Início Site Página 1051

TeNpo 2025 começa nesta terça-feira

0
TeNpo 2025 terá Lucélia Santos no palco interpretando o espetáculo Vozes da Floresta – Chico Mendes Vive (Foto: Divulgação)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e apoio do Goiás Social, leva à cidade de Porangatu, na região Norte do estado, a 20ª edição da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo 2025).

O festival começa nesta terça-feira (22/04) e segue até sábado (26/04). A novidade deste ano é o Cine Goiás Itinerante, com apresentações descentralizadas.

A programação gratuita é composta por quinze sessões de espetáculos teatrais e circenses, e sete oficinas. Também é inédito nesta edição, o projeto Secult Goiás Itinerante, com o Encontro de Gestores Culturais, no dia 23 de abril, às 15 horas, no Museu Ângelo Rosa de Moura, no Centro Histórico de Porangatu.

A iniciativa que visa proporcionar aos produtores culturais do município uma atividade formativa e a oportunidade de esclarecer dúvidas dos artistas e trabalhadores da cultura que desejam pleitear recursos dos editais da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).

Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a Mostra de Teatro no Norte do estado reforça o compromisso do Governo de Goiás com a descentralização e democratização da cultura.

 “Ao levar gratuitamente teatro, circo e cinema a diversos bairros de Porangatu, valorizamos as múltiplas linguagens artísticas, promovemos o acesso à arte e fortalecemos a identidade e o protagonismo das comunidades locais. Esse é o principal legado do TeNpo nesses 20 anos de edições”, destaca a titular da pasta.

O TeNpo conta com a correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). O evento tem ainda a parceria da Secretaria de Estado da Retomada, Prefeitura de Porangatu, Sesc Goiás e do Corpo de Bombeiros.

TeNpo 2025 começa nesta terça-feiraTeNpo 2025 começa nesta terça-feira
TeNpo 2025 contará com sessões diárias e itinerantes de circo (Foto: Secult-GO)

Teatro

A abertura oficial ocorrerá às 19h30, desta terça (22/04), com o espetáculo NIQ – Por estradas mundo afora, dirigida e interpretada por Júlio Vann (GO). A classificação é livre.

Na quarta-feira (23/04), sobe ao palco a companhia de teatro Boca do Lixo (Anápolis); na quinta-feira (24/04), é a vez do Teatro da Escuta (Goiânia), Kuase Normais (Porangatu) e Sem Nome Cia de Teatro (Goiânia).

Na sexta-feira (25/04), a trupe do Nu Escuro (Goiânia) é a grande atração. Fecha a programação teatral, no sábado (26/04), o espetáculo Vozes da Floresta – Chico Mendes Vive (São Paulo), com direção, concepção e atuação de Lucélia Santos – um oferecimento do Sesc Goiás.

Todas as peças serão apresentadas no Teatro do Centro Cultural de Porangatu, localizado na Praça Ângelo Rosa de Moura, no Centro da cidade.

Circo

A partir de quarta-feira (23/04), às 17h30, a programação contará, ainda, com sessões diárias do Circo Laheto (Goiânia), com o espetáculo Entre o Real e o Imaginário, com direção geral de Maneco Manacá e artística de Danilo Lúcio.

A tenda estará montada no campo ao lado da Escola Municipal Jesuíno Gonçalves dos Reis, na Av. Brasil, na Vila Record. Já as sessões de circo itinerante ficarão a cargo da Cia Pé de Cana (São Paulo), que apresentará a performance Palhaças Sim, Sinhô, dirigida por Katina Sousa.

Ainda na quarta (23/04), o grupo estará no Povoado de Linda Vista; na quinta-feira (24/04), no Setor Nossa Senhora da Piedade; na sexta-feira (25/04), no Setor Jardim Brasília; e no sábado (26/04), na Praça do Setor Sete Ranchos.

Todas as apresentações terão início às 16 horas, com exceção da última, marcada para às 16h30.

20ª edição do TeNpo começa nesta terça-feira Cine Goiás Itinerante exibe filmes do Fica20ª edição do TeNpo começa nesta terça-feira Cine Goiás Itinerante exibe filmes do Fica
Durante a mostra, o Cine Goiás Itinerante terá sessões gratuitas de cinema, além de uma oficina de Stop Motion (Foto: Secult-GO)

Cinema

O Cine Goiás Itinerante terá sessões gratuitas de cinema, além de uma oficina de Stop Motion. O projeto irá percorrer as escolas municipais Luiz Alves Pereira, no setor Vila Operária; Linda Vista, no povoado de Linda Vista; e Maria José Gonçalves, no setor Bela Vista. As sessões são livres.

O projeto tem como objetivo levar entretenimento e cultura por meio do cinema a todas as regiões do estado, gratuitamente. Um dos principais pilares do projeto é a exibição de filmes que participaram do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).

As sessões de cinema no TeNpo 2025 estão programadas para terça (22/04), quinta (24/04) e sexta-feira (25/04), nos períodos matutino e vespertino.

Oficinas

Este ano, o TeNpo terá sete oficinas gratuitas, sendo uma delas de Stop Motion, ministrada por Nuno Aymar e Eudaldo Guimarães, uma das novidades da mostra para esta edição.

O grande destaque fica por conta da oficina O Corpo do Ator na Interpretação para Teatro, Cinema e Televisão, ministrada por Ana Magdalena e João Côrtes, do Rio de Janeiro. Duas formações de circo também integram a programação, sendo uma de Malabares e outra de Acrobacias de Solo e Aéreas.

Festival vai oferecer diversas oficinas, como de Malabares e Acrobacias de Solo e Aéreas (Foto: Secult- GO)

As outras oficinas oferecidas são:

  • Dramaturgias Emergentes: Território dos Objetos. Ministrante: Takaiúna/ Aparecida de Goiânia;
  • Danças Negras que transformam as Ruas. Ministrantes: Jéssika Gomes e Wes Ferreira/ Goiânia;
  • Jogos Teatrais para a Cena e para a Sala de Aula. Ministrante: Rui Jorge Vinhais Bordalo/ Goiânia.

Ao todo, as atividades reunirão 120 alunos. As aulas ocorrerão no Centro Cultural de Porangatu, nos períodos matutino e vespertino.

Durante os cinco dias de realização do TeNpo, a cidade espera receber cerca de 5 mil turistas, segundo previsão da Secretaria Municipal de Turismo. A programação completa pode ser acompanhada pelo site mostratenpo.cultura.go.gov.br.

Serviço

Abertura oficial da 20ª edição da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu – TeNpo 2025
Quando: Terça-feira ( 22/4), às 19h30
Onde: Teatro do Centro Cultural de Porangatu, na Praça Ângelo Rosa de Moura, no Centro
Entrada gratuita

Saiba mais

Procissão do Fogaréu iluminou a histórica cidade de Goiás

Estado lança Claque Cultural, maior maratona de espetáculos do país

Centro Cultural Oscar Niemeyer terá ponto turístico e gastronômico

Exposição “Entremeio” estreia na Vila Cultural Cora Coralina

Fonte: Portal Goiás

Governo prevê mais de R$ 500 milhões em investimentos na Educação

0
Projeção para este ano inclui a realização de 170 licitações para construção de novas escolas, além de reformas, ampliações e instalação de coberturas em quadras esportivas nas unidades da rede estadual (Fotos: Seduc Goiás)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deve investir mais de R$ 500 milhões na Educação em 2025. A projeção para este ano inclui a realização de 170 licitações para construção de novas escolas, além de reformas, ampliações e instalação de coberturas em quadras esportivas nas unidades da rede estadual.

Desde 2019, o governo já destinou mais de R$ 1,5 bilhão ao setor, consolidando uma política de modernização da infraestrutura escolar em todos os municípios goianos.

O superintendente de Infraestrutura da Seduc, Gustavo da Veiga Jardim, explica que os novos projetos são planejados com previsão orçamentária definida, garantindo a execução dentro do cronograma.

Governo prevê mais de R$ 500 milhões em investimentos na Educação em 2025Governo prevê mais de R$ 500 milhões em investimentos na Educação em 2025
Cada obra licitada conta com cronograma detalhado e acompanhamento técnico, com foco na eficiência e na entrega de espaços escolares bem estruturados para estudantes, professores e colaboradores (Fotos: Seduc Goiás)

“A atual gestão tem como foco entregar as obras. Não há atraso nos pagamentos das medições, o que agiliza o processo e dá mais segurança às empresas executoras”, afirma.

Os projetos são elaborados por uma equipe multiprofissional que avalia cada detalhe técnico e estrutural, assegurando o uso responsável dos recursos públicos e a criação de ambientes escolares mais inclusivos, modernos e acolhedores. A lista de processos licitatórios aptos a receber propostas é atualizada semanalmente e está disponível no portal da Seduc Goiás.

Governo prevê mais de R$ 500 milhões em investimentos na Educação em 2025Governo prevê mais de R$ 500 milhões em investimentos na Educação em 2025
Novos projetos são planejados com previsão orçamentária definida, garantindo a execução dentro do cronograma (Fotos: Seduc Goiás)

Celeridade

As licitações seguem um modelo ágil e rigoroso, observando todas as normas legais. Cada obra licitada conta com cronograma detalhado e acompanhamento técnico, com foco na eficiência e na entrega de espaços escolares mais bem estruturados para estudantes, professores e colaboradores.

As obras que estão sendo licitadas englobam:

  • reformas e ampliações;
  • demolições de escolas de placa e construção de blocos em alvenaria;
  • construção de quadras cobertas;
  • retomadas de obras rescindidas.

As ações são realizadas em diversos municípios de Goiás.

Saiba mais

Educação patrimonial atrai visitantes à obra de restauro da Igreja de N. Senhora do Rosário

Liga Cidade Limpa leva educação ambiental às escolas

Educação entrega 1ª lancha de transporte escolar para alunos de Britânia

Secretaria da Educação (Seduc) – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Confira o atendimento itinerante para questões de energia elétrica

0

A cada semana, a Neoenergia disponibiliza serviços técnicos e comerciais à população do DF em diferentes regiões administrativas. A clientela tem acesso a parcelamento de débitos, solicitação de reparo por danos elétricos, troca de titularidade e ligação nova, entre outros. 

Além dos pontos fixos de atendimento presencial – Paranoá, Planaltina, São Sebastião, Samambaia e Lago Sul -, a distribuidora também oferece serviços nos sete postos do Na Hora.

Confira abaixo o local de atendimento itinerante desta semana.

Terça-feira (22)
→ 8h às 12h: Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e Park Way
→ 14h às 18h: Sudoeste e Ceilândia

Quarta-feira (23)
→ 8h às 12h: Varjão e Lago Norte
14h às 18h: Paranoá e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) 

Quinta-feira (24)
→ 8h às 12h: SIA e Fercal
→ 14h às 18h: Samambaia e Planaltina

Sexta-feira (25)
→ 8h às 12h: Núcleo Bandeirante
→ 9h às 16h: Setor Habitacional Pôr do Sol, Entrequadra 500/700, Área Especial, durante ação do programa GDF Mais Perto do Cidadão, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)
→ 14h às 18h: Candangolândia

Sábado (26)
→ 9h às 12h: Setor Habitacional Pôr do Sol, Entrequadra 500/700, Área Especial, ao lado do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 32, durante ação do GDF Mais Perto do Cidadão.

 

*Com informações da Neoenergia

Fonte: Agência Brasília

China envia esta semana nova missão tripulada ao espaço

0

A China vai lançar esta semana uma nova missão espacial tripulada, prosseguindo no objetivo de enviar astronautas à Lua nos próximos cinco anos.

A missão Shenzhou-20 vai decolar do centro de lançamento de Jiuquan, no noroeste do país, transportando três astronautas. O destino da equipe é a estação espacial Tiangong, onde permanecerá durante cerca de seis meses.

A missão pretende contribuir para o ambicioso objetivo da China de colocar astronautas na Lua até 2030, seguido da construção de uma base lunar.

A nave espacial Shenzhou e o foguete lançador Longa Marcha-2F já foram transferidos para o local de decolagem e serão lançados “no seu devido tempo, num futuro próximo”, afirmou a Agência Espacial Chinesa na semana passada.

Fotografias publicadas pela agência de notícias oficial chinesa Xinhua mostram o longo foguetão branco assentado num pedestal azul decorado com bandeiras chinesas, rodeado de faixas vermelhas e douradas que saúdam o programa espacial nacional.

“Atualmente, as instalações e o equipamento do local de lançamento estão em boas condições. As inspeções funcionais e os testes conjuntos serão realizados como previsto”, declarou a Agência de Voos Espaciais Tripulados da China (CMSA).

As autoridades ainda não revelaram a identidade dos astronautas da missão Shenzhou-20, nem as tarefas exatas que irão desempenhar.

A tripulação está “em boas condições, precisa nas suas manobras e bem coordenada”, disse Zhou Wenxing, integrante do centro de formação de astronautas do país, citado pela televisão estatal CCTV.

A missão anterior tripulada da China, a Shenzhou-19, foi lançada em outubro passado e deverá estar concluída em 29 de abril.

É liderada por Cai Xuzhe, um antigo piloto de caça de 48 anos, que já voou a bordo da estação espacial Tiangong durante a missão Shenzhou-14, em 2022.

A tripulação também inclui Wang Haoze, de 35 anos, a única engenheira de voo espacial do país e a terceira mulher chinesa a participar de uma missão espacial tripulada.

Song Lingdong, um homem de 34 anos, completa o trio.

A equipe da Shenzhou-19 realizou experiências para observar como as radiações extremas, a gravidade, a temperatura e outras condições afetam os “tijolos” feitos de materiais que imitam o solo lunar, de acordo com os comunicados de imprensa emitidos na ocasião do lançamento.

A estação Tiangong, cujo módulo central Tianhe foi lançado em 2021, deverá ser utilizada durante cerca de dez anos.

Nave de carga

Em Xangai, a população terá a chance de ver um modelo em tamanho real da nave de carga de próxima geração da China, a Qingzhou, projetada para futura entrega de suprimentos em órbita. Será durante as celebrações do Dia do Espaço, comemorado em 24 de abril.

 Qingzhou, que significa “Navio Leve” em chinês, foi projetado para ser menor em tamanho e mais leve em comparação à nave de carga Tianzhou (Sky Ship) existente.

 Desenvolvido pela Academia de Inovação para Microssatélites da Academia Chinesa de Ciências, o novo veículo de lançamento pesa cerca de 5 toneladas e é capaz de enviar pelo menos 1,8 tonelada de suprimentos para o espaço. Tem volume interno de 27 metros cúbicos e pode acomodar até 300 litros para transporte da cadeia de frio, permitindo que os taikonautas tenhm mais frutas e vegetais frescos durante as viagens espaciais.

  De acordo com Shu Rong, comandante do projeto Qingzhou, a espaçonave foi desenvolvida a custo menor, graças a inúmeras inovações tecnológicas e a um processo de lançamento mais eficiente.

   Além de entregar suprimentos para a estação espacial da China, a Qingzhou também fornecerá serviços de carga comercial no futuro, com o objetivo de trazer benefícios econômicos e sociais, disse Shu.

A China designou 24 de abril como o Dia do Espaço para marcar o lançamento bem-sucedido de seu primeiro satélite, em 24 de abril de 1970.

*Com informações das agências Lusa e Xinhua

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Fonte: Agência Brasil

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,57%

0

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – passou de 5,65% para 5,57% este ano. A estimativa está no Boletim Focus desta terça-feira (22), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), em Brasília, com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2026, a projeção da inflação foi mantida em 4,5%. Para 2027 e 2028, as previsões são de 4% e 3,8%, respectivamente.

A estimativa para 2025 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%.

Em março, a inflação fechou em 0,56%, pressionada principalmente pelos preços dos alimentos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar dessa pressão, o IPCA perdeu força em relação a fevereiro, quando marcou 1,31%. No acumulado em 12 meses, a inflação soma 5,48%.

Juros básicos

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 14,25% ao ano.

A alta do preço dos alimentos e da energia e as incertezas em torno da economia global fizeram o BC aumentar mais uma vez os juros em um ponto percentual na última reunião, em março, o quinto aumento seguido da Selic em um ciclo de contração na política monetária.

Em comunicado, o Copom informou que a economia brasileira está aquecida, apesar de sinais de moderação na expansão. Segundo o BC, a inflação cheia e os núcleos – medida que exclui preços mais voláteis, como alimentos e energia – continuam em alta. O órgão alertou que existe o risco de que a inflação de serviços permaneça alta e informou que continuará a monitorar a política econômica do governo.

Em relação às próximas reuniões, o Copom informou que elevará a Selic “em menor magnitude” na reunião de maio e não deixou pistas para o que acontecerá depois disso.

Até dezembro próximo, a estimativa do mercado financeiro é que a taxa básica suba para 15% ao ano. Para 2026, 2027 e 2028, a previsão é que ela seja reduzida para 12,5% ao ano, 10,5% ao ano e 10% ao ano, respectivamente.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.

Quando a taxa Selic é reduzida a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

PIB e câmbio

A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira este ano passou de 1,98% para 2%.

Para 2026, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB – a soma dos bens e serviços produzidos no país) também subiu de 1,61% para 1,7%. Para 2027 e 2028, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 2% para os dois anos.

Em 2024, a economia brasileira cresceu 3,4%. O resultado representa o quarto ano seguido de crescimento, sendo a maior expansão desde 2021 quando o PIB alcançou 4,8%.

A previsão da cotação do dólar está em R$ 5,90 para o fim deste ano. No fim de 2026, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,96.

Fonte: Agência Brasil

Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa

0

Entidades e representantes de diversas crenças e religiões do Brasil lamentaram a morte do papa Francisco, líder mundial da Igreja Católica. Ele morreu na madrugada desse domingo (21), vítima de acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível.

Em nota, organizações da comunidade judaica se uniram em luto pela morte do papa. A Confederação Israelita do Brasil (Conib) afirmou que a morte do líder católico foi uma “grande perda para a humanidade”.

“O papa Francisco, com seu carisma e visão inclusiva, tocou o coração das pessoas em seu papado transformador. Ele visitou o campo de extermínio nazista de Auschwitz, condenou o antissemitismo, o discurso de ódio e o racismo, além de promover o diálogo inter-religioso”, escreveu a Conib. “Que seu legado continue a nos guiar na busca por um mundo mais humano, justo e pacífico”, ressaltou.
 

A Federação Israelita do Estado de São Paulo expressou solidariedade aos católicos de todo o mundo.

“Reconhecemos o legado de um líder incansável na luta contra o discurso de ódio, o racismo e todas as formas de intolerância. Sua voz firme contra o antissemitismo e a promoção do diálogo inter-religioso representaram um farol de esperança em tempos de crescente intolerância”, disse a federação.

O Centro de Divulgação do Islam Para América Latina (CDIAL) expressou condolências pelo falecimento do papa.

“O papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, Argentina, foi o primeiro pontífice jesuíta e latino-americano da história da Igreja Católica. Desde sua eleição em 2013, destacou-se por seu compromisso com os mais pobres, sua incansável defesa dos direitos humanos e sua dedicação ao diálogo inter-religioso e à promoção da paz mundial”, disse o centro.

“Sua liderança inspiradora promoveu reformas significativas na Igreja, incluindo a reestruturação da Cúria Romana, medidas para maior inclusão das mulheres e o enfrentamento de desafios internos com coragem e transparência. Sua postura aberta e acolhedora deixou uma marca indelével na história da Igreja e do mundo. Em suas palavras, atitudes e escolhas, deixou um legado de empatia e um olhar profundamente humanitário para com os pobres, os imigrantes, os doentes e todos os que sofrem”, acrescentou o centro de divulgação islâmico.

Para a Federação Espírita Brasileira, o papa foi um “dedicado irmão na doutrina cristã que aproximou fiéis católicos e de outras denominações religiosas pelo exemplo de amor, humildade e fraternidade”.

“Trabalhou o debate inter-religioso, assim como a humildade e a indulgência para com todos, independente da crença. Trouxe a pauta das mudanças climáticas e das ações diplomáticas pela paz entre os povos, assim como a causa dos refugiados. Aos nossos irmãos em Cristo, desejamos amor e paz nesta passagem de Papa Francisco, evocando a fraternidade e a compaixão a todos os lares”, afirmou.

Também em nota, a Frente de Evangélicos lamentou profundamente a morte do papa.

“O primeiro papa latino-americano marcou seu pontificado numa trajetória de simplicidade e defesa aos direitos humanos. Em sua última aparição pública, no domingo de Páscoa, pediu o cessar-fogo na Faixa de Gaza e disse: ‘Expresso minha proximidade aos sofrimentos… de todo o povo israelense e do povo palestino’. Reconhecemos em sua liderança os ensinos de Jesus de solidariedade, paz, amor e igualdade. Oramos e agradecemos a vida e o testemunho de Jorge Mario Bergoglio”.

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) lembrou que a vida do papa Francisco foi “um testemunho corajoso em contextos hostis”.

“Ao colocar-se ao lado das pessoas imigrantes e refugiadas e fazer memória às que morreram na travessia, denunciou os colonialismos contemporâneos que ferem a dignidade humana. Na América Latina, dialogou com os movimentos sociais e incentivou a luta pelo direito à Terra, ao teto e ao trabalho”, disse o Conic. “Nós, teus irmãos e irmãs ecumênicos, oraremos, papa Francisco, em solidariedade às comunidades enlutadas da Igreja Católica Apostólica Romana e para agradecer a Deus por sua vida e testemunho”.

