Início Site Página 1058

Hugo Calderano bate número 3 e vai à semi em etapa da Copa do Mundo

0

O brasileiro Hugo Calderano se tornou nesta sexta-feira (18) o primeiro atleta das Américas a assegurar um lugar no pódio da etapa da Copa do Mundo de tênis de mesa em Macau (China). O carioca de 28 anos, atual número cinco do mundo, se classificou após após vencer de virada o japonês Tomakazu Harimoto, terceiro melhor no ranking, por 4 sets a 1 (parciais de 8/11,11/8, 11/8, 11/8 e 12/10). Além disso, Calderano é o único não asiático entre os semifinalistas em Macau.

Será a primeira semi do carioca nesta temporada, seu melhor desempenho até o momento. Como o torneio não tem disputa de terceiro lugar, Calderano já assegurou a medalha de bronze. Mas, é claro, que a meta dele é chegar ao topo do pódio. Ele volta a competir às 3h45 (horário de Brasília) deste sábado (19). O adversário será o chinês Wang Chuquin, o atual vice-líder no ranking mundial. A partida terá transmissão gratuita ao vivo na conta da  Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF World) no YouTube.

O Brasil também contou com Bruna Takahashi nas quartas de final femininas na chave de simples. A paulista (24ª no ranking) chegou a vencer um set contar a chinesa Chen Xingtong, número quatro do mundo, mas asiática fez valer seu favoritismo e selou a classificação às semifinais com vitória por 4 sets a 1 (11/6, 6/11, 13/11, 11/7 e 11/7).

O país começou a competição com outros dois atletas, Vitor Ishiy e Eric Jouti, eliminados na fase de grupos. A etapa da Copa do Mundo em Macau reúne 48 atletas e vai até o próximo domingo (20). O tênis de mesa brasileiro busca medalha inédita no torneio.



Fonte: Agência Brasil

Exposição virtual valoriza cultura indígena do Centro-Oeste

0

No dia 19 de abril, é celebrado o Dia dos Povos Indígenas, data fundamental para reconhecer a diversidade e a resistência dos povos originários na formação do Brasil. A exposição virtual Bororo Vive se destaca como uma importante iniciativa voltada à valorização da cultura indígena, ao promover o acesso a informações sobre um dos povos mais antigos do Cerrado.

Lançada em 2017, a mostra permanece disponível gratuitamente na internet, com conteúdo acessível e bilíngue. O projeto foi desenvolvido pelo Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), pelo Programa de Difusão Científica, e tem como foco a popularização da ciência e a educação intercultural.

Valorização cultural

Voltada especialmente para alunos da educação básica, a mostra apresenta de forma visual e interativa a história, os rituais e a organização social dos bororo ou boe – povo indígena que vive há mais de 5 mil anos no Centro-Oeste do país e atualmente está concentrado em uma reserva no estado de Minas Gerais. A proposta surge da necessidade de incluir a presença indígena no Cerrado nos materiais didáticos e promover o respeito às culturas originárias.

“Nosso objetivo foi criar um espaço de aprendizagem visual, onde os alunos pudessem conhecer mais sobre um povo com forte presença histórica, mas pouca visibilidade nos currículos escolares”, explica o professor Gilberto Lacerda, coordenador do projeto.

Tecnologia e acessibilidade

A plataforma foi desenvolvida em Joomla, mesma tecnologia adotada por outras iniciativas do Museu Virtual da UnB. O conteúdo está disponível em Libras e em quatro idiomas estrangeiros (inglês, francês, espanhol e alemão), ampliando o alcance da exposição dentro e fora do Brasil.

A construção da narrativa visual teve como base um acervo fotográfico inédito sobre o ritual funerário bororo, registrado pelo fotógrafo Kim-Ir-Sen Pires Leal, na década de 1980. O material foi organizado com o apoio do próprio autor das imagens e validado junto à comunidade Bororo, que teve acesso ao conteúdo e ao acervo.

Rituais e identidade coletiva

Um dos destaques da exposição é o funeral bororo, considerado por antropólogos como um dos rituais indígenas mais importantes do Brasil. Mais do que uma cerimônia de despedida, o funeral é um processo complexo que envolve cantos, danças e práticas simbólicas que equilibram a comunidade e reafirmam sua identidade coletiva.

“A preservação desses rituais é fundamental para a resistência cultural dos bororo. Nosso papel, enquanto instituição de ensino e pesquisa, é contribuir para que esses saberes sejam respeitados e valorizados”, afirma o professor Gilberto Lacerda.

Reconhecimento e perspectivas

O projeto representa uma experiência bem-sucedida de como a ciência, aliada à tecnologia e à sensibilidade cultural, pode promover a inclusão e o reconhecimento dos povos originários. Embora não haja planos para expandir a exposição a outras etnias no momento, a iniciativa abre caminho para futuras ações interdisciplinares com foco na educação intercultural.

A FAPDF, ao apoiar a realização da mostra, reforça seu compromisso com o fortalecimento da educação e da ciência no Distrito Federal. “Investir em projetos como o Bororo Vive é essencial para ampliar o acesso ao conhecimento e incentivar a valorização da diversidade cultural brasileira”, afirma o presidente da fundação, Marco Antônio Costa Júnior.

Acesso permanente

A exposição Bororo Vive está disponível de forma permanente no portal do Museu Virtual da UnB. Educadores, estudantes e o público em geral podem acessá-la gratuitamente, contribuindo para a construção de uma sociedade mais informada e plural. 

*Com informações da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF)

 

Fonte: Agência Brasília

Vendas de Páscoa devem beneficiar 61 mil pequenos negócios em SP

0

Os  consumidores de São Paulo pretendem gastar R$ 250, em média, com as compras no feriado da Páscoa. Segundo pesquisa do Sebrae-SP, as vendas devem beneficiar 61 mil pequenos negócios no estado.

A pesquisa Indicadores Sebrae-SP, feita com a colaboração da Fundação Seade, aponta que 41 mil comércios são microempreendedores individuais (MEIs) e outros 20 mil são micro e pequenas empresas. 

Os ovos de Páscoa lideram as vendas dos pequenos negócios, citado por 74% dos entrevistados. Na sequência estão os chocolates em geral (59%) e os ingredientes e bebidas para as confraternizações do almoço e do jantar, como pescado e azeite.

A opção pelos pequenos empreendimentos deve-se pelos preços praticados por este segmento do mercado, conforme 37% dos entrevistados. Qualidade do produto e as ofertas vêm depois, respectivamente, com 33% e 27% das menções.

Valores gastos 

A pesquisa do Sebrae-SP revela também que o valor gasto nesta Páscoa nos pequenos negócios deve ser 42% maior na comparação com o feriado do ano passado. Já 32% disseram que vão gastar valores semelhantes a 2024, sendo que 16% devem ter uma Páscoa mais barata do que a passada.

De acordo com o consultor do Sebrae-SP Pedro João Gonçalves, a pesquisa mostra que, dos que pretendem gastar mais com a Páscoa este ano, 48% acreditam que esse aumento ficará em torno de 5% e 10%.

Os pequenos negócios são fortemente dependentes do consumo interno. Assim, seu faturamento é impactado pelas vendas em datas comemorativas, como a Páscoa, relevante para diversos segmentos do varejo de alimentos”, explica

Fonte: Agência Brasil

Feriado prolongado deve atrair 2,4 milhões de turistas para São Paulo

0

O feriado de Páscoa, que neste ano será emendado com o feriado de Tiradentes, deverá atrair 2,4 milhões de turistas para os municípios paulistas, estima o Centro de Inteligência da Economia do Turismo, que é ligado à Secretaria estadual de Turismo e Viagens de São Paulo. Segundo a pasta, o número representa 300 mil visitantes a mais do que no ano passado.

Um dos principais destinos do estado neste feriado prolongado deverá ser a cidade de Aparecida, que atrai muitos fiéis para o Santuário Nacional. Também são esperados muitos turistas para as cidades de Praia Grande e Batatais, que tem tradição na encenação da Paixão de Cristo, e para as cidades litorâneas.

A expectativa do governo de São Paulo é de que os turistas movimentem cerca de R$ 3,9 milhões em recursos, proporcionando uma taxa de ocupação hoteleira em torno de 76,3%.

“O feriado prolongado é uma motivação extra para a realização de viagens. Os visitantes se sentem motivados a conhecer novos destinos e aproveitar as atrações locais, movimentando toda a cadeia do turismo, incluindo meios de hospedagens, restaurantes e comércio local”, disse o secretário Roberto de Lucena, por meio de nota.

Fonte: Agência Brasil

CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

0

O plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou por 60 dias o desembargador Marcelo Lima Buhatem, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, pela publicação de mensagens político-partidárias nas redes sociais. Pela decisão, Buhatem fica em disponibilidade, afastado de suas funções, mas continua recebendo vencimentos proporcionais ao tempo de serviço.

O desembargador, que respondia a processo administrativo disciplinar por possíveis infrações, foi acusado de tráfico de influência, paralisação irregular de processos e de não comunicar suspeição em processos onde uma familiar atuava como advogada. No entanto, o relator do processo, conselheiro Alexandre Teixeira, defendeu punição apenas para as publicações político-partidárias, por entender que não há provas de conduta ilícita nas outras acusações.

Buhatem compartilhou por diversas vezes publicações de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro em seu perfil na rede Linkedin. Além disso, conforme noticiado pela imprensa, o desembargador aparece em uma foto, jantando com o ex-presidente e sua comitiva durante uma viagem a Dubai. Ele também enviou mensagem a uma lista de transmissão no WhatsApp associando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à facção criminosa Comando Vermelho.

Segundo a defesa do desembargador, ele apenas “curtiu” postagens institucionais feitas pelo então presidente Jair Bolsonaro, “sem tecer manifestação pessoal sobre o conteúdo das publicações em redes sociais”. O plenário do CNJ entendeu, no entanto, que as mensagens tiveram grande alcance e fomentaram a desconfiança social acerca da justiça, segurança e transparência das eleições.

O relator do processo votou pelo afastamento por 90 dias, mas a maioria dos conselheiros decidiu reduzir a pena a 60 dias, acompanhando a punição aplicada em casos semelhantes. O acórdão da votação destaca que “as mensagens divulgadas pelo desembargador em seus perfis nas redes sociais caracterizam indevida publicidade de preferência político-partidária, conduta imprópria, nos termos da Constituição Federal e das demais normas legais e regulamentares que disciplinam os deveres da magistratura”.

Fonte: Agência Brasil

Projeto oferece curso gratuito a jovens de São Sebastião que querem viver de música

0

Os moradores de São Sebastião apaixonados por música e que sonham em um dia ser cantores ou cantoras profissionais podem ter uma boa oportunidade. Estão abertas, até 10 de maio, as inscrições para a seletiva do projeto Eu Sou Músico, que oferece formação musical aos participantes. A iniciativa, idealizada pelo produtor cultural Sherwin Morris, em parceria com o Instituto Cultural Congo Nya, conta com aporte do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

As inscrições devem ser feitas pela internet. Podem participar jovens de São Sebastião, com idade a partir de 16 anos. Não é preciso ter experiência profissional na música. Os inscritos participarão de audições em 17 e 24 de maio, às 14h, no Centro Educacional São Francisco, em São Sebastião.

São dez vagas, sendo duas destinadas a pessoas com deficiência. Os aprovados participarão do curso, que tem duração de oito meses. A formação inclui oficinas de técnica vocal e composição, ministradas por profissionais renomados, além de mentorias exclusivas.

Os participantes também receberão ajuda de custo. As aulas ocorrerão aos sábados, das 15h às 17h, a partir de 7 de junho, na sede do Instituto Cultural Congo Nya. “Tem uma galera que tem aptidão para a questão da arte, a gente vem tentar suprir essa parte com o nosso trabalho. É uma oportunidade. As aulas serão aos sábados, dia em que a maioria não trabalha, e tem uma contribuição mensal, uma ajuda de custo para passagem e alimentação”, destacou Sherwin Morris.

Ao final do curso, haverá um show gratuito para que os participantes mostrem as músicas autorais escritas durante as atividades. “O projeto foca em oferecer formação musical, principalmente na área de canto, mas também em aumentar a autoestima, fazer as pessoas acreditarem em si mesmo, oferecer oportunidades. E, futuramente, a gente está falando também de geração de emprego e renda, girando a cadeia produtiva da cidade”, arrematou o produtor cultural.

Fonte: Agência Brasília

Chefe da Williams vê "desvantagens" em ida de Verstappen para Mercedes

0

A contratação do campeão de Fórmula 1 Max Verstappen traria “muitas desvantagens” para a Mercedes, e seria melhor a equipe manter seus pilotos atuais, disse o chefe da Williams, James Vowles, nesta sexta-feira (18).

O esporte foi varrido por especulações sobre o futuro de Verstappen depois que o consultor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, expressou preocupação com a possibilidade de o piloto holandês deixar a equipe no final da temporada.

Verstappen, tetracampeão consecutivo que seria um dos principais alvos de qualquer um que pudesse pagar por ele, tem contrato até 2028, sujeito a cláusulas de saída.

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, manifestou interesse em contratar Verstappen no ano passado, e o chefe da equipe McLaren, Zak Brown, disse em março que espera que o piloto da Red Bull vá para a Mercedes em 2026, sendo a Aston Martin outra possibilidade.

Vowles, que foi diretor de estratégia de automobilismo da Mercedes e um confidente próximo de Wolff antes de ingressar na Williams, com a Mercedes, em 2023, sugeriu que George Russell e Kimi Antonelli são a melhor aposta.

“Não sou Toto, mas acho que ele tem uma linha de pilotos muito boa para o futuro”, disse ele aos repórteres durante um brunch no Grande Prêmio da Arábia Saudita, em Jeddah. “Para mim, a vitória de Verstappen no Japão foi de cair o queixo, parabéns a ele, mas ele também tem muitas desvantagens que precisam ser reconhecidas.””E acho que a Mercedes tem uma ótima cultura com dois pilotos que estão chegando perto do auge do carro e com um que está subindo”. “Portanto, pessoalmente, não acho que haja lugar para [Verstappen].”

Vowles trabalhou de perto com Antonelli, 18 anos, enquanto o italiano estava nas categorias de base do automobilismo.

“Ele está dando passos a cada semana e só dirigiu efetivamente quatro corridas de grande prêmio”, disse. “Ele está em um bom caminho para ser muito, muito competitivo, então você continua investindo nisso”. “E George está cumprindo o prometido… não se pode realmente culpar nada do que ele fez este ano.”

A Red Bull e Verstappen estão em terceiro lugar no campeonato após quatro corridas, apesar de Verstappen ter conquistado uma vitória impressionante em Suzuka.

O piloto holandês conta com o apoio de seu empresário Raymond Vermeulen e de seu pai e ex-piloto Jos, que no ano passado pediu que Christian Horner, da Red Bull, deixasse o cargo em meio a alegações de comportamento impróprio das quais o chefe foi posteriormente inocentado.

Os ânimos se exaltaram no Bahrein na semana passada, depois que Verstappen terminou apenas em sexto lugar.

Russell, que está sem contrato no final do ano, e Verstappen também se desentenderam publicamente na última temporada e Vowles duvidou que a união dos dois funcionasse.

As últimas reportagens da mídia se concentraram na Aston Martin, um movimento que reuniria Verstappen com o ex-designer da Red Bull, Adrian Newey, e a parceira de motores Honda.

A Honda está deixando a Red Bull no final do ano para entrar em uma nova era de motores em uma parceria exclusiva com a Aston Martin.

O jornal Gazzetta dello Sport, da Itália, sugeriu, sem fornecer suas informações, que a Aston estava pronta para oferecer a Verstappen US$88 milhões por ano, durante três anos, com financiamento saudita.

A Aston Martin, controlada pelo bilionário canadense Lawrence Stroll, tem a gigante saudita de energia Aramco como patrocinadora principal.

Fonte: Agência Brasil

Brasilienses e turistas aproveitam a Sexta-feira Santa no Jardim Botânico e no Zoológico de Brasília

0

Famílias, turistas e moradores da capital aproveitaram o feriado prolongado para curtir os espaços ao ar livre da cidade. Centenas de pessoas escolheram a Sexta-feira Santa (18) para visitar o Jardim Botânico (JBB) e o Zoológico de Brasília, que estão com acesso gratuito devido ao programa do Governo do Distrito Federal (GDF), Lazer Para Todos, que estendeu a entrada franca desde a quinta-feira (17) a segunda-feira (21).

Brasiliense, o analista jurídico Ramon Lopes, 36 anos, levou a filha Luana, 2, para conhecer os animais no Zoológico. O preferido da menina foi o elefante. “Vi como uma oportunidade de mostrar animais que ela ainda não conhece e também porque eu e minha esposa, quando crianças frequentávamos bastante o Zoológico, então quisemos passar essa cultura para ela”, revelou.

A gratuidade foi uma surpresa boa para a família. “Chegamos aqui cedo para não pegar fila e foi superagradável descobrir que estava com entrada franca no feriado. Sem dúvidas, com o acesso de graça, o fluxo de entrada é mais rápido e, como mais pessoas visitam, isso é importante para o comércio, para quem tem lanchonete ou vende lanches aqui”, analisou.

A dentista Gabriela Moreira, 25, também reuniu a família no Zoológico. Ela, o marido Alessandro e a filha Izie vieram de Tocantins, para passar o feriado na capital federal. “A gente costuma passar as datas comemorativas em Brasília. Vi que a entrada estava de graça, então quis trazer a minha filha. Estamos amando a experiência. É um ambiente bem espaçoso e dá para ver que os animais são bem cuidados”, comentou.

O Zoológico foi o destino escolhido pela dentista Krislibiane Tomish, 40, para um dia com o marido Alexandre e os três filhos Catherine, Sophie e Alexandre. “Viemos de Goiânia para trazer as crianças para essa experiência de ver os animais e interagir com a natureza. Brasília é uma cidade que a gente sempre vem por ser muito cultural”, disse. “Não sabíamos que estaria de graça e foi uma surpresa boa, porque deu para economizar bem”, completou.

O diretor-presidente do Zoológico de Brasília, Wallison Couto, comemorou a ampla visitação do público. “É uma grande satisfação abrir as portas do nosso Zoológico gratuitamente durante o feriado prolongado. É uma oportunidade valiosa para promover a educação ambiental e sensibilizar a população sobre a importância da conservação das espécies ameaçadas”. Até o último domingo, o Zoo já havia acumulado 30.400 visitantes gratuitos pelo programa.

Incentivo

O Jardim Botânico de Brasília também atraiu vários frequentadores nesta sexta-feira. O advogado Marcelo Santos, 45, disse que o passeio aconteceu graças ao incentivo da gratuidade. “Já tinha muito tempo que a gente não vinha. A última vez que a gente veio a Luna tinha apenas 1 ano. Com toda a certeza o acesso gratuito foi o que nos fez estar aqui hoje”, disse.

Já a professora Thaís Macedo, 42 anos, descobriu a gratuidade apenas quando chegou ao local. Ela e os familiares marcaram um piquenique para comemorar o aniversário da mãe. “Foi uma coincidência e uma grata surpresa termos marcado o aniversário aqui bem no dia da gratuidade”, afirmou. “Acho que é uma iniciativa importante porque a população mais carente não tem como acessar esse espaço se ele não for gratuito”, acrescentou. Desde o início do programa, o JBB recebeu 9.569 visitantes gratuitamente.

