Início Site Página 999

Isaquias Queiroz e Gabriel Nascimento vão à final em Copa do Mundo

0

Os baianos Isaquias Queiroz e Gabriel Nascimento asseguraram presença na final da prova C1 500 metros da primeira etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, em Szeged (Hungria). Nesta sexta-feira (16), primeiro dia de competição, eles lideraram suas respectivas baterias e se classificaram em primeiro lugar. A decisão por medalhas está programada para às 5h03 (horário de Brasília) deste sábado (17).  A etapa de Szeged termina no domingo (18).

Em sua primeira competição internacional desde os Jogos de Paris, Isaquias avançou à final do C1 500 com o tempo de 1min48s65, o melhor de todas as baterias nas semifinais. Já Gabriel se classificou em sexto lugar geral ao concluiu a prova em 1min49s74.

Especialista no C1 1000, única distância no programa de Los Angeles 2028, Isaquias lamentou ter ficado de fora da final da prova em que soma um ouro de duas pratas olímpicas, a última delas obtida em Paris 2024. Ele fez o sexto melhor tempo das eliminatórias, mas saiu na semifinal ao terminar a bateria na nona colocação (4min18s01).

“Muita prova, uma em cima da outra. O meu método de remada desgasta muito mais. Até me perguntaram, ainda no Brasil, se eu queria mesmo participar de todas, e eu disse que sim, mas não imaginava que o tempo de intervalo seria tão curto. Com eliminatória e semifinal tudo no mesmo dia, é cãibra e cansaço na certa. Mas, graças a Deus, consegui me classificar para uma final. Amanhã é dar tudo de mim nessa final e também dar o meu melhor no C2, se Deus quiser”, disse Isaquias, campeão no C1 1000 da Copa Brasil no mês passado.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

A delegação brasileira de canoagem conta ainda com Filipe Vinicius Santana Vieira (provas C2 500 e C4 500), Jacky Jamel Nascimento Goodmann (C2 500 e C4 500) e Mateus Nunes Bastos de Souza (C1 5000 e C4 500).  Eles disputarão as eliminatórias no sábado (17) e, em caso de classificação, competirão por medalhas no domingo (18).

Fonte: Agência Brasil

Toda a população goiana já pode se vacinar contra gripe

0
Secretaria da Saúde de Goiás (SES) ampliou a vacinação contra a Influenza para toda a população, a partir de 6 meses de idade (Foto: Marco Monteiro)

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES) ampliou a vacinação contra a Influenza para toda a população, a partir de 6 meses de idade. A medida foi informada por meio de nota técnica para todas as 18 regionais de saúde e aos 246 municípios goianos.

A partir da ampliação da faixa etária, os municípios podem se organizar e iniciar a vacinação para toda a população.

A vacinação contra a gripe (Influenza) foi iniciada no dia 1º de abril e, após 45 dias de vacinação voltada para os grupos prioritários, a cobertura vacinal no estado está em 21,20%. A cobertura no país é de 24,38%. Grupos como idosos, crianças e gestantes são os mais propensos a desenvolverem quadros graves de gripe.

A SES já distribuiu aos municípios goianos 1.499.400 doses da vacina.

As unidades sentinela distribuídas pelo estado já registram aumento nos atendimentos de casos leves de síndrome gripal de 26,7% neste ano, a partir da segunda semana de março, com predominância do vírus Influenza H1N1, que possui vacina gratuita disponível pelo SUS.

A preocupação da vigilância epidemiológica em relação ao aumento de casos leves detectados em consultas e exames se dá justamente porque ele precede o aumento de casos graves e pressão nas unidades de saúde com o aumento das internações.

Já em relação aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) que necessitam de internação, há registro do aumento no número de casos de 32%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Goiás registra até o momento, 4.132 casos de Srag, com 228 óbitos.

A SES tem monitorado a situação e reforça o alerta para que a população procure as salas de vacinação. A maior parte dos casos de Srag é de crianças menores de 2 anos, já em relação aos óbitos, a maioria é de idosos.

Sala de situação

Nesta quinta-feira (15/05) a SES instalou a Sala de Situação de Doenças Respiratórias para o acompanhamento estratégico das Síndromes Respiratórias Agudas Graves, monitorando os dados de ocupação das unidades de saúde estaduais e a evolução dos casos em tempo real.

Os municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia serão formalmente convidados a integrar esse grupo de trabalho, fortalecendo a articulação entre as esferas municipal e estadual do SUS.

Goiás possui 23 unidades sentinela de síndrome gripal, que funcionam como vigilantes, identificando e notificando os casos confirmados de doenças respiratórias. Essa sensibilidade das unidades é importante para identificar mudanças de padrão e possibilitar a preparação da assistência para um possível aumento de demanda.

Goiânia possui 5 unidades sentinela, o restante está distribuído nos municípios de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Campos Belos, Goianésia, Iporá, Itapaci, Itumbiara, Luziânia, Mineiros, Pirenópolis, Planaltina, Porangatu, Posse, Rio Verde, São Luís de Montes Belos e Uruaçu.

Para evitar a contaminação e o agravamento da doença, a SES orienta que é importante buscar a atualização da vacina para toda a população a partir de 6 meses de idade. Além disso, a adoção de medidas simples, como cobrir boca e o nariz ao tossir ou espirrar, lavagem frequente das mãos, uso de álcool gel na indisponibilidade de água e sabão.

Ainda, é essencial a utilização de máscara de proteção para quem apresenta sintomas de problemas respiratórios, além de dar preferência para ambientes arejados e bem ventilados, evitando locais com aglomerações, principalmente para crianças menores de 2 anos e idosos.

A SES explica que as causas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) podem ser vírus respiratórios, dentre os quais predominam os da Influenza do tipo A e B, Vírus Sincicial Respiratório, SARS-COV-2 e rinovírus.

Saiba mais

Goiás aplica mais de 40 mil doses no Dia D contra a gripe

Saúde reforça importância da vacinação e do diagnóstico precoce da meningite

Secretaria da Saúde de Goiás (SES) – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

UEG realiza neste domingo Vestibular 2025/2

0
Candidatos concorrerão a 600 vagas oferecidas nos cursos presenciais da instituição de ensino superior e 300 vagas para a modalidade a distância (Foto: UEG)

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) realiza, neste domingo (18/05), as provas objetivas e de redação do Vestibular 2025/2 e do Vestibular Modalidade EaD.

Os candidatos concorrerão a 600 vagas oferecidas nos cursos presenciais da instituição de ensino superior e 300 vagas para a modalidade a distância. Resultado final será divulgado no dia 1º de julho.

As provas serão realizadas em todas as cidades onde houver vagas disponibilizadas.

Os cursos oferecidos na modalidade presencial são:

  • Agronomia,
  • Arquitetura e Urbanismo,
  • Biomedicina,
  • Ciências Biológicas,
  • Educação Física,
  • Engenharia Agrícola,
  • Engenharia Civil,
  • Farmácia,
  • Fisioterapia,
  • Tecnologia em Gastronomia,
  • Medicina Veterinária,
  • Pedagogia,
  • Química Industrial
  • Zootecnia.

Já na modalidade EaD são dois cursos: Tecnologia em Turismo e Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas para Internet.

Acesso aos locais de provas

Os portões dos locais de provas serão abertos às 12 horas, para a entrada dos candidatos, e fechados às 13 horas, no horário oficial de Brasília.

O candidato deverá comparecer munido de caneta esferográfica de corpo transparente e de tinta preta; documento de identidade impresso oficial e original, que contenha foto e, preferencialmente, impressão digital e o comprovante de inscrição.

Não serão aceitos documentos digitais.

Não será permitida a entrada de candidatos na sala de provas portando bebidas ou alimentos em recipientes ou embalagens que não sejam fabricados com material transparente, tais como: garrafa de água, refrigerantes ou sucos, bolachas ou biscoitos, chocolates, balas, barras de cereais etc.

Os alimentos poderão estar acondicionados em sacos plásticos totalmente transparentes. A embalagem ou recipiente não será fornecida pela UEG. Os candidatos com cabelos longos devem comparecer com os cabelos presos, deixando as orelhas à mostra.

Os locais de prova e outras informações podem ser conferidos no site www.vestibular.ueg.br.

Saiba mais

Professor da UEG lança livro sobre constituição da política em Goiás

Filme produzido por egressas e estudantes da UEG tem estreia nacional

Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Famílias de Trindade e Firminópolis vão receber cartões do Aluguel Social

0
Serão beneficiadas 218 famílias de Trindade e 100 de Firminópolis (Fotos: Edgard Soares)

O Goiás Social, a Agência Goiana de Habitação (Agehab) e a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), entregam, nesta segunda-feira (19/05), cartões do Aluguel Social em Trindade e Firminópolis.

A solenidade será às 10 horas, em Trindade, com entrega de 218 cartões, e às 11 horas, em Firminópolis, com 100 famílias beneficiadas. Além disso, haverá entrega de escrituras para 40 famílias beneficiadas com casas a custo zero em Firminópolis.

Para a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, o papel do Estado é apoiar as pessoas que mais precisam com políticas públicas que possam melhorar suas vidas.

“As despesas com o aluguel consomem grande parte da renda das famílias. Com essa ajuda, elas podem abrir espaço para realizar outros sonhos”, declara Gracinha.

O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, frisa que o benefício de R$ 350, pago por 18 meses, é destinado a famílias em vulnerabilidade social.

“A utilização correta do recurso deve ser comprovada. Por isso, o valor deve ser repassado diretamente do locatário para o locador, via aplicativo bancário”, observa Baldy.

Famílias de Trindade e Firminópolis vão receber cartões do Aluguel SocialFamílias de Trindade e Firminópolis vão receber cartões do Aluguel Social
Famílias de Firminópolis também vão receber escrituras de suas casas a custo zero (Fotos: Edgard Soares)

Aluguel Social

Desde 2021, quando teve início o programa, já foram entregues quase 74 mil cartões, distribuídos em 120 municípios em atendimento até agora.

O secretário da Infraestrutura, Adib Elias, informa que outra importante ação será realizada em Firminópolis, que é a entrega das escrituras para quem já recebeu casas a custo zero.

“As famílias que foram beneficiadas com moradias encontram na escritura a segurança da propriedade definitiva”, revela.

Serviço

Assunto: Entrega de cartões do Aluguel Social e escrituras de casas a custo zero

Data: 19/05, segunda-feira

Município: Trindade
Horário: 10h
Local: Ginásio de Esportes Amando Grecco – Av. Manoel Monteiro, Centro, Trindade – GO

Município 2: Firminópolis
Horário: 11h
Local: Feira Coberta – Av. das Américas, 589, Centro, Firminópolis – GO

Saiba mais

Aluguel Social tem nova instituição de pagamento em 15 cidades

Aluguel Social tem nova instituição de pagamento em Goiânia

Agência Goiana de Habitação (agehab) e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Presidente da Colômbia sugere greve geral após acusar Senado de fraude

0

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, convocou um processo de mobilização popular e sugeriu a construção de uma greve geral no país contra a decisão do Senado dessa semana que rejeitou, por 49 votos contra 47, a proposta de consulta popular sobre as reformas trabalhista, de saúde e de aposentadoria feita pelo governo. 

“O presidente da república convoca toda a população para as assembleias populares municipais, desde hoje até o domingo [dia 18]; então devemos discutir a decisão a tomar: se aceitamos a fraude ou vamos exercer o direito à greve geral”, afirmou Petro em rede social, nesta quinta-feira (15).

Ainda em viagem à China, Petro acusou o Senado de fraudar a votação encerrando a sessão antes que todos os parlamentares tivessem a oportunidade de registrar o voto. Movimentos sociais e apoiadores da reforma realizam protestos nesta sexta-feira (16) em cidades colombianas.

A reforma trabalhista, por exemplo, prevê limitar a jornada de trabalho diurna, com pagamento de horas extras para as horas trabalhadas à noite, aos sábados, domingos e feriados. O presidente colombiano, o primeiro de esquerda da história do país, disse que “dinheiro fluiu” para que os senadores “obstruíssem o direito de o povo trabalhar e viver melhor”, acusando o presidente do Senado, Efraín Cepeda, de “evidente fraude”. 

“49 senadores não são maioria e não deixaram votar a maioria”, reclamou Petro, acrescentando que apresentará novo pedido de consulta popular, agora com uma pergunta nova para reforma da saúde que também tenta fazer avançar no Congresso.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

“Apresento na segunda-feira [dia 19] a consulta popular com uma nova pergunta: que baixe o preço dos medicamentos no país e permita que o Estado compre e produza os medicamentos essenciais para as principais doenças”, revelou Petro.

O governo colombiano reclama que apenas 96 dos 108 senadores votaram. A senadora governista Martha Peralta alegou que o processo de votação teve menos de 3 minutos de duração e que não teve tempo de votar. 

Petro cita o caso do senador Ciro Ramirez, preso acusado de corrupção e solto no início do mês. Ele voltou ao Senado dias antes da votação e rejeitou a consulta popular. “Soltaram um senador corrupto preso para dar o voto que põe mordaça à voz do povo”, denunciou. 

Segundo o ministro do Interior colombiano, Armando Benedetii, o governo denunciará a votação à Suprema Corte do país. “Não deixaram votar, ao menos, quatro senadores pelo sim [à consulta]”, disse

Senado

O presidente do Senado, Efraín Cepeda, negou a acusação de fraude argumentando que a consulta popular não era necessária e que Petro queria fazer politicagem com recursos públicos ao consultar a população.

“Congresso não é apêndice do Executivo. Não é o momento de destruir 750 milhões de pesos em uma consulta popular quando a discussão no Congresso custa zero pesos. Meu compromisso é impulsionar uma reforma que gere emprego e não mais informalidade”, disse o presidente da Casa.

Consulta popular

O presidente colombiano Gustavo Petro tenta, desde o início da sua gestão, aprovar reformas sociais que alega que foi eleito para promover. Sem maioria no Congresso, os projetos têm dito dificuldade em avançar.

Entre os temas tratados pela reforma trabalhista, estão ainda a regulação da licença paternidade; a melhoria da remuneração para jovens aprendizes e medidas para criar maior estabilidade laboral, priorizando os contratos por tempo indefinido e limitando os contratos temporários de emprego. 

Petro tem apenas mais um ano para o fim do mandato, sem direito à reeleição. Apesar de permitida durante os mandatos de Álvaro Uribe (2002-2010) e Juan Manuel Santos (2010-2018), o instituto da reeleição foi proibido em 2015.  



Fonte: Agência Brasil

Lançamento de novos imóveis supera vendas de março em São Paulo

0

A venda de imóveis residenciais novos na cidade de São Paulo totalizou 10.553 unidades em março, revela Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário (PMI). A sigla Secovi é do Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis. Com o resultado, as vendas acumulam 108,3 mil unidades em 12 meses.

O Valor Global de Vendas (VGV) atingiu R$ 4,9 bilhões em março e R$ 55,3 bilhões no acumulado de 12 meses. As Vendas Sobre Oferta (VSO), que apuram a porcentagem de vendas em relação ao total de unidades ofertadas, somaram 14,4% em março de 2025. Em 12 meses, o VSO foi de 61,8%.

A pesquisa indicou, ainda, que, em março, foram lançadas 12.403 unidades residenciais. No acumulado de 12 meses, esse número chega a 118,1 mil unidades na capital paulista.

A oferta de unidades disponíveis para venda foi de 62,5 mil imóveis em março de 2025, com unidades na planta, em construção e prontos (estoque), lançados nos últimos 36 meses. Em março de 2025, o VGO (Valor Global da Oferta) totalizou R$ 43,4 bilhões.

Entre os destaques de março aparecem os imóveis de dois dormitórios, sendo 57% dos lançamentos (7.032 unidades), 67% das vendas (7.089 unidades), 61% da oferta (38.305 unidades), 49% do VGV (R$ 2.422,6 milhões), 36% do VGO (R$ 15,6 bilhões) e o maior VSO (15,6%).

Indicadores

Imóveis na faixa de 30 m² e 45 m² de área útil lideraram em quase todos os indicadores: 58% dos lançamentos (7.212 unidades), 64% das vendas (6.741 unidades), 54% da oferta (33.913 unidades), 41% do VGV (R$ 2.020,3 milhões) e VSO (16,1%). O maior VGO, com 25% do total (R$ 10,7 bilhões), foi registrado em imóveis com a metragem acima de 180 m².

De acordo com a pesquisa, os imóveis com valores até R$ 264 mil lideraram com 37% dos lançamentos (4.636 unidades), 39% das vendas (4.068 unidades), 30% da oferta final (18.560 unidades) e o maior VSO (18,0%). Os apartamentos com valores acima de R$ 2,1 milhões registraram o maior VGV com 25% (R$ 1.245,7 milhões), e o maior VGO com 40% (R$ 17,5 bilhões).

A Zona Sul da capital liderou em lançamentos com 31% (3.867 unidades), vendas com 36% (3.752 unidades), oferta final com 32% (19.893 unidades), VGV 36% (R$ 1.811,9 milhões) e VSO (15,9%). O maior VGO foi registrado na Zona Oeste, com 37% (R$ 16,1 bilhões).

Fonte: Agência Brasil

Em São Paulo, biblioteca recebe evento sobre segurança digital

0

A Biblioteca Mário de Andrade, na capital paulista apresenta, do fim da tarde desta sexta-feira (16) até o de amanhã (17), a CryptoRave, maior evento gratuito e aberto sobre segurança e privacidade do mundo. Serão 24 horas ininterruptas de uma programação bem diversa, que espelha a pluralidade de campos que a tecnologia tem afetado mais significativamente, como o dos movimentos sociais, o de questões de gênero e étnico-raciais, o de segurança da informação e o de arte.

A CryptoRave atrai público não apenas pela relevância dos temas, mas pela junção com o inusitado, já que os participantes passam a noite na biblioteca, podendo levar colchonetes e cobertores para se acomodar. As pessoas também poderão buscar auxílio para instalar em seus computadores sistemas operacionais livres, que não são produzidos por grandes corporações e mantêm os dados dos usuários mais protegidos, sem apropriações, nem tanta vigilância. Além disso, esse tipo de software permite alterações em suas configurações e análises de seu funcionamento. O serviço será feito em um espaço do InstallFest.

O evento mantém o lema escolhido desde o início, que se originou nos movimentos cyberpunks: “Privacidade para os fracos, transparência para os poderosos”. Como autonomia, autodemarcação territorial e auto-organização são termos que explicam o modo de pensar dos organizadores do evento. O outro termo, autodeterminação, é muito difundido entre integrantes de movimentos indígenas e indigenistas. 

A palavra designa o direito de viver do modo que se considera adequado, livremente, e, por isso, é tão relacionada aos povos originários. A autodeterminação diz respeito ainda a outro contexto de opressão e violência, que é o genocídio dos palestinos.

Este ano, a organização recebeu 153 propostas de atividades, que foram submetidas a uma curadoria para fechar a grade de programação definitiva. Inscreveram-se  como voluntárias 111 pessoas, o que reforça o senso de coletividade em torno da Cryptorave, como o financiamento que a viabilizou.

Da mesa de abertura, participarão TC Silva, músico, fundador da Casa de Cultura Tainã, de Campinas (SP), e militante do Movimento Negro Unificado e a mexicana Yunuen Torres Ascencio, indígena p’urhépecha, de Cherán, cidade conhecida pelo forte protagonismo das mulheres, que se articularam para defender o território do tráfico, dos abusos policiais e da ação de madeireiros. O tema escolhido foi Da autonomia tecnológica ao autogoverno: Experiências comunitárias no Jardim São Luís, Vila Castelo Branco e Cherán, que encampa debates sobre o poder das big techs e a oposição que infraestruturas autônomas fazem diante dele.

A cientista social Elisa Ximenes conta que, quando a CryptoRave não tinha ainda nome, ela e outras pessoas quiseram se certificar de que haveria público para colocar o plano em prática. Uma das confirmações veio justamente com a repercussão do caso do analista de sistemas Edward Snowden, que trabalhou para a Agência de Segurança Nacional (NSA) e a Agência Central de Inteligência (CIA), dos Estados Unidos, e denunciou violações de direitos cometidas por acesso praticamente irrestrito a celulares e computadores de quem quer que fosse, desde importantes líderes a pessoas anônimas, desconhecidas. 

Em 2013, foi realizada a primeira edição da CryptoRave, quando a prefeitura de Fernando Haddad mantinha a política de funcionamento 24 horas, condição especial que caracteriza o evento. 

“Foi se formando uma comunidade em torno da CryptoRave. Pessoas que eram da mesma universidade se juntaram, montaram grupo de estudos, começaram a organizar caravanas para vir do interior e de outros estados, e a CryptoRave tem crescido nessa base comunitária. É um evento autônomo, totalmente independente”, disse a cientista social, em entrevista à Agência Brasil. Elisa ressalta que não se aceita contribuição de empresas, nem do governo, para assegurar que poderão se expressar e se organizar livremente, sem interferências.

A proposta da CryptoRave destoa da maioria dos eventos desse tipo e tenta se consolidar extrapolando a noção da “tecnologia pela tecnologia”. 

“Geralmente, são pagos, financiados por big techs, empresas. É um evento que busca ser o mais inclusivo possível. Tem um código de conduta, para evitar qualquer atitude preconceituosa, desrespeitosa. Tem muita mulher, sendo que evento de tecnologia é masculino e branco”, afirma. 

A CryptoRave busca inclusão e diversidade no debate da segurança, da privacidade e da criptografia. Segundo os organizadores do evento, é fundamental que todas as pessoas se sintam à vontade para compartilhar seu trabalho, opiniões e perspectivas.

No ano passado, a organização convidou amazônidas para participar do evento, como forma de quebrar padrões hegemônicos e reafirmar o papel emancipador da tecnologia.

“A gente quer uma tecnologia libertadora”, declara Elisa.

Quem batizou o evento foi o sociólogo Sergio Amadeu da Silveira, que vai lançar, em debate com a jornalista Yanca Palumo, o livro Tecnopolítica: Um Guia para Entender a Relação entre Poder, Economia, Cultura, Novas Tecnologias e A Luta Democrática contra as Big Techs. No sábado, às 13h, Silva vai coordenar uma atividade sobre machine learning (aprendizado da máquina), com o título Além das Big Techs: Uma Infraestrutura Soberana, Distribuída e Participativa para o Aprendizado de Máquina.

Serviço

Cryptorave

Quando: 16 e 17 de maio, das 18h às 18h

Local: Biblioteca Mário de Andrade | R. da Consolação, 94 – República, São Paulo – SP

Entrada gratuita, com credenciamentos até as 21h desta sexta-feira e a partir das 9h de sábado. 

Quem estiver com a pulseira de identificação poderá entrar e sair livremente durante a madrugada.

Venda de alimentos será feita somente no período da madrugada.

Perfil no Instagramhttps://www.instagram.com/cryptoravebr/

Programaçãohttps://cpa.cryptorave.org/cryptorave-2025/schedule/



Fonte: Agência Brasil

Termina hoje prazo para cursinhos populares enviarem propostas ao MEC

0

Termina nesta sexta-feira (16), às 18h, o prazo para que os cursinhos populares e comunitários inscrevam suas propostas para a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). O prazo terminaria nesta quarta-feira (14) e foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) pela segunda vez.

O objetivo da política pública de apoio é garantir suporte técnico e financeiro aos cursinhos pré-vestibulares para garantir a preparação dos estudantes da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para as demais provas de ingresso em instituições de ensino superior (IES). 

O foco da iniciativa está nos alunos que estão saindo ensino médio público, além dos de baixa renda, negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD). 

Conforme edital lançado em abril pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a iniciativa selecionará até 130 propostas de cursinhos populares.

Terão prioridade na seleção das propostas os cursinhos populares que não recebem apoio financeiro direto ou indireto de entidades públicas ou privadas.

Inscrições

As inscrições dos cursinhos populares e comunitários devem ser feitas exclusivamente na plataforma virtual de seleção Prosas.

Para facilitar o processo de inscrição, a plataforma disponibilizou tutoriais com orientações sobre passo a passo  aos interessados, que também podem entrar em contato com o suporte técnico da Prosas pelo e-mail cooperacaosocial@fiocruz.br.

As propostas salvas como rascunho deverão ser finalizadas e enviadas até essa data.

Podem participar do processo tantos os cursos pré-universitários populares formalmente instituídos, com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), como os informais. No caso dos não formalizados, os cursinhos devem se inscrever por meio de uma instituição operadora com tenham firmado acordo de parceria.

A instituição operadora será responsável pela inscrição e apoio à gestão das propostas dos cursinhos populares informais. Cada apoiadora poderá apoiar até dez propostas de cursinhos populares.

Para saber os detalhes do que deve constar nas propostas, os responsáveis pelos cursinhos podem consultar o edital de chamada pública nº. 01/2025.

Apoio financeiro

A partir da assinatura de termo de adesão à rede, o apoio técnico e financeiro aos cursinhos populares selecionados terá duração de sete meses e será de, no máximo, R$ 163,2 mil.

Neste valor estão incluídos o auxílio permanência aos estudantes e o custeio do material didático gratuito para a preparação dos alunos, formação e capacitação de professores e gestores.

O investimento inicial do governo federal será de R$ 24,8 milhões, no ciclo 2025-2026, para a rede de cursinhos. Devem ser beneficiados, já no primeiro ano, cerca de 5,2 mil estudantes do Brasil.

O MEC calcula que até 2027, o valor global chegará a R$ 99 milhões, com aproximadamente 324 cursinhos populares apoiados. 

Resultado

O processo de seleção das proposições dos cursinhos populares ocorre em três etapas: análise de documentos; análise técnica, pontuação e classificação das propostas; e seleção da proposição.

Conforme o edital, os resultados de cada uma das três fases serão divulgados nos sites do MEC, da Fiocruz, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e da plataforma Prosas.

Os cursos selecionados serão conhecidos em 6 de junho. A previsão para que as instituições assinem o termo de adesão para início de concessões de bolsas é 19 de junho.

Fonte: Agência Brasil

Ônibus Lilás orienta mulheres durante 78ª Exposição Agropecuária de Goiás

0
Estratégia busca ampliar visibilidade da política pública voltada à prevenção e enfrentamento da violência de gênero, levando o serviço até onde as pessoas estão (Foto: Carol Costa/Seds)

De 15 a 25 de maio, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) estará presente na 78ª Exposição Agropecuária de Goiás com uma ação especial do Protocolo Todos Por Elas. A iniciativa contará com a presença da unidade móvel de atendimento — o Ônibus Lilás, que ficará disponível ao público das 10 horas da manhã às 2 horas da madrugada , todos os dias do evento.

Protocolo Todos Por Elas

O Ônibus Lilás tem como missão acolher e orientar mulheres em situação de violência, além de promover o acesso à informação sobre direitos, redes de proteção e serviços públicos disponíveis.

Durante a ação, a equipe técnica estará à disposição para prestar atendimentos humanizados, distribuir materiais informativos e orientar sobre o funcionamento do Protocolo Todos Por Elas, que reúne esforços no combate à violência contra a mulher em Goiás.

A presença do ônibus na Pecuária de Goiânia reforça o compromisso do Goiás Social, em garantir o acesso das mulheres à informação e ao acolhimento especializado, mesmo em grandes eventos populares.

A estratégia, realizada anteriormente em outras ações pelo estado, também busca ampliar a visibilidade da política pública voltada à prevenção e enfrentamento da violência de gênero, levando o serviço até onde as pessoas estão.

Serviço

O quê: Ação do Protocolo Todos Por Elas na Pecuária de Goiânia
Quando: De 15 a 25 de maio, das 10h às 2h (todos os dias)
Onde: Pecuária de Goiânia – Estacionamento com presença do Ônibus Lilás
Realização: Governo de Goiás – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Câmara Legislativa celebra os 65 anos do CASEB, primeira escola do DF

0

O Centro de Ensino Fundamental Caseb, a primeira escola construída em Brasília, comemorou seus 65 anos de atividade em uma sessão solene no plenário da CLDF nesta sexta-feira (16). A iniciativa da homenagem partiu do presidente da Comissão de Educação e Cultura (CEC), deputado Gabriel Magno (PT), e foi marcada por depoimentos de alunos e ex-alunos, uma apresentação de dança e a entrega de moções de louvor em reconhecimento ao trabalho dos professores.

Magno avalia que as escolas, de forma geral, têm papel central na formação democrática de uma sociedade. O distrital, que também é professor, afirmou que o que define um bom ambiente escolar vai muito além do ensino das disciplinas aos alunos, mas se traduz em um ambiente de acolhimento e cuidado.
 

 

“Escola é lugar de ser feliz, de democracia e de diversidade”, declarou.

A primeira aluna do Caseb, Cosete Ramos, fez um relato dos momentos iniciais da escola, que se confundem com a criação da nova Capital. Ela contou que havia grande pressão para que o centro de ensino fosse inaugurado a tempo para receber os filhos dos pioneiros que vieram de todo o Brasil para construir a cidade.

A ex-aluna contou que Juscelino Kubitscheck participou da aula inaugural da escola, em 16 de maio de 1960, e pôde ver de perto uma comunidade escolar que nascia e refletia a miscigenação “dos candangos que vinham de toda parte do país”.

“JK se emocionou ao ser aplaudido por uma juventude que tinha deixado tudo para trás. Os gritos dos alunos eram o novo som do Brasil. Ao presenciar aquele novo Brasil que se iniciava, JK chorou”, contou Cosete.

A diretora do Centro de ensino, Elaine da Silva Neves, ressaltou a alta qualificação e o comprometimento do corpo de professores, que fazem do Caseb uma das melhores escolas públicas de Brasília.

“Vocês estão numa escola de excelência, com professores comprometidos com a educação. Eu acredito numa educação com amorosidade, isso faz a diferença”, declarou a diretora aos alunos que lotaram a galeria do Plenário da Casa.
 

 

Dezenas de estudantes discursaram da tribuna para expressar a gratidão que sentem por toda a equipe trabalha na escola. Representando os alunos, a presidente do grêmio estudantil Ana Luiza Ferreira Dantas afirmou que os profissionais fazem do Caseb um ambiente propício para a evolução pessoal de cada um.
 

 

“É uma instituição que, há 65 anos transforma vidas por meio da educação. O Caseb não é apenas um prédio onde acontecem aulas, é um lar, um ponto de encontro de sonhos, lutas e conquistas”, declarou.

A deputada Federal Erika Kokay (PT-DF) elogiou a trajetória do centro de ensino, que, em sua análise, destacou-se ao longo das décadas como um lugar de fortalecimento da cidadania. Para Kokay, o papel da escola é justamente este, “a formação cidadãos éticos e compromissados com o combate a qualquer tipo de discriminação”. A parlamentar complementou dizendo que “a educação não resolve tudo, mas, sem ela, não se resolve absolutamente nada”.
 

 

O final da cerimônia foi marcado por uma apresentação de dança feita por alunos do centro de ensino e pela entrega de moções de louvor a educadores. Você pode assistir a cerimônia completa pelo YouTube da CLDF.
 

 

Fonte: Agência CLDF