Início Site Página 1046

Em três dias, auditores identificam R$ 1,1 milhão em mercadorias com irregularidade fiscal

0

Após o feriado da Páscoa, os auditores da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) intensificaram ainda mais a fiscalização tributária. A ação foi marcada por abordagens estratégicas em rodovias, transportadoras e centros de distribuição, resultando na apreensão de uma série de cargas com irregularidades na documentação fiscal. O valor estimado das mercadorias irregulares ultrapassa R$ 1,1 milhão, com créditos tributários gerados (impostos e multas) estimados em cerca de R$ 510 mil.

Durante os três dias de operação, diversas cargas foram interceptadas em pontos-chave de circulação de mercadorias no Distrito Federal. No primeiro dia, uma carreta transportando cerca de 5 mil unidades de produtos de madeira, como portas e tábuas, foi flagrada com nota fiscal inidônea na BR-060. O valor da carga chegou a R$ 321 mil e os tributos devidos ultrapassaram R$ 132 mil. Ainda na mesma rodovia, horas depois, um caminhão com quase 7 mil garrafas de refrigerante de dois litros foi apreendido pelo mesmo motivo, resultando em mais de R$ 23 mil em cobranças fiscais.

Na BR-020, a fiscalização também teve desdobramentos importantes. Um caminhão bi trem foi parado com uma carga de quase 100 mil pacotes de flocão de milho de 500 gramas, também acompanhados de documentação irregular. O valor estimado dessa carga foi de R$ 228 mil, com um crédito tributário gerado de aproximadamente R$ 95 mil. Em seguida, outro veículo foi abordado com mais de 49 mil unidades de cervejas em garrafa e lata, totalizando R$ 284 mil em mercadorias e gerando R$ 180 mil em impostos e multas.

Além das fiscalizações nas rodovias, as equipes de Fiscalização Tributária da Seec-DF também atuaram junto a transportadoras, onde foram encontradas irregularidades em diferentes tipos de mercadorias. Entre os itens apreendidos estavam vinhos, eletrônicos, peças para celular, roupas, calçados e outros produtos diversos. As cargas, todas com documentação fiscal irregular, foram levadas ao Depósito de Bens Apreendidos e geraram autuações significativas, como a de um lote de vinhos avaliado em R$ 44 mil, com crédito tributário de R$ 31 mil. Em outra ocorrência, a apreensão de mercadorias variadas nas transportadoras resultou em uma base de cálculo de R$ 200 mil e mais R$ 50 mil em tributos devidos.

O secretário de Economia do DF, Ney Ferraz, destaca a importância da atuação contínua da Receita do DF para o desenvolvimento do Distrito Federal. Segundo ele, a fiscalização é fundamental para manter o equilíbrio do sistema tributário e garantir que todos contribuam de forma justa com o crescimento da região. “A fiscalização reafirma nosso compromisso com a justiça fiscal, atuando de forma incansável no combate à sonegação e garantindo que os recursos públicos sejam aplicados de maneira eficiente e transparente”.

*Com informações da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF)

Fonte: Agência Brasília

Wanna Brito bate recorde mundial no arremesso de peso paralímpico

0

A amapaense Wanna Brito deu mais uma prova de que é um dos grandes nomes do atletismo brasileiro paralímpico na atualidade ao estabelecer o novo recorde mundial da prova de arremesso de peso da classe F32 (paralisia cerebral), nesta quarta-feira (23) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, durante a segunda fase do Desafio Brasil de Atletismo.

Wanna Brito conseguiu o feito com um lançamento de 8,18 metros, três centímetros a mais do que os 8,15 metros que a própria amapaense alcançou na Primeira Fase do evento, realizada no último domingo (20) também no Centro de Treinamento Paralímpico, e com os quais já havia estabelecido um novo recorde mundial.

“Essa marca já saía desde o ano passado, só que em treinos. Nunca em competição. Acho que, talvez por estar muito à vontade, ela está saindo agora. Depois de Paris [Jogos Paralímpicos], tudo de bom e de ruim já aconteceu e isso me deu muita experiência. Agora está mais fácil”, afirmou a atleta.

No arremesso de peso, Wanna já conquistou uma medalha de ouro no Mundial de Kobe (Japão), em maio de 2024, e uma prata nos Jogos Paralímpicos de Paris, no segundo semestre do mesmo ano.



Fonte: Agência Brasil

Gabriel Magno critica Hospital São Vicente de Paulo: "Manicômio"

0

O Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo (HSVP), em Taguatinga, registrou duas mortes somente nos últimos quatro meses. A mais recente – ainda sob investigação – ocorreu na madrugada dessa terça-feira (22/4). Na sessão da Câmara Legislativa de hoje (23), o deputado Gabriel Magno (PT) relatou visita realizada à instituição nesta manhã: “O ambiente é assustador, os pacientes parecem presos, em privação de liberdade e de seus direitos”.

O distrital avalia que o hospital “funciona na lógica de manicômio” e “deveria estar fechado pela lei”: “Há 25 anos funciona na ilegalidade”. Magno relatou, ainda, haver denúncias de tortura, de “enforcamento” e de falta de condições básicas de acolhimento. Ele informou ter acionado o Ministério Público e o Tribunal de Contas do DF. “Não podemos mais tolerar nenhuma morte e nenhuma violação de direitos dentro de um hospital no DF”, finalizou.

Denise Caputo – Agência CLDF

Fonte: Agência CLDF

Manifestações contra guerras marcaram papado de Francisco

0

Os 12 anos do pontificado do papa Francisco foram marcados pelas recorrentes denúncias do chefe da Igreja Católica contra as guerras em curso no mundo, em especial, os conflitos na Faixa de Gaza e na Ucrânia, mas também as guerras no Sudão, no Congo, no Líbano, no Iêmen e na Síria.

Na última aparição pública no domingo (20) de Páscoa, o papa Francisco, mais uma vez, apelou pela paz na Ucrânia e pelo cessar-fogo em Gaza.

Foram diversas as manifestações do líder católico sobre Gaza. Quase todas as noites, ele ligava para a paróquia do enclave palestino para saber como a comunidade local estava. “É com dor que penso em Gaza. Ontem foram bombardeadas crianças. Isto é crueldade. Isto não é guerra”, disse Francisco no discurso do Natal de 2024.

 


Brasília (DF), 20/04/2025 - O pesar de Gaza: a voz de paz do Papa Francisco não deve se apagar
O Pe. Gabriel Romanelli, pároco da Igreja da Sagrada Família, recorda o último telefonema do Pontífice: “rezemos para que homens e mulheres de boa vontade do mundo acolham as suas contínuas e prementes pedidos de paz
Foto: Vatican.News/Divulgação
Brasília (DF), 20/04/2025 - O pesar de Gaza: a voz de paz do Papa Francisco não deve se apagar
O Pe. Gabriel Romanelli, pároco da Igreja da Sagrada Família, recorda o último telefonema do Pontífice: “rezemos para que homens e mulheres de boa vontade do mundo acolham as suas contínuas e prementes pedidos de paz
Foto: Vatican.News/Divulgação

O papa Francisco sugeriu que a comunidade global deveria estudar se a investida militar de Israel em Gaza constitui um genocídio do povo palestino. O chefe da Igreja também vinha defendendo a entrada de ajuda humanitária em Gaza, o que vem sendo impedido por Israel.

Além disso, ele criticou os supostos excessos militares de Israel. “A defesa deve ser sempre proporcional ao ataque. Quando há algo desproporcional, você vê uma tendência de dominação que vai além da moralidade”, comentou em setembro de 2024.

O padre Gabriel Romanelli, que lidera a paróquia de Gaza, contou que falou com o papa, a última vez, no sábado (19).

“Esperamos que os apelos que ele fez sejam atendidos: que as bombas sejam silenciadas, que esta guerra termine, que os reféns e prisioneiros sejam libertados e que a ajuda humanitária à população possa ser retomada e chegar de forma consistente”, disse Romanelli ao Vaticano News.

 


Área atingida por ataque israelense em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza
18/03/2025
Reuters/Mahmoud Issa/Proibida reprodução
Área atingida por ataque israelense em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza
18/03/2025
Reuters/Mahmoud Issa/Proibida reprodução

Ucrânia

A guerra na Ucrânia também preocupava o líder da Igreja Católica. Tanto ele quanto outros representantes do Vaticano mantiveram diálogo com russos e ucranianos para que se chegasse a um acordo que levasse ao fim do conflito, para troca de prisioneiros e outras tréguas.

Em novembro de 2022, antes da guerra de a Ucrânia completar um ano, Francisco revelou a jornalistas as conversas com autoridades da Ucrânia e da Rússia e disse que, para ele, tratava-se do início de uma nova guerra mundial.

“Em um século, três guerras mundiais! A de 1914-1918, a de 1939-1945, e esta! Esta é uma guerra mundial, porque é verdade que, quando os impérios, seja de um lado, seja do outro, se enfraquecem, precisam fazer uma guerra para se sentirem fortes e também para vender armas! Porque hoje creio que a maior calamidade que existe no mundo é a indústria das armas”, destacou.

 


Prédios destruídos em Mariupol, na Ucrânia
Prédios destruídos em Mariupol, na Ucrânia

Encíclicas papais

Na última encíclica papal de Francisco (o mais importante documento assinado pelo chefe da Igreja Católica), publicada em outubro de 2024, o papa alertou que as guerras em curso estão fazendo a humanidade perder “seu coração”.

“Assistindo a sucessivas novas guerras, com a cumplicidade, a tolerância ou a indiferença de outros países, ou com simples lutas de poder em torno de interesses de parte, podemos pensar que a sociedade mundial está a perder o seu coração”, afirmou Francisco.

O primeiro papa latino-americano destacou que basta olhar e ouvir as avós de vítimas de conflitos armados. “É desolador vê-las chorar os netos assassinados, ou escutá-las desejar a própria morte por terem perdido a casa onde sempre viveram”, disse. O pontífice acrescentou que ver as avós chorar “sem que isso se torne intolerável é sinal de um mundo sem coração”.

Ao publicar a encíclica Laudato Si’, em 2015, o papa já alertava para o aumento das guerras no mundo. “É previsível que, perante o esgotamento de alguns recursos, se vá criando um cenário favorável para novas guerras, disfarçadas sob nobres reivindicações”, afirmou o pontífice.

Fonte: Agência Brasil

Preço de ingredientes do prato feito tem queda em São Paulo em março

0

Levantamento da Associação Paulista de Supermercados (Apas), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), mostra que, em março, o preço dos principais ingredientes do prato feito caiu no estado de São Paulo.

A carne bovina, item de maior peso na composição do prato, registrou recuo de 1,16%. No acumulado deste ano, a queda chega a 0,49%. Entre os cortes que mais baratearam desde janeiro, destacam-se a picanha (6,16%), fraldinha (4,91%), contrafilé (2,89%) e patinho (2,21%).

“O aumento da oferta de fêmeas para abate, combinado à diminuição da demanda por carne devido ao término do período de festas e à substituição por outros produtos com preços mais acessíveis, pode explicar a redução nos preços em março. O arrefecimento da taxa de câmbio durante o primeiro trimestre do ano e a queda nos preços da ração também contribuíram com a redução nos preços da carne no mês”, explicou o economista-chefe da Apas, Felipe Queiroz.

O preço do arroz recuou 2,40% em março, enquanto o feijão teve leve alta de 0,63%, mas acumula expressiva deflação de 24,76% nos últimos 12 meses. No mesmo período, a categoria de cereais apresentou queda de 12,75%.

“Em março, toda a subcategoria de cereais recuou 1,29%, mantendo a tendência de deflação observada desde o segundo trimestre de 2024. Esse processo deflacionário está relacionado principalmente à diminuição no preço do feijão, que está em queda desde o mês de abril do ano passado”, disse Queiroz.

Percepção

A redução dos preços, no entanto, ainda não foi sentida pelos consumidores. A servidora pública Gisele Fernandes, de 53 anos de idade, disse que não percebeu queda nos supermercados. 

“Os preços praticados no segmento da alimentação, como o arroz, o feijão e a carne, já vêm em uma ascendência galopante desde novembro do ano passado. Esses alimentos, a meu ver, ficaram com o preço impraticável. A solução está sendo diminuir o consumo desses alimentos”, disse. 

Já a assistente de recursos humanos Andreza Ferreira, de 43 anos de idade, notou a diminuição nos preços. 

“Esse último mês percebi que o arroz e o feijão tiveram uma queda e deu para comprar de novo a marca mais cara que eu comprava. Antes, para poder adequar a minha renda, eu tive que trocar de marca para não ter um peso no orçamento. A carne eu não senti tanta diferença, eu ainda continuo fazendo minhas alternativas”, disse.

* Colaborou Matheus Crobelatti, estagiário sob supervisão de Eduardo Correia

Fonte: Agência Brasil

Hermeto comemora redução de interstício para promoção na PMDF

0

O deputado Hermeto (MDB) foi à tribuna do plenário da Câmara Legislativa, na sessão desta quarta-feira (23/4), comemorar a quebra do interstício para a promoção de policiais militares do Distrito Federal, medida anunciada ontem pelo governador Ibaneis Rocha. Proveniente dos quadros da PMDF, o distrital disse se tratar de “reparação de uma injustiça”.

Segundo informou, a redução do interstício – tempo que dá direito à promoção – de dez para cinco anos vai permitir promover 622 soldados a cabo. “Já promovemos mais de 13 mil PMs nesse governo”, completou Hermeto, em elogio à gestão de Ibaneis Rocha.

Denise Caputo – Agência CLDF

Fonte: Agência CLDF

Cinco dirigentes do INSS são afastados por suspeita de irregularidades

0

As informações que auditores da Controladoria-Geral da União (CGU) e investigadores da Polícia Federal (PF) reuniram enquanto apuravam as suspeitas de que organizações da sociedade civil desviaram bilhões de reais de aposentados e pensionistas motivaram a Justiça Federal a determinar o afastamento cautelar de cinco dos principais dirigentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Além do presidente da autarquia, vinculada ao Ministério da Previdência Social, Alessandro Stefanutto, foram afastados de suas funções o diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão, Vanderlei Barbosa dos Santos; o procurador-geral junto ao INSS, Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho; o coordenador-geral de Suporte ao Atendimento ao Cliente, Giovani Batista Fassarella Spiecker, e o coordenador-geral de Pagamentos e Benefícios, Jacimar Fonseca da Silva.

Procurador federal, Stefanutto ficou à frente da Procuradoria-Federal Especializada junto ao INSS de 2011 a 2017. Em 11 de julho de 2023, assumiu a presidência da autarquia por indicação do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que hoje o ministro defendeu o direito de todos os investigados à presunção de inocência.

“Queremos punir exemplarmente qualquer cidadão que tenha cometido erros e crimes […] mas todo mundo é inocente até que se prove o contrário”, disse Lupi, durante entrevista coletiva da qual também participaram os ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e da CGU, Vinicius de Carvalho, além do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.

“A indicação do doutor Stefanutto é de minha inteira responsabilidade”, acrescentou Lupi, ao comentar o motivo para ter demitido o presidente afastado do INSS. “Ele é procurador da República, um servidor que, até o momento, tem nos dado demonstração de ser exemplar […] Se o processo [investigação] está em curso, não sou eu que tenho que concluí-lo. Não posso tomar nenhum tipo de decisão antes do fim da apuração […] Vamos esperar pelo resultado, garantindo o amplo direito de defesa. Até para não colocarmos estas pessoas em uma fogueira”, comentou o ministro da Previdência.

Poucas horas depois, o Palácio do Planalto confirmou a demissão de Stefanutto.

Policial

Segundo o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, um policial federal também foi afastado cautelarmente. “Ele atuava em São Paulo e teve atuação vinculada a esse grupo criminoso, prestando algum tipo de suporte para o grupo”, afirmou Rodrigues.

“[O agente federal] se aproveitou do cargo para cometer atos criminosos. Ele foi objeto de buscas, e nós mesmos [da PF] solicitamos seu afastamento”, acrescentou Rodrigues, ao detalhar que, a pedido dos investigadores, a Justiça Federal determinou o afastamento cautelar dos seis servidores públicos e autorizou o cumprimento de 211 mandados de busca e apreensão e de seis prisões temporárias, além do sequestro de bens dos investigados que, juntos, totalizam mais de R$ 1 bilhão.

Segundo Rodrigues, a deflagração da chamada Operação Sem Desconto, nesta manhã, é apenas um passo importante, porém, inicial, em uma investigação que está só começando. “Esta é uma investigação complexa que está no seu começo e que, certamente, vai ter desdobramentos”, reforçou Vinicius de Carvalho, da CGU.

De acordo com a PF e a CGU, organizações da sociedade civil são suspeitas de descontar, ilegalmente, de aposentados e pensionistas, e com autorização do INSS, as chamadas mensalidades associativas – uma contribuição que aposentados, pensionistas ou pessoas de uma determinada categoria profissional pagam, periodicamente, para fazer parte de uma associação, sindicato ou entidade de classe sem fins lucrativos que represente os interesses de seus membros do Regime Geral da Previdência Social (RGPS).

Informações fornecidas pelas autoridades durante a coletiva desta quarta-feira indicam que, desde 2016, o montante obtido por meio de descontos associativos – autorizados ou não – cresceu ano após ano. Em 2016, foram R$ 413 milhões; em 2017, R$ 460 milhões; em 2018, R$ 617 milhões e, em 2019, R$ 604 milhões. Em 2020, em meio à pandemia de covid-19, o valor caiu para R$ 510 milhões. Em 2021, foram descontados R$ 536 milhões. Em 2022, R$ 706 milhões. Em 2023, R$ 1,2 bilhão. E, no ano passado, R$ 2,8 bilhões.

“Mas seria precipitado dizer que todo esse montante é ilegal; que 100% dos aposentados [que pagam o desconto associativo] tiveram seus consentimentos fraudados. Só na amostra que a CGU fez, com 1,3 mil benefícios, deu 97% [de fraudes], com as pessoas dizendo não estar de acordo, não saber ou não ter autorizado o desconto”, completou o ministro da CGU.

Para o ministro da Justiça e Segurança Pública, os investigadores agora tentarão descobrir qual o grau de envolvimento de cada um dos investigados com o suposto esquema. Se ficar provada a participação, eles poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documento, organização criminosa e lavagem de capitais.

“Ainda vamos identificar o modus operandi de cada um dos agentes envolvidos, algo que não está muito claro. O que temos é um afastamento cautelar, determinado pela Justiça, de determinados servidores do INSS, sobretudo da cúpula do instituto”, concluiu Lewandowski.

Fonte: Agência Brasil

SP: Polícia Civil investiga banqueiros envolvidos em fraude milionária

0

Uma operação da Polícia Civil de São Paulo deflagrada nesta quarta-feira (23) investiga banqueiros e executivos suspeitos de estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A operação recebeu o nome de Floresta Devastada.

Entre os alvos desta ação policial estão os irmãos banqueiros Nelson Nogueira Pinheiro e Norberto Nogueira Pinheiro, que teriam dado calotes em clientes. A suspeita é de que os irmãos tenham desviado o dinheiro de clientes para offshores [geralmente empresas abertas em paraísos fiscais], sem que esses recursos tenham sido devolvidos. A Agência Brasil não conseguiu contato com a defesa dos investigados.

Inicialmente, as investigações apontaram para uma possível prática de estelionato por parte da instituição financeira. Depois, apurou-se que essa empresa teria tentado se valer de um pedido de recuperação judicial fraudulento para se blindar contra credores e ainda tentar proteger um grande volume de bens estimado em centenas de milhões de reais.

A operação, informou a Polícia Civil, também identificou um sofisticado esquema de movimentações patrimoniais, possivelmente voltadas à lavagem de dinheiro, o que incluía o uso de empresas de fachada e de bens mantidos em paraísos fiscais.

A Justiça determinou ainda o bloqueio de cerca de R$ 500 milhões dos investigados e autorizou o arresto de imóveis de alto padrão para evitar que eles possam ser vendidos. A Justiça também autorizou que, durante a operação, fossem coletados documentos, dispositivos eletrônicos, valores em espécie, obras de arte, joias e veículos de luxo dos investigados.

Fonte: Agência Brasil

Deputado é internado com pneumonia e tromboembolismo

0

O deputado Rogério Morro da Cruz (PRD) foi internado, nesta quarta-feira (23/4), com pneumonia e tromboembolismo pulmonar. Segundo a assessoria de imprensa do parlamentar, seu “quadro de saúde inspira atenção, porém é estável”. Em agosto passado, o distrital teve embolia pulmonar e também precisou ser hospitalizado.

A embolia pulmonar – ou tromboembolismo – ocorre quando um coágulo, geralmente de sangue, se desloca para os pulmões, bloqueando uma artéria, o que pode restringir o fluxo sanguíneo.

A internação do parlamentar foi anunciada em plenário, na sessão desta tarde, pela segunda vice-presidente da Câmara Legislativa, Paula Belmonte (Cidadania). “A gente torce por seu rápido restabelecimento”, disse a distrital.

Denise Caputo – Agência CLDF

Fonte: Agência CLDF

Golpe: após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

0

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi intimado nesta quarta-feira (23) sobre o processo criminal que deverá responder no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a trama golpista que pretendia impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A intimação ocorreu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, onde se recupera de uma cirurgia no intestino.

No dia 11 deste mês, o ministro Alexandre de Moraes determinou a intimação de todos os denunciados do núcleo 1 que viraram réus após o julgamento da Primeira Turma da Corte que aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A medida é uma formalidade prevista na legislação para comunicar pessoalmente os réus sobre a abertura da ação penal. 

As intimações foram concluídas entre os dias 11 e 15 de abril, exceto no caso de Bolsonaro, que passou mal no dia 12 e foi submetido a cirurgia nos dias seguintes.

Diante do estado de saúde do ex-presidente, o STF esperava uma data adequada para intimá-lo. Contudo, Bolsonaro realizou uma live nesta terça-feira (22) direto da UTI, e o Supremo determinou que um oficial de Justiça fosse hoje ao hospital.

Passo a passo

Com a abertura do processo criminal contra o núcleo 1, os acusados passam a responder pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

A ação penal também marca o início da instrução processual, fase na qual os advogados poderão indicar testemunhas e pedir a produção de novas provas para comprovarem as teses de defesa. Os acusados também serão interrogados ao final dessa fase. Os trabalhos serão conduzidos pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Após o fim da instrução, o julgamento será marcado e os ministros vão decidir se o ex-presidente e os demais acusados serão condenados à prisão ou absolvidos. Não há data definida para o julgamento.

Em caso de condenação, a soma das penas para os crimes passa de 30 anos de prisão. 

Fonte: Agência Brasil