas imunizadas agravam menos e deixam de ocupar leitos que poderiam ser utilizados para outras doenças. O governador Ronaldo Caiado está empenhado em aumentar as coberturas vacinais em Goiás, esse é o nosso compromisso”, destacou o secretário.

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) é uma condição que abrange casos de síndrome gripal que causam comprometimento da função respiratória e que tem como causa diferentes vírus respiratórios, como influenza (causador da gripe), covid-19, rinovírus (causador do resfriado), vírus sincicial respiratório (VSR, causador da bronquiolite), entre outros.

Grupos prioritários

É importante que a população mantenha cuidados e esteja com a vacinação atualizada para evitar internações. A vacinação contra a influenza, nesse primeiro momento, está voltada apenas para os grupos prioritários, como crianças menores de seis anos, idosos e gestantes.

E ainda para outros grupos como puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, trabalhadores da educação e dos Correios, pessoas com doenças crônicas, com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Segurados do INSS podem pedir devolução de descontos ilegais

0

A partir desta quarta-feira (14), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem requerer a devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos. O pedido deve ser feito por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site de mesmo nome ou pelo telefone 135.

Agora é possível saber o nome da entidade à qual o aposentado ou pensionista que teve desconto está vinculado, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo.

Cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados na terça-feira (13) sobre descontos por entidades e associações. Caso o aposentado ou pensionista constate descontos não autorizados, poderá solicitar a devolução dos valores pelo próprio aplicativo, pelo site do Meu INSS ou pelo telefone 135.

Segundo o INSS, podem ocorrer instabilidades no aplicativo por causa do alto volume de acessos. “O INSS afirma que a Dataprev, empresa que fornece tecnologia para o INSS, está monitorando e acompanhando de perto o aplicativo Meu INSS”, respondeu a autarquia à Agência Brasil.

Para ajudar os segurados que não usam meios eletrônicos, o governo negocia com os Correios a abertura da rede de 8,5 mil agências para atendimento presencial.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Consulta

Para acessar a notificação, é preciso baixar, de forma gratuita, o aplicativo, disponível para os sistemas IOS e Android. O download pode ser feito pela App Store, no caso de celulares do modelo IPhone, ou na Google Play Store, para os demais aparelhos.

Após baixar o Meu INSS, será necessário criar uma conta com login e senha, informando o número do CPF. A senha criada serve também para acessar outros serviços públicos, já que todos os portais foram unificados no sistema Gov.br.

Também é possível criar uma conta no Meu INSS por meio de internet banking de bancos credenciados. Neste caso, basta acessar a opção “Entrar com seu banco”, disponível na página inicial do aplicativo.

Com a conta já aberta, é preciso clicar no sininho que aparece no topo, do lado direito; em seguida, em “Configurar Notificações”; e, por fim, selecionar a opção “Permitir notificações”.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Mensagens

Há duas opções de mensagens disponíveis. Uma para quem teve algum tipo de desconto, que está sendo enviada a partir de hoje.

 


Brasília (DF), 13/05/2025 - Aplicativo do INSS mostra uma notificação para pessoas que sofreram descontos feitos por associações em seus benefícios. Foto: INSS/Divulgação
Brasília (DF), 13/05/2025 - Aplicativo do INSS mostra uma notificação para pessoas que sofreram descontos feitos por associações em seus benefícios. Foto: INSS/Divulgação

E outra para quem não teve nenhum desconto, enviada na semana passada: “fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício”, escreveu o INSS na última semana.

Golpes

O instituto reforça que é preciso ter cuidado com golpes. O contato com beneficiários será feito exclusivamente via notificação por meio do aplicativo Meu INSS. Não haverá contato, portanto, via ligação ou envio de mensagem SMS.

Aposentados e pensionistas com dúvidas ou com dificuldade de acessar o aplicativo podem ligar na central de teleatendimento 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais rápido, os melhores horários para ligar são após as 16h e aos sábados.

“Para saber informações com segurança, basta acessar os canais oficiais do INSS, como o gov.br/inss e redes sociais oficiais”, recomenda o instituto em comunicado.

Fonte: Agência Brasil

Goiás registra recorde no rendimento domiciliar per capita

0
Goiás registra recorde no rendimento domiciliar per capita
Rendimento médio de todas as fontes em Goiás atingiu o valor de R$ 3.118, valor recorde de toda a série. (Foto: Reprodução/Internet)

Em 2024, o rendimento real mensal domiciliar per capita em Goiás atingiu a marca de R$ 2.059, o maior valor da série histórica iniciada em 2012. O estado obteve um crescimento de 20,4% em relação a 2018, superando em quase oito pontos percentuais a taxa de crescimento nacional para o mesmo indicador.

Pelo segundo ano consecutivo, Goiás ficou acima da média brasileira, conforme análise do Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB), com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) Anual, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O rendimento médio de todas as fontes em Goiás atingiu o valor de R$ 3.118, valor recorde de toda a série. Esse rendimento representa um crescimento de 13,4% quando comparado ao valor registrado em 2018. A variação do período representou o quarto maior crescimento de rendimento do Brasil.

Já a soma total dos rendimentos mensais por pessoa nos domicílios de Goiás chegou à marca de R$ 15,4 bilhões em 2024, o maior valor já registrado desde o início da pesquisa. Isso representa um aumento de mais de R$ 3 bilhões em relação a 2018, o que equivale a um crescimento de 30%.

O titular da Secretaria-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, avalia positivamente os dados.

“Os dados mostram que Goiás manteve a sua posição de destaque no cenário nacional, reforçando o impacto das políticas públicas voltadas para a valorização do trabalho, geração de renda e redução das desigualdades sociais”, salientou.

Renda média

Em 2024, a renda média recebida pelas pessoas que trabalham em Goiás chegou a R$ 3.196, o maior valor já registrado no estado desde o início da série histórica. Esse resultado representa um crescimento de 12,6% em comparação com 2018, sendo o quinto maior aumento do país no período.

A participação da renda do trabalho no total da renda por pessoa também aumentou em Goiás. Em 2024, 80,4% da renda domiciliar per capita veio do trabalho, o que representa uma alta de 2,1 pontos percentuais em relação a 2023. Esse crescimento foi o quinto maior entre todos os estados brasileiros e colocou Goiás acima da média nacional (74,9%) e da média da Região Centro-Oeste (79,4%).

Sobre o indicador

O rendimento domiciliar per capita é calculado como a razão entre o total dos rendimentos domiciliares (nominais) e o total de moradores do domicílio. Nesse cálculo, são considerados rendimentos de trabalho e de outras fontes, incluindo todos os residentes, como pensionistas, empregados domésticos e seus parentes.

Os dados foram obtidos a partir dos rendimentos brutos de trabalho e de outras fontes, efetivamente recebidos no mês de referência da pesquisa, acumulando as informações das primeiras visitas da Pnad Contínua feitas ao longo de todo o ano de 2024, compiladas trimestralmente pelo IBGE e validadas pelo IMB.

Saiba mais

IPVA 2025: parcela de maio vence nesta quinta

Balança comercial tem superávit de US$ 810 milhões em abril

Economia goiana cresce acima da média nacional em 2024

Estado publica edital do concurso para auditor fiscal

Secretaria-Geral de Governo (SGG) – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

CAS aprova IPTU social para imóveis de famílias de baixa renda

0

O relator da matéria, deputado Max Maciel (à direita), destacou que a proposta promove justiça tributária ao atender princípios constitucionais como a capacidade contributiva, a proporcionalidade e a igualdade

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (14), o projeto de lei nº 510/2023, de autoria do deputado Gabriel Magno (PT), que propõe a criação do IPTU Social. A iniciativa altera a Lei nº 6.466/2019 para isentar do pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) contribuintes de baixa renda.

De acordo com o texto aprovado, terão direito à isenção os proprietários de imóveis com valor venal de até R$ 120.100, desde que o imóvel seja o único do contribuinte, tenha uso exclusivamente residencial e o proprietário tenha renda mensal de até dois salários mínimos ou seja beneficiário de programas de transferência de renda do Governo do Distrito Federal ou do Governo Federal.

O parlamentar defende que a cobrança do IPTU seja feita de uma forma mais igualitária, proporcional à renda do contribuinte. Ele argumenta que essa diferenciação permitiria atender a objetivos cruciais do sistema tributário.

“Primeiro, melhoraria a equidade em um país que explora mal a tributação patrimonial e sobrecarrega na de consumo. Segundo, fortaleceria as finanças dos governos locais, diminuindo sua dependência de transferências intergovernamentais e ampliando o financiamento de serviços públicos essenciais, como educação e saúde”, argumentou Magno na justificativa de seu projeto.

O relator da matéria na CAS, deputado Max Maciel (Psol), destacou em seu parecer que a proposta promove justiça tributária ao atender princípios constitucionais como a capacidade contributiva, a proporcionalidade e a igualdade. “Aqui no DF, a tributação sobre o patrimônio revela forte desigualdade social já que os moradores de áreas mais nobres pagam menos Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), proporcionalmente à renda per capita, do que os habitantes de áreas menos abastadas”, destacou o parlamentar.

A reunião ordinária da CAS contou com a presença dos deputados Max Maciel (Psol), Martins Machado (Republicanos) e Rogério Morro da Cruz (PRD). Ao todo, 27 propostas 22 indicações foram aprovadas. A reunião completa pode ser assistida pelo YouTube da CLDF.

Isenção de inscrição em concurso público

O colegiado votou favorável também ao PL nº 952/2024, do deputado Pastor Daniel de Castro (PP), que altera a Lei nº 5.818/2017 e amplia o benefício de isenção da taxa de inscrição em concursos públicos para quem tenha atuado como mesário nas eleições dos conselhos tutelares.

Na justificativa do projeto, o deputado destaca a importância da participação da sociedade nas eleições dos conselhos tutelares, classificadas como um instrumento essencial para a proteção dos direitos da criança e do adolescente. “A isenção da taxa de inscrição é uma forma de reconhecer o trabalho voluntário prestado por estas pessoas, que são essenciais para o funcionamento da democracia”, afirmou Daniel de Castro.

Fonte: Agência CLDF

CLDF reinaugura setor de documentação e otimiza acesso para servidores e cidadãos

0

A Câmara Legislativa do Distrito Federal celebrou, na tarde de terça-feira (13), a reinauguração do Setor de Documentação e Arquivo (Seda), departamento responsável por armazenar, preservar e democratizar o acesso aos documentos da Casa. A reforma da unidade unifica e otimiza a gestão de todos os arquivos legislativos, desde os registros analógicos produzidos a partir de 1991, ano de fundação da CLDF, até os mais recentes em formato digital.

Ao longo de mais de trinta anos, o setor passou por um intenso processo de modernização para acompanhar a complexidade e velocidade da produção documental. Além de melhorar as condições do ambiente profissional dos servidores da Casa, a reestruturação do espaço amplia o atendimento ao público que solicita informações da CLDF e adequa a unidade às novas legislações, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e a Lei de Acesso à Informação (LAI).

 

Deputado Martins Machado (foto: Ana Ribeiro/CLDF)

 

Durante a solenidade, o deputado Martins Machado (Republicanos) destacou a riqueza de informações armazenadas no Seda. Em seu discurso, também ressaltou a importância do trabalho realizado pelos servidores do setor para preservar o acervo documental da Casa. “Vocês são guardiões, estão protegendo a história da CLDF. Isso é muito importante”, enfatizou o parlamentar.

 

Desafios 

 

Ricardo Sanches (foto: Ana Ribeiro/CLDF)

 

Segundo Ricardo Sanches, chefe do Setor de Documentação e Arquivo, a reforma da unidade, idealizada há vários anos e iniciada em legislaturas anteriores, enfrentou desafios significativos, com momentos de expectativa seguidos pela falta de recursos que impediam sua concretização. “Nesse meio tempo, tivemos vários dissabores. Não tinha dinheiro, não tinha recurso. Por fim, agora, essa Mesa Diretora conseguiu fazer com que todos os nossos anseios se realizassem.”

Sanches frisou, ainda, que a modernização da unidade é um passo significativo para fortalecer a democracia e aumentar a confiança da população no legislativo. “O interesse da administração pública é democratizar o acesso à informação, dar mais transparência a população e dignidade ao cidadão que merece ter seus impostos convertidos e ser bem recebido”, salientou.

O deputado Roosevelt Vilela (PL) citou as precárias condições de infraestrutura que anteriormente afetavam a unidade, como problemas de ventilação, a presença de mofo e a dificuldade de acesso ao espaço devido aos elevadores defeituosos. O parlamentar também expressou otimismo quanto ao futuro do setor após a reforma. “Agora, teremos uma condição melhor para receber a população.  É esse o nosso grande intuito, que a população se sinta acolhida e bem representada”, ressaltou.

 

Acervos
 

Equipe do Seda (foto: Ana Ribeiro/CLDF)

 

O Setor de Documentação e Arquivo (Seda) da CLDF oferece acesso aos seus acervos a qualquer cidadão interessado em realizar pesquisas, estudos ou em conhecer o trabalho legislativo por meio da Lei de Acesso à Informação. Além disso, o Seda mantém no YouTube um arquivo audiovisual da CLDF, contendo gravações de sessões plenárias e outros eventos legislativos realizados na Casa.

Clique e saiba mais sobre o trabalho do Seda.

Fonte: Agência CLDF

IPVA 2025: parcela de maio vence nesta quinta

0
Data vale para todos os finais de placa (Foto: Denis Marlon)

A quinta parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025, em Goiás, vence nesta quinta-feira (15/05). Conforme o calendário da Secretaria da Economia, a data vale para todos os finais de placa.

O boleto ou documento único de arrecadação deve ser emitido pelo próprio contribuinte no portal de serviços do Governo de Goiás, o Expresso, em “Consultar veículo – IPVA, Multas e CRLV” (https://www.go.gov.br/servicos/servico/consultar-veiculo–ipva-multas-e-crlv).

O serviço também pode ser acessado no site do Detran Goiás (https://goias.gov.br/detran/), no aplicativo Detran GO ON ou nas unidades do Vapt Vupt. As parcelas vencem no dia 15 de cada mês ou no dia útil seguinte, quando a data cai em final de semana ou feriado.

Pagamento à vista

Os proprietários de veículos que optarem pelo pagamento em cota única também podem emitir o boleto no Portal Expresso. A data limite para quitar o valor total do IPVA e o licenciamento anual será no dia 15 de setembro, para final de placa 1 e 2, ou 15 de outubro, nos casos restantes.

Saiba mais

Assistente virtual do IPVA já atendeu mais de 12 mil pessoas

Secretaria de Estado da Economia – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Projeto cria índice de avaliação do atendimento em Delegacias da Mulher

0

Robério Negreiros afirma que a violência contra a mulher é uma questão estrutural a diz que Estado deve oferecer espaço acolhedor e seguro para as vítimas

Um projeto de lei que tramita na Câmara Legislativa do Distrito Federal quer implementar na capital do país o Índice de Avaliação da Qualidade do Atendimento (IAQA) nas Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher. Segundo o autor do PL 1710/25, deputado distrital Robério Negreiros (PSD), a ferramenta será fundamental para promover a sensibilidade e a efetividade do suporte prestado às mulheres vítimas de violência no DF. 

Ao justificar a proposta, o parlamentar defende que o índice surge como um instrumento de transparência e responsabilidade, o qual permite que a população tenha conhecimento sobre a qualidade do atendimento prestado nas delegacias especializadas no amparo à mulher. “A avaliação contínua do atendimento é essencial para garantir que os direitos das mulheres sejam respeitados e que se sintam incentivadas a denunciar”, explica Negreiros. 

A ideia é que a avaliação seja realizada semestralmente por meio de pesquisa de satisfação com mulheres atendidas nas delegacias. O índice será composto por indicadores como tempo de espera para atendimento, grau de confidencialidade e sensibilidade no momento do atendimento, acompanhamento e informações sobre os procedimentos legais.

De acordo com Negreiros, a violência contra a mulher é uma questão estrutural a qual demanda uma resposta do Estado para que não apenas coíba essa prática, mas também ofereça um espaço acolhedor e seguro para as vítimas buscarem proteção e justiça. Desta forma, acrescenta, o índice, ao avaliar e monitorar o suporte prestado às mulheres que buscam assistência, também irá garantir que as delegacias cumpram normas de acolhimento, respeito, empatia e eficiência.

“Um ambiente que preza pela qualidade do atendimento é um fator crucial para a confiança das vítimas em buscar ajuda”, afirma o autor do projeto.

* Com informações da assessoria de Ascom do deputado distrital Robério Negreiros.

Fonte: Agência CLDF

Líderes destacam papel de Mujica na integração latino-americana

0

A morte de José “Pepe” Mujica, aos 89 anos, um dos grandes ícones da esquerda latino-americana deste século, repercute entre lideranças políticas e movimentos sociais nesta terça-feira (13). Do lado brasileiro, o Palácio do Itamaraty emitiu nota de pesar, logo após o anúncio da morte do ex-presidente do Uruguai, chamando Mujica de uma dos grandes humanistas contemporâneos.

“Grande amigo do Brasil, o ex-presidente Mujica foi um entusiasta do Mercosul, da Unasul e da Celac, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época. Seu compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária constitui exemplo para todos e todas”, disse a pasta, em nota.

Ainda em viagem à China, com fuso horário 11 horas à frente do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não havia postado sua homenagem ao amigo de longa data, a quem visitou pessoalmente, em sua chácara dos arredores de Montevidéu, em dezembro do ano passado. Por volta das 21h (horário de Brasília), presidente Lula divulgou nota lamentando a morte de Mujica, antes de seu retorno ao Brasil. 

O presidente do Chile, Gabriel Boric, que visitou Mujica há cerca de três meses, dirigiu-se diretamente ao líder uruguaio em uma carta de despedida, postada em suas redes sociais.

“Caro Pepe, imagino que você vá embora preocupado com a salada amarga que existe no mundo hoje. Mas, se você nos deixou alguma coisa, foi a esperança insaciável de que é possível fazer as coisas melhor — ‘passo a passo para não sair dos trilhos’, como você nos disse — e a convicção inabalável de que, enquanto nossos corações baterem e houver injustiça no mundo, vale a pena continuar lutando”.

 Mujica foi descrito como “grande revolucionário” pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que defendeu a total integração latino-americana, uma pauta que também era cara ao uruguaio. 

“Adeus amigo. Espero que um dia a América Latina tenha um hino, espero que um dia a América do Sul se chame: Amazônia. Hoje acredito firmemente que o projeto de integração latino-americana passa pela construção, como a União Europeia, de uma União Grancolombiana, que no coração da América Latina e do Caribe dê o passo decisivo para a integração”.

“Com o coração profundamente triste, nos despedimos do nosso irmão e camarada José ‘Pepe’ Mujica, um verdadeiro farol de esperança, humildade e luta pela justiça social. Sua vida foi um testemunho de rebelião e amor ao seu povo. Seu legado viverá em nossos corações, na história do Uruguai e da Pátria Maior, sempre nos lembrando da importância de não desistir de nossa missão por um mundo mais justo e unido. À família e entes queridos de Lucía, enviamos nossas mais profundas e sentidas condolências neste momento difícil”, postou o presidente da Bolívia, Luís Arce.

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, também usou as redes sociais para se pronunciar sobre a partida de Mujica. “Lamentamos profundamente a morte do nosso querido Pepe Mujica, um exemplo para a América Latina e o mundo inteiro por sua sabedoria, consideração e simplicidade. Expressamos nossa tristeza e condolências à família, amigos e ao povo do Uruguai”, postou.

Na Europa, o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, destacou a dedicação humanitária de Mujica.

“Um mundo melhor. Nisso acreditou, militou e viveu Pepe Mujica. A política tem sentido quando se vive assim, desde o coração. Meu carinho mais profundo para sua família e para o Uruguai”.

Movimentos sociais

A Frente Ampla, organização política que reúne a maioria das forças de esquerda no Uruguai, expressou seu reconhecimento à trajetória de Mujica. 

“Pepe não foi apenas um líder. Foi uma forma de entender o mundo. Ficam sua voz, seu exemplo, sua obstinada esperança Até sempre, companheiro”, escreveu a entidade em conta oficial nas redes sociais.

Reconhecido por organizações da sociedade civil, a morte de Pepe foi sentida por movimentos populares.  

“Mujica, que enfrentou a repressão como guerrilheiro do grupo Tupamaros e passou mais de uma década preso durante a ditadura uruguaia, transformou sua trajetória em exemplo de resistência e dignidade. Entre 2010 e 2015, presidiu o Uruguai e protagonizou avanços sociais marcantes, posicionando o Uruguai como referência em direitos civis na América Latina”, lembrou o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

“Mais do que um líder político, Pepe foi uma voz sensata em tempos de excessos, lembrando a todos que a verdadeira grandeza está na simplicidade, no respeito e na solidariedade. Figura admirada por lideranças e movimentos progressistas de todo o mundo, Mujica foi um dos mais importantes representantes da esquerda mundial nas últimas décadas”, escreveu o MST.

Fonte: Agência Brasil