- PUBLICIDADE -
InícioPolíticaCLDFIdosos no DF retomam os estudos pela EJA e mostram que nunca...

Idosos no DF retomam os estudos pela EJA e mostram que nunca é tarde para aprender

Publicado em

Idosos participam de aula do DF Alfabetizado, programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertado no DF

A busca pelo conhecimento não tem idade. No Distrito Federal, cada vez mais pessoas idosas estão se matriculando na Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade da educação básica no Brasil destinada a quem não teve a oportunidade de concluir os estudos na idade considerada regular. O objetivo principal é oferecer a esses indivíduos a chance de retomar a escolarização e obter a certificação do Ensino Fundamental e/ou Médio.

No Distrito Federal, a EJA é ofertada em mais de 100 escolas públicas e não estabelece limite máximo de idade. Essa característica tem atraído homens e mulheres de 60, 70 e até 80 anos. Segundo a Secretaria de Educação, atualmente quase 30 mil estudantes estão matriculados nessa modalidade, entre eles centenas de idosos. Além da EJA, o DF conta ainda com o programa DF Alfabetizado, que em 2024 reuniu cerca de 1.300 alunos em 52 turmas, a maioria composta por pessoas idosas em processo de alfabetização.

O retorno à sala de aula traz benefícios que vão além da aprendizagem formal. Estudar na maturidade contribui para manter as capacidades cognitivas ativas, amplia a socialização e fortalece a autoestima. Para muitos idosos, voltar a estudar representa também a conquista de um direito historicamente negado.

 

Deputado Chico Vigilante (Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF)

O procurador dos idosos da CLDF, deputado Chico Vigilante, destaca que a educação é uma ferramenta essencial de cidadania. “O programa EJA garante que pessoas idosas possam acessar um direito fundamental que lhes foi negado em algum momento da vida. Cada idoso que volta a estudar reafirma que o conhecimento não tem idade e que a inclusão educacional precisa ser prioridade no Distrito Federal”, afirma Vigilante.

A Procuradoria Especial da Pessoa Idosa da CLDF (PRO 60+) reafirma seu compromisso de apoiar e fortalecer políticas públicas voltadas à inclusão educacional de idosos. Entre suas ações, estão o acompanhamento da execução dos programas de alfabetização, a articulação com órgãos de governo para ampliar a oferta da EJA e a defesa de projetos que garantam mais acesso, qualidade e permanência de idosos nos espaços educacionais.

Com iniciativas como a EJA e o DF Alfabetizado, o Distrito Federal reafirma que a educação é um caminho aberto a todas as idades. Os idosos mostram, a cada ano, que o aprendizado é uma fonte de dignidade, autonomia e esperança para o presente e o futuro.

 * Com informações da assessoria de comunicação da PRO60+

Fonte: Agência CLDF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar