Entre as proposições aprovadas pelos deputados distritais nesta terça-feira (26), está a concessão do título de Cidadão Honorário de Brasília ao artista plástico Darlan Rosa. A homenagem consta do projeto de decreto legislativo nº 347/2025, apresentada pelo deputado Chico Vigilante (PT).
Artista multimídia, o mineiro Darlan Rosa veio para a capital do País em meados dos anos 1960. Ele assina obras de grande destaque na cidade, como as que se encontram instaladas no gramado do Memorial JK e no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Em 1986, criou o personagem icônico Zé Gotinha, mascote da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite.
Os distritais também aprovaram a concessão do título de Cidadão Honorário de Brasília ao médico potiguar Baelon Pereira Alves. A homenagem, prevista no PDL nº 324/2025, foi proposta pelos deputados Hermeto (MDB) e Chico Vigilante.
Além disso, foi aprovada a honraria para a auxiliar de enfermagem piauiense Maria Mercedes Borges de Barros – que é mãe do governador Ibaneis Rocha. O PDL nº 325/2025 é de autoria do deputado Jorge Vianna (PSD).
Fonte: Agência CLDF