Início Site Página 990

CLDF aprova projeto de lei que institui a campanha Maio Vermelho

0

A Câmara Legislativa aprovou, na tarde desta terça-feira (20), o projeto de lei 1708/25, que institui a campanha Maio Vermelho no âmbito do Distrito Federal. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os riscos do acidente vascular cerebral.

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma condição clínica caracterizada pela oclusão (AVC isquêmico) ou ruptura (AVC hemorrágico) de uma das artérias que irrigam o cérebro. Cerca de 85% dos casos são AVCs isquêmicos: o tecido cerebral entra em sofrimento por falta de irrigação. Os AVCs hemorrágicos, por sua vez, são quase sempre mais dramáticos, com sangue invadindo o encéfalo e as meninges.

Autor do projeto, o deputado Martins Machado (Republicanos) explica a importância da campanha. “A campanha que propomos neste projeto de lei busca auxiliar a população e os profissionais a reconhecerem os primeiros sinais de um AVC, bem como divulgar quais são os serviços de saúde mais próximos capazes de receber e tratar os pacientes”, afirma o distrital. O projeto foi aprovado em primeiro e segundo turnos e segue para sanção ou veto do governador.

Eder Wen – Agência CLDF

Fonte: Agência CLDF

Para comemorar restauração do Timor-Leste, exposição destaca tecido tradicional do país

0

Exposição que destaca o Tais – tecido tradicional feito à mão em Timor-Leste, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco – foi inaugurada na Câmara Legislativa, nesta terça-feira (20), data em que se comemora a restauração da independência do país, situado no sudeste asiático e integrante da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Elemento essencial da cultura timorense, o Tais é confeccionado artesanalmente em teares rudimentares, com a utilização de fios de algodão tingido. A produção ocorre em todas as regiões da nação e cada município apresenta padrões, cores e significados próprios, refletindo a diversidade e riqueza cultural do povo. A sua aplicação é ampla, sendo usado, por exemplo, em cerimônias e rituais.

Na abertura da mostra, que reúne ainda telas, fotografias, objetos e trajes, a embaixadora do Timor-Leste no Brasil, Maria Ângela Carrascalão, falou das relações entre o Brasil e seu país, além da formação da identidade cultural da nação timorense, “paulatinamente construída desde que missionários portugueses lá chegaram em 1515”. Também sublinhou a condução do Timor-Leste por José Ramos Horta, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, que voltou à presidência em 2022.

 

Foto: Ana Clara Ribeiro/ Agência CLDF

Em nome do governo brasileiro, o embaixador Everton Lucero, diretor do Departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia do Ministério das Relações Exteriores, enfatizou “a amizade profunda” entre os dois países, “que compartilham laços históricos, sentimentais, linguísticos e culturais, além de uma visão comum do mundo”. Lucero salientou ainda a cooperação entre as nações amigas e homenageou a data “celebrada por meio da arte e cultura”.

Presidente do Conselho Curador de Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Jane Marrocos elogiou a “beleza contida nas peças têxteis”, que ficarão expostas no Espaço Cultural Athos Bulcão da CLDF até a próxima sexta-feira (23). Ela também exaltou a comemoração, no dia de hoje, do 23º aniversário da restauração da independência do Timor-Leste.

Fonte: Agência CLDF

Abertas 900 vagas para curso gratuito de robótica

0

O Goiás Social, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), está com mais de 900 vagas abertas para o programa Start, que oferece cursos gratuitos de robótica e outras tecnologias, promovendo inclusão e desenvolvimento de soluções inovadoras entre jovens em situação de vulnerabilidade social.

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de maio de 2025, por meio do formulário eletrônico disponível no link.

Para participar, é necessário que o interessado esteja na faixa etária de 8 a 20 anos, exceto para o laboratório instalado no Centro de Juventude Tecendo o Futuro da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), no Jardim Novo Mundo, em Goiânia, que aceita candidatos de 12 a 20 anos.

Além disso, o candidato deve ser estudante da rede pública ou bolsista de escolas particulares, atendendo aos critérios de inscrição previstos no edital. Metade das vagas são destinadas prioritariamente pessoas do sexo feminino.

Segundo a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, o programa Start é uma importante ferramenta de inclusão social voltada para a juventude.

“A educação é uma aliada fundamental para a verdadeira emancipação social e, com o programa Start, conseguimos ofertar cursos nesta área que tem hoje uma grande demanda de mão de obra qualificada, preparando os jovens goianos para amanhã serem competitivos nesse mercado de trabalho”, diz.

Vagas

curso gratuito de robótica Secti
Programa Start oferece mais de 900 vagas, metade destinadas a meninas e mulheres (Foto: Secti)

O programa oferece vagas nas cidades de Goiânia, Cristalina, Trindade, Alto Paraíso, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Jataí, Luziânia, Mambaí, Pirenópolis, Porangatu, Rio Verde, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Uruana e Valparaíso.

“O programa é o início da nossa jornada de formação de capital humano qualificado em tecnologia, e tem ajudado a inserir várias crianças e jovens no mundo da tecnologia, entendendo que isso pode mudar a vida delas e de suas famílias. A média salarial das carreiras de tecnologia é 85% superior à das demais profissões”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

Curso gratuito de robótica

O curso completo é composto por três módulos:

  • Introdução à robótica, que apresenta aos estudantes os componentes, as placas de arduino, o protoboard e ensina a dar os primeiros passos na programação;
  • Robótica e impressão 3D, que aprofunda os conceitos de robótica e programação, desenvolve projetos mais robustos e inicia conceitos de prototipagem 3;
  • e Tecnologias avançadas, no qual os estudantes se aprofundam nos demais conhecimentos e desenvolvem protótipos de soluções baseados em problemas reais de suas comunidades, além de aprenderem sobre inteligência artificial e outras tecnologias avançadas.

Início

curso gratuito de robóticacurso gratuito de robótica
Programa Start oferece cursos gratuitos de robótica e outras tecnologias a jovens em situação de vulnerabilidade social (Foto: Secti)

O edital aberto é para ingresso no primeiro módulo. Nos módulos 2 e 3 são rematriculados apenas os veteranos, dando continuidade ao curso. As turmas estão organizadas em diferentes horários para facilitar o acesso a diversos públicos.

As matrículas ocorrerão na primeira quinzena de junho, após a divulgação dos classificados, e as aulas têm início previsto para 9 de junho de 2025.

O programa é uma iniciativa do governo de Goiás, em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG). Para mais informações, confira o edital completo ou entre em contato pelo e-mail programastart@ifg.edu.br ou pelo WhatsApp no telefone (62) 99627-6899.

Saiba mais

Equipe da Escola do Futuro disputa etapa do Campeonato Internacional de Robótica

Estudantes de Catalão vão a mundial de Robótica na África do Sul

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Veja como declarar prêmios de loteria e de bets no IR 2025

0

Tradicionalmente, o brasileiro é conhecido por fazer aquela chamada fezinha em loterias, como a Mega-Sena. Agora, com a explosão dos sites de apostas — as chamadas bets — no país, o número de pessoas tentando a sorte cresceu ainda mais.

Para além de ser um fenômeno que preocupa, principalmente quando as apostas atrapalham o orçamento pessoal e podem levar ao vício, há uma responsabilidade que muita gente esquece: a obrigação de declarar os ganhos no Imposto de Renda.

“Os lucros decorrentes de prêmios em dinheiro recebidos em loterias são rendimentos sujeitos à tributação exclusiva na fonte, com alíquota de 30%. E quem faz essa retenção é a empresa pagadora”, explica o auditor-fiscal da Receita Federal, José Carlos Fonseca.

Ou seja, se você ganhou na loteria, você já teve o Imposto de Renda descontado antes de receber o prêmio.

No caso dos sites de apostas, é preciso saber se já houve desconto na fonte dos prêmios ganhos durante o ano. Independentemente do tipo de ganho ou da origem da aposta, a forma de declarar é similar

A professora Ahiram Cardoso, coordenadora do NAF Unime Lauro de Freitas, explica que os prêmios ganhos em loterias e sites de apostas devem ser declarados e informados na aba “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva ou Definitiva”, colocando a informação da fonte pagadora, CNPJ, o valor do prêmio e, se for do exterior, em um campo separado.

Desta forma, deve-se verificar se é um prêmio recebido no Brasil ou no exterior.

Se for do exterior, o valor deve ser informado na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física ou Exterior’ e é necessário preencher o Carnê-Leão, que deve ser calculado e pago mensalmente. Ou seja, há uma diferença quando o prêmio é recebido no Brasil ou no exterior — são campos distintos”.

No caso de prêmios ganhos no exterior, aplica-se a alíquota progressiva, que vai até 27,5%. Vale apontar que se você teve prejuízo em sites de apostas ou loterias, não é necessário declarar essas perdas no Imposto de Renda.

>> Ouça na Radioagência Nacional:

Carros e aparelhos eletrônicos

Nem todos os contribuintes se atentam para um ponto importante na hora de fazer o Imposto de Renda: o da declaração de bens móveis. Além de contas bancárias e imóveis, há algumas regras que obrigam a declaração de veículos e até aparelhos eletrônicos

De acordo com o professor Paulo Pêgas, do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro, independentemente do valor, carros e motos devem ser declarados.

“O veículo, qualquer que seja o valor dele, precisa ser declarado. Dentro da ficha de Bens e Direitos tem as informações que o Fisco pede — alguns dados do veículo”. 

Pêgas esclarece que a obrigação da declaração de outros itens depende do valor de aquisição do bem.

“O que vale para celular vale para televisão, móvel, sofá, refrigerador. Se o valor do bem foi acima de R$ 5 mil, tem que informar que você tem aquele bem, com o valor da aquisição, a data — e vai ficar ali. E não tem que pagar imposto nenhum por causa disso. Mas é necessário colocar o bem na sua declaração de Bens e Direitos”.

Ou seja, qualquer veículo deve ser declarado. Em se tratando de outros bens, a declaração só é necessária se o valor de aquisição dele for acima de R$ 5 mil.

O professor de Ciências Contábeis da UFRRJ, Alessandro Pereira Alves, explica o motivo da não exigência. 

“A Receita Federal entende que esses bens são de consumo e, geralmente, não representam um aumento significativo no patrimônio a ponto de exigirem declaração individual”. 

>> Como fazer a declaração: 

– Veículo

  • Acesse a aba “Bens e Direitos” na declaração do Imposto de Renda
  • Selecione o Grupo 2  (Bens Móveis) e, em seguida, o Código 01 (Veículo automotor terrestre). 
  • É importante informar todos os dados na descrição do bem: modelo, ano, placa, valor de aquisição, forma de pagamento, CNPJ de quem você comprou, valor pago à vista e, se for o caso, o valor das parcelas pagas no ano-calendário.

No caso de veículos, a venda também deve ser declarada. Se o valor da venda for de mais de R$ 35 mil, há, inclusive, a cobrança de uma alíquota de 15% sobre o lucro obtido entre o valor de compra e venda do veículo.

O procedimento é o mesmo para celulares e equipamentos de informática.

>> Ouça na Radioagência Nacional: 

Investimentos e bens no exterior

Nos últimos anos, o aumento de instituições financeiras digitais, as chamadas fintecs, garantiram uma possibilidade que muitos brasileiros não vislumbravam: a de realizar investimentos no exterior.

Isso somado ao número de pessoas que migram para outros países faz com que um ponto mereça a atenção de muitos no Imposto de Renda: o da declaração de bens e investimentos no exterior.

Em 2025, há, inclusive, novidades nas regras do Fisco

“Até 2023, todo mundo que tinha bens lá fora, que rendiam alguma coisa, tinha que apurar mensalmente o Imposto de Renda, através do Carnê-Leão ou do Ganho de Capital, e pagar no mês seguinte o imposto. Com a Lei 14.753, houve uma mudança: esse rendimento não é mais tributado mensalmente. Agora, é tributado na declaração anual do ano seguinte”, destaca o auditor-fiscal da Receita Federal, José Carlos Fonseca.

Quem teve, em 2024, algum rendimento no exterior de aplicações deve declarar esses rendimentos na declaração de 2025.

“Essas informações devem ser colocadas junto ao bem. Então, se ele tem, por exemplo, um bem que é uma aplicação financeira no exterior, lá embaixo — além das informações dos saldos e da descrição — vem também um campo para ele informar quanto teve de rendimento naquela aplicação e quanto já foi pago no exterior”, explica o auditor. 

De acordo com a Receita Federal, o valor a ser tributado é de 15% dos rendimentos. Ou seja: se você pagou imposto de um valor inferior a 15%, deve complementar esse valor.

Não há restituição no caso de imposto no exterior com alíquota maior de 15%.  

Marco Aurélio Pitta, professor da Universidade Positivo, explica como fazer a declaração de bens e investimentos no exterior. 

“A declaração, ela deve ser considerada em duas fichas: uma ficha chamada de Bens e Direitos e uma outra ficha de Rendimentos Tributáveis. Então, os valores de rendas, de saldos que o contribuinte tenha no exterior, ela deve ser declarada na ficha de Bens e Direitos. Já os rendimentos que ela obteve no ano de 2024, eles devem ser declarados na ficha de Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física/ Exterior na declaração do Imposto de Renda”.

É bom lembrar: o governo brasileiro tem parcerias com instituições financeiras internacionais, o que permite o cruzamento de informações.

Isso significa que se você tem bens fora do país e não declara, pode acabar caindo na malha fina.

>> Ouça na Radioagência Nacional: 

Confira todos os conteúdos da Série Tira-Dúvidas do IR 2025 clicando aqui.

Fonte: Agência Brasil

Lula anuncia crédito para reformas e acesso a médicos especialistas

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta terça-feira (20), uma política de crédito para reforma de moradias e outra para garantir o acesso de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) a médicos especialistas. Mais uma edição do PAC Seleções, que financia obras públicas essenciais, também deve ser lançada em breve, com foco na construção de casas.

“Além do Minha Casa, Minhas Vida, nós vamos anunciar uma política de crédito para reforma de casa. Ou seja, o cidadão que quiser reformar a sua casa, fazer uma garagem, um quarto, um banheiro, esse cidadão tem direito de ir ao banco e pegar um crédito com o juro mais barato possível. Porque o governo sozinho, nem o prefeito, nem o estadual, dá conta de fazer as casas”, disse o presidente.

Lula discursou durante a 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida anualmente pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília. Conhecida como Marcha dos Prefeitos, durante o evento, os gestores das cidades brasileiras se reúnem na capital para apresentar ao governo federal as demandas locais e receber orientações técnicas sobre políticas públicas.

 


Brasília (DF) 20/05/2025 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Presentes também o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, ministros de Estado e parlamentares.  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Brasília (DF) 20/05/2025 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Presentes também o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, ministros de Estado e parlamentares.  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Sobre os atendimentos médicos no SUS, Lula afirmou que todo cidadão terá direito à segunda consulta com especialista e também a um exame de imagem, como ressonância e tomografia.

“Quando eu vou fazer um check-up, eu passo em 40 máquinas. O povo morre sem passar em nenhuma. Então, ele tem que ter o direito de utilizar esta máquina na cidade ou no estado que ele mora”, prometeu.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

No mês passado, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que o governo federal vai estabelecer parcerias com a rede privada de saúde para garantir o atendimento especializado no tempo certo. Segundo ele, muitos dos serviços privados têm uma capacidade ociosa que pode ser compartilhada, especialmente para o diagnóstico e tratamento de câncer.

Judicialização

Durante seu discurso, Lula ainda defendeu o diálogo federativo entre a União e as prefeituras para evitar a judicialização e avançar na busca de soluções para os problemas dos municípios. Um dos desafios citados pela CNM é o cumprimento de decisões judiciais que impactam o Orçamento, de questão previstas em lei, como atendimento em creches e pisos salarias.

“Os problemas que nós temos deveriam ser resolvidos numa mesa de negociação e não ser resolvido no Poder Judiciário. É importante que a gente tenha claro que as coisas só podem ir para o Judiciário quando a nossa capacidade política foi exaurida”, disse Lula.

A entidade municipalista também destaca que mais prefeituras estão com os cofres no vermelho e cobra que as políticas propostas pelo governo venham com a garantia de recursos.

 


Brasília (DF) 20/05/2025 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Presentes também o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, ministros de Estado e parlamentares.  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Brasília (DF) 20/05/2025 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Presentes também o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, ministros de Estado e parlamentares.  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Para o presidente Lula, o prefeito é um aliado na execução de políticas públicas. “Não é apenas passar despesa, porque é muito fácil passar despesa. O que a gente quer é fazer a despesa e compartilhar o custo que um prefeito vai ter para executar aquela política do governo federal.”

A CNM também defende agilidade na transferência das emendas aos municípios e pediu apoio do governo federal para avançar na discussão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, conhecida como PEC da Sustentabilidade Fiscal. O texto abre novo prazo de parcelamento especial de débitos dos municípios.

Com o tema Autonomia municipal: a força que transforma o Brasil, a Marcha dos Prefeitos começou nesta segunda (19) e segue até quinta-feira (22). Na programação estão painéis sobre temas que geram debates nos municípios brasileiros, como a federalização climática, segurança pública, orientações sobre emendas parlamentares, saúde e educação.

Na abertura do encontro, Lula foi acompanhado de uma comitiva de ministros de Estado, que também falarão individualmente aos prefeitos sobre o trabalho das pastas. Os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, também participaram do evento.

Fonte: Agência Brasil

Fenaj: violência contra jornalistas cai, mas tem patamar preocupante

0

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) registrou 144 casos de agressões contra profissionais da imprensa ao longo de 2024. O número é o menor desde 2018 e representa queda de 20,44% em relação a 2023, quando foram contabilizados 181 casos.

Os dados fazem parte do Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil 2024, divulgado nesta terça-feira (20). Apesar da redução no número de casos, a Fenaj avalia que a violência contra jornalistas no país segue em patamar preocupante.

“O que chama a atenção da federação é o fato de ainda estarmos vivendo um patamar elevado de violações ao direito de informar. Porque os 144 casos ainda são maiores do que os 135 registrados em 2018”, avaliou a presidente da Fenaj, Samira de Castro, durante audiência pública na Câmara dos Deputados.

Samira ressalta que a violência explode no Brasil a partir do ano de 2019, com o governo anterior, de Jair Bolsonaro. “A gente tem que fazer esse marcador, que não é um marcador meramente cronológico, mas resulta do fato da violência ter sido institucionalizada durante aqueles quatro anos.”

“Ao proferir discursos que descredibilizavam jornalistas, ao atacar veículos de imprensa, aquele governo acabou gerando um clima beligerante contra a imprensa de uma forma geral”, completou Samira.

Para a presidente da Fenaj, os dados corroboram um cenário de violência persistente contra profissionais da imprensa e sugerem que a prática pode estar se tornando estrutural na sociedade brasileira. “Virou comum atacar jornalista. E não é porque você é crítico ao trabalho da imprensa. Não é isso”.

“A imprensa precisa ser criticada, precisa ser avaliada. Mas muitos casos acontecem vindos de políticos, assessores, correligionários e eleitores que simplesmente se acham no direito de ameaçar, agredir e processar jornalistas”, explicou.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
 

Tipos de violência

Entre os tipos de violência citados como mais recorrentes, o relatório aponta um crescimento proporcional do assédio judicial, que passou de 13,81% do total de casos em 2023 para 15,97% em 2024, somando 23 registros.

A Fenaj destaca que o termo “cerceamento por meio de ação judicial” foi substituído por “assédio judicial” para explicitar “o caráter abusivo e recorrente dessas ações, muitas vezes promovidas por políticos, empresários e lideranças religiosas, com o objetivo de intimidar e censurar jornalistas”.

Outro dado classificado como preocupante é o aumento de 120% nos casos de censura, que saltaram de cinco para 11 episódios no período, impulsionados, segundo a federação, sobretudo por decisões judiciais e pressões de agentes públicos.

Já os casos de agressões físicas caíram de 40 para 30 registros, uma redução de 25%. “Apesar disso, a Fenaj alerta que os episódios continuam sendo alarmantes, incluindo tentativas de homicídio e ataques com arma de fogo”.

As ameaças e intimidações, por sua vez, somaram 35 ocorrências, o equivalente a 24,31% do total, mantendo-se estáveis em números absolutos.

Eleições

Durante o período eleitoral de 2024, entre maio e outubro, foi registrado o maior número de ataques contra jornalistas: 38,9% dos casos, com julho sendo o mês mais violento do ano. A entidade atribui esse aumento “ao acirramento do discurso de ódio, em especial, promovido por grupos de extrema direita”.

Locais mais violentos

A Região Sudeste concentrou o maior número de casos de violência contra profissionais de imprensa em 2024, com 38 episódios – 26,39% do total. O Nordeste aparece em segundo lugar, com 36 casos – 25% do total. Juntas, as duas regiões respondem, portanto, por mais de 51% dos episódios registrados no relatório.

Em termos absolutos, houve crescimento do número de casos nas regiões Norte (que passou de 19 para 22 casos) e Sul, com 31 casos, contra 30 no relatório anterior.

Já a maior redução foi registrada no Centro-Oeste, onde os casos caíram de 40 para 17. “A queda é expressiva, mas há suspeitas de subnotificação, já que parte dos ataques pode não ter sido reportada aos sindicatos”, avaliou a Fenaj.

“Nos anos anteriores, a região — especialmente o Distrito Federal — havia liderado o ranking nacional, impactada por ataques verbais e simbólicos institucionalizados durante o governo de Jair Bolsonaro”, completou a entidade.

A Bahia segue como o estado com mais registros (nove), seguida por Alagoas e Paraíba (seis casos cada). O Maranhão contabilizou quatro registros, sendo um deles, segundo a Fenaj, um dos mais graves de 2024: um incêndio criminoso à sede da TV Cidade, em Codó, e uma ameaça de morte a um repórter.

Ceará e Pernambuco apresentaram três ocorrências cada — metade dos números de 2023. Rio Grande do Norte e Piauí tiveram dois casos, e Sergipe, um.

O Sudeste continua concentrando o maior número absoluto de casos: 38 no total. São Paulo lidera com 23 ocorrências, respondendo por 60,5% da região e quase 16% do total nacional. A maior parte dos ataques ocorreu fora da chamada “grande mídia”, em cidades menores. O Rio de Janeiro teve nove casos, Minas Gerais, cinco, e o Espírito Santo, um.

No Sul, o número passou de 30 para 31. O Paraná responde pelo maior salto na região, de 11 para 15 casos, e passou a responder por 10,42% dos casos nacionais. Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram oito ocorrências cada, sendo que Santa Catarina registrou um caso a mais que no ano anterior.

A Região Norte que, no ano anterior era a menos violenta para jornalistas, passou de 19 para 22 casos. O Amazonas lidera com oito registros, seguido pelo Pará (seis), Tocantins (três), Acre (dois), por Rondônia (dois) e Roraima (um). O Amapá não teve ocorrências registradas, mas, segundo a federação, há possibilidade de subnotificação. O Pará mostra queda consistente desde 2022, quando teve 21 casos.

Agressores

O relatório aponta que políticos seguem liderando o ranking dos agressores a profissionais de imprensa. Em 2024, 48 episódios envolveram agressões físicas e verbais, tentativas de intimidação, ofensas em atos públicos de campanha, tentativas de censura a matérias e assédio judicial, um dos itens que mais cresceu no último período.

“A esses 48 agressores políticos, que representaram 33,33% de todos os ataques, acrescente-se apoiadores diretos (cinco ocorrências), manifestantes de extrema direita (seis casos) e servidores públicos ou órgãos como prefeitura e governo de estado (nove casos), que, em última análise, estão a serviço de interesses de políticos”, destacou a Fenaj.

Violência por gênero

A violência de gênero, segundo a federação, é outro ponto de atenção. De acordo com o relatório, jornalistas mulheres não aparecem numericamente como alvos preferenciais, mas são vítimas de ataques misóginos, incluindo insultos, desqualificações profissionais e ameaças simbólicas.

Em 2024, foram contabilizadas 81 vítimas do sexo masculino, 47 do sexo feminino e 26 casos configurados como ataques coletivos ou contra profissionais de maneira genérica em uma determinada mídia.  Ao todo, 52,6% dos registros tiveram como alvo jornalistas do sexo masculino; 30,52%, mulheres; e 16,86% foram ataques coletivos ou em que não foi possível apurar o gênero.

Nenhum ataque a jornalistas trans foi relatado.

Cenário internacional

Em 2024, 122 jornalistas foram assassinados em todo o mundo, com a maioria das mortes registrada na Faixa de Gaza. O relatório também alerta para riscos à liberdade de imprensa com a reeleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos e o papel das big techs na disseminação de desinformação e na tolerância a projetos autoritários.

“Para a Fenaj, os dados exigem atenção e ação imediata”, destacou a nota. “A entidade reforça a necessidade de garantir salários dignos, segurança no trabalho e combate sistemático aos discursos de ódio, especialmente com a aproximação do próximo ciclo eleitoral em 2026.”

Fonte: Agência Brasil

STF retoma julgamento da trama golpista

0

Após intervalo para almoço, os integrantes da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) (foto) retomaram há pouco o julgamento que pode tornar réus 12 denunciados pelo envolvimento no núcleo 3 da trama golpista durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Pela manhã, os ministros ouviram as falas da Procuradoria-Geral da República (PGR), órgão responsável pela acusação, e dos advogados dos acusados. 

A partir de agora, os ministros vão deliberar sobre questões preliminares levantadas pelas defesas, como alegações de impedimento do ministro Alexandre de Moraes para atuar como relator do caso, acesso total às provas da investigação e anulação dos depoimentos de delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Decisão

Em seguida, o colegiado vai decidir se 11 militares do Exército e um policial federal vão se tornar réus pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

De acordo com a PGR, os denunciados do núcleo 3 são acusados de planejar “ações táticas” para efetivar o plano golpista.

Fazem parte deste núcleo os seguintes investigados:

Bernardo Romão Correa Netto (coronel);

Cleverson Ney Magalhães (tenente-coronel);

Estevam Theophilo (general);

Fabrício Moreira de Bastos (coronel);

Hélio Ferreira (tenente-coronel);

Márcio Nunes de Resende Júnior (coronel);

Nilton Diniz Rodrigues (general);

Rafael Martins De Oliveira (tenente-coronel);

Rodrigo Bezerra De Azevedo (tenente-coronel);

Ronald Ferreira De Araújo Júnior (tenente-coronel);

Sérgio Ricardo Cavaliere De Medeiros (tenente-coronel);

Wladimir Matos Soares (policial federal).

Fonte: Agência Brasil

Inscrições para segunda etapa do Revalida 2025 começam em 9 de junho

0

O período de inscrições para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) de 2025 será de 9 a 13 de junho.

O prazo foi definido pelo edital divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta segunda-feira (19).

A segunda etapa do Revalida é composta pelas provas de habilidades clínicas.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Inscrições

Para participar, é necessária a aprovação na primeira etapa do exame, que contempla as provas objetiva e discursiva. Este ano, a primeira etapa do exame foi no dia 23 de março, com a participação de 93,63% dos 17.778 inscritos.

Os aprovados nas primeiras fases das duas edições do Revalida em 2024, mas que foram reprovados na segunda etapa, também podem participar do exame para tentar a aprovação.

No momento da inscrição, por meio do Sistema Revalida, o candidato deverá escolher a cidade onde fará a prova e poderá, se necessário, solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social.

As cidades de aplicação da segunda etapa do Revalida 2025/1, bem como a quantidade de vagas disponíveis, serão informadas ao participante no Sistema Revalida, no ato da inscrição.

Provas

As provas de habilidades clínicas serão aplicadas pelo Inep em 19 e 20 de julho.

O processo de revalidação de diplomas médicos estrangeiros verifica a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências necessários ao exercício profissional, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível equivalente ao exigido nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em medicina no Brasil.

Nos dois dias de provas, os participantes deverão percorrer um conjunto de dez estações, onde serão apresentados situações-problema e casos para os profissionais formados no exterior realizarem tarefas específicas.

A avaliação abrange as cinco grandes áreas de exercício profissional: clínica médica; cirurgia geral; pediatria; ginecologia e obstetrícia; medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

Diploma

O Revalida avalia profissionais brasileiros e estrangeiros formados em medicina fora do Brasil que querem exercer a profissão em território nacional. O objetivo do exame é garantir a qualidade do atendimento médico prestado no país.

Composto por duas etapas, a teórica e a de habilidades clínicas, o exame subsidia o processo de revalidação do diploma de graduação em medicina expedido no exterior.

As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

Em caso de aprovação na segunda etapa do Revalida 2025/1, o participante deverá apresentar à universidade parceira revalidadora do diploma a documentação exigida pela instituição de ensino superior.

Fonte: Agência Brasil

Aluguel Social está com inscrições abertas em mais 12 municípios

0
Inscrições do Aluguel Social para 12 municípios vão até 20 de junho com 685 novas vagas (Fotos: Octacílio Queiroz/Edgard Soares)

O Goiás Social, a Agência Goiana de Habitação (Agehab) e a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) estão com inscrições abertas do Programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social em mais doze municípios.

Ao todo, são oferecidas 685 novas vagas. O período de inscrições segue até 20 de junho.

São contemplados os seguintes municípios:

  • Aruanã, com 50 vagas;
  • Brazabrantes (50);
  • Cocalzinho de Goiás (100);
  • Ipameri (100);
  • Itapaci (75);
  • Ivolândia (30);
  • Maurilândia (100);
  • Nova Glória (30);
  • São João da Paraúna (40);
  • Simolândia (50);
  • Turvelândia (30)
  • Uirapuru (30).

Segundo a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, o programa segue em expansão.

“Já foram atendidas 73 mil famílias em Goiás. O Aluguel Social está cumprindo seu papel de oferecer dignidade habitacional imediata para quem não pode esperar”, revela Gracinha.

O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, conta que foram realizadas importantes parcerias com cada um dos municípios beneficiados para que o recurso chegue às famílias que mais precisam.

“Nós oferecemos treinamento para que os colaboradores das prefeituras possam auxiliar as pessoas mais humildes”, diz.

Quem não conseguir fazer a inscrição pela internet pode procurar o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) ou procurar uma Secretaria de Assistência Social mais próxima de sua casa ou então uma das unidades do Vapt-Vupt, nos municípios que as possuem.

Aluguel Social

Os principais critérios para ser contemplado com o benefício são: cadastro atualizado no CadÚnico, residir no município há pelo menos três anos e não possuir imóvel próprio.

Além desses, o candidato precisa atender a pelo menos um dos requisitos específicos, como superendividamento, moradia improvisada, gastos excessivos com aluguel, ser idoso ou deficiente, entre outros.

Últimos dias

Além dos 12 municípios citados acima, estão abertas até o dia 31 de maio inscrições do Aluguel Social em outros 27 municípios goianos, com 6.445 vagas.

São eles:

  • Água Fria de Goiás (100),
  • Aparecida de Goiânia (400),
  • Aporé (30),
  • Buriti de Goiás (40),
  • Cachoeira Alta (50),
  • Cachoeira de Goiás (25),
  • Caiapônia (100),
  • Cristianópolis (50),
  • Cromínia (30),
  • Damolândia (50),
  • Faina (100),
  • Goiânia (4000),
  • Goiatuba (150),
  • Jesúpolis (40),
  • Luziânia (500),
  • Montes Claros de Goiás (100),
  • Morro Agudo de Goiás (50),
  • Mossâmedes (75),
  • Nova Iguaçu de Goiás (25),
  • Nova Veneza (75),
  • Novo Brasil (50),
  • Palminópolis (30),
  • Paraúna (100),
  • Rianápolis (50),
  • Silvânia (75),
  • Três Ranchos (50)
  • Vicentinópolis (100).

Saiba mais

Aluguel Social tem quase 6,5 mil vagas abertas em todo estado

Estado tem quase 6,5 mil vagas abertas para Aluguel Social

Fonte: Portal Goiás

Estudantes do Ensino Médio simulam eleição para Deputado Distrital

0

Alunos do Ensino Médio estão em plena campanha eleitoral, com direito a debates, comícios e material de divulgação das candidaturas. No programa Nosso Parlamento, os estudantes aprendem sobre o funcionamento do Poder Legislativo e simulam uma eleição para a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A Escola do Legislativo (Elegis) é autora da iniciativa. 

“Nós tivemos uma grande adesão. Foram mais de 14 mil alunos inscritos”, destaca a diretora da Elegis, Jane Marrocos. O Nosso Parlamento inclui dois projetos de simulação parlamentar: o Plenarinho Distrital, voltado para Educação Infantil e Fundamental e o Parlamento Jovem Distrital, para Ensino Médio e Superior. Esta é a primeira edição do programa, instituído em março pela vice-presidência da Casa, a deputada Paula Belmonte (Cidadania).

Nesta primeira eleição do Parlamento Jovem Distrital, participam estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do DF. Eles vão eleger 24 “deputados distritais”, e cada um deles poderá nomear dois alunos para simularem como assessores legislativos. 

“Esse projeto está sendo o maior sucesso. Os alunos estão tendo noção na prática do que é a democracia. Eles estão desenvolvemos propostas e questionando os candidatos. Nós fizemos a formação em sala de aula e um minicomício; também vamos ter um minidebate entre os candidatos”, conta a professora Viviane Oliveira, do Centro Educacional 01 do Guará. 

Cronograma

 

Os jovens deputados irão vivenciar as principais etapas eleitorais: campanha, votação, diplomação e posse. A votação será realizada nesta quinta-feira, dia 22 de maio, com urnas eletrônicas reais. Os equipamentos foram disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral, e serão distribuídos pela Polícia Militar nas instituições de ensino. O Nosso Parlamento também conta com apoio do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

A “diplomação” (fase em que a Justiça Eleitoral atesta o resultado das eleições, entregando diplomas aos eleitos) está prevista para o dia 27 de junho, no auditório da CLDF, juntamente com um encontro formativo.

E a “posse” acontecerá no dia 14 de agosto, no plenário da Câmara Legislativa do DF. Na ocasião, os jovens deputados vão defender uma proposta, que pode ser um projeto de lei, uma indicação ao Executivo ou outros tipos de proposições legislativas. Há a possibilidade de as ideias serem convertidas em projetos de lei pelos deputados da Casa. A Comissão de Educação e Cultura abordou o tema durante a reunião de segunda-feira (19), com participação dos alunos do Centro Educacional do Lago. 

Formação cidadã
 

Um dos diferenciais do programa é funcionar como multiplicador de conhecimento. A Escola do Legislativo elaborou conteúdo e forneceu formação para os educadores das escolas. A abordagem incluiu informações sobre participação popular na construção de leis, funcionamento dos poderes e respectivas competências, emendas parlamentares, democracia, representatividade e importância do voto, entre outros tópicos.

Dessa forma, as escolas tiveram autonomia para escolher como abordar o conteúdo. O propósito foi levar formação cidadã para todos os alunos, não apenas para os estudantes eleitos na simulação. “A Escola do Legislativo avança muito no processo pedagógico, fazendo esse envolvimento de aproximação da sociedade com o parlamento, ou seja, difundindo a educação para a cidadania”, afirma Jane Marrocos. “Também considero que esse tipo de ação colabora muito para a transparência”, acrescenta a diretora da Elegis.
 

 

O coordenador do Centro Educacional do PAD-DF,  Pedro Ernesto Eloy, relata que o programa veio para somar com as atividades pedagógicas já desenvolvidas na escola: “Nós temos uma trilha chamada Como ser presidente, em que falamos sobre Executivo, Legislativo e Judiciário. O projeto vem para reforçar essa formação”. Para a fase de campanha eleitoral do Nosso Parlamento, um estudante candidato apresentava suas propostas no pátio da escola, e depois era questionado pelos demais. “E assim fazíamos debate entre eles. Os alunos gostaram bastante. Esperamos que o projeto aconteça mais vezes”, opina o coordenador.

Premiação

As escolas vão receber pontos de acordo com a participação no programa e com a proposição legislativa apresentada, em formato de redação de duas a quatro páginas. As instituições que obtiverem maior pontuação serão premiadas com recursos provenientes do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira – PDAF, oriundos de emenda parlamentar do deputado Joaquim Roriz Neto, atual Procurador da Juventude na CLDF. O primeiro lugar receberá R$ 150 mil; o segundo R$ 100 mil; e o terceiro, R$ 50 mil.
 

 

“Durante as visitas às escolas, é evidente o distanciamento entre os jovens e o Poder Legislativo — e é justamente essa distância que buscamos reduzir por meio do projeto e da premiação”, explica Roriz Neto. “É uma forma de valorizar o engajamento de estudantes e professores, incentivando o envolvimento com a política e a construção de uma cidadania ativa desde cedo”, avalia o deputado.

Os recursos serão destinados às escolas para investimento em projetos que beneficiem os estudantes, como melhorias na infraestrutura, aquisição de equipamentos e desenvolvimento de atividades extracurriculares. 

Fonte: Agência CLDF