Lazer para Todos

O Lazer para Todos foi instituído em 27 de março pelo governador Ibaneis Rocha por meio do decreto nº 47.009, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O programa estabelece a entrada gratuita ao Jardim Botânico e ao Zoológico de Brasília aos domingos e feriados. A execução fica a cargo da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF), do Jardim Botânico de Brasília e do Zoológico de Brasília.

Devido ao feriado da Semana Santa e ao aniversário de Brasília, o GDF estendeu o programa. Serão cinco dias de gratuidade de quinta-feira a segunda-feira. O Zoológico funcionará todos os dias, das 8h às 16h. Já o Jardim Botânico de Brasília estará aberto de quinta-feira a domingo, das 9h às 17h. Na segunda-feira, o espaço ficará fechado para manutenção seguindo as normas internas do JBB.

18/04/2025 - Brasilienses e turistas aproveitam a Sexta-feira Santa no Jardim Botânico e no Zoológico de Brasília

Fonte: Agência Brasília

Confira as alterações no trânsito durante as festividades do 65º aniversário de Brasília

0

Entre sábado (19) e segunda-feira (21), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizará controle de tráfego nas vias S2 e N2 da Esplanada dos Ministérios, em apoio à Polícia Militar, para garantir a segurança das mais de 150 mil pessoas esperadas nas comemorações do 65º Aniversário de Brasília. As intervenções no trânsito acontecerão das 14h às 2h do dia seguinte.

Os agentes de trânsito farão o controle do tráfego de veículos nas vias adjacentes durante todo o período do evento, coibindo o estacionamento em local proibido ou que prejudique a fluidez nas vias a fim de garantir a segurança nas proximidades dos locais de shows e a incolumidade física do público. A sinalização dos locais será implantada na noite de sexta-feira (18).

A Unidade de Operações Aéreas (Uopa) atuará com o helicóptero Sentinela, a fim de ter uma visão privilegiada e abrangente de toda a área do evento, possibilitando o monitoramento em tempo real das condições de tráfego, a identificação imediata de pontos de congestionamento e a indicação de rotas alternativas, fazendo a coordenação eficiente das equipes em solo, principalmente em horários críticos de chegada e dispersão do público.

As orientações repassadas pela equipe do Sentinela serão utilizadas para reposicionamento das equipes em áreas com maior necessidade e fechamento ou abertura de vias conforme a dinâmica do fluxo, além de auxiliar na implementação de rotas alternativas em casos de obstrução de vias.

Já a Unidade de Motociclistas Operacionais (Umop) atuará de forma a proporcionar mobilidade tática avançada para as operações de trânsito durante o evento, oferecendo capacidade de resposta rápida, versatilidade de deslocamento e presença ostensiva em áreas de difícil acesso para outros veículos.

Para isso, os motociclistas do Detran-DF farão intervenção imediata em pontos críticos de congestionamento, fiscalização dinâmica em áreas de estacionamento irregular e pontos de parada e desembarque não autorizados, além de coibir infrações de trânsito e proporcionar resposta rápida a incidentes e emergências. A escolta de veículos de emergência, como ambulâncias e Corpo de Bombeiros, por exemplo, e comboios oficiais ficará a cargo dos motociclistas operacionais do Detran-DF.

“É importante que todos estejam atentos às orientações dos agentes de trânsito e dos policiais militares, trafegando com muita atenção e velocidade reduzida, para que o tráfego de pedestres transcorra de forma segura e que possamos realmente festejar com alegria e segurança o aniversário de nossa cidade”, ressalta o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto.

Vale estacar que o Buraco do Tatuí sentido norte está em obras. Outra informação importante é que o controle de acesso ao estacionamento da Cúria será realizado pelo pessoal da Catedral, sendo a entrada e saída realizadas pela via S2. Na entrada do túnel do Itamaraty, o Detran-DF fará controle da entrada e saída de veículos de PCD e Idosos para os estacionamentos e impedirá a entrada de pedestres pelo túnel. Os agentes implantarão dois pontos de travessia de pedestres nas extremidades da alça leste do Eixo Rodoviário, com a presença de viaturas a partir das 13h para facilitar o tráfego de pedestres que se dirigem aos locais de show.

*Com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)

Fonte: Agência Brasília

Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida

0

Originalmente voltado às famílias mais pobres, o Minha Casa, Minha Vida (MCMV) consolidou mais um passo para beneficiar a classe média. A partir do início de maio, os bancos começarão a oferecer a Faixa 4, nova categoria que abrangerá famílias com renda mensal de R$ 8 mil a R$ 12 mil.

Na última terça-feira (15), o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou a criação da Faixa 4 do programa habitacional. A nova categoria financiará imóveis novos e usados de até R$ 500 mil, com juros de 10,5% ao ano e 420 parcelas mensais. Atualmente, as taxas de mercado para este tipo de imóveis estão entre 11,5% e 12% ao ano.

Segundo os inistérios das Cidades e do Trabalho e Emprego, a nova categoria deve beneficiar até 120 mil famílias apenas este ano, ampliando para 3 milhões as unidades habitacionais financiadas até 2026, ao somar todas as faixas. Entenda as principais mudanças no programa habitacional:

Como ficaram as faixas do Minha Casa, Minha Vida?

  • Faixa 1: renda familiar de até R$ 2.850,00, com subsídio de até 95% do valor do imóvel;
  • Faixa 2: renda familiar de R$ 2.850,01 a R$ 4,7 mil, com subsídio de até R$ 55 mil e juros reduzidos;
  • Faixa 3: renda familiar de R$ 4.700,01 a R$ 8,6 mil, sem subsídios, mas com condições de financiamento facilitadas;
  • Faixa 4: renda familiar de R$ 8 mil a R$ 12 mil, com juros de 10,5% ao ano, 420 parcelas e limite de financiamento de até R$ 500 mil, de imóveis novos e usados.

Como eram os limites de renda anteriores?

  • Faixa 1: renda familiar de até R$ 2.640;
  • Faixa 2: renda familiar de R$ 2.640,01 a R$ 4,4 mil;
  •  Faixa 3: renda familiar de R$ 4.400,01 a R$ 8 mil.

Qual o volume de recursos para a nova Faixa 4?

R$ 30 bilhões distribuídos da seguinte forma:

  • R$ 15 bilhões dos lucros anuais do FGTS, obtidos com o rendimento do fundo em aplicações financeiras e do retorno de financiamentos;
  • R$ 15 bilhões da caderneta de poupança, via Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), e das Letras de Crédito Imobiliário (LCI), título emitido por instituições financeiras para captar recursos para o crédito habitacional privado.

Quem não tem cotas no FGTS poderá financiar pela Faixa 4?

Sim. Como os recursos virão dos lucros anuais, não dos depósitos no FGTS, trabalhadores sem cotas no fundo poderão financiar imóveis na Faixa 4.

Quais são as restrições para a Faixa 4

Por se tratar de recursos do FGTS, os financiamentos terão de obedecer às seguintes regras:

  • Financiar apenas a compra do primeiro imóvel;
  • Financiar até 80% do valor do imóvel, com o mutuário pagando a diferença.

Imóveis usados podem ser financiados pela Faixa 4

Sim. Desde que seja o primeiro imóvel do mutuário.

Há mudanças para as Faixas 1 e 2 do MCMV?

As famílias das Faixas 1 e 2 (renda mensal de até R$ 4,7 mil) poderão financiar imóveis com o teto de financiamento da Faixa 3, de R$ 350 mil.

O financiamento, no entanto, terá os mesmos juros e prazos que na Faixa 3:

  • juros de 7,66% a 8,16% ao ano;
  • sem os subsídios das Faixas 1 e 2.

Fonte: Agência Brasil