- PUBLICIDADE -
InícioPolíticaCLDFCLDF aprova projeto de Paula Belmonte para combater devedor contumaz no comércio...

CLDF aprova projeto de Paula Belmonte para combater devedor contumaz no comércio local

Publicado em

Os deputados distritais aprovaram, com 20 votos favoráveis e nenhum contra, o Projeto de Lei Complementar 37/2023, de autoria da deputada Paula Belmonte (Cidadania), que visa estabelecer mecanismos mais rigorosos para combater os “devedores contumazes” no Distrito Federal. O objetivo é garantir a concorrência leal entre os agentes econômicos e coibir práticas ilícitas que possam prejudicar o mercado. O aval se deu em dois turnos após discussão no plenário Câmara Legislativa na noite desta terça-feira (5).

“É uma importante resposta para que a gente possa desenvolver economicamente a região com segurança, fazendo com que a gente tenha a presença do Estado e que nenhuma autuação seja feita sem a presença do Estado. Esse projeto é muito importante para que haja uma concorrência mais leal”, destacou Paula no plenário. 

O principal objetivo do projeto é identificar e tratar de maneira diferenciada os contribuintes considerados “devedores contumazes”, ou seja, aqueles que sistematicamente deixam de recolher o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) devido ao Governo do Distrito Federal. Para esses contribuintes, o projeto estabelece a implementação de um Regime Especial de Fiscalização, com medidas mais severas para garantir o cumprimento das obrigações tributárias, além de coibir práticas de concorrência desleal.

De acordo com o texto da proposta, o contribuinte considerado devedor contumaz poderá ser submetido a fiscalização intensificada, a fim de evitar que sua inadimplência resulte em distorções no mercado, como a prática de preços abaixo do devido, prejudicando empresas que cumprem regularmente suas obrigações fiscais.

Relevância

 

Deputada Paula Belmonte durante pronunciamento em plenário (Foto:Andressa Anholete/CLDF)

 

Durante a votação, Paula ressaltou que o projeto visa não apenas assegurar a arrecadação de tributos devidos, mas também promover a justiça concorrencial no mercado local. “A atuação de devedores contumazes não se limita a uma simples inadimplência, mas gera um desequilíbrio de mercado que prejudica a livre concorrência e o desenvolvimento econômico do Distrito Federal”, afirmou a parlamentar.

A medida é vista como essencial para evitar que empresas que não cumprem com suas obrigações fiscais ofereçam produtos ou serviços a preços artificialmente baixos, prejudicando aqueles que operam de maneira regular e gerando um ambiente desleal para os consumidores.

O projeto é aguardado com expectativa, especialmente por setores empresariais que enfrentam dificuldades com a concorrência de empresas que, ao não pagar seus tributos, conseguem reduzir custos de maneira ilícita.

A aprovação do projeto é considerada um avanço para a fiscalização fiscal no Distrito Federal, além de garantir a manutenção de um ambiente de negócios mais justo e equilibrado para todos os agentes econômicos locais.
 

* Com informações da assessoria de imprensa da deputada Paula Belmonte

Fonte: Agência CLDF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar