O senador Marcos Do Val apresentou um projeto de lei que estabelece ações e programas específicos para a proteção e realocação de policiais civis, militares, federais, rodoviários federais e penais, bem como de seus familiares, que estejam sob ameaça devido a sua atividade no combate ao crime organizado.
O Projeto de Lei 1.796/2025 garante proteção efetiva aos policiais e seus familiares ameaçados, oferecendo suporte psicológico às vítimas impactadas. Se for necessário, o PL assegura que o Estado proporcionará condições dignas de transferência e adaptação em novos locais de residência e trabalho, assegurando a proteção necessária para continuidade da atividade policial.
Para o Marcos Do Val, a atuação policial contra o crime organizado frequentemente expõe os agentes públicos e suas famílias a graves riscos e ameaças, que comprometem não apenas sua integridade física, mas também sua saúde mental e qualidade de vida. “É fundamental que o Estado assuma a responsabilidade de proteger aqueles que dedicam suas vidas à segurança pública”, enfatiza.