A Mãe Meninazinha de Oxum, Iyalorixá do Ilê Omolu Oxum, afirmou que o papa “será lembrado e celebrado pela sua atuação voltada para o enfrentamento às injustiças e todas as formas de preconceitos. Ele era uma verdadeira luz para o mundo”.

Já a Mãe Nilce de Iansã, coordenadora nacional da Renafro, escreveu, em sua mensagem, que o papa “semeou amor por onde passou”.

“Quando fechamos os olhos e pensamos no papa Francisco, imediatamente nos vem a imagem de seu sorriso, reflexo de toda a sua jornada de acolhimento e respeito a todas as pessoas, independentemente de religião. Ele semeou o seu amor por onde passou e certamente a força de seu trabalho germinará para as gerações futuras”, disse a coordenadora da Renafro.


Brasília -  O representante da Organização Viva Rio Ronilso Pacheco da Silva, participa da comissão especial sobre homicídio de jovens no Brasil (Valter Campanato/Agência Brasil)
Brasília -  O representante da Organização Viva Rio Ronilso Pacheco da Silva, participa da comissão especial sobre homicídio de jovens no Brasil (Valter Campanato/Agência Brasil)

O pastor Ronilso Pacheco, da Comunidade Batista em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, lembrou o trabalho de grande transformação do papa na abertura da Igreja Católica. Ele disse que Francisco abraçou uma agenda humanitária muito forte. 

Fonte: Agência Brasil

STF decide se mais seis denunciados pela trama golpista viram réus

0

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (22) o julgamento que vai decidir se seis denunciados do núcleo 2 da trama golpista se tornarão réus.

Fazem parte desse núcleo Filipe Martins (ex-assessor de Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro); Marcelo Câmara (ex-assessor de Bolsonaro); Silvinei Vasques (ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal); Mário Fernandes (general de Exército); Marília de Alencar (ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça) e Fernando de Sousa Oliveira (ex-diretor de Operações do Ministério da Justiça), ambos ligados ao ex-ministro Anderson Torres, que já se tornou réu.  

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), eles são acusados de organizar ações para “sustentar a tentativa de permanência ilegítima” de Bolsonaro no poder. 

Entre as acusações, estão a elaboração da minuta do golpe, documento para justificar juridicamente a tentativa de golpe de Estado no final do governo Bolsonaro, o monitoramento do ministro do STF Alexandre de Moraes e ações da Polícia Rodoviária Federal para dificultar a circulação de eleitores do Nordeste durante as eleições de 2022. 

Sessão

A sessão está prevista para começar às 9h30 e deve ter uma pausa para o almoço. Às 14h, o julgamento recomeça. A turma também programou uma sessão na manhã de quarta-feira (23) para finalizar a análise do caso. 

Se a denúncia for aceita pela maioria dos ministros, os acusados se tornarão réus e vão responder a uma ação penal, que vai terminar com a absolvição ou condenação. 

Crimes

A PGR apontou que os acusados cometeram cinco crimes contra a democracia:

  • Organização criminosa armada (3 a 8 anos de prisão);
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito (4 a 8 anos de prisão);
  • Golpe de Estado (4 a 12 anos);
  • Dano qualificado pela violência e grave ameaça (seis meses e 3 anos de prisão);
  • Deterioração de patrimônio tombado (1 a 3 anos).

A pena máxima para as condutas ultrapassa 30 anos de prisão.

Primeira Turma

O caso será julgado pela Primeira Turma do Supremo, colegiado que é composto pelo relator da denúncia, Alexandre de Moraes, e pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Pelo regimento interno da Corte, cabe às duas turmas do tribunal julgar ações penais. Como o relator faz parte da Primeira Turma, a acusação será julgada pelo colegiado.

Até o momento, somente a denúncia contra o núcleo 1 foi julgada. No mês passado, por unanimidade, o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete acusados viraram réus. Faltam mais três denúncias para serem julgadas.

Fonte: Agência Brasil

Hugo recebe novos equipamentos e reforça atendimento à população

0
Hugo recebe novos equipamentos e moderniza atendimento aos pacientes (Foto: SES)

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) recebeu 280 novos equipamentos que vão dar maior eficiência no atendimento aos pacientes. O investimento de mais de R$ 4 milhões faz parte do plano já anunciado pelo Governo de Goiás para implementar melhorias na unidade.

“Essa entrega em um hospital que é uma das nossas principais referências em urgência e emergência representa avanço na qualidade do atendimento de alta complexidade em diversas especialidades, como trauma, ortopedia, neurologia e cirurgia geral”, avalia o secretário de da Saúde, Rasível Santos.

Com investimento superior a R$ 4 milhões, Hugo recebe 280 novos equipamentosCom investimento superior a R$ 4 milhões, Hugo recebe 280 novos equipamentos
Monitores de sinais vitais recebidos pela unidade identificam com rapidez o risco de deterioração do estado de saúde do paciente (Fotos: SES-GO)

Monitores de sinais vitais

Foram entregues novos e modernos monitores de sinais vitais, utilizados para fornecer medições precisas em alta velocidade. De acordo com o secretário, o Hugo é atualmente o único hospital do Estado a contar com esse modelo de aparelho de última geração, identificando com rapidez o risco de deterioração do estado de saúde do paciente.

Os monitores possibilitarão a integração direta ao prontuário eletrônico, permitindo o envio de dados clínicos em tempo real.

Macas hidráulicas

A unidade de saúde ainda recebeu 102 macas hidráulicas, modernas e funcionais, com controle de travamento por toda a extensão e dispositivo de segurança que dá mais estabilidade durante a locomoção do paciente.

macas hidráulicas do Hugomacas hidráulicas do Hugo
Unidade de saúde ainda recebeu 102 macas hidráulicas, modernas e funcionais (Foto: SES)

Mais equipamentos

As aquisições incluem também aparelhos de ultrassom portáteis para a realização de exames no leito do paciente; balanças antropométricas, utilizadas para medir a composição corporal; cardioversores, aparelhos que ajudam a normalizar o ritmo cardíaco; termômetros clínicos; e ventiladores pulmonares.

Coordenador de engenharia clínica do Hugo, Paulo Gregory reforça o cuidado ao planejar o investimento.

“Os equipamentos foram solicitados após rigorosa análise e mapeamento das necessidades da unidade. Esse levantamento foi realizado com base em estudos técnicos, legislações e a realidade assistencial do hospital”, explica.

A diretora médica, Fabiana Rolla, destaca que há outras ações em andamento.

“A aquisição dos equipamentos se soma a outras frentes de trabalho, como a melhoria da infraestrutura física, treinamentos de colaboradores, humanização do atendimento e implementação de técnicas mais modernas”, diz.

Saiba mais

Recém-nascidos posam para ensaio fotográfico de Páscoa no Hospital de Luziânia

Frota de 38 novos veículos reforça distribuição de vacinas em Goiás

Saúde abre processo seletivo com vagas temporárias

Saúde de Goiás amplia faixa etária para vacinação contra HPV

Secretaria de Estado da Saúde (SES) – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Copa Sul-Americana: Vasco recebe Lanús de olho na liderança do Grupo G

0

O Vasco entra no gramado de São Januário, nesta terça-feira (22), pela terceira rodada da Copa Sul-Americana. O Cruz-Maltino encara o Lanús (Argentina), pelo Grupo G e precisa vencer o adversário mais forte da chave, já que apenas o primeiro colocado se classifica diretamente às oitavas de final da competição. A Rádio Nacional transmite o jogo a partir das 21h15 (horário de Brasília), com narração de André Marques, comentários de Rodrigo Campos, reportagem de Carlos Molinari e o plantão de notícias com José Roberto Cerqueira.

No momento, Vasco e Lanús têm os mesmos quatro pontos. Mas os argentinos lideram pelo critério do saldo de gols, com dois a mais que a equipe brasileira.

Fábio Carille, técnico do Gigante da Colina defende que o time tenha a mesma concentração que mostrou no último sábado (19), no Maracanã, quando empatou sem gols com o Flamengo, pelo Brasileirão.

“A gente tem um caminhãozinho de areia para descarregar. Sul-Americana, time da Argentina, a gente sabe da rivalidade e precisamos estar inteiros para competir e jogar muito para conseguir um resultado positivo”.

O volante Hugo Moura destacou a evolução da defesa diante do melhor ataque do Brasileirão.

“A gente não tomou gol. Então é um passo muito grande, fruto de um trabalho de pouco tempo de treinamento que a gente tem, porque a gente não tem tempo para treinar. Tudo é mais a base de vídeo e conversa”.

Titular contra o Rubro-Negro, o jovem atacante Rayan ressalta o apoio da torcida nas redes sociais e nas arquibancadas de São Januário, estádio que completou 98 anos na segunda (21). Todos os ingressos para a partida estão esgotados e a previsão é de quase 20 mil torcedores na noite de terça (22).

“É nosso 12º jogador! Vai ser muito muito importante, eles estarem lá nos apoiando, cantando, e se Deus quiser, vamos sair vitoriosos”.

O Lanús vem de empate contra o Banfield (1 a 1) no Campeonato Argentino, no qual faz uma campanha mediana. O técnico Mauricio Pellegrino tem alguns desfalques e também sofre pressão por melhores resultados.

 A arbitragem do duelo Vasco x Lanús será boliviana: o juiz principal será Gery Vargas e o auxiliar Wilfredo Campos.

Fonte: Agência Brasil

Saúde reforça importância da vacinação e diagnóstico precoce da meningite

0
Meningite pode ser prevenida com vacinação: imunizantes estão disponíveis no Calendário Nacional de Imunização (Fotos: Ester Silva e Iron Braz)

Com a proximidade do Dia Mundial de Combate à Meningite (24/04), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), por meio do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), alerta a população sobre os perigos da doença e reforça a importância da prevenção, especialmente por meio da vacinação.

A meningite é caracterizada pela inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos.

Segundo a SES-GO, em 2024 foram registrados 290 casos de meningite em âmbito estadual. Em 2025, entre janeiro e março, foram confirmados 30 casos — número inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando foram verificadas 52 confirmações. No HDT, durante todo o ano de 2024, foram contabilizadas 165 notificações de meningite, com 127 casos confirmados e seis óbitos.

Já nos primeiros quatro meses de 2025, foram notificados na unidade 30 casos suspeitos, com 16 confirmações. Até o momento, não houve registro de óbitos este ano, embora oito casos ainda estejam em análise.

De acordo com a infectologista pediátrica do hospital, Roberta Rassi, a forma bacteriana geralmente é a mais grave e pode evoluir rapidamente, com risco de sequelas ou até de óbito se não tratada a tempo.

Os sintomas da meningite variam conforme a faixa etária. Em recém-nascidos, eles podem ser inespecíficos, como febre (ou até hipotermia), irritabilidade, vômitos e sonolência excessiva. Em crianças maiores e adultos, os sintomas comuns incluem febre alta, dor de cabeça intensa (cefaleia) e vômitos.

“A transmissão da forma bacteriana ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio das vias respiratórias. Casos também podem surgir como complicação de infecções como sinusite ou otite não tratadas”, explica a médica.

Já a meningite viral depende do tipo de vírus envolvido. Vírus como os da dengue ou da catapora, por exemplo, podem causar meningite.

O tratamento da meningite, especialmente da forma bacteriana, é feito exclusivamente em ambiente hospitalar, com medicamentos administrados por via endovenosa. A duração da internação varia de acordo com o agente causador e com a resposta do paciente ao tratamento.

As possíveis sequelas da doença incluem perda auditiva, dificuldades motoras, problemas na fala e, em casos extremos, danos neurológicos irreversíveis.

Saúde reforça importância da vacinação e diagnóstico precoce da meningiteSaúde reforça importância da vacinação e diagnóstico precoce da meningite
SUS oferece vacinas gratuitas contra três principais agentes bacterianos causadores da meningite (Fotos: Ester Silva e Iron Braz)

Prevenção

A principal forma de prevenção contra a meningite é a vacinação.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece vacinas gratuitas contra os três principais agentes bacterianos causadores da meningite. Aos 2 meses de idade inicia-se a proteção com a vacina pneumocócica 10-valente e com a pentavalente (que protege contra o haemophilus). Aos 3 meses, é administrada a vacina meningocócica do tipo C.

“Manter o calendário vacinal atualizado é essencial para proteger as crianças e os adolescentes contra essa doença tão grave. A vacinação adequada desde os primeiros meses de vida pode evitar internações, sequelas e mortes”, reforça Roberta Rassi.

Saiba mais

Com investimento superior a R$ 4 milhões, Hugo recebe 280 novos equipamentos

Recém-nascidos posam para ensaio fotográfico de Páscoa no Hospital de Luziânia

Frota de 38 novos veículos reforça distribuição de vacinas em Goiás

Saúde abre processo seletivo com vagas temporárias

Secretaria de Estado da Saúde (SES) -Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás