- PUBLICIDADE -
InícioPolíticaCLDFCLDF celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e...

CLDF celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília

Publicado em

“Foi uma celebração de testemunhos e de amor à Nossa Senhora Aparecida”, resumiu o deputado João Cardoso (Avante) ao final da sessão solene que comemorou na Câmara Legislativa, nesta sexta-feira (10), em meio a depoimentos e cânticos, o dia da padroeira do Brasil e de Brasília, festejado em 12 de outubro. A solenidade foi aberta com os presentes recitando a oração “Ave Maria”, conduzida pelo cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida (SP), que voltou a residir no Distrito Federal.

Representantes de vários grupos religiosos acompanharam a sessão, proposta por Cardoso. Inicialmente, o parlamentar contou de sua devoção. Em seguida, relatou o trabalho como presidente da Frente Parlamentar Católica da CLDF, que já visitou cerca de 130 das mais de 160 paróquias do Distrito Federal. Também leu mensagem do presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), acerca da homenagem à Nossa Senhora Aparecida.

Por sua vez, Dom Raymundo Damasceno lembrou a história da devoção à santa, que começa no ano de 1717, após pescadores encontrarem a imagem, separada em duas partes, em dois pontos diferentes do rio Paraíba do Sul. A estatueta de pele negra, moldada em terracota, encontra-se exposta à visitação na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida. “O Santuário recebe aproximadamente 10 milhões de peregrinos a cada ano”, observou o cardeal.

 

Foto: Rinaldo Morelli/ Agência CLDF

Dom Damasceno também destacou o que denominou “a relação do Santuário com os papas”, lembrando, entre outros fatos, a ocasião em que lá se encontraram o, então, papa Bento XVI e Jorge Mario Bergoglio, à época arcebispo de Buenos Aires, o futuro papa Francisco. “Foi um privilégio ter sido designado arcebispo de Aparecida, um período muito bonito e de muita atividade”, concluiu.

Também falaram durante a solenidade, padre Agenor Vieira, pároco da Catedral de Brasília; Isabel Cristina Machado, representando as Irmãs de Maria de Schoenstatt; Claudionice Santiago, do Movimento Mães que Oram pelos Filhos; Francisco Lindomar de Santana e Graciete Medeiros de Santana, coordenadores das Equipes de Nossa Senhora no Centro-Oeste; padre José Valdo dos Santos Filho, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Vale do Amanhecer; Antônio Clemente e Viviane de Lima Pires Clemente, organizadores do Festival de Música Mariana 2025; e José Danilo Gonçalves dos Santos, coordenador do Terço dos Homens no Distrito Federal.

Fonte: Agência CLDF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar