Início Site Página 1022

Dia das Mães: gasto médio com presente deve ser de R$ 298, diz Sebrae

0

O gasto médio com presentes para o Dia das Mães, nos pequenos negócios, deverá ser de R$ 298,20, segundo estimativa divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – São Paulo (Sebrae-SP). O valor, já descontada a inflação, é 3,5% superior ao gasto, em média, para a mesma data comemorativa, no ano passado.

De acordo com o levantamento, os consumidores ouvidos disseram que pretendem comprar cosméticos (apontados por 47% dos entrevistados), produtos de vestuário (41%), chocolates (35%), flores (35%) e bijuterias e acessórios (27%).

Segundo a pesquisa, a maioria (59%) dos consumidores de pequenos negócios pretende desembolsar mais em 2025 em relação a 2024; já 24% têm intenção de manter os gastos no mesmo nível do ano passado; 16% disseram que gastarão menos; enquanto 1% afirmou não ter comprado nada para a data em 2024.

“Uma boa notícia para os pequenos negócios é o fato de 59% dos consumidores estarem dispostos a desembolsar mais este ano no Dia das Mães do que na mesma data do ano passado, bem como o aumento real de 3,5% dos gastos em igual comparação. Isso é um sinal de que a economia está aquecida, apesar de a inflação, principalmente de itens alimentícios, ter pressionado o poder de compra da população nos últimos tempos”, disse a coordenadora de pesquisas do Sebrae-SP, Carolina Fabris Ferreira.

A pesquisa foi elaborada a partir de duas sondagens. Uma com consumidores, pessoas físicas, foi feita por e-mail, pelo Instituto Consulting do Brasil entre 26 de março e 8 de abril de 2025. A segunda, com empreendedores, foi realizada por telefone, pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

Fonte: Agência Brasil

Deputado Gilvan da Federal tem mandato suspenso por três meses 

0

Por 15 votos favoráveis e quatro contrários, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu nesta terça-feira (6) afastar o deputado federal Gilvan da Federal (PL-ES) do mandato por três meses.

O deputado foi representado pela direção da Casa devido a “declarações gravemente ofensivas, difamatórias e desonrosas contra a deputada licenciada Gleisi Hoffmann. 

Durante reunião da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, no dia 29 de abril, o deputado se referiu à deputada dizendo “que devia ser uma prostituta do caramba”.

Segundo o relator da proposta, deputado Ricardo Maia (MDB-BA), a atitude de Gilvan foi incompatível com o decoro parlamentar. 

“Os fatos vão além de uma simples divergência política ou de um embate retórico acalorado”, considerou Maia. “As manifestações ultrapassam os limites da liberdade de expressão parlamentar, com ataques pessoais e desqualificação moral, por meio de termos ofensivos e desrespeitosos, que ferem a dignidade das autoridades atingidas e comprometem os valores institucionais da Câmara dos Deputados”, disse o relator.

O relatório diz ainda que a punição é uma medida cautelar proporcional e necessária para conter abusos “que afrontam a função representativa, desmoralizam o Parlamento e ameaçam a integridade do processo legislativo”.

Inicialmente, a punição pedida pela Mesa Diretora da Casa determinava o afastamento cautelar do mandato por seis meses. Mas o relator recomendou a suspensão por três meses. Segundo Maia, a pena traduz uma resposta firme e simbólica à gravidade dos fatos. 

“Trata-se de medida legítima, proporcional e necessária, que visa preservar a dignidade da representação parlamentar e zelar pela integridade da instituição legislativa perante o povo brasileiro”, argumentou.

A decisão da Comissão será encaminhada para a mesa diretora da Casa, que definirá o início da punição.

Defesa

Em sua defesa, o deputado Gilvan disse que o processo era inepto, pois não havia citado diretamente a deputada. Gilvan argumentou ainda que o pedido de afastamento foi feito de forma açodada 

“Instaurou-se um processo sancionador, desprovido de provas cabais a demonstrar a quebra de decoro do Reclamado, consubstanciadas unicamente em indícios que maculam a finalidade do objetivo traçado”, disse.

Durante a sessão, o deputado disse ainda que mudaria o comportamento. “Aquela mudança de comportamento que me comprometi já comecei a fazer aqui no Conselho de Ética”, disse.

Outros casos 

Gilvan já foi agente de outros atos violentos. Durante outra sessão da Comissão de Segurança Pública, na Câmara dos Deputados, o parlamentar desejou a morte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A declaração foi feita ao comentar a ausência de provas acerca dos planos de assassinatos de Lula, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em 2022. O plano foi descrito em denúncia oferecida pela PGR contra acusados de tentativa de golpe de Estado, em fevereiro deste ano.

O episódio levou a Advocacia-Geral da União (AGU) a encaminhar uma notícia de fato à Polícia Federal (PF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando providências cabíveis contra o deputado.

Fonte: Agência Brasil

CGU assume processos administrativos instaurados pelo INSS

0

A Controladoria-Geral da União (CGU) chamou para si a responsabilidade por apurar eventuais irregularidades administrativas cometidas por 12 organizações civis (veja a lista abaixo) suspeitas de se apropriar, ilegalmente, de parte das aposentadorias e pensões pagas a milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A avocação (instrumento jurídico que permite a transferência de atribuições de um órgão para outro) dos processos administrativos de responsabilização que o INSS instaurou nesta segunda-feira (5) foi comunicada ao novo presidente do instituto, Gilberto Waller Júnior, por meio de ofício assinado pelo Secretário de Integridade Privada da CGU, Marcelo Pontes Vianna.

O documento foi encaminhado a Júnior nesta segunda-feira, mesmo dia em que o corregedor-geral substituto do INSS, José Alberto de Medeiros Landim, resolveu instaurar os processos administrativos de responsabilidade (PAR) individuais e designar os servidores responsáveis por apurar os atos de 12 das associações, sindicatos e entidades de classe autorizadas a cobrar suas mensalidades associativas diretamente dos benefícios previdenciários que seus filiados recebem do INSS.

No ofício que enviou ao presidente do instituto, Vianna afirma que, após analisar o caso envolvendo as irregularidades apontadas pela Polícia Federal (PF) e pela CGU no âmbito da Operação Sem Desconto, deflagrada no último dia 23, a Secretaria de Integridade Privada verificou a “necessidade de atuação excepcional deste órgão central [CGU], tendo em vista a repercussão e relevância da matéria.”

> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

“Desta feita, a avocação dos referidos procedimentos afigura-se como a medida mais apropriada, de modo a garantir a uniformidade, harmonia e coesão do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal”, acrescenta o secretário ao determinar que o INSS forneça, imediatamente, todos os documentos e provas já reunidos sobre o tema, bem como “quaisquer outros procedimentos investigativos em andamento relacionados às irregularidades mencionadas”.

Deflagrada no último dia 23, a chamada Operação Sem Desconto, da PF e da CGU, revelou um esquema de descontos ilegais nos benefícios previdenciários pagos a milhões de aposentados e pensionistas ao longo dos últimos anos.

O dinheiro cobrado era repassado a uma parte das associações, sindicatos ou entidades para as quais o INSS descontava, diretamente dos benefícios previdenciários, as mensalidades associativas que milhões de aposentados e pensionistas pagam para se filiar a essas organizações sociais, em troca de uma série de benefícios, como descontos em produtos e serviços.

O problema é que, segundo a CGU e o próprio INSS, muitos dos beneficiários da Previdência Social que tinham o valor deduzido de seus benefícios afirmam não ter autorizado os descontos, chegando a garantir que sequer conheciam as entidades.

Conforme a PF e a CGU, a Operação Sem Desconto foi motivada pelo aumento expressivo do número de autorizações para dedução das mensalidades associativas de aposentadorias e pensões. Em 2016, R$ 413 milhões foram descontados dos benefícios previdenciários. Em 2017, R$ 460 milhões. Em 2018, R$ 617 milhões. Em 2019, R$ 604 milhões. Em 2020, em meio à pandemia da covid-19, o valor caiu para R$ 510 milhões. Em 2021, o total voltou a subir, atingindo R$ 536 milhões. Em 2022, foram R$ 706 milhões. Em 2023, R$ 1,2 bilhão. E, no ano passado, R$ 2,8 bilhões.

As reclamações também aumentaram na mesma proporção. Só de janeiro de 2023 a maio de 2024, o INSS recebeu mais de 1,163 milhão de pedidos de cancelamento de cobranças. A maioria, com a justificativa de que não tinham sido autorizados pelos beneficiários ou por seus representantes legais.

A revelação das investigações resultou, de imediato, no afastamento de outros quatro dirigentes da autarquia vinculada ao Ministério da Previdência Social e de um policial federal lotado em São Paulo. Posteriormente, o então ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a quem o INSS estava subordinado e que indicou Stefanutto para dirigir a autarquia, também deixou o comando da pasta.

No rastro da operação, a Advocacia-Geral da União (AGU) criou um grupo especial para propor medidas judiciais e administrativas com o objetivo de recuperar o prejuízo, ressarcir os beneficiários do INSS e propor novas medidas contra fraudes. Por decisão judicial, mais de R$ 1 bilhão em bens patrimoniais dos investigados estão bloqueados para, eventualmente, reparar parte dos danos. 

Veja a lista das organizações civis suspeitas de irregularidades:

  1. Associação de Suporte Assistencial e Beneficente para Aposentados, Servidores e Pensionistas do Brasil (Asabasp)
  2. APPN Benefícios – Aapen (ABSP)
  3. Associação dos Aposentados e Pensionistas dos Regimes Geral da Previdência Social (Aapps Universo)
  4. Associação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (AAPB)
  5. Associação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Asbrapi)
  6. Centro de Estudos dos Benefícios dos Aposentados e Pensionistas (Cebap)
  7. União Nacional de Auxílio aos Servidores Públicos (Unaspub)
  8. Associação no Brasil de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Apbrasil)
  9. Associação de Aposentados Mutualista para Benefícios Coletivos (Ambec)
  10. Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA)
  11. Caixa de Assistência aos Aposentados e Pensionistas (Caap)
  12. Associação de Proteção e Defesa dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas (Apdap Prev (Acolher)

Fonte: Agência Brasil

STF forma maioria para tornar réus mais sete por trama golpista

0

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta terça-feira (6) para tornar réus mais sete denunciados pela trama golpista durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Até o momento, três dos cinco ministros do colegiado votaram para aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o núcleo 4 da trama, formado por militares do Exército e um policial federal, que são acusados de organizar ações de desinformação para propagar notícias falsas sobre o processo eleitoral e ataques virtuais a instituições e autoridades.

Os votos foram proferidos pelos ministros Alexandre de Moraes, relator, Flávio Dino e Luiz Fux. Faltam os votos de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Os denunciados pela PGR no núcleo 4 são:

  • Ailton Gonçalves Moraes Barros (major da reserva do Exército);
  • Ângelo Martins Denicoli (major da reserva do Exército);
  • Giancarlo Gomes Rodrigues (subtenente do Exército);
  • Guilherme Marques de Almeida (tenente-coronel do Exército);
  • Reginaldo Vieira de Abreu (coronel do Exército);
  • Marcelo Araújo Bormevet (policial federal);
  • Carlos Cesar Moretzsohn Rocha (presidente do Instituto Voto Legal)

 

Fonte: Agência Brasil

CLDF aumenta premiação para filmes locais no Festival de Brasília

0

Os filmes em longa-metragem e os curtas-metragens brasilienses que vencerem o 27º Troféu Câmara Legislativa, este ano, receberão um total de R$ 298 mil em prêmios – um aumento de R$ 58 mil em relação à edição passada. Além disso, serão cinco longas e dez curtas na competição, que ganhará mais um dia de exibição no Cine Brasília, de 15 a 19 de setembro próximo.

O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (6) durante coletiva de imprensa na qual foi lançado o 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, com início marcado para o dia 12 de setembro. Os títulos do Distrito Federal selecionados para disputar o Troféu Câmara Legislativa serão apresentados na Mostra Brasília, que integra a programação oficial do Festival.

Representante do Comitê Gestor do Troféu Câmara Legislativa, Claudinei Pirelli exaltou a parceria da CLDF com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal que completa 29 anos. Ele acrescentou que o edital detalhando as novidades da premiação específica para o audiovisual local será publicado nos próximos dias. Contudo, enfatizou, quem desejar já pode se inscrever pelo site do Festival de Brasília (leia mais abaixo).

 

O coodenador do Comitê Gestor do Troféu Câmara Legislativa, Claudinei Pirelli. Foto: Ângelo Pignaton/ Agência CLDF

Pirelli ainda comemorou a volta do Fest Brasília para o mês de setembro, após edições em outras datas. Além disso, destacou que o certame é “ponta de lança da cultura da cidade aos olhos do Brasil e do mundo”. Criado cinco anos após a inauguração da Capital, o Festival está completando seis décadas. “Em nome da Câmara Legislativa, agradeço à Secretaria de Cultura a possibilidade de estarmos juntos, mais uma vez, para fortalecer o cinema de Brasília”, afirmou.

À frente da pasta da Cultura, Cláudio Abrantes também salientou a parceria com a CLDF e definiu o conceito do Festival de Brasília: “Continuidade e sustentabilidade”. Entre outros pontos, informou que será realizado concurso público para a escolha do projeto do Anexo do Cine Brasília – bem como a abertura de edital para a compra de um projetor 4K para a Sala Vladimir Carvalho –, “que é o único cinema público atuando efetivamente no país”.

Juntamente com Abrantes e Pirelli, participaram da coletiva, João Eduardo, em nome do BRB, patrocinador master do certame, e Sara Rocha, coordenadora geral do 58º Festival de Brasília, que este ano terá mais filmes e mais dias de competição. Ela comunicou que a programação completa será divulgada no dia 20 de agosto. Na mesma data serão conhecidos os títulos que concorrerão ao 27º Troféu Câmara Legislativa.

 

O secretário de Cultura do DF, Cláudio Abrantes. Foto: Ângelo Pignaton/ Agência CLDF

Inscrições

Seguindo as normas da competição, a inscrição para o Troféu Câmara pode ser feita em formulário disponível na página do 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Caso o filme seja produzido no Distrito Federal e atenda aos requisitos e termos da Mostra Brasília, o proponente deverá optar, assinalando em um dos campos, entre participar do processo seletivo apenas da Mostra Brasília, somente da Competitiva Nacional, ou de ambas.

Caso o candidato escolha participar simultaneamente dos dois processos e tenha a obra selecionada para a Mostra Competitiva Nacional, o filme receberá o respectivo cachê e disputará os Troféus Candango, deixando de fazer parte da Mostra Brasília e de concorrer aos prêmios do Troféu Câmara Legislativa.

Fonte: Agência CLDF

Goiás Social abre edição itinerante em Padre Bernardo

0
Gracinha Caiado abre o Goiás Social em Padre Bernardo
Gracinha Caiado abre edição itinerante do Goiás Social na semana do aniversário de Padre Bernardo (Foto: Romullo Carvalho)

Foi em tom de celebração pelos 61 anos de emancipação política do município que a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, abriu a edição itinerante do Goiás Social em Padre Bernardo, no Entorno do Distrito Federal (DF), nesta terça-feira (6/5).

“Nada melhor que comemorar com atendimentos à população. Não vamos deixar ninguém para trás”, enfatizou ela, durante o evento que marcou o início da programação de dois dias com serviços gratuitos.

Gracinha entregou benefícios sociais e foi condecorada com o título de cidadã padre-bernardense. “Vim trazer o Goiás Social e sou surpreendida como cidadã de Padre Bernardo. Quando recebo um título como esse sinto que minha responsabilidade com a cidade cresce”, declarou, ao agradecer a honraria.

Ainda durante o evento, a primeira-dama confirmou que o Governo de Goiás irá construir mais 27 unidades habitacionais a custo zero no município, que já recebeu 32 moradias na mesma modalidade em 2023.

O prefeito de Padre Bernardo, Joseleide Lázaro, citou o alinhamento entre as gestões municipal e estadual. Para ele, esse olhar na mesma direção traz progresso e qualidade de vida para as pessoas. “A gente tem que se espelhar no que está dando certo, e Goiás está nesse rumo”, afirmou. “Isso é trabalhar em parceria, pensando sempre com empatia lá na ponta, para atender os distritos e a zona rural”, completou.

Já a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Andressa Franciele, deu testemunho sobre os avanços proporcionados pelos programas sociais do Governo de Goiás. “Recebia em média 50 pedidos de cesta básica por dia, e era uma luta para conseguir atender todos. Com o Mães de Goiás, as nossas mães hoje têm dignidade, recebem o cartão, vão ao mercado e fazem as compras para seus filhos”, relatou.

A dona de casa Carmelita Pereira chegou logo cedo ao Goiás Social, junto com quatro netos. “Vim por causa dos exames de vista”, explicou ao relatar as queixas das crianças em enxergar. A avó classificou o Goiás Social como um evento “muito importante” porque oferece atendimentos gratuitos para pessoas de baixa renda.

Estrutura Padre Bernardo

A estrutura do Goiás Social está montada ao lado do Hospital Municipal Márcia Maria Gonzaga, no Setor Vila Maria. Os estandes de órgãos públicos estaduais e municipais permanecem abertos à população até as 12h de quarta-feira (7/5).

Estandes de órgãos públicos estaduais e municipais permanecem abertos à população até as 12h de quarta-feira

Entre os serviços oferecidos estão emissão de documentos, vacinação, exames oftalmológicos, atendimentos de saúde, assistência jurídica e inscrições para cursos profissionalizantes.

No local, o Governo de Goiás repassa aos beneficiários cartões dos programas Mães de Goiás, Dignidade e Goiás por Elas, entre outros. A Prefeitura de Padre Bernardo, que é parceira do evento, e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) também realizam atendimentos.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Portugal: número de brasileiros irregulares é irrisório, diz embaixada

0

A Embaixada do Brasil em Portugal informou, nesta terça-feira (6), que é “irrisório” o número de brasileiros que devem ser notificados para deixar o país europeu, segundo informações repassadas pelo governo português.

A representação brasileira em Lisboa tem mantido contato com autoridades locais e terá uma reunião para discutir a situação dos brasileiros imigrantes em situação irregular 

No último sábado (3), o governo português anunciou que 18 mil imigrantes sem autorização seriam notificados para deixar Portugal em 20 dias, sendo 4,5 mil ainda nesta semana. Caso não abandonem o país, a legislação local permite a detenção dos imigrantes.  

Portugal tem a segunda maior comunidade de brasileiros fora do país, perdendo apenas para os Estados Unidos. São 513 mil brasileiros vivendo no pequeno país europeu, segundo dados do Itamaraty de 2023. É a maior comunidade estrangeira dentro de Portugal.  

O ministro da Previdência de Portugal, António Leitão Amaro, disse que “quem não cumprir a ordem terá de ser afastado coercivamente”, mas lamentou a dificuldade de executar deportações, alegando a necessidade de “aprovar novo regime mais rápido e eficaz” para expulsão de imigrantes.

O anúncio ocorreu em meio à campanha eleitoral em Portugal, com votação prevista para o próximo dia 18 de maio. A oposição acusa o governo de usar essa medida como cálculo eleitoral, apelando para o discurso que culpa os imigrantes pelos problemas do país, prática disseminada nos países europeus.  

A Casa do Brasil de Lisboa, associação que apoia imigrantes brasileiros em Portugal, protestou contra a decisão do governo local de acelerar processos de deportação em meio à campanha eleitoral.  

“Fica a pergunta se, mais uma vez, não estão a utilizar a imigração como bode expiatório e uma cortina de fumaça para os problemas reais do nosso país”, comentou a presidente da Casa do Brasil de Lisboa, Ana Paula Costa.  

*Colaborou Renata Martins 

Fonte: Agência Brasil

Safra de café deve crescer 2,7% e chegar a 56 milhões de sacas em 2025

0

A produção de café no Brasil deverá crescer 2,7% na safra 2025, na comparação com o volume registrado no ano anterior. Com isso, a expectativa é de uma colheita de 55,7 milhões de sacas.

Caso as previsões sejam confirmadas, será “o maior já registrado para um ano de baixa bienalidade, superando em 1,1% a colheita registrada em 2023”, conforme o 2º Levantamento da Safra de Café 2025, divulgado nesta terça-feira (6) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Em termos de área total destinada a esta produção, o aumento estimado é 0,8%, chegando a 2,25 milhões de hectares.

“A área em produção deve registrar uma queda de 1,4%, estimada em 1,86 milhão de hectares, enquanto a área em formação tende a apresentar um incremento de 12,3%, movimento esperado para anos de bienalidade negativa”, informou a Conab.

>>Produção de café cria alternativa ao desmatamento em Rondônia

De acordo com a companhia, o resultado estimado na safra total se deve, principalmente, à recuperação de 28,3% nas produtividades médias das lavouras do café conilon, também conhecido como robusta.

A expectativa para esta espécie é de um total de 18,7 milhões de sacas, o que representa recorde da série histórica da Conab.

“Este resultado se deve, sobretudo, à regularidade climática durante as fases mais críticas das lavouras, que beneficiaram floradas positivas, e a boa quantidade de frutos por rosetas”, destacou a companhia.

Já a expectativa de produção para o café arábica, espécie mais afetada pela bienalidade, é redução de 6,6% na colheita, com previsão de uma safra em torno de 37 milhões de sacas.

“Em Minas Gerais, estado com maior área destinada para a produção de arábica, é esperada uma colheita de 25,65 milhões de sacas”, informa o levantamento ao lembrar que, entre abril e setembro do ano passado, houve um longo período seco, o que causou instabilidade nas lavouras.

Fonte: Agência Brasil

PF investiga fraudes contra o INSS em Minas Gerais

0

Policiais federais prenderam, na manhã desta terça-feira (6), três pessoas suspeitas de fraudar benefícios previdenciários pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em um suposto esquema que funcionava há quase 20 anos, causando um prejuízo aos cofres públicos que pode superar os R$ 11,5 milhões.

Além dos três mandados judiciais de prisão preventiva expedidos pela 3ª Vara Criminal da Justiça Federal, os agentes realizaram buscas e apreenderam documentos e equipamentos eletrônicos em oito endereços de Belo Horizonte, Contagem e Betim, em Minas Gerais. As identidades dos investigados não foram divulgadas.

Segundo a Polícia Federal (PF), os investigados falsificavam documentos como certidões de nascimento, documentos de identidade e comprovantes de residência para, assim, fraudar o INSS, recebendo benefícios assistenciais pagos a pessoas fictícias, criadas pelos membros do grupo com o uso dos documentos falsos.

Ainda de acordo com a PF, o esquema contava com a ajuda de idosos que se passavam pelos supostos beneficiários do INSS. Ao menos dez idosos que receberam os proventos liberados pelo instituto a 40 pessoas fictícias já foram identificados. 

A operação foi batizada de Egrégora e contou com a participação de servidores da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social, do Ministério da Previdência Social.

Nota

Em nota, o Ministério da Previdência Social acrescentou que a maioria das fraudes já identificadas envolvia recursos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) – benefício assistencial equivalente a um salário mínimo (R$ 1.518) que o INSS destina, mensalmente, a pessoas a partir dos 65 anos de idade ou às que têm alguma deficiência, independentemente de suas idades e que comprovem não ter condições financeiras para se manter.

A ação ocorre duas semanas após a PF e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrar a Operação Sem Desconto, revelando um esquema de descontos ilegais nos benefícios previdenciários pagos a milhões de aposentados e pensionistas ao longo dos últimos anos.

O dinheiro cobrado era repassado, a parte das associações, sindicatos ou entidades de classe que o INSS autorizou a cobrar as mensalidades associativas diretamente dos benefícios previdenciários de seus associados. O problema é que, segundo a CGU e o próprio instituto, muitos dos aposentados e pensionistas que tinham o valor deduzido afirmam não ter autorizado o desconto, chegando mesmo a garantir que sequer conheciam as entidades.

Deflagrada no último dia 23, a Operação Sem Desconto resultou, de imediato, na exoneração do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e no afastamento de outros quatro dirigentes da autarquia vinculada ao Ministério da Previdência Social e de um policial federal lotado em São Paulo. Em meio à repercussão do caso, o então ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a quem o INSS estava subordinado e que indicou Stefanutto para dirigir a autarquia, deixou o comando da pasta.

>>Após escândalo no INSS, Carlos Lupi pede demissão do cargo

Depois do escândalo vir a público, o INSS suspendeu os acordos de cooperação técnica com todas as associações, sindicatos e entidades autorizadas a oferecer a aposentados e pensionistas a possibilidade de descontar diretamente de seus benefícios previdenciários os valores de filiação.

Com a suspensão dos acordos, os descontos automáticos de milhões de beneficiários foram suspensos. O INSS e órgãos de controle estão apurando o quanto de dinheiro foi deduzido ilegalmente e quantos aposentados foram prejudicados pelo esquema criminoso.

No rastro da Sem Desconto, a Advocacia-Geral da União (AGU) criou um grupo especial para propor medidas judiciais e administrativas com o objetivo de recuperar o prejuízo, ressarcir os beneficiários do INSS e propor novas medidas contra fraudes. Por decisão judicial, mais de R$ 1 bilhão em bens patrimoniais dos investigados estão bloqueados para, eventualmente, reparar parte dos danos.

Fonte: Agência Brasil

Varjão comemora 22 anos com homenagem às mulheres trabalhadoras

0

Nesta terça-feira (6), às 19h, a comunidade do Varjão celebra 22 anos de história com um evento especial dedicado às mulheres trabalhadoras da região. A solenidade, que contará com homenagens e depoimentos inspiradores, será um momento de valorização da força feminina que impulsiona o desenvolvimento local. O aniversário acontecerá na Casa de Cultura do Varjão.

O evento é de iniciativa do deputado distrital Martins Machado (Republicanos), reafirmando seu compromisso com a comunidade e destacando o papel essencial das mulheres no crescimento do Varjão. “Tenho tido o privilégio de contribuir com ações sociais e destinação de emendas para a região. É justamente por reconhecer a importância do trabalho dessas mulheres que faço questão de estar presente neste momento tão significativo”, afirma o parlamentar.

 

A solenidade é de iniciativa do deputado Martins Machado. Foto: Rinaldo Morelli/ Agência CLDF

Durante o evento, histórias de superação e perseverança serão compartilhadas por moradoras que, com coragem e dedicação, transformam diariamente a realidade do Varjão. Além das homenagens, o encontro será um espaço para refletir sobre os desafios enfrentados pelas mulheres trabalhadoras e discutir políticas públicas voltadas à promoção da igualdade de oportunidades, educação, saúde, segurança e direitos trabalhistas.

Martins Machado ressalta que o fortalecimento das mulheres é essencial para uma sociedade mais justa e inclusiva. “Estou comprometido em trabalhar junto com a comunidade para garantir o bem-estar e o empoderamento feminino. A participação de todos é fundamental para alcançarmos esses avanços”, conclui. Ele convida todos a celebrarem não apenas o aniversário do Varjão, mas também o protagonismo feminino na construção de uma cidade mais próspera.

O evento é aberto à comunidade e será transmitido pela TV Câmara Distrital no Youtube e pelos canais 9.3 (aberto), 11 (Claro) e Vivo (9). 

Dados da região
O Varjão é a menor região administrativa do Distrito Federal, com 162,94 hectares, o que equivale a 1,63 km². Ele fica dentro de outra RA, o Lago Norte, e conta com uma população de 9 mil pessoas, sendo 53% mulheres. Os dados são da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios Ampliada de 2024, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPE-DF).

O local começou a ser povoado em 1960, principalmente por famílias que praticavam agricultura de subsistência. As terras eram do Governo do Distrito Federal e foram ocupadas de forma irregular. Em 1991, a população conquistou o direito de permanecer no espaço, com a criação da Vila Varjão por meio do Decreto-Lei 13.132/1991. Até que, no dia 6 de maio de 2003, o Varjão foi oficialmente considerado uma região administrativa, por meio da Lei 3.153/2003.

Sessão solene: Homenagem às mulheres trabalhadoras e celebração do 22º aniversário da Região Administrativa do Varjão
Data: 6 de maio
Horário: 19h
Local: Casa de Cultura do Varjão (Quadra 2, Conjunto B)

Ana Teresa Malta – Agência CLDF *Com informações da assessoria de imprensa do deputado Martins Machado

Fonte: Agência CLDF