- PUBLICIDADE -
InícioPolíticaCLDFCLDF reverencia peritos papiloscopistas em solenidade

CLDF reverencia peritos papiloscopistas em solenidade

Publicado em

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou, na tarde desta quinta-feira (6), solenidade em comemoração ao Dia do Perito Papiloscopista (5 de fevereiro). Proposta pelo deputado Wellington Luiz (MDB), a homenagem aconteceu no Auditório Valderia da Silva Barbosa, na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil do DF, e reuniu autoridades e representantes da categoria.

Wellington Luiz, que é policial civil aposentado, elogiou o trabalho dos papiloscopistas: “Esta é uma carreira de extrema importância no contexto da segurança pública, com contribuições fundamentais na elucidação de crimes complexos”. O parlamentar ainda completou: “Com um histórico exemplar de serviço prestado à população do Distrito Federal, esses profissionais merecem todo o nosso respeito e reconhecimento pelo grandioso trabalho que realizam”.

Também proveniente dos quadros da Polícia Civil, a deputada Doutora Jane (MDB) fez questão de ir ao evento para cumprimentar os homenageados. Ela ressaltou o trabalho fundamental dos papiloscopistas para a resolução de crimes e emendou: “Cada vez que eu venho aqui, meu coração se enche de alegria. Isso aqui é minha casa”.

A solenidade contou, também, com a presença do secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar; do delegado-geral da Polícia Civil, José Werick de Carvalho; da diretora adjunta do Instituto de Identificação da PCDF, Vanessa Gozzer Viegas Spagnolo, entre outras autoridades.

 

 

Papiloscopia

A papiloscopia é a ciência forense que trata da identificação humana por meio das papilas dérmicas, que são pequenas saliências de natureza neurovascular situadas na parte superficial da derme (impressões digitais).

Os papiloscopistas são essenciais para a investigação de acidentes e crimes, como homicídios, por meio do uso de técnicas avançadas para identificar indivíduos. Eles também desempenham importante papel na emissão de documentos de identidade.

O Dia do Perito Papiloscopista foi estabelecido há 122 anos pelo Decreto nº 4.764, de 1903.

Fonte: Agência CLDF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar