Início Site Página 1042

Medidas de saúde mental no trabalho começam de forma educativa em maio

0

O Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) decidiu iniciar a partir de 26 de maio, em caráter educativo, uma norma com diretrizes sobre saúde mental no ambiente de trabalho.

A Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) prevê um tempo de adaptação até 2026. O ministro Luiz Marinho explica que, depois desse período, as empresas podem ser multadas caso descumpram as novas regras.

“Durante esse primeiro ano, será um processo de implantação educativa, e a autuação pela Inspeção do Trabalho só terá início em 26 de maio de 2026”, explicou o ministro.

A pasta decidiu adiar em um ano a possibilidade de multa depois de dialogar com representantes das bancadas de trabalhadores e empregadores. A implementação da norma será acompanhada por uma Comissão Nacional Tripartite Temática, com participação de representantes do governo, das entidades sindicais e do setor empresarial.

Segundo o diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho do MTE, Rogério Araújo, será publicado um manual com orientações técnicas detalhadas sobre os procedimentos e aspectos regulamentados em até 90 dias. Ele trará esclarecimentos sobre dúvidas comuns e visa coibir a atuação de profissionais que possam se aproveitar da desinformação.

Riscos psicossociais

A nova medida também passará a incluir os fatores de risco psicossociais no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO). Esses fatores deverão constar no inventário de riscos ocupacionais, ao lado dos riscos físicos, químicos, biológicos, de acidentes e ergonômicos.

O MTE explica que os fatores psicossociais no trabalho são situações que, quando não bem conduzidas, podem prejudicar a saúde mental, física e social dos trabalhadores. Exemplos incluem metas impossíveis de cumprir, excesso de trabalho, assédio moral, falta de apoio dos chefes, tarefas repetitivas ou solitárias, desequilíbrio entre o esforço e a recompensa, além de locais com falhas na comunicação.

O ministério lançou um guia para orientar empregadores e trabalhadores sobre como identificar, avaliar e controlar esses riscos. São exemplos, instruções e perguntas frequentes para facilitar a aplicação das novas regras. A publicação destaca a importância de colaboração entre todos os envolvidos e do uso de metodologias eficazes.

O ministério diz que o acompanhamento dessas ações deve contar com a participação dos trabalhadores, para que seja avaliada a eficácia das medidas.

Fonte: Agência Brasil

STF forma maioria para manter prisão do ex-presidente Collor

0

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (25), maioria de votos para manter a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a prisão do ex-presidente Fernando Collor.

Até o momento, seis ministros da Corte votaram pela manutenção da decisão individual do ministro. Contudo, apesar da maioria formada, o julgamento não será finalizado hoje.

Mais cedo, o ministro Gilmar Mendes fez um pedido de destaque do julgamento, que ocorre de forma virtual, e a decisão do caso foi transferida para a sessão presencial do plenário. A data para retomada da análise do caso ainda será definida. 

Além de Moraes, os votos foram proferidos por Flávio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli.

Cristiano Zanin está impedido de participar do julgamento por ter atuado como advogado em processos da Operação Lava Jato antes de chegar ao Supremo.

Na quinta-feira (24), Moraes determinou a prisão do ex-presidente para dar início ao cumprimento da condenação a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um dos processos da Lava Jato.

Em 2023, Collor foi condenado pelo STF. Conforme a condenação, o ex-presidente e ex-senador, como antigo dirigente do PTB, foi responsável por indicações políticas para a BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras, e recebeu R$ 20 milhões em vantagens indevidas em contratos da empresa. Segundo a denúncia, os crimes ocorreram entre 2010 e 2014.

Ao determinar a prisão, Moraes entendeu que os recursos da defesa de Collor para derrubar a condenação são protelatórios para evitar a condenação. 

Collor ficará preso em um presídio em Maceió, onde mora.

Fonte: Agência Brasil

Enem 2025: saiba como pedir isenção de taxa de inscrição

0

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 de graça têm até o dia 2 de maio para preencher as informações solicitadas no formulário online e encaminhar a documentação necessária. O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira (25) a ampliação do prazo

O procedimento deve ser realizado exclusivamente na página do participante do exame, com o login no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br. No mesmo site, o solicitante poderá conferir se a solicitação foi concluída com sucesso.

Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos, por exemplo, por pais ou responsáveis.

Regras

Os documentos de identificação e escolares exigidos são:

  • de identificação (cédula de Identidade) do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar;
  • nome completo e Cadastro de Pessoas Física (CPF) da mãe do participante;
  • declaração de realização de todo o ensino médio em escola do sistema público de ensino do Brasil (municipal, estadual ou federal) ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura da escola;
  • no caso de participante bolsista em escola privada, declaração da unidade de ensino que comprove ter cursado todo o ensino médio e concluído na condição de bolsista integral;
  • declaração escolar que comprove estar cursando a última série do ensino médio em 2025, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica.

Sobre a renda declarada, serão aceitos:

  • contracheque ou holerite, recibo de pagamento por serviços prestados, envelope de pagamento ou declaração do empregador;
  • comprovante do valor da pensão alimentícia. Na falta deste, extrato bancário ou declaração de quem a concede, especificando o valor.
  • declaração original da pessoa que concede ajuda financeira ao interessado, como pagamento de despesas com escola ou de outras despesas, contendo as seguintes informações: nome, endereço, telefone, valor concedido e finalidade;
  • extrato de rendimentos fornecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou por outras fontes, referente à aposentadoria e outros benefícios como auxílio-doença, pensão, pecúlio, auxílio-reclusão e previdência privada. Na falta destes, extrato bancário identificado, com o valor do crédito do benefício.
  • declaração original, assinada pelo próprio interessado, para os autônomos e trabalhadores em atividades informais, contendo as seguintes informações: nome, atividade que desenvolve, local onde a executa, telefone, há quanto tempo a exerce e renda bruta mensal em Reais;
  • recibo de comissões, aluguéis, pró-labores e outros;
  • recibo de seguro-desemprego e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • rescisão do último contrato de trabalho;
  • comprovantes de benefícios concedidos por programas sociais, como o programa Bolsa Família.

Para consultar os detalhes sobre os documentos aceitos, o interessado deve consultar o anexo I do edital do Inep que trata da isenção da taxa.

Justificativa de ausência

Quem faltou a um dos dois dias de prova no Enem 2024 precisa justificar a ausência para pedir a isenção da taxa de inscrição. O prazo para encaminhar online a documentação necessária também termina no dia 2 de maio. 

O procedimento deve ser realizado exclusivamente na página do participante.

Entre as situações previstas para justificar a ausência estão emergência ou internação médica ou odontológica; assalto, furto e acidente de trânsito; morte na família, maternidade ou paternidade e participação em atividade escolar.

Os documentos que comprovem as condições declaradas estão previstos no edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que trata da justificativa de ausência na última edição do exame.

Resultado

O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 12 de maio, na página do participante do Enem. 

O período de recursos para quem tiver o pedido negado será entre 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos sairá em 22 de maio.

A aprovação do pedido de isenção não garante a participação no exame. O Inep destaca que mesmo com a gratuidade da taxa, os interessados deverão realizar a inscrição no Enem 2025 posteriormente, em data a ser definida em futuro edital a ser publicado pelo MEC.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é considerado a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

*Matéria alterada às 18h11 para atualizar prazos divulgados pelo Ministério da Educação

Fonte: Agência Brasil

Libertadores: Palmeiras supera altitude, vence Bolívar e continua 100%

0

O Palmeiras deu mais uma prova de que é um grande candidato ao título da edição 2025 da Copa Libertadores da América, pois mesmo jogando nos 3.640 metros do estádio Hernando Siles, localizado na cidade de La Paz (Bolívia), derrotou o Bolívar por 3 a 2 na noite desta quinta-feira (24).

Graças a este resultado o Verdão permanece com 100% de aproveitamento na competição, ocupando a liderança do Grupo G com nove pontos. Já a equipe boliviana, após o revés, aparece na 3ª colocação da chave, com os mesmos três pontos do vice-líder Cerro Porteño (Paraguai).

Comandado pelo atacante Flaco López, o Palmeiras conseguiu construir uma boa vantagem no primeiro tempo, com gol do argentino aos 18 minutos e do jovem Estêvão aos 44.

Após o intervalo o Bolívar ainda ensaiou uma reação, ao empatar o marcador graças a dois gols do atacante Fábio Gomes. Mas a noite era mesmo do Verdão, que garantiu os três pontos graças ao gol de Maurício aos 27 minutos.

Bahia líder

A quinta também foi de vitória para o Bahia, que, jogando em Salvador, superou o Atlético Nacional (Colômbia) por 1 a 0 graças a gol do atacante Willian José aos 26 minutos do segundo tempo.

Com o triunfo em casa o Tricolor baiano assumiu a liderança isolada do Grupo F com sete pontos, dois a mais do que o vice-líder Internacional, que na última terça-feira (22) ficou no 2 a 2 com o Nacional (Uruguai).



Fonte: Agência Brasil

Tarifa Zero no transporte público do DF é defendida na Câmara Legislativa

0

A implementação de gratuidade irrestrita no transporte público do Distrito Federal foi discutida na Câmara Legislativa nesta sexta-feira (25), durante seminário sobre o tema. O impacto social e a viabilidade financeira da medida foram os principais tópicos debatidos pelos participantes. A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) promoveu o evento, no qual apresentou minuta de projeto de lei, desenvolvido pela subcomissão Tarifa Zero.

O presidente da CTMU, deputado Max Maciel (PSOL), informou que a subcomissão fez um estudo sobre o impacto financeiro da tarifa zero. “O que custa hoje R$ 1,8 bilhão passaria a custar R$ 4 bilhões. Quatro bilhões é muito dinheiro. Mas o Distrito Federal dá R$ 9 bilhões de isenção [de impostos] a empresas”, comparou Maciel. Para ele, é importante reavaliar as prioridades orçamentárias e os custos com a construção de viadutos, túneis e outras estruturas focadas no transporte individual.

 

Foto: Ângelo Pignaton/ Agência CLDF

 

O projeto de lei prevê a implementação progressiva da tarifa zero, priorizando regiões mais vulneráveis; a ampliação e fortalecimento das gratuidades já existentes; a criação de conselhos populares para fiscalização e avaliação do serviço, entre outras ações. A proposta também indica diversas fontes de custeio, tais como multas de trânsito e publicidade nos ônibus, terminais e pontos de parada, entre outros espaços. O projeto, que está em fase de desenvolvimento, foi apresentado pela secretária da comissão, Fernanda Azevedo.

“Com base nos dados da própria Semob [Secretaria de Mobilidade do DF], nós já sabemos que o transporte público é fortemente subsidiado. Nós já financiamos mais de 70% do transporte público. O problema é que o acesso ainda está condicionado à capacidade individual de cada pessoa pagar a tarifa. O que nós precisamos é reorganizar esse gasto para fazer com que o transporte realmente seja um direito, seja para todos, e em quantidade suficiente. Portanto, a nossa proposta é romper com essa contradição que atualmente está estruturando o sistema”, argumentou a secretária.

 

Foto: Ângelo Pignaton/ Agência CLDF

 

Revisão dos contratos com empresas de ônibus

A maioria dos especialistas convidados defendeu o fim da remuneração de empresas de ônibus com base no número de passageiros. Eles consideram mais adequado o contrato com base no custo do serviço, em relação a número de viagens/quilômetros rodados, em vez de número de usuários. “O custo operacional dessas viagens vai variar muito pouco se está carregando 10 ou 60 pessoas”, apontou o professor Paulo César Silva, da Faculdade de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília. “O poder contratante do serviço precisa garantir que essas viagens sejam realizadas em número adequado para que as pessoas usufruam do direito a circulação com uma qualidade definida”, afirmou Silva. Ele defende que a taxa de ocupação dos veículos seja o parâmetro de qualidade do transporte, e o custo do serviço seja o parâmetro de remuneração.

O cientista político Giancarlo Gama estudou, em dissertação de mestrado, mais de 100 contratos de tarifa zero no Brasil. “Noventa por cento das cidades gasta menos de 2% do orçamento com a tarifa zero. E grande maioria gasta menos de 1%”, identificou o especialista. Ao analisar a verba das prefeituras como um todo, ele observou que os gastos com coleta e transporte de resíduos ficam em torno de 2,33%. “As cidades gastam mais transportando lixo do que pessoas”, comparou. 

O seminário completo pode ser assistido no canal do Youtube da TV Câmara Distrital.

Fonte: Agência CLDF

Encontro em Brasília: José Carlos Bernardes e Luiz Carlos Belém discutem o futuro político do Brasil e a formação do Partido Conservador

0

Nesta sexta-feira, Brasília foi o cenário de um importante encontro entre o presidente nacional do Partido Conservador, que está em formação, José Carlos Bernardes, e o renomado economista e jornalista Luiz Carlos Belém. A conversa girou em torno das perspectivas políticas para o Brasil, especialmente com foco nas eleições de 2026.

José Carlos Bernardes, que acumula mais de 40 anos de experiência no jornalismo, está à frente do Partido Conservador, que se propõe a ser a primeira agremiação política conservadora genuína do país. O partido está em processo de formação com o objetivo de participar ativamente das próximas eleições. Para isso, Bernardes tem viajado por todos os estados brasileiros, buscando consolidar uma base política sólida.

Luiz Carlos Belém, conhecido por suas análises econômicas e críticas ao governo atual, é um ferrenho defensor dos princípios conservadores. Com uma carreira que inclui passagens pelo Ministério da Economia e pelo Ministério do Turismo no governo Bolsonaro, Belém atualmente atua como consultor em diversas empresas e no âmbito político como conselheiro do Partido Conservador. Além disso, ele é colunista nos portais Noticiarte e Radar DF, apresenta o programa “Hora do Stike” e mantém canais no YouTube, Instagram e X (antigo Twitter), onde diariamente compartilha vídeos que esclarecem os erros do governo e apresentam alternativas viáveis para o desenvolvimento do país.

Durante a reunião, Bernardes formalizou um convite a Belém para que ele participe das eleições de 2026 representando Pernambuco. O economista, oriundo de uma tradicional família pernambucana, aceitou o convite com entusiasmo e afirmou a Bernardes: “missão dada é missão cumprida, no bom sentido”. Embora ainda não esteja definido qual será seu papel na candidatura, a aceitação de Belém é vista como um passo significativo para fortalecer a base política conservadora no estado.

Belém tem sido um crítico ativo da política pernambucana, não apenas em relação ao atual governo de esquerda, mas também em relação à postura da direita local nas eleições. Ele é fundador do movimento “União por Pernambuco”, que buscou unir as forças da direita no estado. No entanto, devido a problemas internos, ele renunciou à presidência: “a direita de Pernambuco precisa amadurecer”, tem sido a fala de Belém em suas matérias.

Diante desse cenário turbulento, muitos acreditam que Pernambuco necessita de uma renovação política urgente. A participação de Luiz Carlos Belém nas eleições pode trazer uma nova perspectiva e contribuir significativamente para o fortalecimento da política conservadora no estado.

O encontro entre Bernardes e Belém sinaliza um novo capítulo na política brasileira, com a expectativa de que o Partido Conservador possa mobilizar apoio e engajamento nas próximas eleições. A população aguarda ansiosamente por mudanças que possam realmente impactar o futuro político do Brasil.

Mês da Voz: rede pública do DF promove ações de cuidado com a saúde vocal

0

Em celebração ao Mês da Voz, comemorado em abril, a Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu uma série de ações voltadas à promoção da saúde vocal. Realizadas em parceria com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), as atividades ocorrem nos dias 22 e 23 de abril, integrando a campanha nacional Amigos da Voz, coordenada pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa).

O tema da edição deste ano, “A sua voz informa”, reforça a importância da voz como instrumento de identidade, comunicação e saúde. A campanha, que está em sua 20ª edição, mobilizou profissionais da rede pública, instituições de ensino e unidades básicas de saúde (UBSs) em todo o DF para ampliar o acesso à informação e ao atendimento especializado. Mais de 13 mil consultas de fonoaudiologia foram realizadas em 2024 pela SES.

Os principais fatores de risco para alterações vocais incluem o uso inadequado da voz, tabagismo, consumo excessivo de álcool, baixa ingestão de água e doenças como refluxo gastroesofágico e hipotireoidismo. A fonoaudióloga da SES-DF, Yonara Strauss, destaca que mesmo condições infecciosas simples, como rinite, sinusite ou inflamações nas amígdalas, podem prejudicar temporariamente a qualidade vocal. “A dinâmica da voz é um forte indicador de saúde. Nosso trabalho nesta campanha é conscientizar a população e os profissionais da rede sobre a importância de escutar o que a voz está nos dizendo”, afirma.

Segundo a especialista, rouquidão persistente deve ser interpretada como sinal de alerta. “Rouquidão não é normal. Pode ser um sintoma de doenças como o câncer de laringe, distúrbios hormonais ou alterações funcionais na produção vocal. A voz é a expressão de quem eu sou e de como estou. Alterações vocais podem refletir desequilíbrios emocionais, musculares ou sistêmicos”, explica.

A campanha conta com apoio da Escola de Música de Brasília (EMB) e universidades do DF que oferecem o curso de Fonoaudiologia. Além dos atendimentos especializados, serão realizadas palestras educativas, oficinas e distribuição de material informativo à população.

“Nos organizamos para atender pacientes com doenças da laringe que aguardam avaliação, priorizando os casos classificados como vermelhos na regulação”, explica o chefe do Serviço de Endoscopia Respiratória do HBDF, Daniel Heyden Boczar. A unidade, referência em laringologia, atua com equipe multidisciplinar composta por 16 médicos, incluindo duas especialistas na área.

Participaram da campanha o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), o Hospital de Base (HBDF) e as UBSs de diversas regiões administrativas também foram mobilizadas, entre elas: UBS 1 de Taguatinga, UBS 2 do Gama, UBSs 1 e 9 de São Sebastião, UBS 4 de Planaltina, UBSs 4, 5 e 6 de Arapoanga e UBS 1 do Jardim Mangueiral.

Cuidados com a voz

– Gritar ou falar muito alto por um longo período pode ser prejudicial para sua voz. O indicado é falar sem fazer força, abrir bem a boca para articular as palavras e usar apoio respiratório.
– O consumo de álcool e o uso de cigarro, incluindo cigarros eletrônicos, além de causar alterações vocais, são prejudiciais à saúde. Evite ficar próximo a fumantes, devido à exposição aos componentes tóxicos e cancerígenos da fumaça do cigarro.
– Beber água regularmente mantém a mucosa que reveste as pregas vocais hidratadas. Esse hábito simples reduz o esforço vocal e favorece uma emissão mais equilibrada.
– Para profissionais da voz, os cuidados vocais devem ser constantes, já que qualquer alteração, mesmo mínima, pode prejudicar a sua atuação.
– Sintomas como cansaço vocal, falhas na voz, voz fraca, pigarro constante e rouquidão merecem atenção. Se houver alteração vocal por mais de 15 dias, procure um fonoaudiólogo especialista em voz e um médico otorrinolaringologista.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Fonte: Agência Brasília

Hospital de Base realiza 75 triagens e 35 exames de laringe em campanha de prevenção a problemas da voz

0

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), por meio do Serviço de Fonoaudiologia do Hospital de Base do Distrito Federal, promoveu nos dias 22 e 23 de abril uma ação especial em alusão ao Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril.

A campanha A sua voz informa integrou o movimento nacional Amigos da voz, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), com apoio da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), da Escola de Música de Brasília e de universidades locais.

Durante os dois dias de evento, foram realizadas 75 triagens e 44 avaliações fonoaudiológicas, além de 35 exames de laringe — sendo 21 em pacientes com regulação de urgência e 14 no público geral. Os atendimentos contaram com equipes da fonoaudiologia, da otorrinolaringologia e da endoscopia respiratória do HBDF. Além disso, foram oferecidas orientações sobre cuidados com a voz, visando a prevenção de doenças vocais, especialmente entre aqueles que utilizam intensamente a voz no dia a dia, como professores, cantores e operadores de telemarketing.

No dia 22, os pacientes que se encontravam no ambulatório acompanharam a apresentação musical do cantor Abel Marcks e do sanfoneiro Alexandre Machado, com canções populares diversas.

Elizabeth Marra, professora recém-aposentada com mais de 30 anos de serviço, foi uma das pessoas chamadas para atendimento pela otorrinolaringologia. Ao ser examinada pela otorrinolaringologista Daniela Prust, descobriu que a situação não indicava mais cirurgia.

“Fiquei muito aliviada. Nas consultas anteriores, a única indicação era cirurgia, mas hoje fui muito bem atendida e continuo sendo. Gostei bastante do resultado”, disse. “Mesmo quem não é operador da voz como professores, cantores, palestrantes, mas faz uso constante dela, precisa estar atento. Doenças vocais podem surgir a qualquer momento, independentemente da profissão”, alerta. Elizabeth foi encaminhada para seguir o atendimento com a fonoaudiologia, para curar o problema de rouquidão. “Agora vou tentar restabelecer os danos causados por esses 30 anos de uso intenso da voz”, concluiu.

*Com informações do IgesDF

Fonte: Agência Brasília

Taekwondo paralímpico: Brasil encerra torneio em Taiwan com 4 medalhas

0

O taekwondo paralímpico brasileiro concluiu sua participação no President’s Cup, em Taiwan, com quatro medalhas, todas conquistadas por mulheres. Uma delas foi o ouro obtido pela mineira Ana Carolina Moura, campeã em Paris 2024 na categoria até 65 quilos. Nesta sexta-feira (25), último dia da competição, Carol reeditou a final dos Jogos de Paris contra a francesa Djelika Diallo. Mais uma vez, a brasileira saiu vitoriosa e assegurou o topo do pódio, o primeiro do ciclo paralímpico para Los Angeles 2028. O torneio em Taiwan serve de preparação para o Campeonato Mundial de Taekwondo, em novembro.

Quem também chegou na final dos 65 kg foi a paulista Débora Menezes, após vitória sobre a turca Melis Turk na semi. No entanto, na luta decisiva pelo ouro, a brasileira foi superada pela mexicana Fernanda Vargas, e acabou com a prata.  


seleção brasileira de para taekwondo encerrra  President’s Cup com quatro medalhas, uma delas de ouro conquistada por Ana Carolina Moura, em 25/04/2025
seleção brasileira de para taekwondo encerrra  President’s Cup com quatro medalhas, uma delas de ouro conquistada por Ana Carolina Moura, em 25/04/2025

Além do ouro de Carol Moura, a delegação brasileira subiu outras três vezes ao pódio: Débora Menezes e Silvana Fernandes foram prata, e Maria Eduarda Stumpf ficou com bronze – Divulgação/CPB

Outra finalista em Taiwan foi a pernambucana Silvana Fernandes, bronze em Paris. No entanto, na última luta, a brasileira perdeu para a chinesa Yuije Li e terminou com a prata. Antes, Silvana havia vencido a compatriota Maria Eduarda Stumpf, na semifinal. Como não há disputa pelo terceiro lugar, Maria Eduarda ficou com a medalha de bronze.  

A delegação brasileira contou com oito atletas em Taiwan. Além das medalhistas, também competiram Gustavo Antony Ruppel,Fabricio Marques, Joel Gomes e Claro Lopes.

Fonte: Agência Brasil

Incêndio florestal em Nova Jersey pode se tornar o maior do estado

0

Um incêndio florestal extenso em Pinelands, em Nova Jersey, próximo a cidades litorâneas do Oceano Atlântico, pode se tornar o maior do estado em cerca de 20 anos, já tendo consumido cerca de 4.700 hectares, informaram autoridades. 

O incêndio florestal de Jones Road se espalhou em menos de 24 horas e estava 30% contido, disse o Serviço de Bombeiros de Nova Jersey em postagem na rede X. Acrescentou que o fogo não está mais ameaçando áreas povoadas.

O incêndio pode se tornar o maior de Nova Jersey em cerca de 20 anos, informou Shawn LaTourette, comissário de proteção ambiental do estado. Um incêndio em maio de 2007 na mesma área consumiu cerca de 6.900 hectares.

A vice-governadora Tahesha Way decretou estado de emergência nessa quarta-feira, já que o governador Phil Murphy está em viagem ao exterior.

“Neste momento, não houve perda de vidas e nenhuma casa foi danificada”, disse Way no X na manhã dessa quarta.

Até agora, em 2025, Nova Jersey teve quase o dobro de incêndios florestais do que o normal, com 662 incêndios florestais queimando 6.700 hectares.

O incêndio começou na terça-feira na Greenwood Forest Wildlife Management Area, perto dos municípios de Lacey, Ocean e Barnegat, no condado de Ocean, aproximadamente na metade do caminho entre Asbury Park e Atlantic City. A área, com população estimada de 64 mil habitantes, fica a cerca de 24 quilômetros da costa do Oceano Atlântico.

Os moradores foram forçados a deixar suas moradias na terça-feira, mas as ordens de retirada foram suspensas ontem. Além disso, um trecho da Garden State Parkway, uma importante rodovia norte-sul, foi fechado na terça-feira, mas reaberta nessa quarta.

A causa do incêndio continua sendo investigada, e não há um cronograma para a contenção total.

Espera-se que o fogo continue a queimar por vários dias até que chova, disseram os bombeiros de Nova Jersey.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Fonte: Agência Brasil