Início Site Página 1009

Comissão de Saúde aprova PL que garante medidor de glicose a pacientes com diabetes

0

A Comissão de Saúde (CSA) aprovou, nesta terça-feira (13), o projeto de lei nº 1.423/2024, de autoria do deputado Gabriel Magno (PT), que garante a oferta gratuita de dispositivos de monitorização de glicose por escaneamento intermitente a pessoas diagnosticadas com diabetes mellitus no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal.
A proposta determina que o fornecimento dos dispositivos seja feito mediante prescrição médica, e que os aparelhos utilizados tenham tecnologia flash, com escaneamento intermitente da glicemia.

“O tratamento adequado para as pessoas diagnosticadas com diabetes é de extrema relevância, considerando a significativa redução da qualidade de vida resultante do descontrole da doença, que pode ocasionar retinopatia diabética, doença renal, neuropatia periférica e autonômica e obstrução de grandes vasos”, alertou o autor da proposta. 
A proposta esclarece que, conforme dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), o Distrito Federal lidera, ao lado de São Paulo, o índice de adultos com diagnóstico de diabetes no país, com 12,1% da população afetada.

 

 

Magno explica que o aparelho consiste em um pequeno sensor adesivado ao braço, que capta flutuações de glicemia sem a necessidade de picadas. Assim, para a monitorização, basta que o paciente passe pelo sensor uma espécie de leitor digital e os resultados serão mostrados.

Já o PL nº 652/2023, apresentado pelo deputado Pastor Daniel de Castro (PP), determina que o GDF realize capacitações periódicas para profissionais de saúde sobre retinopatia diabética no âmbito da SES-DF.

A retinopatia diabética é uma doença ocular grave que afeta os vasos sanguíneos da retina, uma camada sensível à luz no fundo do olho, causada pela diabetes. É uma das principais causas de cegueira em adultos e pode ocorrer tanto em pessoas com diabetes tipo 1 como tipo 2.

De acordo com o texto aprovado, o Poder Executivo deverá promover, anualmente, capacitação voltada aos profissionais das equipes de saúde da família e da atenção primária.
 

 

“Infelizmente, a incapacidade profissional sobre a temática é um fator preponderante que contribui para o aumento de casos de cegueira em razão da falta de rastreamento precoce, que inevitavelmente acaba orneando ainda mais os cofres públicos”, argumenta Daniel de Castro.

Oncologia infantil

A CSA também deu parecer favorável ao PL nº 234/2023, de autoria da deputada Paula Belmonte (Cidadania), que institui a Política Distrital de Apoio à Oncologia Infantil. A medida tem como foco auxiliar na prevenção, no diagnóstico precoce e no tratamento integral do câncer infantil.

O projeto estabelece diretrizes, objetivos e instrumentos para promover ações efetivas no enfrentamento das neoplasias infantis no DF. Entre os principais pontos da proposta estão: campanhas de conscientização, fortalecimento da rede especializada, implantação de linhas específicas de cuidado, inclusão de serviços de teleconsultoria e a obrigatoriedade do rastreamento de casos de câncer infantil.

“Nosso objetivo é buscar o aumento dos índices de cura e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes com câncer infantil. É necessário que haja respeito à dignidade humana, à igualdade e à não discriminação, promovendo a melhoria das condições de assistência à saúde das crianças com câncer infantil”, declarou Belmonte na justificativa de sua proposta.

Autismo

O colegiado deu aval ainda ao PL nº 94/2023, apresentado pelo deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), que determina a obrigatoriedade de afixação do selo mundial das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em brinquedos destinados a esse público.

O texto estabelece que estabelecimentos comerciais, físicos ou virtuais, que comercializem brinquedos adequados para pessoas com TEA devem inserir, nas embalagens ou junto à imagem do produto, o selo mundial acompanhado da frase: “brinquedo adequado às pessoas Portadoras do Transtorno do Espectro Autista”.

Pedrosa argumenta que a ideia é facilitar e identificar os brinquedos que beneficiam o desenvolvimento de crianças autistas, bem como os demais pais consumidores que estiverem comprando brinquedos em determinado estabelecimento.

“As crianças com autismo têm algumas peculiaridades. Por exemplo, elas costumam ter dificuldade nas interações e menos tolerância a sons e toques. Mas isso não quer dizer que não precisem brincar. Pelo contrário, as atividades lúdicas são ótimas para um desenvolvimento saudável”, defendeu o parlamentar.

Demais propostas

 

 

Além da presidente da comissão, a deputada Dayse Amarilio (PSB), participaram da reunião desta terça-feira (13) os deputados Pastor Daniel de Castro (PP), Martins Machado (Republicanos) e Gabriel Magno (PT). Os parlamentares aprovaram ainda os seguintes projetos:

Projeto de Lei nº 457/2023, de autoria do Deputado Jorge Vianna (PSD), que veda a comercialização, a distribuição e o uso de equipamentos e materiais médico-hospitalares que não atendam aos requisitos estipulados por órgãos regulamentadores;

Projeto de Lei nº 802/2023, de autoria do Deputado Rogério Morro da Cruz, que “Institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal o Dia do Atendente de Farmácia-Balconista.

Foram aprovadas ainda 8 indicações. A íntegra da reunião pode ser assistida pelo YouTube da CLDF.

Fonte: Agência CLDF

Lula quer aperfeiçoar multilateralismo e parcerias na América Latina

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta terça-feira (13), durante viagem à China, o aperfeiçoamento do multilateralismo e o fortalecimento das parcerias entre os países da América Latina e Caribe.

Na avaliação do presidente, estes são fatores relevantes para influenciar as Nações Unidas e dar a ela uma representatividade mais diversa e de acordo com o atual contexto geopolítico.

A solução para a crise do multilateralismo não é abandoná-lo, mas sim aperfeiçoá-lo. A América Latina e o Caribe podem contribuir elegendo a primeira mulher secretária-geral da ONU e honrando, assim, o legado da Conferência de Pequim sobre os direitos das mulheres”, disse Lula sem especificar quem seria essa mulher.

Segundo Lula, a governança global “já não espelha a diversidade que habita a Terra”. 

“E esse anacronismo tem impedido que se cumpra o propósito de evitar o flagelo da guerra, inscrito na Carta das Nações Unidas”, acrescentou.


Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Sessão de abertura do IV Fórum CELAC-China. China National Convention Center II, Pequim - China.

Foto - Ricardo Stuckert / PR
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Sessão de abertura do IV Fórum CELAC-China. China National Convention Center II, Pequim - China.

Foto - Ricardo Stuckert / PR

China

As afirmações foram feitas durante a abertura do IV Fórum da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Pequim. 

Na oportunidade, ele ressaltou a importância da aproximação entre os países participantes do fórum, destacando o papel relevante da China para o desenvolvimento da região.

A China já é o segundo maior parceiro comercial da Celac e um dos mais importantes investidores na América Latina e no Caribe. Segundo ele, isso fica evidente sobretudo na área de infraestrutura.

“O apoio chinês é decisivo para tirar do papel rodovias, ferrovias, portos e linhas de transmissão. Mas a viabilidade econômica desses projetos depende da capacidade de coordenação de nossos países para conferir a essas iniciativas escala regional.”

Alerta

Em tom de alerta aos países participantes do encontro, Lula disse que “o futuro da América Latina depende do nosso comportamento; da análise justa do que aconteceu no século XX, onde nós avançamos, e onde nós retrocedemos, para que a gente compreenda de uma vez por todas: não há saída para nenhum país individualmente”.

“Nós temos 500 anos de histórias que provam isso. Ou nós nos juntamos entre nós, e procuramos parceiros que queiram, junto conosco, construir um mundo compartilhado, ou a América Latina tende a continuar sendo uma região que representa a pobreza no mundo de hoje. É importante que a gente compreenda. Depende, pura e simplesmente, se a gente quer ser grande ou a gente quer continuar pequeno”, acrescentou.

Assimetrias

Na avaliação de Lula, a relação entre a Celac e China pode fortalecer os setores industriais em áreas de ponta como, por exemplo, a Inteligência Artificial.

“Para construir um futuro compartilhado, é necessário reduzir as assimetrias entre os países”, disse. 

“A revolução digital não pode criar um novo abismo tecnológico entre as nações. O desenvolvimento da Inteligência Artificial não deve ser um privilégio de poucos. Uma transição justa para uma economia de baixo carbono também exige amplo acesso a tecnologias de energia limpa”, complementou.

Fonte: Agência Brasil

Petrobras aprova dividendos de R$ 11,72 bilhões aos acionistas

0

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta segunda-feira (12) o pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio no valor de R$ 11,72 bilhões, como antecipação da remuneração aos acionistas relativa ao exercício de 2025.

Serão duas parcelas nos meses de agosto e setembro. A primeira, no valor de R$ 0,45458310 por ação ordinária e preferencial em circulação, será paga em 20 de agosto de 2025, sob a forma de juros sobre capital próprio.

A segunda parcela, em R$ 0,45458309 por ação ordinária e preferencial em circulação, será paga em 22 de setembro de 2025. Desse valor, R$ 0,30844749 sob a forma de dividendos, e R$ 0,14613560 sob a forma de juros sobre capital próprio.

Segundo a companhia, a ação é compatível com a sustentabilidade financeira. E o pagamento está alinhado à Política de Remuneração aos Acionistas vigente.

Em caso de endividamento bruto igual ou inferior ao nível máximo de endividamento definido no plano de negócios em vigor (atualmente US$ 75 bilhões), a Petrobras distribuirá 45% do fluxo de caixa livre aos acionistas.

A Petrobras também informou que os valores serão abatidos da remuneração aos acionistas a ser aprovada na Assembleia Geral Ordinária de 2026 relativa ao exercício de 2025. Eles serão reajustados pela taxa Selic desde a data do pagamento de cada parcela até o encerramento do exercício social corrente para fins do cálculo do devido abatimento.

Fonte: Agência Brasil

PF investiga fraudes em contas vinculadas à plataforma Gov.br

0

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (13) a Operação Face Off para desarticular uma associação criminosa especializada em fraudar contas digitais vinculadas à plataforma Gov.br. 

Em nota, a corporação informou que o grupo utilizava técnicas avançadas de alteração facial para burlar sistemas de autenticação biométrica.

“As investigações revelaram que os criminosos simulavam traços faciais de terceiros para obter acesso indevido às contas digitais das vítimas, assumindo o controle total dos perfis e, consequentemente, de serviços públicos e informações pessoais sensíveis.”

Estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Brasília, nos seguintes estados: São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins.

De acordo com a PF, os investigados podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático qualificada e associação criminosa.

 

Fonte: Agência Brasil

MP pede a condenação de sete acusados pelo incêndio no Ninho do Urubu

0

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) requereu junto à 36ª Vara Criminal da Capital a condenação de todos os acusados pelo crime de incêndio culposo, ocorrido no Centro de Treinamento Presidente George Helal, o Ninho do Urubu, do Clube de Regatas do Flamengo, na madrugada de 8 de fevereiro de 2019. Na ocasião, dez adolescentes morreram e outros três menores tiveram lesões corporais. 

“Após longa instrução criminal, com a oitiva de mais de quarenta testemunhas, que perdurou mais de três anos após o oferecimento da denúncia, diante da complexidade do caso e a pluralidade de acusados, o MPRJ entendeu que o conjunto probatório angariado comprova plenamente a responsabilidade criminal dos denunciados que ocupavam cargos com ingerência na administração do referido CT, Antonio Marcio Mongelli Garotti e Marcelo Maia de Sá; dos acusados responsáveis pelos contêineres destinados ao alojamento dos adolescentes, Claudia Pereira Rodrigues, Danilo da Silva Duarte, Fabio Hilario da Silva e Weslley Gimenes, bem como do responsável contratado para realizar a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado, Edson Colman da Silva.”

Das 11 pessoas denunciadas pelo Ministério Público, quatro pedidos foram rejeitados pela Justiça no decorrer do processo e sete vão a julgamento.

Na denúncia, a promotoria escreveu que a tragédia no Ninho do Urubu poderia ter sido evitada. O Centro de Treinamento estava em atividade “mesmo sem possuir alvará de funcionamento, em razão da ausência do certificado de aprovação emitido pelo Corpo de Bombeiros”. 

O local já tinha sido interditado e autuado diversas vezes diante da clandestinidade em que operava. O órgão de execução destacou ainda que, “além das irregularidades elétricas encontradas no local, as provas constantes nos autos evidenciam a falta de uma manutenção preventiva por parte do responsável pelos aparelhos de ar-condicionado”.

Além disso, de acordo com a denúncia, a empresa responsável pela fabricação dos contêineres destinados ao alojamento dos adolescentes, contava com uma janela gradeada por quarto, portas de correr que emperraram durante o incêndio e uma única porta de saída descentralizada, localizada distante do quarto 1, onde todos os jovens que ocupavam o lugar, morreram. 

Além disso, “não dispunha de qualquer sistema ativo de combate a incêndio e continha, no interior das chapas de aço, material sem tratamento antichamas que, por possuírem alta inflamabilidade, permitiram o desenvolvimento rápido do incêndio, conforme devidamente apurado pela perícia técnica, o MPRJ requer a condenação como a resposta penal justa e necessária que a sociedade espera e confia”.

 

Fonte: Agência Brasil

Divulgado resultado de pedido de isenção da inscrição para o Enem 2025

0

As pessoas que solicitaram isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano já podem conferir se o pedido foi aceito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) diretamente na Página do Participante do exame, com o login no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Na tarde desta segunda-feira (12), o Inep também disponibilizou os resultados referentes às justificativas dos candidatos da edição de 2024 que não compareceram aos dois dias de prova, mas querem participar da edição de 2025 gratuitamente.

Ter a aprovação da solicitação de isenção e/ou de justificativa de ausência no Enem 2024 não garante a efetivação da inscrição no Enem 2025. Todos os interessados deverão fazer a inscrição online de 26 de maio a 6 de junho. O edital do Enem 2025  – com as regras desta edição – ainda será publicado pelo Ministério da Educação (MEC).

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Recursos

Os candidatos que tiveram negado o pedido de isenção de pagamento da taxa de inscrição do exame ou a justificativa de ausência no Enem 2024 reprovada pela equipe do Inep podem entrar com recurso a partir desta segunda-feira (12) até as 23h59 de sexta-feira (16), no mesmo endereço eletrônico: a Página do Participante.

Para a solicitação de recurso da isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025, o participante deve enviar documentação que comprove uma das situações definidas pelo MEC, conforme previsto no anexo I do edital:

. matriculadas na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2025), em escola pública;

. que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em unidade de ensino privada;

. em situação de vulnerabilidade socioeconômica e Integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), e com renda familiar de até três salários mínimos ou per capita de até meio salário mínimo;

. participantes do programa federal Pé-de-Meia.

Entre os documentos exigidos, está a declaração de realização de todo o ensino médio em escola do sistema público de ensino do Brasil (municipal, estadual ou federal) ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura da escola.

Para entrar com recurso da justificativa de ausência, é preciso enviar nova documentação.

Confira aqui as situações previstas e os documentos aceitos pelo Inep.

Em toda a documentação apresentada deverá constar o nome completo do faltoso em 2024. As declarações devem estar datadas e assinadas. Serão aceitos somente documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 megabytes (MB).

Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos, por exemplo, por pais ou responsáveis dos participantes.

Se for constatado que o participante declarou informações falsas ou inexatas, conseguindo uma isenção indevida, ele será eliminado do exame, a qualquer tempo, e deverá ressarcir à União os custos referentes à taxa de inscrição, podendo ainda responder por crime contra a fé pública.

Resultados

O resultado final dos recursos será conhecido em 22 de maio. O candidato que teve o pedido do recurso de isenção negado em definitivo deverá pagar a taxa para se inscrever no exame.

Exame

O Enem, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, é considerado a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados das provas para selecionar estudantes.

Os resultados individuais do exame também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Fonte: Agência Brasil

Lançada Campanha Aquecendo Vidas 2025

0
Campanha Aquecendo Vidas 2025 vai distribuir mais de 105 mil cobertores para os 246 municípios, por meio do Goiás Social (Fotos: Júnior Guimarães)

Com a chegada da temporada de frio no Estado, que vai até meados de agosto, o Governo de Goiás irá distribuir mais de 105 mil cobertores por meio da Campanha Aquecendo Vidas 2025. O anúncio do investimento de R$ 5 milhões foi realizado pela coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.

Gracinha destacou que a entrega de cobertores representa um momento de alegria, mas, sobretudo, de profundo senso de responsabilidade.

“Esses cobertores representam muito mais do que um simples cobertor. Eles representam respeito à dignidade humana, humanização. Representam um trabalho conjunto que nós, do Governo de Goiás, fazemos junto aos municípios”, discursou.

A diretora da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Caiado, lembrou que milhares de pessoas que vivem nas ruas ou em moradias precárias não têm condições mínimas de se protegerem neste período de frio.

“Não é apenas uma estação, é uma ameaça real. As baixas temperaturas durante a madrugada expõem as pessoas a riscos de saúde. Por isso, cada cobertor que doamos representa um gesto de compaixão, cuidado e humanidade”, sublinhou.

Gracinha Caiado lança Campanha Aquecendo Vidas 2025Gracinha Caiado lança Campanha Aquecendo Vidas 2025
Gracinha destacou que a entrega de cobertores representa, sobretudo, profundo senso de responsabilidade com os mais vulneráveis (Fotos: Júnior Guimarães)

A campanha cria uma grande rede de proteção aos mais vulneráveis com a distribuição dos cobertores para os 246 municípios goianos, por meio do Goiás Social. Além dos 105 mil cobertores que serão distribuídos agora em 2025, desde 2019 o Governo de Goiás já distribuiu outros 364,7 mil, totalizando mais de 470 mil itens. Os investimentos superam R$ 16 milhões.

“Essas pessoas merecem respeito e cuidado. E nós temos que atender aos mais vulneráveis, que tanto precisam da nossa mão estendida para ajudar”, completou a primeira-dama, Gracinha Caiado.

Doações

Além da distribuição de cobertores, a campanha também vai arrecadar agasalhos em diversos pontos espalhados por Goiânia. Serão quase 50 locais de coleta, que envolvem as secretarias, agências, autarquias e fundações do Estado, além de entidades e outros órgãos parceiros.

Podem ser doados:

  • cobertores,
  • mantas,
  • agasalhos
  • jaquetas,
  • além de blusas e calças de moletom.

As doações podem ser feitas até o dia 05 de junho (05/06).

Lançada Campanha Aquecendo Vidas 2025Lançada Campanha Aquecendo Vidas 2025
Além da distribuição de cobertores, a campanha também vai arrecadar agasalhos em diversos pontos espalhados por Goiânia (Fotos: Júnior Guimarães)

Os gestores municipais fazem a retirada dos itens na capital e são responsáveis pela distribuição. Representando as entidades parceiras, a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Goiás (Coegemas-GO), Adriana Souza, comentou que a campanha aquece o coração de muitas famílias vulneráveis com sensibilidade e responsabilidade, sempre ajudando quem mais precisa.

O presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), José Adélio Júnior, ressaltou que os cobertores doados pelo programa são de qualidade e que, antes da atual gestão estadual, os municípios não tinham uma parceria deste porte.

Já o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Paulo Vitor Avelar, destacou o comprometimento da equipe do Goiás Social em viabilizar a iniciativa, com um time de mais de 100 pessoas envolvidas.

“É um trabalho feito com muita dedicação, carinho e união, para que esse benefício possa chegar em todos os lares necessitados do nosso Estado. Só temos que agradecer esse governo que realiza e entrega”, afirmou.

Saiba mais

Goiás Social atende em Santo Antônio do Descoberto

Goiás Social abre edição itinerante em Padre Bernardo

Aprendiz do Futuro terá 10 mil vagas

Gracinha Caiado abre o Goiás Social em Padre Bernardo

Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Goiás registra queda de mais de 40% nos homicídios de 2018 a 2023

0
Goiás se consolida como um dos destaques nacionais no que se refere à redução de homicídios, segundo dados divulgados pelo Atlas da Violência 2025 (Fotos: Secom-GO)

Goiás apresentou queda de 44,6% na taxa de homicídios registrados por 100 mil habitantes no período de 2018 a 2023. Quando comparada à variação da última década (2013 a 2023), a queda é ainda maior, de 53,9%.

Em relação à taxa de homicídios por arma de fogo, por grupo de 100 mil habitantes, Goiás apresentou queda de 60,8% entre 2013 e 2023. A redução sistemática nos índices de criminalidade em Goiás foi divulgada nesta segunda-feira (12/05), pelo Atlas da Violência 2025.

Goiás também apresentou queda expressiva na taxa de homicídios ocultos por 100 mil habitantes – quando a causa externa da morte violenta não é identificada. A redução foi de 42,9% no período entre 2013 e 2023, apresentando o mesmo percentual de queda quando a variação considera o período de 2018 a 2023.

Em relação à taxa de homicídios de homens jovens, de 15 a 29 anos, Goiás também avançou, conquistando redução de 57,5% na última década. O número de homicídios desse grupo foi de 1.484 em 2013 para 628 em 2023. Quando se considera a taxa de homicídios de jovens de 15 a 29 anos por 100 mil habitantes, independentemente do sexo, Goiás registrou queda ainda maior, de 58,8%, de 2013 a 2023.

Goiás registra queda de mais de 40% nos homicídios entre 2018 e 2023Goiás registra queda de mais de 40% nos homicídios entre 2018 e 2023
Em relação à taxa de homicídios por arma de fogo, por grupo de 100 mil habitantes, Goiás apresentou queda de 60,8% entre 2013 e 2023 (Fotos: Secom-GO)

Negros, mulheres e indígenas

Em relação às mulheres, a taxa de homicídios registrados por 100 mil habitantes caiu 60,7% em Goiás, entre 2013 e 2023. O número de homicídios registrados de mulheres foi de 271, em 2013, para 121, em 2023. Considerando as mulheres negras, a taxa de homicídios teve percentual de queda maior, de 60,4% no mesmo período.

Quando se consideram os índices de violência contra pessoas negras, independentemente do sexo, o estado alcançou redução de 53,2% na taxa de homicídios por 100 mil habitantes nos últimos 10 anos. Em Goiás houve redução de 100% na taxa de homicídios registrados de indígenas entre 2013 e 2023.

A edição 2025 do Atlas da Violência apontou que a morte violenta é a principal causa de óbito de jovens entre 15 e 29 anos no país. No período entre 2013 e 2023, os homens foram as principais vítimas de homicídio entre jovens, correspondendo a 94% das vítimas.

Saiba mais

Governo garante segurança na 78ª Exposição Agropecuária de Goiás

Segurança pública de Goiás é reconhecida em prêmio do Consórcio Brasil Central

Segurança nos terminais será ampliada em mais de 100%

Goiás é o 2º com maior índice de esclarecimento de homicídios

165 municípios goianos não tiveram homicídios no primeiro trimestre de 2024

Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Dólar sobe para R$ 5,68 com anúncio de acordo entre EUA e China

0

O anúncio de um acordo comercial entre Estados Unidos e China foi recebido de forma mista pelo mercado financeiro. O dólar, que tinha caído nos últimos pregões, subiu, permaneceu abaixo de R$ 5,70. A bolsa de valores abriu em alta, mas não acompanhou o mercado internacional e fechou estável.

O dólar comercial encerrou esta segunda-feira (12) vendido a R$ 5,685, com alta de R$ 0,03 (+0,53%). A cotação chegou a superar R$ 5,70 por volta das 15h, mas desacelerou nas horas finais de negociação.

Com o desempenho desta segunda-feira, a moeda norte-americana sobe apenas 0,13% no mês. Em 2025, a divisa cai 8,03%.

O mercado de ações teve um dia mais volátil. O índice Ibovespa, da B3, alternou altas e baixas ao longo do pregão, mas fechou aos 136.563 pontos, com alta de apenas 0,04%. O indicador chegou a subir 0,71% às 10h12, mas desacelerou até encerrar estável.

No fim de semana, os Estados Unidos e a China chegaram a um acordo tarifário durante as negociações de autoridades em Genebra, na Suíça. O acordo só foi anunciado na madrugada desta segunda-feira no horário de Brasília.

Pelo acordo, os Estados Unidos reduzirão as tarifas extras sobre as importações chinesas de 145% para 30%, enquanto as taxas chinesas sobre as importações norte-americanas recuarão de 125% para 10%. As novas medidas vigorarão por 90 dias.

O anúncio de um acordo fez o dólar subir em todo o planeta. Isso porque investidores abandonaram aplicações em moedas seguras, como euro e iene, para comprarem divisas norte-americanas.

Diferentemente dos últimos dias, as moedas dos países emergentes foram afetadas porque existe a possibilidade de que a China volte a comprar mais commodities (bens primários com cotação internacional) dos Estados Unidos.

No Brasil, a bolsa ficou estável por causa do receio de que a alta do dólar, caso se prolongue por muitos dias, faça o Banco Central (BC) subir a Taxa Selic (juros básicos da economia) em junho para segurar a inflação. Os investidores aguardam a divulgação, nesta terça (13), da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) para terem pistas do que o BC fará nos próximos meses.

*Com informações da Reuters

Fonte: Agência Brasil

Moradores da favela do Moinho interrompem com fogo passagem de trens

0

Moradores da Favela do Moinho, na região central da capital paulista, realizaram um protesto na tarde desta segunda-feira (12) que interrompeu a circulação de trens das linhas 13 Jade, 8 Diamante, 7 Rubi no trecho entre as estações da Luz e Palmeiras-Barra Funda. Os moradores atearam fogo em sacos de lixo sobre os trilhos.

A circulação dos trens, que chegou a ser totalmente interrompida no local às 17h10, por causa do fogo e da presença de pessoas na linha, começou a voltar à normalidade às 17h45, segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Os moradores da favela, a última da região central da capital paulista, protestam contra a remoção das famílias residentes no local, que está sendo feita pelo governo do estado de São Paulo. O governo pretende transformar a área em um parque e na Estação Bom Retiro, da CPTM, conforme anunciado desde setembro do ano passado. 

De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), a região da Favela do Moinho será “requalificada” e, no local, será implantado o Parque do Moinho. Para isso, será necessária a remoção das cerca de 800 famílias que vivem na comunidade, “que serão acolhidas em lares dignos”, diz a companhia.

Fonte: Agência Brasil