Início Site Página 995

Corinthians e Bahia vencem em rodada de clássicos pelo Brasileirão

0

A nona rodada do Campeonato Brasileiro reservou quatro clássicos para este domingo (18). Dois deles ocorreram à tarde, com festa das torcidas de Corinthians e Bahia. O Timão derrotou o Santos por 1 a 0, na Neo Química Arena. Já na Arena Fonte Nova, o Esquadrão de Aço superou o Vitória por 2 a 1, na edição 503 do Ba-Vi.

Em Salvador, o Bahia perdeu Jean Lucas aos quatro minutos, por acertar um soco nas costas do também volante Baralhas, do Vitória. Mesmo assim, foi o Esquadrão de Aço que abriu o placar. Aos 22, o atacante Erick Pulga completou para as redes, de cabeça, lançamento do meia Caio Alexandre.

Na segunda etapa, aos oito, Oswaldo cobrou falta e o também atacante Renato Kayzer igualou para o Vitória. Mas aos 20, na sequência de um bate-rebate na área, o volante Michel Araújo recolocou o Tricolor à frente. Cinco minutos depois, o Rubro-Negro ficou com dez em campo, com a expulsão do volante Pepê, dificultando ainda mais a reação.

O Bahia foi aos mesmos 15 pontos do Ceará e aguarda a sequência da rodada para saber se a termina entre os seis primeiros – o chamado “G6” -, o que o classificaria à Libertadores se o campeonato terminasse hoje. O Vitória, com nove pontos, é o último time fora da zona de rebaixamento do Brasileirão e não aparece entre os quatro piores da competição, no “Z4”, somente pelo saldo de gols.

Timão afunda Peixe

Em São Paulo, o Santos teve o domínio das ações no primeiro tempo do Clássico Alvinegro, mas não aproveitou. Na etapa final, aos 20 minutos, o volante José Martínez colocou na área e Yuri Alberto cabeceou. O goleiro Gabriel Brazão chegou a defender, mas o árbitro de vídeo identificou que a intervenção foi feita depois que a bola cruzou a linha, validando o gol do atacante corintiano e fazendo valer a chamada “lei do ex” – Yuri foi revelado pelo Peixe.

A missão santista ficou mais difícil aos 34, quando o lateral Gonzalo Escobar recebeu o segundo amarelo por reclamação e foi expulso. Seis minutos depois, Yuri Alberti foi lançado por Félix Torres, invadiu a área e finalizou na saída de Brazão, mandando para as redes. Seria o segundo do Corinthians, mas o árbitro Raphael Claus invalidou o lance ao checar no VAR que o zagueiro corintiano fez falta no atacante Deivid Washington na origem da jogada.

O Corinthians foi a 13 pontos, mantendo-se na meta de cima da tabela do Brasileirão. O Santos, com cinco pontos e seis derrotas em nove partidas, continua na 19ª e penúltima colocação. Se a competição terminasse hoje, o Peixe estaria rebaixado à Série B.

Tudo igual na Serra Gaúcha

Em outro jogo deste domingo à tarde, Juventude e Fluminense empataram por 1 a 1 no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). O meia Emerson Batalla marcou para os gaúchos e o volante Hércules igualou para os cariocas. Os donos da casa foram a oito pontos e permanecem na 18ª posição, no Z4. O Tricolor, com 14 pontos, foi ultrapassado pelo Bahia e saiu do G6 nesta rodada.

Clássicos no RJ e em MG

Mais dois clássicos estaduais dão sequência ao Brasileirão neste domingo. Às 18h30 (horário de Brasília), os cariocas Flamengo e Botafogo medem forças no Maracanã, com transmissão ao vivo da Rádio Nacional. Depois, às 20h30, o Cruzeiro recebe o Atlético-MG no Mineirão, em Belo Horizonte. É o primeiro jogo entre eles desde que o atacante Dudu, apesar da história construída na Raposa, trocou o clube que o revelou pelo Galo.

Vasco e São Paulo respiram

Após a vitória do Ceará sobre o Sport, que abriu a nona rodada do Brasileirão, dois jogos movimentaram a noite do último sábado (17). Na estreia do técnico Fernando Diniz, o Vasco saiu da zona de rebaixamento ao fazer 3 a 0 no Fortaleza, em São Januário, com transmissão ao vivo da Rádio Nacional.

O triunfo mandaria o São Paulo para o Z4, mas como o Soberano bateu o Grêmio de virada, por 2 a 1, na capital paulista, os gaúchos acabaram entrando no grupo das quatro piores campanhas.

No Rio de Janeiro, o Vasco contou com a inspiração do artilheiro Pablo Vegetti, que balançou as redes duas vezes. O também atacante Nuno Moreira foi outro a marcar no triunfo sobre o Leão do Pici. Cariocas e cearenses somam os mesmos dez pontos, mas o Gigante da Colina tem uma vitória a mais e fica à frente no meio da tabela.

Mais tarde, no Morumbi, o atacante Alexander Aravena, em contra-ataque iniciado com um lançamento do meia Miguel Monsalve, abriu o placar para o Grêmio. O zagueiro Robert Arboleda, após cobrança de falta do lateral Enzo Díaz, deixou tudo igual. A virada veio em um pênalti do volante Camilo em Luciano, assinalado com participação do VAR. O também atacante André Silva bateu e decretou a vitória por 2 a 1, que levou São Paulo aos 12 pontos. O Grêmio está com nove.

Fonte: Agência Brasil

Pesquisadores acusam Israel de "genocídio em tempo real" na Palestina

0

“Estamos no momento do primeiro genocídio em tempo real e as pessoas não se sensibilizam”. A reflexão sobre o extermínio dos palestinos, provocada pelo professor e pesquisador Walter Lippold, sintetiza o teor de um dos debates da CryptoRave, o maior evento gratuito e aberto sobre segurança e privacidade do mundo, encerrado neste sábado (17), na capital paulista.

A contribuição de Lippold é especialmente importante nesta semana, quando diversas iniciativas convocam a sociedade em geral a pensar uma vez mais sobre os ataques realizados por Israel e a Nakba, marco trágico da história da Palestina, de 1948.

Na palestra “Condições Sociotécnicas do Genocídio Palestino”, conduzida em parceria com o também pesquisador e docente Deivison Faustino, da Universidade de São Paulo (USP), Lippold defendeu a rotulação das big techs, ou seja, as gigantes da tecnologia, como “necrocorporações” nesse contexto.

Em um dos auditórios mais cheios da CryptoRave, Lippold afirmou, ainda, que o genocídio coloca um alvo em palestinos e tem tirado a vida também de jornalistas e equipes de ajuda humanitária. Ele observou que o sentimento de horror e pavor vai sendo sustentado não somente por “pilhas de cadáveres” pelas ruas, mas pelo rastreio constante das vítimas.

“Há [uma estratégia de] busca e caça através dessas tecnologias. O horror nos relatos de palestinos que dormem sob o som de drones. O terror que essas tecnologias causam no psicológico, não só no sentido de bombardeio, de despedaçamento da carne, das pilhas de cadáveres infantis. Há também uma guerra psicológica, um terrorismo psicológico”, disse Lippold, que atualmente leciona no curso Uniafro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Lippold, que é doutor em história, voltou no tempo para vasculhar outros períodos em que governantes decidiram usar esse tipo de tecnologia para a subjugação de determinados grupos populacionais, como a guerra da Argélia e a do Exército britânico contra os bôeres.

O acadêmico mencionou que o governo de Barack Obama utilizou amplamente ferramentas de predição do inimigo, o que difere de previsão, pontuando que predição funciona com base na vigilância ininterrupta e que permite que se identifique as rotas costumeiras de um alvo. Segundo ele, enquanto Obama esteve no poder, morreram pessoas cuja identidade nem se sabia direito.

A dronificação da guerra e o vigilantismo digital, prosseguiu Lippold, são algumas das particularidades do que ocorre hoje, nos ataques promovidos por Israel. Isso se verifica nas explosões just in time, disparadas por aparelhos de pagers e walkie-talkies. Um dos casos, em que foi usado um pager do modelo AR-924, uma menina de 9 anos de idade foi morta no Líbano, em 2024.

De acordo com levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), que analisou dados de novembro de 2023 a abril de 2024, quase 70% das vítimas mortas em Gaza eram crianças e mulheres. Cerca de 80% delas estavam em edifícios residenciais na hora em que foram mortas.

 


Barraca que abrigava jornalistas é alvo de ataque israelense em Khan Younis, sul de Gaza
 7/4/2025   REUTERS/Hatem Khaled
Barraca que abrigava jornalistas é alvo de ataque israelense em Khan Younis, sul de Gaza
 7/4/2025   REUTERS/Hatem Khaled

Barraca que abrigava jornalistas é alvo de ataque israelense em Khan Younis, sul de Gaza. Hatem Khaled/Reuters/proibida reprodução

Racismo

Uma das referências que mais influenciam o trabalho de Lippold é a obra do pensador negro Frantz Omar Fanon, que ficou famoso por escrever o livro Pele negra, máscaras brancas. Ele lembra que o filósofo e psiquiatra dizia que colonialismo, capitalismo e racismo estão atrelados e que na sua época – Fanon viveu entre as décadas de 1920 e 1960 – os direitos humanos valiam somente para europeus. A desumanização de não europeus denunciada pelo martinicano ainda estaria em curso nos dias de hoje.

O outro palestrante da mesa da CryptoRave, Deivison Faustino, também entende que “o racismo é um elemento sem o qual a gente não compreende o capitalismo”. Para ele, assegurar, por exemplo, cidadania somente a quem é considerado alguém “de sangue puro” é algo que sempre existiu. 

“Mas a gente pode pensar no papel do racismo na produção, na construção de outros matáveis”, afirmou o pesquisador.

Faustino, que publicou, recentemente, com o colega da UFRGS, o livro Colonialismo Digital: por uma crítica hacker-fanoniana, argumentou, ainda, que o que vitima agora os palestinos marca uma “crise estrutural”. 

“A guerra não pode mais ser localizada, a guerra hoje diz muito sobre nós que estamos fora”, alertou.

Israel

Em julho e 2024, durante um discurso no Congresso dos EUA, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que a acusação de genocídio visa “deslegitimar Israel, demonizar o Estado judeu e demonizar os judeus em todos os lugares”. Na ocasião, Israel apresentou mais de 30 documentos, incluindo resumos de reuniões de gabinete, para tentar demonstrar que tomou medidas para reforçar a ajuda humanitária e o apoio médico aos civis palestinos nos primeiros meses da guerra.

* Matéria alterada para correção de expressão usada por pesquisadores para definir o genocídio em curso na Palestina.

Fonte: Agência Brasil

MG descarta preventivamente 450 toneladas de ovos férteis vindos do RS

0

O governo de Minas Gerais informou que descartou preventivamente 450 toneladas de ovos fecundados provenientes de uma granja da cidade Montenegro (RS), local em que a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na última quinta-feira (15). O descarte dos ovos ocorreu neste sábado (17) na região Centro-Oeste de MG.

O governo de MG frisou que os ovos férteis são usados para fecundação e produção de aves e não para consumo humano. 

“É importante ressaltar que a gripe aviária leva as aves à morte, mas não representa risco para a população por não ser transmissível por meio do consumo da carne ou ovos”, ressaltou em comunicado.

O governo de Minas Gerais ainda disse que o descarte dos ovos foi necessário para manter o controle sanitário, garantindo contenção e erradicação da doença e a manutenção da capacidade produtiva do setor local. 

“Todas as medidas que estão sendo tomadas fazem parte do Plano de Contingência da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), firmado entre União, estados e setor produtivo em 2022, quando surgiu o primeiro foco da doença na  América do Sul”.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou ter rastreado todos os ovos para incubação fornecidos pela granja onde ocorreu o primeiro caso de vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP).

