Ao final do terceiro dia de velório aberto, às 20h (horário local, 15h em Brasília) desta sexta-feira (25), terá início o rito de fechamento do caixão do papa Francisco.
A cerimônia litúrgica será presidida pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.
Em nota, o Vaticano informou que também devem atender à cerimônia diversos cardinais e oficiais da Santa Sé.
O rito marca o fim do velório aberto na Basílica de São Pedro, onde mais de 128 mil pessoas prestaram homenagens a Francisco.
A Basílica de São Pedro permaneceu aberta para receber fiéis até as 5h30 (0h30, em Brasília) de hoje, quando ficou fechada por apenas uma hora e meia e voltou a ser aberta para o último dia de velório aberto às 7h (2h, em Brasília).
O funeral e a missa de corpo presente estão previstos para começar às 10h (5h, em Brasília) deste sábado (26) na Praça São Pedro, marcando o início do Novemdiales, antiga tradição de nove dias de luto e orações em sufrágio pela alma do pontífice.
Das mais de 15 milhões de declarações de Imposto de Renda (IR) já entregues à Receita Federal, até essa quinta-feira (24), 46% utilizaram o documento pré-preenchido,, acessado via conta Gov.br, o sistema de serviços do governo federal.
“Esse número representa um aumento em relação a 2024, quando a modalidade foi usada por 41% dos declarantes”, explicou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Em comunicado nesta sexta-feira (25), a pasta, responsável pela gestão da plataforma Gov.br, destacou a segurança na identificação dos cidadãos e facilidade no acesso ao sistema de preenchimento do IR.
“A declaração pré-preenchida pelo site, aplicativo ou programa da Receita está de acordo com os princípios de governo digital e com o objetivo de melhorar a experiência do usuário com os serviços públicos disponíveis no Gov.br”, diz.
Para utilizar a declaração pré-preenchida é necessária uma conta nível Prata ou Ouro no Gov.br, que garante segurança maior. O MGI também recomenda a ativação da verificação em duas etapas para login na plataforma.
De acordo com a pasta, o uso da pré-preenchida vem aumentando muito nos últimos anos, passando de 7% das entregas em 2022 para 41% em 2024. A Receita Federal estima que serão entregues mais de 26 milhões de declarações nessa modalidade em 2025, ou 57% do total de declarações esperadas.
Com a declaração pré-preenchida, os contribuintes têm acesso automático às seguintes informações:
• Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf);
• Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob);
• Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed);
• Carnê-Leão Web.
• rendimentos isentos decorrentes de moléstia grave;
• códigos de juros;
• restituições recebidas no ano-calendário.
• saldos bancários;
• investimentos;
• imóveis adquiridos;
• doações realizadas no ano-calendário;
• criptoativos
• contas bancárias e ativos no exterior;
• contribuições para a previdência privada.
Mesmo com os dados disponíveis, a Receita recomenda aos contribuintes que tenham toda a documentação em mãos para comparar com os dados fornecidos na pré-preenchida. Em caso de divergências, o contribuinte deve preencher as informações dos documentos.
O prazo de envio da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 começou em 17 de março e vai até 30 de maio, às 23h59min59s.
Além de acelerar o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda, a versão pré-preenchida dá prioridade no recebimento da restituição. Os principais critérios continuam sendo os casos previstos em lei, como idosos e professores, e a data de entrega da declaração, mas a opção pela declaração pré-preenchida e por receber os valores por meio de pix são critérios secundários que ajudam o contribuinte a avançar na fila.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve, nesta sexta-feira (25), na Basílica de São Pedro, no Vaticano, para prestar homenagem ao papa Francisco, que morreu na segunda-feira (21).
“Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós”, escreveu, em publicação nas redes sociais.
Lula estava acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, da ex-presidente Dilma Roussef, do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do presidente da Câmara, Hugo Motta, além de outros ministros de Estado e parlamentares que compõe e comitiva presidencial brasileira.
“Eu e Janja estivemos há pouco em comitiva na Basílica de São Pedro, em Roma, na nossa primeira despedida ao papa Francisco, compartilhando a emoção e a devoção com todos que vieram prestar as merecidas homenagens ao Santo Padre”, escreveu o presidente Lula.
A comitiva desembarcou nesta sexta-feira em Roma, para participar do funeral do papa Francisco, marcado para este sábado (26).
Aos 88 anos de idade, o argentino Jorge Mario Bergoglio, seu nome de batismo, morreu de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível. Ele apresentava histórico clínico de insuficiência respiratória aguda, pneumonia multimicrobiana bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo 2.
O presidente Lula decretou luto oficial de 7 dias pela morte do papa e, em mensagem, destacou o papel do pontífice na luta pela paz mundial, na propagação do amor, no combate à intolerância e às desigualdades.
Ritos
Esta sexta-feira é o último dia de velório aberto na Basílica de São Pedro. Mais de 128 mil pessoas prestaram homenagens ao pontífice nos três dias de velório. Às 20h (horário local; 15h em Brasília), terá início o rito de fechamento do caixão do papa, com a presença de cardeais e oficiais da Santa Sé.
O funeral e a missa de corpo presente de Francisco estão previstos para as 10h (horário local; 5h em Brasília) deste sábado. Os ritos marcam o início do Novemdiales, antiga tradição de 9 dias de luto e orações em sufrágio pela alma do pontífice.
Na sequência, o caixão será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, que fica fora do Vaticano, onde o corpo será sepultado, conforme pedido do pontífice. O papa Francisco tinha o hábito de rezar no santuário mariano antes e depois de cada viagem.
Após os nove dias de luto, o Vaticano começa o conclave, para escolha do novo líder da Igreja Católica.
O Caminhos da Reportagem, atração jornalística da TV Brasil, foi um dos vencedores da segunda edição do Prêmio Boehringer Ingelheim de Jornalismo. O programa AVC, cada minuto importa, com reportagem da jornalista Flavia Peixoto, foi destaque na categoria online entre mais de 200 reportagens inscritas, incluindo veículos impressos e digitais de todo o país.
A premiação reconhece trabalhos que contribuem para a conscientização sobre duas das maiores causas de morte no Brasil: o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto. A iniciativa tem como objetivo ampliar o debate público sobre essas doenças, ajudando a reduzir os mitos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
“Essa conquista reforça o valor do jornalismo que fazemos na TV Brasil e na Empresa Brasil de Comunicação como um todo. Estamos comprometidos com a informação de qualidade, com a saúde pública e o bem-estar da população”, afirma a diretora de Jornalismo da EBC, Cidinha Matos.
Na reportagem vencedora, a equipe do Caminhos da Reportagem apresenta histórias reais de quem enfrentou o AVC, além de entrevistas com médicos e especialistas, destacando a importância da celeridade no atendimento médico – o que é decisivo para evitar sequelas mais graves.
No evento de premiação, com dinâmica a ser divulgada nas próximas semanas, serão reveladas as classificações finais (primeiro, segundo e terceiro colocados) de cada categoria.
Assista ao episódio completo:
Sobre o programa
O Caminhos da Reportagem é exibido todas as segundas-feiras, às 23h. O programa leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de pautas especiais, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para condenar a cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, mulher acusada de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e de pichar a frase “Perdeu, mané” na estátua A Justiça, localizada em frente ao edifício-sede da Corte.
O julgamento foi suspenso no mês passado por um pedido de vista do ministro Luiz Fux, que devolveu o caso para julgamento.
Até o momento, o colegiado registra placar de 4 votos a 0 pela condenação da cabeleireira. Falta o voto da ministra Cármen Lúcia.
A pena de Débora Rodrigues ainda não foi definida. Na sessão anterior, o relator, Alexandre de Moraes, e o ministro Flávio Dino votaram pela condenação a 14 anos de prisão pelos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.
Nesta sexta-feira, Cristiano Zanin votou pela condenação a 11 anos de prisão pelos cinco crimes.
O ministro Luiz Fux votou pela condenação a um ano e seis meses de prisão somente pelo crime de deterioração de patrimônio tombado. Fux absolveu a cabeleireira dos crimes contra a democracia.
“O que se colhe dos autos é a prova única de que a ré esteve em Brasília, na Praça dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023 e que confessadamente escreveu os dizeres “Perdeu, Mané” na estátua já referida”, justificou o ministro.
O julgamento ocorre no plenário virtual da Primeira Turma. A votação ficará aberta até o dia 6 de maio.
Com a decisão, a acusada deixou a cadeia e cumpre prisão domiciliar em Paulínia (SP), onde reside. Débora deverá usar tornozeleira eletrônica, não poderá usar redes sociais e ter contato com outros investigados. No caso de descumprimento, ela deverá voltar para o presídio.
A decisão de Moraes foi motivada por um pedido de liberdade feito pela defesa da acusada, que estava presa desde março de 2023.
O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 termina às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (25), quando também termina o prazo para justificar ausência nas provas da edição de 2024.
As solicitações devem ser feitas pela página do participante do exame, com o login no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preveem gratuidade para pessoas que se enquadram nos seguintes perfis:
matriculados na 3ª série do ensino médio na rede pública de ensino;
quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
pessoas integrantes de família de baixa renda com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico); e
participantes do programa Pé-de-Meia.
O valor da taxa de inscrição ainda não foi divulgado, mas na edição de 2024 a taxa foi de R$ 85. Dos 4,3 milhões de inscritos confirmados na edição passada, 63,6% foram isentos do pagamento da taxa de inscrição.
Justificativa de ausência
O participante que ficou isento de pagar a inscrição em 2024, mas não compareceu nos dois dias de provas do Enem, aplicadas em novembro passado, deverá justificar a ausência para solicitar nova isenção da taxa em 2025.
A justificativa deve conter documentos que comprovem o motivo da ausência nos dias 3 ou 10 de novembro de 2024 – ou 10 e 11 de dezembro para os participantes da reaplicação das provas.
Entre as situações previstas estão assalto, furto, acidente de trânsito, casamento/união estável, morte na família, maternidade, paternidade, mudança de domicílio para acompanhamento de familiar, privação de liberdade, emergência/internação/repouso médico ou odontológico.
O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 12 de maio. O período de recursos para quem tiver o pedido negado será entre 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos sairá em 22 de maio.
A aprovação do pedido de isenção não garante a participação no exame. O Inep destaca que mesmo com a gratuidade da taxa, os interessados deverão realizar a inscrição no Enem 2025 posteriormente. O edital com todas as datas referentes à edição de 2025 do Enem ainda não foi publicado pelo MEC.
Já o candidato que teve o pedido do recurso de isenção negado deverá pagar a taxa para se inscrever no exame.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Há mais de duas décadas, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes no fim da educação básica.
A partir da nota obtida pelo participante, as instituições de ensino públicas e privadas da educação selecionam os estudantes que ingressarão nesta etapa de ensino. Cada instituição define as próprias regras e os pesos para uso das notas.
As notas do Enem também são aceitas para concorrer a vagas de instituições em Portugal. Os convênios destas unidades de ensino com o MEC não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil pelo governo brasileiro.
25/04/2025 às 14:57, atualizado em 25/04/2025 às 15:00
Medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial nesta sexta-feira (25)
Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader
O governador Ibaneis Rocha determinou, nesta sexta-feira (25), que o dia 2 de maio será ponto facultativo no âmbito da administração pública direta e indireta do Distrito Federal. A data, uma sexta-feira, vem logo após o feriado do 1º de maio (quinta-feira).
O decreto nº 47.149/2025 que estabelece o ponto facultativo foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta sexta (25).
Ele ainda estabelece que o ponto facultativo não se aplica às áreas de saúde, segurança, vigilância sanitária, fiscalização tributária, comunicação, assistência social, fiscalização de proteção urbanística, fiscalização do consumidor, de limpeza urbana, fiscalização de transporte e à força-tarefa instituída pelo decreto nº 43.054/2022. Esses setores deverão seguir as instruções das respectivas chefias.
Números demonstram avanços expressivos na redução da criminalidade em todo o estado (Fotos: Divulgação/SSP-GO)
Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), nesta sexta-feira (25/04), apontam tendência de redução da criminalidade no primeiro quadrimestre de 2025 no estado. Os dados comparam as ocorrências reativas registradas entre janeiro e abril de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado.
Os números demonstram avanços expressivos na redução da criminalidade em todo o estado, refletindo o trabalho integrado das forças de segurança e políticas públicas eficazes.
Em 2025, os homicídios caíram 9,06%, com 271 casos registrados neste ano e 298 casos no ano anterior. Os estupros também apresentaram queda expressiva de 17,89%, com 179 ocorrências contra 218 em 2024.
A tentativa de homicídio registrou uma leve redução de 1,19%, saindo de 506 para 500 casos, enquanto o latrocínio, que é roubo seguido de morte, diminuiu 14,29%, com seis ocorrências neste ano e sete no período anterior.
Entre os números mais expressivos no que se refere à redução de criminalidade em Goiás, destaque foi o roubo a comércio que apresentou redução de 35,93% em relação ao mesmo período no ano passado (Fotos: SSP-GO)
Políticas públicas eficazes
”A redução contínua nos índices criminais é resultado de um esforço coletivo e de políticas públicas eficazes, sempre com o objetivo de garantir mais segurança para todos os goianos”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Renato Brum dos Santos.
O secretário destacou também os caminhos percorridos para alcançar os índices com reduções expressivas, pelo 6º ano consecutivo.
“Fizemos um trabalho de integração entre as forças de segurança que é notório. Todos trabalham pelo mesmo objetivo e os resultados refletem este trabalho integrado, com estratégias como policiamento ostensivo, inteligência policial e ações preventivas”, completou.
Redução da criminalidade – números mais expressivos
Os crimes contra o patrimônio também tiveram reduções expressivas. O roubo a transeunte caiu 34,97%, com 1.326 casos em 2025 contra 2.039 em 2024. O roubo de veículos apresentou queda de 23,62%, registrando 194 ocorrências, e o roubo a comércio diminuiu 35,93%, com 107 casos.
O roubo em residência recuou 15,82%, passando de 158 para 133, e o roubo de carga teve redução de 20%, com quatro ocorrências em 2025. Não houve registro de roubo a instituições financeiras nos dois períodos analisados.
Nos casos de furto, também houve melhora nos índices. O furto de veículos caiu 18,02%, com 1.001 ocorrências em 2025, enquanto o furto em comércio teve uma leve redução de 2,56%, passando de 2.778 para 2.707 casos. O furto em residência apresentou queda de 22,03%, com 3.777 registros contra 4.844 no ano anterior, e o furto a transeunte diminuiu 19,71%, totalizando 1.418 casos em 2025.
Ação nos municípios incentiva artistas locais a participarem do projeto: visitas estão marcadas para Goiânia, Jataí, Alto Paraíso, Morrinhos, Anápolis, Caldas Novas (Fotos: Retomada-GO)
Com o objetivo de incentivar os artistas a participarem do Claque Cultural 2025, Governo de Goiás e Serviço Social do Comércio de Goiás (Sesc-GO) realizam uma série de atendimentos presenciais para esclarecer dúvidas sobre o processo de inscrição, documentação e realização do projeto.
Neste sábado (26/04), a ação ocorre em Goiânia, das 10 às 17 horas, no Sesc Centro.
Jataí recebe a ação no dia 30 de abril. Em seguida, a equipe chega a Alto Paraíso e Morrinhos no dia 06 de maio; passa por Anápolis e Caldas Novas no dia 08 de maio; e volta a Goiânia para novo ciclo de atendimentos no dia 10 de maio.
O projeto Claque Cultural 2025 promete realizar mais de 1,2 mil apresentações culturais entre agosto deste ano e março de 2026. Além da circulação em Goiás, o projeto terá pela primeira vez um Polo de Circulação Nacional, levando apresentações de artistas goianos para unidades do Sesc na Bahia.
“O Claque é um projeto que transforma a realidade dos nossos artistas e movimenta toda a cadeia produtiva da cultura no estado. Essa escuta ativa nas cidades é mais uma forma de garantir que ninguém fique de fora”, afirma o secretário da Retomada, César Moura.
Valorização dos artistas goianos
Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac, Marcelo Baiocchi Carneiro, cada edição do projeto reafirma o compromisso com a valorização dos artistas goianos.
“O Claque descentraliza a cultura e promove impacto positivo nas comunidades por onde passa”, afirma ele, que é também vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
As Jornadas do Patrimônio Cultural do Distrito Federal chegam à 12ª edição em 2025. A iniciativa engloba uma série de ações pedagógicas, científicas e culturais voltadas para a educação patrimonial e, em cada ano, tem um tema distinto. Desta vez, o mote será a cultura popular. O anúncio foi feito em comissão geral da Câmara Legislativa nesta quinta-feira (24/4) pela representante da Secretaria de Educação no evento, Vanessa Nascimento Freitas.
A comissão foi proposta e presidida pelo deputado Gabriel Magno (PT), que salientou a importância das Jornadas para levarem “o papel do patrimônio e da cultura na garantia da cidadania e dos direitos” para as escolas. O distrital é o autor da Lei nº 7.468/2024, que trata do financiamento das atividades em cada exercício financeiro.
Ao apresentar o tema das Jornadas deste ano, Vanessa Freitas explicou que as culturas populares envolvem diversas manifestações “que atravessam o tradicional, o urbano, o artesanal e o contemporâneo”. “Será uma oportunidade de dar visibilidade também para os saberes, práticas e expressões culturais que, muitas vezes, ficam à margem das narrativas oficiais”, afirmou.
Desde 2019 na Gerência de Educação Ambiental, Patrimonial, Língua Estrangeira e Arte-Educação (Geapla) da Secretaria, Freitas destacou que as Jornadas – cuja programação antes ficava concentrada em apenas uma semana – agora têm desdobramentos ao longo do ano, “ocupando o calendário de forma viva e contínua”. O desafio, segundo ela, continua sendo o orçamento para viabilizar todas as ações.
Autora da lei que instituiu as Jornadas do Patrimônio Cultural do DF (Lei nº 5.080/2013), a ex-deputada Arlete Sampaio elogiou o envolvimento das secretarias de Educação e Cultura do DF, bem como do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na implementação da lei. “Se não prezamos nossos patrimônios, ficamos sem identidade”, afirmou. A ex-distrital ainda defendeu: “Precisamos que as Jornadas transbordem para além do espaço das escolas”.
Educação, patrimônios e identidade
Na comissão geral, o criador do grupo cultural “Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro”, Tico Magalhães, abordou a educação como uma forma de ensinar “o que a gente está procurando ser” e o patrimônio como um instrumento “para não deixar a gente perder o que já é”.
Já o presidente do Iphan, o ex-distrital Leandro Grass, tratou de patrimônio e cultura como direitos: “Tem de estar na cesta básica, como disse o ex-ministro [Gilberto] Gil”. Além disso, ele ressaltou que o patrimônio cultural é “essencial ao senso de comunidade” e acrescentou: “Patrimônio não tem a ver somente com o passado; tem a ver, sobretudo, com o futuro, com projetar o que queremos”.
A importância de se valorizar, especificamente, o legado imaterial do Distrito Federal foi defendida por Thiago Dias Francisco, do grupo de teatro de bonecos Mamulengo Fuzuê: “Isso passa pela valorização das pessoas, dos mestres e dos aprendizes; da memória e do fazer imaterial”.
Foto: Rinaldo Morelli/ Agência CLDF
Prêmio de Educação
Ainda durante a comissão geral desta tarde, o deputado Gabriel Magno anunciou a criação de uma categoria para projetos de educação patrimonial na 3ª edição do Prêmio Paulo Freire de Educação, realizado pela Comissão de Educação e Cultura da CLDF. A iniciativa tem como objetivo homenagear projetos de escolas públicas e privadas que se destacam por suas práticas inovadoras e transformadoras no ensino do DF. Publicado no Diário da Câmara Legislativa de hoje, o edital da premiação estabelece que as inscrições poderão ser feitas a partir do próximo dia 5 de maio até 5 de julho.