Em sessão solene na manhã desta segunda-feira (17), a Câmara Legislativa do Distrito Federal concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília a Nilton Luz Netto Júnior, chefe do programa Farmácia Viva da Secretaria de Estado da Saúde (SES-DF). A homenagem, iniciativa do deputado Wellington Luiz (MDB), reconheceu a trajetória profissional de Nilton Júnior, dedicada a garantir para a população do DF acesso seguro e gratuito a medicamentos fitoterápicos na rede pública de saúde.
Nilton Luz Netto Júnior é graduado em farmácia pela Universidade Federal de Goiás, mestre em ciências da saúde pela Universidade de Brasília e membro titular da Academia Brasileira de Ciências Farmacêuticas. Também é autor de diversos estudos científicos e participa de grupos de trabalho em instituições como o Conselho Federal de Farmácia.
Desde de 1992, integra o Farmácia Viva, um programa da saúde voltado à produção e oferta de medicamentos fitoterápicos. Com o início das atividades do programa na capital, Nilton Júnior desenvolveu as fórmulas do xarope de guaco, utilizado no tratamento de doenças respiratórias, e da tintura de boldo, para o cuidado de problemas digestivos. Ambos medicamentos são referência nacional em eficácia clínica.
Em seu discurso, Nilton Júnior dedicou a honraria aos familiares, amigos e à equipe de pesquisadores, técnicos e servidores com quem trabalha. O homenageado também frisou a importância do desenvolvimento científico para ampliar o atendimento de saúde pública na capital. “Receber esse título não é apenas uma homenagem individual, mas um reconhecimento a todos os profissionais que silenciosamente constroem um sistema de saúde mais humano e sustentável”, enfatizou.
Profissionalismo e referência
O deputado Wellington Luiz elogiou a trajetória profissional de Nilson Luz Netto Júnior, frisando sua relevância na integração da fitoterapia no sistema de tratamentos médicos da rede pública de saúde do DF. “Sua jornada nos expira como profissionais e servidores. Tenho certeza absoluta que para Brasília é um ganho enorme ter um cidadão honorário da sua magnitude.”

Presente na solenidade, Osnei Okumoto, diretor-presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, enalteceu o profissionalismo do homenageado e o sucesso alcançado pelo Farmácia Viva, que, sob sua gestão, se tornou referência pela qualidade, volume de produção e distribuição gratuita no Sistema Único de Saúde. “Nilton é uma pessoa tão querida que todos os títulos que ele tem não expressam sua capacidade como profissional da farmácia e da fitoterapia”, ressaltou.
Humberto de Oliveira Lopes, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal, também prestigiou Nilton Luz Netto Júnior, destacando sua dedicação à docência universitária. “Hoje, ele é um dos maiores nomes em plantas medicinais, dedicado a ensinar e partilhar o seu conhecimento para transformar saber em cuidado, em um gesto grandioso e verdadeiro”, salientou.

Kilze Beatriz Montes Silva, diretora de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação da Biotic SA, e esposa do presidente da CLDF, foi apresentada por Wellington como “coautora” da homenagem. Kilze relatou que conheceu a Farmácia Viva durante uma visita e ficou impressionada com o trabalho realizado no local. “Dr. Nilton nos acolheu, contou toda a história, funcionamento e há quanto tempo ele se dedica a esse trabalho. Achei isso incrível. Essa homenagem é justamente a esse espírito de coletividade, de se empenhar e se projetar no coletivo. Que esse projeto se perpetue e alcance ainda mais pessoas, Brasil a fora”, ressaltou.
A sessão solenidade desta segunda-feira foi transmitida pela TV Câmara Distrital, nos canais 9.3 (aberto), 11 da NET/Claro e 09 da Vivo, e pelo canal da CLDF no YouTube.
Fonte: Agência CLDF
