- PUBLICIDADE -
InícioPolíticaCLDFAo apresentar seus filmes, cineastas destacam importância do Troféu Câmara Legislativa

Ao apresentar seus filmes, cineastas destacam importância do Troféu Câmara Legislativa

Publicado em

Ao subirem ao palco do Cine Brasília para apresentar seus filmes e equipes, realizadores destacaram a importância do Troféu Câmara Legislativa para o cinema do Distrito Federal, na segunda noite da Mostra Brasília, nesta terça-feira (16). Com a plateia lotada para acompanhar a competição pelos R$ 298 mil em prêmios, foram exibidos três curtas e um longa-metragem. As sessões prosseguem nesta quarta-feira (17), em vários locais do DF, com entrada franca.

“É a primeira vez que, deste palco do Cine Brasília, apresento um filme meu”, comemorou Betânia Vitor, que, junto com Lucas Franzoni, assina a direção do documentário de curta-metragem O Fazedor de Mirantes. Vencedora do Troféu Câmara Legislativa nas categorias técnicas, em edições anteriores, ela salientou o papel da premiação: “É uma iniciativa maravilhosa, que nos acolhe e nos incentiva”.
 

Betânia Vitor, diretora do curta O Fazedor de Mirantes

O filme registra o trabalho do fotógrafo João Fernandes na região do povoado de São Jorge (GO). Desde a criação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, ele dedica-se a tornar os atrativos naturais do cerrado mais acessíveis, por meio da construção de acessos e mirantes. “Meu desejo foi o de compartilhar o que eu via com as pessoas, partindo da ideia de que o fotógrafo aprisiona a luz e o fazedor de mirantes libera a luz para todo mundo”, afirmou Fernandes, que acompanhou a exibição.

“Quero agradecer à Câmara Legislativa do Distrito Federal por manter este prêmio, da maior importância para o cinema brasiliense”, afirmou Carina Bini, antes de falar do longa-metragem Mil Luas, o primeiro de ficção dirigido por ela. A diretora também enfatizou que o audiovisual gera emprego e renda, indicando a equipe que ocupava o palco do Cine Brasília. “Isto é apenas um quarto”, observou.
 

Carina Birni, diretora de Mil Lunas, e os atores Thaia Perez e Nuno Leal Maia

Mil Luas tem como protagonista uma mulher de 80 anos de idade. “Busquei várias abordagens – protagonismo feminino, velhice enquanto ciclo de vida – numa perspectiva intergeracional”, explicou. A atriz Thaia Perez faz a personagem principal do filme, que também conta com o ator Nuno Leal Maia.

Completaram a programação da segunda noite, o curta-metragem de animação O Bicho Que Eu Tinha Medo, dirigido por Jhonatan Luiz, e o curta ficcional A Brasiliense, de Gabriel Pinheiro.

A Mostra Brasília – Troféu Câmara Legislativa é seguida por debate com os realizadores e equipes a partir das 21h15 no auditório montado no Cine Brasília, sede do 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Fonte: Agência CLDF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar