Início Site

Brasil sobe para 5º no ranking da Fifa e será cabeça de chave na Copa

0

A seleção brasileira subiu duas posições e passou a ocupar a quinta posição no ranking da Fifa, atualizado nesta quarta-feira (19). A Amarelinha será a cabeça de chave 5 na Copa do Mundo de 2026.  Além do Brasil, outras oito seleções serão cabeças de chave conforme o posicionamento no ranking: Espanha (1), Argentina (2), França (3), Inglaterra (4), Portugal (6), Holanda (7), Bélgica (8) e Alemanha (9). Como países-sede da competição, Canadá, México e EUA também estão assegurados como cabeças de chave.

A primeira fase do Mundial reunirá pela primeira vez 48 seleções divididas em 12 grupos de quatro equipes cada um. Até a última edição em 2022 (Catar), eram 32 países participantes, distribuídos em oito grupos de quatro.

O sorteio das chaves da Copa de 2026 ocorrerá 5 de dezembro, às 14h (horário de Brasília), em Washington D.C. (Estados Unidos). Serão ao todo quatro potes com 12 seleções cada. No pote 1 estarão os nomes dos nove primeiros colocados no ranking da Fifa e os três países-sede do Mundial. Os demais potes também são formados de acordo com a colocação no ranking, sendo que o pote 4 pode receber as seleções classificadas na repescagem mundial e europeia.

A abertura do Mundial está programada para em 11 de junho de 2026, no estádio Azteca, na Cidade do México, e a final em 19 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA).

Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30 

Sorteio dos grupos do Mundial

Pote 1 – México, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha;

Pote 2 – Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Senegal, Japão, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália;

Pote 3 – Noruega, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Costa do Marfim, Tunísia, Catar, Uzbequistão, Arábia Saudita, África do Sul e Panamá;

Pote 4 – Jordânia, Cabo Verde, Gana, Nova Zelândia, Haiti, Curaçao, Repescagem Uefa 1, Repescagem Uefa 2, Repescagem Uefa 3, Repescagem Uefa 4, Repescagem Mundial 1 e Repescagem Mundial 2.



Fonte: Agência Brasil

Enem 2025: divulgados gabaritos e cadernos de provas do 2º dia

0

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou nesta quarta-feira (19), os gabaritos e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 do segundo dia de aplicação das provas, no domingo (16). O material já está disponível no portal do Inep, na parte de provas e gabaritos.

A publicação está organizada por dia de aplicação regular, pela cor (azul, amarelo, branco, verde, laranja, cinza e roxo) e pelos tipos dos cadernos.

Divulgação antecipada

A divulgação foi antecipada em um dia do previsto inicialmente pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista à imprensa, no domingo.

Os gabaritos seriam conhecidos apenas nesta quinta-feira (20), porém, o Inep identificou relatos de vazamento de questões similares às que caíram no Enem 2025. Por este motivo, a autarquia federal, vinculada ao Ministério da Educação, decidiu tecnicamente anular três questões da prova de domingo.

Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30 

Confira as informações do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil

Live na internet

Em entrevista à TV Ceará, nessa terça-feira (18), o ministro da Educação, Camilo Santana, relatou que, segundo as informações obtidas por ele, uma pessoa que participou de um pré-teste do Enem e divulgou as questões deste processo em uma fala em uma transmissão ao vivo, na internet, dias antes da prova.

“Como alguns milhares de pessoas tiveram acesso à live dessa pessoa, dentro de uma dimensão de mais de 4 milhões de pessoas que fizeram a prova. Mas, para dar garantia de isonomia, nós resolvemos anular as três questões, por uma questão muito mais de prevenção e para dar lisura ao processo do Enem.”

O possível vazamento das perguntas vai ser investigado pela Polícia Federal. “Nós determinamos à Polícia Federal que tomasse todas as medidas legais, também em relação a esse fato e apurasse a confidencialidade desse fato.”

Enem continua válido

O ministro Camilo Santana garantiu que as demais 87 questões do segundo dia de provas do Enem 2025 continuam válidas. “Para garantir que todos não fossem prejudicados por conta dessas três questões, o Inep as anulou, mas continuam valendo todas os outros 87 itens, também a redação e o que foi elaborado e aplicado durante esses dois dias.”

Gabaritos e cadernos de provas

No dia 16 de novembro, os participantes resolveram 90 questões de múltipla escolha. Sendo 45 itens de ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, química e física) e outros 45 de matemática e suas tecnologias.

Os cadernos das provas do segundo dia de aplicação do Enem, também, estão disponíveis com adaptação para o leitor de tela para pessoas com deficiência visual (cegos e com baixa visão).

O Inep explica que, por meio do software NonVisual Desktop Access (NVDA), que captura toda informação de texto, o conteúdo do material é transformado em fala, permitindo a acessibilidade a deficientes visuais.

Os gabaritos e os cadernos de questões também podem ser baixados e lidos com o suporte do Dosvox, um programa que se comunica com o usuário por meio de síntese de voz.

Acertos

O número de respostas certas não corresponde à nota final do candidato. Vale lembrar que para o cálculo das proficiências dos participantes no Enem, o Inep adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI) que considera a coerência das respostas corretas do participante.

Este modelo matemático identifica a consistência da resposta, segundo o grau de dificuldade de cada questão.

Saiba como é calculada a nota do Enem aqui.

Aplicação das provas

As provas do Enem 2025 foram aplicadas no dia 16 em cerca de 165 mil salas, distribuídas em 1.805 municípios de todas as 27 unidades da federação.

De acordo com o ministro da Educação, cerca de 70% dos inscritos confirmados (4,81 milhões) participaram dos dois dias do Enem 2025, em todo o país.

Reaplicação do Enem

As pessoas que faltaram doenças infectocontagiosas ou por problemas logísticos, como, podem pedir para fazer as provas nos dias 16 e 17 de dezembro. Os candidatos de Rio Bonito do Iguaçu (PR), que tiveram a aplicação adiada devido à passagem de um tornado que atingiu o município, têm direito de solicitar a reaplicação das provas do Enem.

Para os casos previstos no edital desta edição do Enem, a solicitação de reaplicação deve ser feita exclusivamente na Página do Participante no site do Inep. O prazo iniciado na segunda-feira (17), se encerra às 12h  (horário de Brasília) desta sexta-feira (21)..



Fonte: Agência Brasil

G20 deve aprovar texto sobre minerais críticos

0

O G20 – grupo das maiores economias do mundo – prevê publicar um texto sobre minerais críticos que reforça a ideia de beneficiar esses produtos em seus países de origem. É um marco sob o ponto de vista de países em desenvolvimento, segundo o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, Philip Fox-Drummond Gough.

Nesta quarta-feira (19), o Ministério das Relações Exteriores realizou coletiva de imprensa, em Brasília, sobre a Cúpula de Líderes do G20, que ocorre no próximo sábado (22) e domingo (23), em Joanesburgo, na África do Sul, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Neste ano, o governo sul-africanos está na presidência do bloco.

O embaixador Gough já está na capital do país nas negociações que antecedem o encontro de alto nível e explicou que minerais críticos são prioridade da presidência da África do Sul. Ele participou da coletiva por videoconferência.


Rio de Janeiro (RJ), 04/12/2023 - O embaixador Philip Fox-Drummond Gough fala sobre o acordo com a União Europeia na Cúpula Social do Mercosul, no Museu do Amanhã. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 04/12/2023 - O embaixador Philip Fox-Drummond Gough fala sobre o acordo com a União Europeia na Cúpula Social do Mercosul, no Museu do Amanhã. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

“É a primeira vez que se consegue um texto sobre isso”, disse, explicando que o documento em negociação traz os princípios que devem ser observados na extração e beneficiamento de minerais críticos.

“Um dos pontos mais importante privilegia o beneficiamento na origem, nos países que extraem esses minerais. Vai em linha com as teses, sobretudo de países em desenvolvimento, que querem fazer o beneficiamento em seus próprios territórios e agregar valor à produção”, acrescentou Gough.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Os minerais críticos são recursos essenciais para setores estratégicos, como tecnologia, defesa e transição energética, cuja oferta está sujeita a riscos de escassez ou dependência de poucos fornecedores. Eles incluem elementos como lítio, cobalto, níquel e terras raras, fundamentais para baterias de veículos elétricos, turbinas eólicas, painéis solares e semicondutores.

O Brasil, por exemplo, possui cerca de 10% das reservas mundiais desses elementos, de acordo com o Instituto Brasileiro da Mineração (Ibram), entidade que representa o setor privado.

No país, pesquisa indica que a busca por minerais necessários para projetos de transição energética já vem causando conflito nas novas frentes exploratórias. Outro estudo mostra que essa procura acelera a crise climática.

Declaração de líderes

O G20 é o principal órgão para cooperação econômica internacional, criado em 1999, reunia apenas ministros de finanças e presidentes de bancos centrais. Com o tempo, ele ganhou também um caráter político e o formato atual já está em nível de chefes de Estado e de governo.

A cúpula será dividida em três sessões, duas no sábado e uma no domingo.

O principal documento do encontro será a declaração de líderes do G20, que está sendo negociada pelos embaixadores. Há entretanto, países que estão se opondo à declaração, em função da ausência dos Estados Unidos na reunião, e defendendo apenas uma carta da cúpula.

De acordo com o embaixador Philip Fox-Drummond Gough, a posição da presidência da África do Sul é que haja, sim, uma declaração e o Brasil apoia “firmemente” essa intenção. “Assim como houve declaração em todas as outras cúpulas”, disse.

Entre os temas que estão sendo negociados está a taxação dos super-ricos, que foi defendida pela presidência brasileira no G20, no ano passado, e deve constar na declaração dessa cúpula. Segundo Gough, o assunto será tratado em um evento paralelo nesta quinta-feira (20), sobre desigualdades, que é ponto importante da presidência da África do Sul.

Ainda de acordo com o embaixador, apesar do caráter também político do G20, a intenção é não ser “muito exaustivo” nas questões políticas globais para evitar que isso atrapalhe na declaração de líderes e no debate econômico-financeiro do grupo.

Nesse sentido, está em negociação uma simplificação no tratamento das questões políticas. Sobre guerras e conflitos, por exemplo, o documento final fala principalmente em princípios e direitos internacionais.

Além da declaração de líderes, também será publicada uma declaração na área financeira que trata de temas como sustentabilidade da dívida pública e facilitação e fomento de investimentos.

Agenda

O presidente Lula desembarca em Joanesburgo na sexta-feira (21) e deve manter encontros bilaterais com outros líderes, inclusive com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. No sábado e no domingo ele participa das sessões do G20.

Também no domingo, à margem do G20, está prevista reunião entre os líderes do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (Ibas). A iniciativa trilateral foi desenvolvida em 2003 no intuito de promover a cooperação entre os países do Sul Global.

Na sequência, Lula embarca para Maputo, capital de Moçambique, onde faz uma visita de trabalho.

Moçambique

Durante entrevista à imprensa, no Itamaraty, o secretário de África e de Oriente Médio, Carlos Sérgio Sobral Duarte, lembrou que, ao assumir o terceiro mandato, em 2023, o presidente deixou claro que retomaria a relação com os países africanos como prioridade da política externa.


Brasília, DF 11/10/2023 O secretário de África e de Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte,  durante entrevista sobre a situação em Israel e na Palestina e do andamento das tratativas do governo para retirada dos brasileiros da região de conflito Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Brasília, DF 11/10/2023 O secretário de África e de Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte,  durante entrevista sobre a situação em Israel e na Palestina e do andamento das tratativas do governo para retirada dos brasileiros da região de conflito Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Em 2023 visitou África do Sul, Angola e São Tomé e Príncipe. Em 2024, esteve no Egito e na Etiópia, bem como recebeu o presidente do Benin em visita oficial. E em 2025, já recepcionou os presidentes de Angola e Nigéria. Além disso, o Brasil sediou, em maio deste ano, uma reunião de ministros de agricultura.

A viagem de Lula a Moçambique se insere nas comemorações de 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países.

É um país que tem uma tradição profunda e extensa no campo da cooperação com o Brasil”, disse o embaixador Duarte. Eles também são parceiros no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e há uma convergência na atuação em foros internacionais.

Moçambique é o maior beneficiário da cooperação brasileira com recursos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) na África, cobrindo áreas diversificadas – saúde, agricultura, educação, formação profissional, entre outros – e envolvendo projetos estruturantes. Durante a visita, deverão ser revisitadas as cooperações em áreas como agricultura, empreendedorismo, saúde, educação e combate ao crime organizado.

Os dois países querem ainda, ampliar o comércio e os investimentos. Nesse sentido, está sendo organizado um fórum empresarial, que deve contar com a presença de 150 a 200 empresários brasileiros e moçambicanos, com painéis sobre agronegócio, indústria e inovação e saúde.

O secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Itamarty, Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto, lembrou que o comércio bilateral com Moçambique é limitado, mas que as relações comerciais do Brasil com os países africanos fazem parte de um “projeto político maior” de aliar cooperação para o desenvolvimento e educação.

“É um projeto político que inclui cooperação, capacitação, educação, promoção comercial e ciência e tecnologia”, disse. “E não impomos regras e condições, propomos a cooperação técnica de acordo com o que esses países querem”, acrescentou o embaixador.

O intercâmbio comercial entre Brasil e Moçambique foi de US$ 40,5 milhões em 2024, com exportações brasileiras totalizadas em US$ 37,8 milhões, e importações de US$ 2,7 milhões.

Os produtos exportados são constituídos, sobretudo, por carnes de aves fresas, congeladas ou resfriadas (41%), produtos de perfumaria ou toucados (4,7%) e móveis e suas partes (5%). Já as importações são compostas por tabaco desqualificado ou desnervado (95%).

No dia 24, em Maputo, está prevista reunião de Lula com o presidente do país, Daniel Chapo, quando deve ser assinado um acordo sobre cooperação entre academias diplomáticas. Outros termos de cooperação técnica estão sendo negociados.

O presidente também participa do encerramento do fórum empresarial e deve receber o título de doutor honoris causa da Universidade Pedagógica de Maputo.

 

Fonte: Agência Brasil

PF não perderá recursos com PL Antifacção, diz relator no Senado

0

Indicado para relatar o projeto de lei (PL) Antifacção no Senado, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) informou à Agência Brasil, nesta quarta-feira (19), que seu relatório não permitirá que a Polícia Federal (PF) perca recursos, apesar de avaliar que o texto aprovado na Câmara está “adequado quanto ao mérito”.

“Vamos verificar o formato, mas a gente já antecipa que não terá nenhum tipo de redução no financiamento da Polícia Federal, que é fundamental para o Brasil.”

Aprovado ontem na Câmara dos Deputados, o substitutivo apresentado pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP) sofreu críticas do governo federal por, entre outros motivos, alterar os critérios para distribuição dos recursos apreendidos do crime organizado, o que, segundo o governo, tira recursos da PF.

O relator do PL Antifacção no Senado avalia, porém, que o texto que veio da Câmara está adequado e que possíveis mudanças devem ser feitas para ajustar a “forma do projeto”.

“É para verificar ajustes de forma; no mérito, ele está adequado ao que o colegiado, aqui no Senado, entende de endurecimento penal, endurecimento na execução das penas, mas é preciso ter um cuidado e uma verificação mais apurada no tocante à forma e à constitucionalidade de alguns pontos”, afirmou o senador.

Alessandro Vieira informou que o Senado vai realizar uma audiência pública, na próxima semana, para discutir o projeto; Em seguida, o texto será relatado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no plenário da Casa. Se sofrer alterações, o PL volta para nova análise na Câmara.

Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30 

Enviado pelo Executivo ao Parlamento, o PL sofreu diversas alterações na Câmara. Entre outras mudanças, o projeto de lei aumenta as penas para membros de facção ou milícia para 20 a 40 anos, podendo chegar a 66 anos para os líderes das organizações criminosas. 

O texto aprovado na Câmara determina ainda que membro de facção deve cumprir, no mínimo, 85% da pena para progressão de regime e proíbe graça, anistia, indulto ou liberdade condicional para membros dessas organizações.

Proteger o debate

Ontem (18), Vieira foi escolhido relator do PL Antifacção pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A opção pelo senador sergipano, segundo Alcolumbre, se deu para “proteger” o debate sobre o tema na Casa.

“Eu gostaria de proteger esse projeto do debate que nós estamos vivenciando, infelizmente, na Câmara dos Deputados, entre situação e oposição. E proteger esse projeto, proteger esse relatório é defender verdadeiramente os brasileiros”, justificou.

Alcolumbre revelou que os senadores da oposição Sérgio Moro (União-PR) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) haviam pedido para relatar o PL, mas ele preferiu escolher Alessandro Vieira, senador tido com perfil mais independente em relação ao governo e à oposição.

Segundo Alcolumbre, Vieira tem uma longa carreira na polícia de Sergipe. “Tem na sua agenda pessoal o combate e a proteção dos brasileiros, enfrentando o crime organizado desde sua origem, em Sergipe, e tem uma larga experiência”, disse.  

O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), comemorou a decisão do presidente do Senado.

“Eu acredito que é a melhor decisão que poderia ter. É a pessoa mais abalizada e mais experiente no combate ao crime organizado que nós temos aqui”, afirmou no plenário.

Na Câmara, a escolha do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, para relatar o PL Antifacção criou atritos entre o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e partidos governistas, que reclamaram que a escolha “contaminou” o debate

A primeira versão do relatório de Derrite previa submeter ações da PF contra o crime organizado a um pedido formal do governador, o que foi visto como uma limitação à atuação da PF. Depois das críticas, o relator recuou e retirou essa previsão. O relatório foi modificado outras vezes e teve, no total, cinco versões diferentes.

Reunião de Chefes dos Poderes

No dia seguinte da aprovação do PL Antifacção na Câmara, os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta, se reuniram na residência oficial do Senado para discutir medidas de enfrentamento ao crime organizado.

“O diálogo permanente e responsável entre os Poderes é essencial para avançarmos, com celeridade e equilíbrio, na análise das propostas que impactam o sistema de justiça e a vida dos brasileiros e das brasileiras”, informou Alcolumbre, em nota.

Fonte: Agência Brasil

Polícia combate Comando Vermelho na Vila Kennedy, no Rio

0

As polícias do Rio de Janeiro fazem nesta quarta-feira (19) mais uma operação contra a facção Comando Vermelho, desta vez na Vila Kennedy, bairro da Zona Oeste da cidade. Até as 10h30, 16 pessoas foram presas e outras duas foram mortas pelos agentes. De acordo com o governo do estado, também foi feita a apreensão de dois fuzis, uma pistola e grande quantidade de entorpecentes.

Durante a incursão pela comunidade, policiais vistoriaram uma escola municipal e encontraram uma sacola com drogas e outros materiais que seriam de integrantes de uma facção.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o material estava em uma área desativada dentro do terreno da escola, fechada por causa da operação.

Aulas suspensas

Outras 15 unidades escolares da região também tiveram o funcionamento afetado pela ação policial. Além disso, duas unidades de saúde suspenderam as atividades.

A ação de hoje é uma continuidade da Operação Contenção, realizada no dia 28 de outubro, que se tornou a mais letal da história, com 121 mortos. Nessa terça-feira (18), outra ação subsequente foi realizada.

 

Fonte: Agência Brasil

STF forma maioria para condenar mais nove réus pela trama golpista

0

A maioria dos ministros da  Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta terça-feira (18) pela condenação de nove réus do Núcleo 3 da trama golpista ocorrida durante governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O placar do julgamento está 3 votos a 0 pela condenação. Votaram nesse sentido o relator, ministro Alexandre de Moraes, e os ministros Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. 

A sessão prossegue para a tomada do último voto, que será proferido por Flávio Dino. 

Os ministros que já votaram também se manifestaram pela absolvição do general de Exército Estevam Theofhilo por falta de provas. 

Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30 

Confira mais informações sobre o assunto na TV Brasil

No decorrer da sessão de hoje, o colegiado passará para a fase de leitura das penas dos condenados, a chamada dosimetria.

O núcleo é composto por nove militares do Exército e um policial federal. Os acusados são conhecidos como “kids-pretos”, militares que integraram o grupamento de forças especiais do Exército. Eles são acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de planejar ações táticas para efetivar o plano golpista e tentar sequestrar e matar o ministro Alexandre de Moraes, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os acusados foram condenados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Exceto no caso de Márcio Nunes de Resende Júnior e Ronald Ferreira de Araújo Júnior. Eles tiveram as condutas desclassificadas para os crimes de incitação ao crime e associação criminosa. Com a alteração, eles terão as penas abrandadas. 

Fazem parte deste núcleo os seguintes réus: 

Bernardo Romão Correa Netto (coronel);

Estevam  Theophilo (general);

Fabrício Moreira de Bastos (coronel);

Hélio Ferreira Lima (tenente-coronel);

Márcio Nunes de Resende Júnior (coronel);

Rafael Martins de Oliveira (tenente-coronel);

Rodrigo Bezerra de Azevedo (tenente-coronel);

Ronald Ferreira de Araújo Júnior (tenente-coronel);

Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros (tenente-coronel);

Wladimir Matos Soares (policial federal).

Fonte: Agência Brasil

Brasil emplaca cinco duplas nas oitavas do Mundial de vôlei de praia

0

Cinco duplas brasileiras vão disputar as oitavas de final do Campeonato Mundial de Vôlei de praia em Adelaide (Austrália). Quatro delas selaram a classificação na madrugada desta quarta-feira (19): Thâmela e Vic; Carol Solberg e Rebeca; Evandro e Arthur Lanci; e André e Renato. Na terça (18), as campeãs olímpicas Ana Patrícia já haviam selado a vaga na próxima fase. Já George e Saymon se despediram da competição após derrota no primeiro jogo da fase eliminatória. Os jogos das oitavas ocorrerão a partir de 0h (horário de Brasília) desta quinta (20), com transmissão ao vivo online na Volleyball World TV.

Primeiros brasileiros a entrar em quadra nesta madrugada, André e Renato sobraram diante dos austríacos Hammarberg e Berger: venceram por 2 sets a 0, com parciais de 21/15 e 21/14. Os próximos adversários serão os suecos Hölting Nilsson e Andersson.

Na sequência, Evandro e Arthur Lanci saíram na frente contra os neozelandeses Fuller e O’Dea. Os brasileiros fecharam o primeiro set em 21/15, mas cederam ao empate na parcial seguinte por 17/21. O terceiro e decisivo set foi o mais acirrado: Evandro e Arthur salvaram três match points antes de ganhar a parcial por 25 a 23 e a partida por 2 sets a 1. Nas oitavas, eles terão pela frente a dupla Krattiger e Dillier, da Suíça.

“É, [a vitória] dá moral para o nosso time, e com certeza para os próximos jogos a gente já passando por esse momento, é… a gente já vai estar um pouco mais tranquilo nesse sentido. Mas, cara, vitória é vitória, com um tie-break desse. Todo mundo gostou do jogo, a torcida achou, ficou maravilhada com a partida, e é isso que é importante também, é dar um espetáculo pra galera que está aqui acompanhando”, analisou Arthur Lanci.

Quem também batalhou em quadra para arrancar a classificação foi a dupla Thâmela e Vic, número um do ranking mundial. As adversárias francesas Placette e Richard levaram a melhor no primeiro set por 21 a 17. Na parcial seguinte, as brasileiras reagiram: ganharam por 15/21 e o jogo seguiu para o terceiro e último set. Na parcial decisiva, as francesas desperdiçaram um match point, o primeiro da partida, e as brasileiras aproveitaram para fechar na frente por 19/17 e cravar a vitória de virada por 2 sets a 1. Na próxima fase, a dupla Amarelinha medirá forças com as ucranianas Lazarenko e Romaniuk.

Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30 

“Então eu acho que o segredo foi a gente sempre manter o pensamento positivo, né? Foi como eu falei, aqui é um campeonato especial, um campeonato muito difícil, que todo jogo é jogo, todo jogo é jogado. E eu acho que a diferença é você manter a cabeça positiva que vai dar certo. E eu acho que a gente tá conseguindo fazer isso bem”, pontuou Vic.

Já pela manhã, Carol e Rebecca não tiveram dificuldades para superar as australianas Fleming e Fejes por 2 sets a 0 (21/14 e 21/18). Nas oitavas, as brasileiras vão encarar as alemãs Ittlinger e Grüne.

Duelos de oitavas de final nesta quinta (20)

0h – Thâmela/Victoria x Lazarenko/Romaniuk (Ucrânia) 

0h –  Pedrosa/Campos (Portugal) x Perusic/Schweiner (República Tcheca) 

1h – Donlin/Denaburg (EUA) x Ana Patrícia/Duda

1h – Krattiger/Dillier (Suíça) x Evandro/Arthur Lanci 

05:30 Ittlinger/Grüne (Alemanha) x Carol/Rebecca 

6h – André/Renato x Hölting Nilsson/Andersson (Suécia)



Fonte: Agência Brasil

Feriado altera funcionamento das unidades do Governo de Goiás

0
confira o que abre e fecha no feriado
Vapt Vupt fecha na quinta-feira (20/11) e em horário especial de funcionamento na sexta-feira (21/11) (Foto: Secom)

O funcionamento das repartições públicas do Estado passará por alterações durante o feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira (20/11), e no ponto facultativo na sexta-feira (21/11). As atividades normais serão retomadas na segunda-feira (24/11).

As mudanças não se aplicam aos órgãos que desenvolvam atividades consideradas essenciais como:

  • Unidades de saúde;
  • Policiamento civil e militar;
  • Corpo de Bombeiros Militar;
  • Áreas de arrecadação e de fiscalização.

Confira como ficam os horários:

  • Vapt Vupt
    Todas as unidades estarão fechadas na quinta-feira (20/11), na capital e no interior. Já na sexta-feira (21/11), o expediente nas agências ocorrerá em horário especial, das 8 às 13 horas, em razão do ponto facultativo nas repartições públicas estaduais. No sábado, as unidades que possuem atendimento – em Goiânia e Aparecida de Goiânia – funcionarão em seus horários habituais, das 8 às 13 horas.
  • Detran
    O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) estará fechado na quinta-feira (20/11) e sexta-feira (21/11). Documentos, taxas e multas com vencimento nos dias de feriado podem ser pagos no primeiro dia útil subsequente, sem incidência de encargos.

Durante o período sem atendimento presencial, os usuários podem ter acesso a diversos serviços online por meio do site oficial do Detran-GO, do Portal Expresso e do aplicativo Detran GO ON. O atendimento ao público será retomado normalmente na segunda-feira (24/11).

  • Restaurante do Bem
    As unidades do Restaurante do Bem da OVG estarão fechadas na quinta-feira (20/11), mas funcionarão normalmente na sexta-feira (21/11), das 10 horas às 14h30. O Restaurante do Bem oferece refeições balanceadas por apenas R$ 2 à população em situação de vulnerabilidade.
  • Procon
    Não haverá expediente na sede do Procon Goiás na quinta-feira (20/11) e sexta-feira (21/11). Tanto o atendimento presencial no órgão quanto o Disque-Denúncia (151) retornam na segunda-feira (24/11). Durante o feriado, caso o consumidor precise realizar denúncias ou reclamações, poderá fazer o registro online no portal Expresso (www.go.gov.br).
  • Saneago
    Equipes da Saneago vão manter os trabalhos administrativos e operacionais para o pleno funcionamento dos sistemas de água e esgoto. O atendimento ao cliente para informar vazamentos, consultar faturas, entre outros, será garantido 24 horas pelos canais: Central 0800 645 0115, Whatsapp (62) 32699115, Agência Virtual ou aplicativo.
  • Ceasa
    O mercado da Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) funcionará normalmente, das 3 às 14 horas, na quinta-feira (20/11) e sexta-feira (21/11). Já o administrativo da empresa só retorna na segunda-feira (24/11), às 8 horas.
  • AGR
    A Agência Goiana de Regulação (AGR) manterá o atendimento aos usuários dos serviços de saneamento básico, energia elétrica, transporte intermunicipal de passageiros, terminais rodoviários e outros bens desestatizados pelos seus canais eletrônicos (e-mail: ouvidoria.agr@goias.gov.br e site durante os feriados.

    O atendimento será pleno a partir de 8 horas de segunda-feira (24/11), de forma presencial e pelos canais de whatsapp (62) 98480 7353 ou pela central 0800 704 3200 (saneamento e transporte) e 0800 727 0167 (energia).

  • Unidades culturais
    A maioria das unidades culturais voltadas às artes visuais, ao teatro e ao cinema da Secretaria da Cultura (Secult Goiás) manterá programação normal nesta quinta-feira (20/11). O Cine Cultura, a Vila Cultural Cora Coralina e o Centro Cultural Octo Marques funcionarão também no ponto facultativo da sexta-feira (21/11).

    Já o Teatro Goiânia estará fechado no dia 20, mas reabre nos dias 21 e 22 com programação artística do projeto Claque Cultural.

Na Vila Cultural Cora Coralina, o público poderá visitar três exposições. A coletiva Caminhos de Terra e Vento, que promove um intercâmbio entre a arte contemporânea goiana e a Coleção Rodríguez, do Museum of Contemporary Art of the Americas (Miami/EUA).

E as individuais Depois do Sol, de Renato Reno, que apresenta uma série inédita de desenhos abstratos em papel de algodão; e Carne e Pedra, de Carlos Monaretta, que faz uma investigação poética e crítica sobre os materiais urbanos que habitam e narram a história de Goiânia.

O espaço abre ao público das 9 às 16 horas (fecha as portas às 17 horas). Algumas exposições permitem a entrada de animais de estimação com coleira. A entrada é gratuita.

Centro Cultural Octo Marques segue com as exposições coletivas Poéticas de Subversão: Mulheres Artistas em Goiás e O Sertão é o Nosso Centro, com curadoria de Dalton Paula e Melissa Alves.

As mostras propõem um percursos sensíveis e políticos pelo território, pelo corpo e memória. A unidade também abre das 9 às 16 horas (fecha às 17 horas). As exposições são petfriendly. Entrada gratuita.

Cine Cultura destaca a estreia da semana, Angel’s Egg, dirigido por Mamoru Oshii; além de filmes nacionais e internacionais que já estavam em cartaz, como O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho; Incêndios, de Denis Villeneuve; Enterre Seus Mortos, do cineasta Marco Dutra; Malês, de Antônio Pitanga.

A sala funciona no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). O pagamento pode ser feito em dinheiro ou Pix.

Teatro Goiânia, além de receber uma exposição de artes visuais, contará com programação especial nos dias 21 e 22 de novembro. Na sexta-feira (21), o público poderá assistir a shows musicais com Marden e Marley, Matão e Monteiro, Willian Couto e Adriano, além de uma apresentação de vocalização de poesia com Dalva Alves.

Já no sábado (22), o destaque será o show de comédia com o artista GV Silva. A programação do Claque Cultural é toda gratuita.

Na cidade de Goiás, o Palácio Conde dos Arcos funcionará normalmente durante o feriado – quinta-feira a sábado, das 8 às 17 horas, e no domingo, das 8 às 13 horas. O Cine Teatro São Joaquim estará fechado. O Museu Ferroviário de Pires do Rio não abrirá no feriado prolongado.

Unidades culturais fechadas no feriado

Estarão com atividades suspensas ao público no feriado prolongado as seguintes unidades:

  • Centro Cultural Martim Cererê;
  • Museu da Imagem e do Som;
  • Arquivo Histórico Estadual;
  • Museu Pedro Ludovico;
  • Bibliotecas Pio Vargas, Braille e Gibiteca Jorge Braga;
  • Cine Teatro São Joaquim;
  • Museu Ferroviário de Pires do Rio.

Todas as unidades voltam a funcionar normalmente a partir de segunda-feira (24/11).

Saiba mais

Claque Cultural tem início nesta quarta-feira, no Teatro Goiânia

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Hospitais e unidades de Saúde mantém urgência e emergência no feriado

0
Hugol faz 9 anos e lança campanha de cuidado
Unidades de saúde do Governo de Goiás funcionam em regime de plantão no feriado do Dia da Consciência Negra (Foto: Iron Braz)

A Secretaria da Saúde (SES) informa que os hospitais e demais unidades de saúde estaduais funcionarão em regime de plantão para atendimentos de urgência e emergência durante o feriado do Dia da Consciência Negra (20/11) e do ponto facultativo na sexta-feira (21/11). O atendimento ao paciente internado em todos os hospitais será mantido sem interrupção.

Funcionarão em regime de plantão os Hospitais Estaduais da Mulher (Hemu), de Urgências de Goiás (Hugo), de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) e o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad).

Os setores administrativos dessas unidades funcionarão, na maioria dos casos, em regime escalonado, voltando a funcionar integralmente na sexta-feira (21/11).

O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) manterá o atendimento regular no Pronto-Socorro durante o feriado. Os exames agendados, atendimentos ambulatoriais e atividades administrativas estarão suspensos, retornando à normalidade na sexta-feira (21/11).

Banco de Sangue da unidade estará fechado na quinta-feira (20/11) e retomará o atendimento na sexta-feira (21/11), das 7 às 18 horas e 30 minutos.

No Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), os serviços ambulatoriais, procedimentos eletivos de medicina diagnóstica e atividades administrativas estarão suspensos, retornando na sexta-feira (21/11).

No Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), todos os setores, exceto ala de internação, estarão fechados na quinta-feira (20/11).

Na sexta-feira (21/11), não haverá atendimento no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead) e Centro de Serviços Especializados (Cesesp). As atividades serão retomadas integralmente na segunda-feira (24/11).

No Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), não haverá atendimento ambulatorial de consultas e terapias na quinta-feira (20/11), retornando às atividades normais na sexta-feira (21/11).

A farmácia ambulatorial e o ambulatório do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) estarão fechados na quinta-feira (20/11) e retornarão ao funcionamento parcial na sexta-feira (21/11), das 7h às 12h. Os atendimentos de emergência permanecerão normais.

No Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), os atendimentos ambulatoriais médicos e não médicos estarão suspensos na quinta-feira (20/11). A unidade de internação funcionará normalmente.

No Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), funcionarão apenas os serviços de Residência Assistencial, Ambulatório de Feridas Crônicas e Unidade de Cuidados Prolongados. Os demais serviços retornarão ao atendimento normal na sexta-feira (21/11), às 7h.

Região Metropolitana e interior

Hetrin alerta sobre cuidados com crianças durante férias escolaresHetrin alerta sobre cuidados com crianças durante férias escolares
Em Trindade, Hetrin mantém serviços de urgência e emergência (Foto: SES)

Nos Hospitais Estaduais de Aparecida de Goiânia (Heapa), Anápolis (Heana), Trindade (Hetrin), Pirenópolis (Heelj), Luziânia (HEL), Jaraguá (Heja), Itumbiara (HEI), São Luís de Montes Belos (HSLMB), Jataí (HEJ), Formosa (HEF), Santa Helena de Goiás (Herso) e do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, o serviço de urgência e emergência funcionará normalmente.

Os setores administrativos estarão fechados na quinta-feira (20/11) e retornam na sexta-feira (21/11).

No Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy (Cresm), não haverá expediente para o setor administrativo e não haverá atendimento de consultas para ambulatórios na quinta-feira (20/11).

As atividades de internação, Caps e Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) seguem com funcionamento 24 horas. Na sexta-feira (21/11), o funcionamento será normal.

Policlínicas

Policlínica Estadual de GoianésiaPoliclínica Estadual de Goianésia
Em Goianésia, Policlínica mantém serviço de hemodiálise (Foto: SES)

As Policlínicas Estaduais das cidades de Goiás e de São Luís de Montes Belos não funcionarão na quinta-feira (20/11) e na sexta-feira (21/11), retornando à normalidade na segunda-feira. Nas Policlínicas de Posse, Quirinópolis, Goianésia e Formosa, funcionará apenas o serviço de hemodiálise. Os demais serviços estarão suspensos e retornam na sexta-feira (21/11).

Rede Hemo e Juarez Barbosa

Unidades de saúde estaduais funcionam em regime de plantão na sexta-feira, em GoiâniaUnidades de saúde estaduais funcionam em regime de plantão na sexta-feira, em Goiânia
Hemocentros fecham na quinta e abrem normalmente na sexta-feira (Foto: SES)

Nenhuma das unidades da Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) funcionará na quinta-feira (20/11). Na sexta-feira (21/11), o atendimento volta à normalidade, das 8 às 18 horas, em todas as unidades de Goiânia e interior. O Hemocentro Coordenador, na capital, funcionará das 8 às 12 horas no sábado (22/11).

A Central Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) interromperá suas atividades na quinta-feira (20/11), reabrindo para atendimento na segunda-feira (24).

Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás

No Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás, o pronto-socorro e a assistência aos pacientes internados funcionarão normalmente durante o feriado (20/11) e ponto facultativo (21/11). Consultas e exames laboratoriais retornam na segunda-feira (24/11).

Assistência Toxicológica e Gerência de Transplantes

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox) permanece em plantão 24 horas. O Disque Intoxicação (0800 646 4350) repassa orientações sobre intoxicações, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos.

Gerência de Transplantes de Goiás funcionará em regime de plantão, atendendo casos de notificação, captação e distribuição de órgãos. O telefone para acionamento é 3201-2200.

Saiba mais

Confira o que abre e fecha no feriado do Dia da Consciência Negra

Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Proporção de quem estava em home office recua em 2024 e chega a 7,9%

0

Por dois anos seguidos, caiu a proporção de pessoas que trabalhavam em casa, o chamado home office. Em 2024, eram quase 6,6 milhões de pessoas que realizavam as atividades profissionais onde moravam. Em 2022, esse número superava 6,7 milhões.

Em termos de proporção, a redução foi de 8,4% para 7,9% dos trabalhadores. O ponto de inflexão foi em 2023, quando 6,61 milhões estavam trabalhando em casa (8,2% do total).

A constatação – que representa uma inversão na tendência crescente que tinha sido acentuada pela pandemia de covid-19 – faz parte de uma edição especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), divulgada nesta quarta-feira (19), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

>> Leia as demais reportagens da Agência Brasil sobre esta edição da Pnad Contínua 

O estudo traz dados anuais desde 2012, exceto de 2020 e 2021, por causa da pandemia de covid-19 que inviabilizou a coleta de dados.

As proporções apontadas pelo IBGE se referem ao universo de 82,9 milhões de trabalhadores em 2024. Por critério do instituto, esse conjunto exclui empregados no setor público e trabalho doméstico.

Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30 

Efeito pandemia

Segundo o analista da pesquisa, William Kratochwill, a classificação trabalho no domicílio de residência vale também para pessoas adeptas do coworking (escritórios compartilhados).

“As pessoas falam: ‘eu trabalho de casa’, mas não necessariamente ela vai trabalhar em casa, ela pode escolher ir a um coworking”, pondera.

O levantamento mostra que as mulheres eram a maioria em home office. Elas somavam 61,6% dos trabalhadores nessa condição.

Observando o total de trabalhadores por sexo, 13% das mulheres estavam em home office. Entre os homens, a parcela era de 4,9%.

O pesquisador do IBGE afirma que o trabalho no domicílio de residência “claramente deu uma arrancada depois da pandemia”.

Em 2012, a parcela das pessoas nessa condição era de 3,6%. Em 2019, figurava em 5,8%, alcançando o ponto mais alto em 2022 (8,4%), antes de regredir nos dois últimos anos.

“Mas ainda está em um nível superior ao que tínhamos antes do período pandêmico e das novas tecnologias”, assegura Kratochwill.

Insatisfação

A diminuição do home office é um movimento que tem causado insatisfação em algumas empresas. No começo deste mês, o Nubank, um dos maiores bancos do país, anunciou regressão gradual no trabalho de casa.

A insatisfação terminou com a demissão de 12 funcionários, de acordo com o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região

Em março, funcionários da Petrobras fizeram uma paralisação contra a diminuição do teletrabalho, entre outros motivos. 

Veja a parcela de pessoas de acordo com o local de trabalho:

– estabelecimento do próprio empreendimento: 59,4%

– local designado pelo empregador, patrão ou freguês: 14,2%

– fazenda, sítio, granja, chácara etc.: 8,6%

– domicílio de residência: 7,9%

– veículo automotor: 4,9%

– via ou área pública: 2,2%

– estabelecimento de outro empreendimento: 1,6%

– domicílio do empregador, patrão, sócio ou freguês: 0,9%

– outro local: 0,2%

Um detalhe é que os trabalhadores que realizam atividade no veículo automotor passaram de 3,7% em 2012 para 4,9% em 2024. Para Kratochwill, esse cenário reflete o surgimento de serviços de aplicativo como Uber e 99.

“Com certeza há um impacto do transporte de passageiros”, diz. “Mas não se pode desconsiderar essa nova onda de food truck (venda de comida em veículos). Cada um, um pouquinho favorece para isso”, acrescenta.

Na categoria trabalho no veículo, as mulheres são apenas 5,4% do total de trabalhadores.

De todos os homens do universo da pesquisa, 7,5% trabalham no veículo. Entre as mulheres a parcela é de 0,7%.

Fonte: Agência Brasil