Fonte: Agência Brasil

Tuta, Integrante do PCC, já está na Penitenciária Federal em Brasília

0

Já se encontra na Penitenciária Federal em Brasília o integrante da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) Marcos Roberto de Almeida, mais conhecido como Tuta. Ele foi preso na última sexta-feira (16), ao comparecer a uma unidade policial da Bolívia para tratar de questões migratórias.

O Ministério da Justiça divulgou imagens do embarque de Tuta em avião da PF, em Santa Cruz, em uma operação de transferência que envolveu 50 integrantes da Polícia Federal.

A escolta até a Penitenciária Federal em Brasília contou com 18 homens da Polícia Penal Federal, além do apoio das polícias Militar e Civil do Distrito Federal.

“O criminoso ficará detido em presídio de segurança máxima do Sistema Penitenciário Federal (SPF), cujo objetivo é isolar lideranças criminosas e presos de alta periculosidade”, informou a PF, em nota

Prisão

Ao ser preso na Bolívia, Marcos Roberto apresentou às autoridades bolivianas um documento falso, no qual se chamaria Maycon da Silva. A falsidade foi detectada imediatamente e, na sequência, foram acionadas Interpol e um oficial da Polícia Federal.

O brasileiro foi identificado como um dos principais articuladores de um esquema internacional de lavagem de dinheiro vinculado à organização criminosa. Ele consta na Lista de Difusão Vermelha da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal).

Foragido internacional desde 2020, Tuta é condenado a 12 anos de prisão no Brasil por crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.

Detalhes

Detalhes sobre a prisão de Tuta serão apresentados na segunda-feira (19) por diversas autoridades. Entre elas, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, e o secretário-geral da Interpol, Valdecy Urquiza.

Fonte: Agência Brasil

Federação Paulista apura relatos de machismo no estadual feminino

0

A Federação Paulista de Futebol (FPF) investiga os relatos da zagueira Stella, do Red Bull Bragantino, e da meio-campista Aline Milene, do São Paulo, de que o árbitro Juliano José Alves Rodrigues teria dito frases machistas durante o jogo entre as equipes pela segunda rodada do Campeonato Paulista Feminino de futebol. Na etapa final, aos 20 minutos, a defensora do Braga chegou a erguer os braços e cruzá-los, seguindo o protocolo para denúncias de discriminação em campo, mas a reclamação não foi levada adiante.


Santana da Paraíba (SP), 17/05/2025 - A Federação Paulista de Futebol (FPF) investiga os relatos da zagueira Stella, do Red Bull Bragantino, e da meio-campista Aline Milene, do São Paulo, de que o árbitro Juliano José Alves Rodrigues teria dito frases machistas durante o jogo entre as equipes pela segunda rodada do Campeonato Paulista Feminino de futebol. Foto:  Anderson Lira/Futebol Paulista
Santana da Paraíba (SP), 17/05/2025 - A Federação Paulista de Futebol (FPF) investiga os relatos da zagueira Stella, do Red Bull Bragantino, e da meio-campista Aline Milene, do São Paulo, de que o árbitro Juliano José Alves Rodrigues teria dito frases machistas durante o jogo entre as equipes pela segunda rodada do Campeonato Paulista Feminino de futebol. Foto:  Anderson Lira/Futebol Paulista

As jogadoras se manifestaram após a partida, realizada na última quinta-feira (15), no Estádio Municipal Prefeito Gabriel Marques da Silva, em Santana do Parnaíba (SP). O São Paulo venceu por 3 a 0. Stella e Aline concederam entrevista juntas à TNT Sports, emissora detentora dos direitos de transmissão do Paulista Feminino.

“Ele [árbitro] virou para mim e disse: ‘na hora certa, vou te pegar’. Não é questão de que estávamos perdendo. Todo mundo ouviu falas preconceituosas, machistas, com o Red Bull Bragantino e com as jogadoras do São Paulo. Fiz o sinal. A Federação adotou o protocolo de, em qualquer momento, de algum preconceito, fazer o sinal. Nada aconteceu. Uma situação muito triste”, relatou Stella.

“Quando os homens vêm apitar, acham que podem falar como bem entendem. Tem que ter respeito. Sofri a mesma coisa ali, falou que iria dar falta quando quiser. Não é assim, tem que ter respeito. Quando a Stella faz o gesto, falei para [o árbitro] parar”, completou Aline.

Apuração

Em nota, a FPF disse que realiza “uma apuração detalhada dos fatos” e que o “futebol paulista é e deve ser um espaço seguro, inclusivo e respeitoso para todas as pessoas envolvidas”. Os clubes apoiaram as jogadoras. 

“É com a valentia e a força de mulheres que trabalham diariamente para ganhar espaço, que reforçamos que não aceitamos conviver com machismo e ofensas no futebol feminino”, publicou o São Paulo.

A súmula da partida não faz menção a ocorrências consideradas “anormais” durante os 90 minutos, seja no espaço destinado a “observações eventuais” do árbitro ou ao relato dos assistentes. Dos seis cartões amarelos aplicados (um deles à Aline Milene, por falta mais pesada), apenas dois tiveram motivação disciplinar: uma troca de empurrões entre a lateral Carol Tavares, do Braga, e a atacante Isa, do São Paulo, no fim do confronto.

Fonte: Agência Brasil

Eleição na CBF: Samir Xaud registra chapa e pode ser candidato único

0

O médico Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, oficializou, neste domingo (18), sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A chapa do dirigente leva o nome “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização” e teve o registro subscrito por 25 federações, além de dez clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro masculino.

Para formalizar participação na eleição da CBF, marcada para o próximo domingo (25), é preciso ter apoio declarado de ao menos oito federações. Como apenas duas delas (São Paulo e Mato Grosso), entre as 27, não endossam a candidatura de Xaud, nenhum outro concorrente, a princípio, teria como se candidatar. O prazo para inscrição de chapas acaba na terça-feira (20).

O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, havia anunciado, no último sábado (17), que seria candidato à presidência da CBF. O dirigente afirmou que tinha apoio de outras federações – sem dizer quantas e quais. O registro da chapa, porém, fica inviabilizado considerando as normas do processo eleitoral. Com isso, Xaud deve concorrer sozinho ao cargo máximo da confederação.

Ainda no sábado, a Liga Forte União (LFU), que representa 32 dos 40 times das Séries A e B, declarou apoio a Reinaldo. Três clubes da associação, contudo, subscrevem a chapa de Xaud: Amazonas, CRB e Criciúma, que se uniram às agremiações que já estavam com o médico: Botafogo, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.

Perfil

Médico infectologista de 41 anos, com especialização em medicina esportiva, Samir Xaud é de Boa Vista e filho de Zeca Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol. Ele foi eleito para o cargo ocupado pelo pai há quatro décadas. 

Em publicação nas redes sociais na última sexta-feira (16), um dia antes do edital da eleição da CBF ser divulgado, a entidade – sem anunciá-lo como candidato ao pleito – enalteceu o dirigente por fazer “uma verdadeira revolução no futebol local, elevando Roraima a patamares jamais alcançados em termos de organização, visibilidade e paixão pelo esporte”.

Eleição 

As 27 federações e os 40 clubes das duas principais divisões do Brasileirão Masculino têm direito a voto na eleição. Os sufrágios das entidades estaduais valem mais (peso três). Os dos times da Série A têm peso dois. Os da Série B, peso um.

Ter ao menos 23 das 27 federações ao lado já bastaria para um candidato vencer, mesmo que os demais votantes optassem por outro concorrente.

A chapa de Xaud tem, entre os oito candidatos à vice-presidência da CBF, cinco mandatários de federações: 

  • Ednailson Leite Rozenha (Amazonas), 
  • José Vanildo da Silva (Rio Grande do Norte), 
  • Michelle Ramalho Cardoso (Paraíba), 
  • Ricardo Augusto Lobo Cluck Paul (Pará) 
  • Rubens Renato Angelotti (Santa Catarina). 

Os demais são Flávio Diz Zveiter, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD); Gustavo Dias Henrique, ex-diretor de Relações Institucionais da entidade; e Fernando José Macieira Sarney, escolhido como interventor da confederação depois do afastamento do presidente Ednaldo Rodrigues, na última quinta-feira (15).

Afastamento

Ednaldo foi retirado da presidência ter considerado nulo o acordo firmado entre CBF e Supremo Tribunal Federal, em fevereiro, que reconheceu como legal a última eleição da entidade, em 2022. 

A decisão do desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, tem como justificativa uma “possível falsificação da assinatura de um dos signatários, Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido por Coronel Nunes”, um dos vice-presidentes da confederação.

Fonte: Agência Brasil

Pesquisadores acusam Israel de "genocídio digital" na Palestina

0

“Estamos no momento do primeiro genocídio digital e as pessoas não se sensibilizam”. A reflexão sobre o extermínio dos palestinos, provocada pelo professor e pesquisador Walter Lippold, sintetiza o teor de um dos debates da CryptoRave, o maior evento gratuito e aberto sobre segurança e privacidade do mundo, encerrado neste sábado (17), na capital paulista.

A contribuição de Lippold é especialmente importante nesta semana, quando diversas iniciativas convocam a sociedade em geral a pensar uma vez mais sobre os ataques realizados por Israel e a Nakba, marco trágico da história da Palestina, de 1948.

Na palestra “Condições Sociotécnicas do Genocídio Palestino”, conduzida em parceria com o também pesquisador e docente Deivison Faustino, da Universidade de São Paulo (USP), Lippold defendeu a rotulação das big techs, ou seja, as gigantes da tecnologia, como “necrocorporações” nesse contexto.

Em um dos auditórios mais cheios da CryptoRave, Lippold afirmou, ainda, que o genocídio coloca um alvo em palestinos e tem tirado a vida também de jornalistas e equipes de ajuda humanitária. Ele observou que o sentimento de horror e pavor vai sendo sustentado não somente por “pilhas de cadáveres” pelas ruas, mas pelo rastreio constante das vítimas.

“Há [uma estratégia de] busca e caça através dessas tecnologias. O horror nos relatos de palestinos que dormem sob o som de drones. O terror que essas tecnologias causam no psicológico, não só no sentido de bombardeio, de despedaçamento da carne, das pilhas de cadáveres infantis. Há também uma guerra psicológica, um terrorismo psicológico”, disse Lippold, que atualmente leciona no curso Uniafro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Lippold, que é doutor em história, voltou no tempo para vasculhar outros períodos em que governantes decidiram usar esse tipo de tecnologia para a subjugação de determinados grupos populacionais, como a guerra da Argélia e a do Exército britânico contra os bôeres.

O acadêmico mencionou que o governo de Barack Obama utilizou amplamente ferramentas de predição do inimigo, o que difere de previsão, pontuando que predição funciona com base na vigilância ininterrupta e que permite que se identifique as rotas costumeiras de um alvo. Segundo ele, enquanto Obama esteve no poder, morreram pessoas cuja identidade nem se sabia direito.

A dronificação da guerra e o vigilantismo digital, prosseguiu Lippold, são algumas das particularidades do que ocorre hoje, nos ataques promovidos por Israel. Isso se verifica nas explosões just in time, disparadas por aparelhos de pagers e walkie-talkies. Um dos casos, em que foi usado um pager do modelo AR-924, uma menina de 9 anos de idade foi morta no Líbano, em 2024.

De acordo com levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), que analisou dados de novembro de 2023 a abril de 2024, quase 70% das vítimas mortas em Gaza eram crianças e mulheres. Cerca de 80% delas estavam em edifícios residenciais na hora em que foram mortas.

 


Barraca que abrigava jornalistas é alvo de ataque israelense em Khan Younis, sul de Gaza
 7/4/2025   REUTERS/Hatem Khaled
Barraca que abrigava jornalistas é alvo de ataque israelense em Khan Younis, sul de Gaza
 7/4/2025   REUTERS/Hatem Khaled

Barraca que abrigava jornalistas é alvo de ataque israelense em Khan Younis, sul de Gaza. Hatem Khaled/Reuters/proibida reprodução

Racismo

Uma das referências que mais influenciam o trabalho de Lippold é a obra do pensador negro Frantz Omar Fanon, que ficou famoso por escrever o livro Pele negra, máscaras brancas. Ele lembra que o filósofo e psiquiatra dizia que colonialismo, capitalismo e racismo estão atrelados e que na sua época – Fanon viveu entre as décadas de 1920 e 1960 – os direitos humanos valiam somente para europeus. A desumanização de não europeus denunciada pelo martinicano ainda estaria em curso nos dias de hoje.

O outro palestrante da mesa da CryptoRave, Deivison Faustino, também entende que “o racismo é um elemento sem o qual a gente não compreende o capitalismo”. Para ele, assegurar, por exemplo, cidadania somente a quem é considerado alguém “de sangue puro” é algo que sempre existiu. 

“Mas a gente pode pensar no papel do racismo na produção, na construção de outros matáveis”, afirmou o pesquisador.

Faustino, que publicou, recentemente, com o colega da UFRGS, o livro Colonialismo Digital: por uma crítica hacker-fanoniana, argumentou, ainda, que o que vitima agora os palestinos marca uma “crise estrutural”. 

“A guerra não pode mais ser localizada, a guerra hoje diz muito sobre nós que estamos fora”, alertou.

Israel

Em julho e 2024, durante um discurso no Congresso dos EUA, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que a acusação de genocídio visa “deslegitimar Israel, demonizar o Estado judeu e demonizar os judeus em todos os lugares”. Na ocasião, Israel apresentou mais de 30 documentos, incluindo resumos de reuniões de gabinete, para tentar demonstrar que tomou medidas para reforçar a ajuda humanitária e o apoio médico aos civis palestinos nos primeiros meses da guerra.

Fonte: Agência Brasil

RS monta barreiras sanitárias em Montenegro para conter gripe aviária

0

O governo do estado do Rio Grande do Sul iniciou a montagem de sete barreiras sanitárias para a contenção do foco de influenza aviária no município de Montenegro (RS), local em que a detecção do vírus de alta patogenicidade foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na última sexta-feira (16).

Até o começo da noite deste sábado (17), cinco das sete barreiras já haviam sido instaladas. Estão previstas duas barreiras na BR-386, uma ao norte na RS-124, outra na TF-10, no sentido Triunfo (RS), e três em estradas vicinais.

“O objetivo é inspecionar todos os veículos de carga viva, os que transportam ração e fazem coleta de leite, que são veículos que circulam em diversas propriedades rurais. No raio de três quilômetros os automóveis de passeio também serão desinfectados. Os pedestres não são o foco da ação”, disse o governo em comunicado.

As barreiras funcionarão em conjunto com a Patrulha Ambiental (Patram), da Brigada Militar, e a prefeitura do município, com operação 24 horas por dia. Os pontos de controle sanitários estão instalados em um raio de três a dez quilômetros do local do foco da doença. 

O governo do estado informou ainda que serão vistoriadas cerca de 540 propriedades rurais no raio de dez quilômetros do foco da doença para avaliação e ações de educação sanitárias. 

A prefeitura de Montenegro ressaltou, em nota, que o risco de infecção em humanos pela gripe aviária é muito baixo e ocorre, na maioria das vezes, entre tratadores ou profissionais que têm contato intenso com os animais. 

“Essas pessoas estão sendo monitoradas e não apresentaram nenhum sintoma da doença”, diz a nota.

A administração municipal pediu ainda compreensão dos moradores em relação às alterações nas vias de tráfego da cidade em razão dos bloqueios sanitários. 

“Podem ocorrer desvios em estradas e interrupções temporárias de fluxo. Não há motivos para pânico”.

Fonte: Agência Brasil

Alckmin entrega ao Papa convite para visitar o Brasil durante a COP30

0

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, entregou ao Papa Leão XIV, uma carta na qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o convida para uma visita ao Brasil, em especial para a COP30, a ser realizada em Belém (PA), no mês de novembro.

De acordo com a assessoria da Vice-Presidência, a entrega da carta foi neste domingo (18), após Alckmin ter assistido à missa que celebrou o pontificado do novo Papa. Na carta, Lula também lembrou que as relações entre Brasil e Santa Sé completarão 200 anos em 2026.

A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP). É um encontro anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças climáticas.

Neste ano, a COP30 será sediada no Brasil será na capital paraense.

“Quero destacar a honra de representar o governo brasileiro no início do pontificado do Papa Leão XIV, trazer os cumprimentos do presidente Lula ao chefe de Estado do Vaticano e ao líder espiritual da Igreja Católica Apostólica Romana. E trouxe o convite do Presidente Lula para o Papa Leão XIV para visitar o Brasil, especialmente, na COP30 em novembro em Belém”, disse Alckmin durante o encontro.

Segundo o vice-presidente, que está em Roma desde sábado (17), ao promover a paz, o Papa Leão XIV traz uma “grande esperança para toda a humanidade”.

O vice se reuniu com os cardeais brasileiros e com o arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário para as relações com os Estados e Organizações Internacionais da Santa Sé, na embaixada do Brasil da Santa Sé.

Alckmin retorna ao Brasil ainda neste domingo.

*Matéria ampliada às 13h44

Fonte: Agência Brasil

Apostas na Quina de São João começam na segunda-feira

0

As apostas para a Quina de São João 2025 começam na segunda-feira (19). O sorteio do concurso 6760 será realizado em 28 de junho, um sábado, no Espaço da Sorte, em São Paulo.

A Caixa Econômica Federal estima que, neste ano, o prêmio chegue a R$ 230 milhões para quem cravar os cinco números milionários. Se não houver ganhadores na faixa principal, acerto de cinco números, o prêmio será dividido entre os acertadores de quatro números, a segunda faixa, e assim por diante, conforme as regras de concursos especiais da Caixa, como a Lotofácil da Independência e a Mega da Virada. O prêmio não acumula e sairá de qualquer jeito!

Além da quina, os prêmios serão pagos, também, aos acertadores de 2, 3, 4 ou 5 números.

Como jogar

Os apostadores podem fazer a “fezinha” nas lotéricas de todo o país, pelo aplicativo Loterias Caixa e no portal Loterias Caixa.

As apostas terão volantes específicos da Quina de São João e os apostadores podem marcar de cinco a 15 números entre os 80 disponíveis.

Cada aposta simples da Quina, com cinco números, custa R$ 2,50. Quem quiser, também pode deixar o sistema escolher os números, na opção chamada de Surpresinha.

Bolão

Para quem quer aumentar as chances de ganhar na loteria e gosta de jogar em grupo, pode optar por participar de um bolão. Nesse caso, os apostadores da Quina podem preencher o campo próprio no volante ou comprar uma cota dos bolões organizados pelas unidades lotéricas. Nesse caso, poderá ser cobrada uma tarifa de serviço adicional de até 35% do valor da cota.

A Caixa garante que o Bolão nos canais digitais oferece a mesma segurança das apostas nas lotéricas. Quando o apostador acessar o site Loterias Caixa ou o aplicativo, serão apresentadas as cotas disponíveis das lotéricas mais próximas do apostador.

Na Quina, os bolões têm preço mínimo de R$ 12,50. Porém, cada cota não pode ser inferior a R$ 3,50. As cotas podem ser pagas com Pix ou cartão de crédito.

Fonte: Agência Brasil