O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar – DF) completa 30 anos neste mês. Para celebrar a data, a Câmara Legislativa realizou, nesta terça-feira (7), uma sessão solene que homenageou a atuação da entidade em prol do desenvolvimento agrícola da capital.
A solenidade é uma iniciativa do segundo-secretário da CLDF, deputado Roosevelt (PL), que destacou a importância do investimento em capacitação e aprimoramento técnico oferecidos pela instituição ao homem do campo.
“Nosso desafio é promover a sustentabilidade sem abrir mão do desenvolvimento agrícola. O Senar – DF é responsável por conciliar isso por meio da melhor técnica. Com a aplicação dela, temos uma melhor produção, em um menor espaço de cultivo, com menor custo e com menor interferência no meio ambiente”, argumentou.
O parlamentar comentou sobre a necessidade de um frequente esforço do poder público no sentido de promover políticas que incentivem a atividade agrícola, permitindo as melhores condições ao produtor e evitando o êxodo rural. Para Roosevelt, é imprescindível que o trabalhador do campo tenha meios para se manter em sua atividade, pois, sem fomento, é comum que essas pessoas migrem para a cidade, expondo-se a situações de precariedade.
“Se a gente não fizer um trabalho de convencimento e demonstrar ao produtor que ele pode viver e criar seus filhos na área rural, ele migra para a área urbana e vem para o subemprego. Isso gera uma cadeia muito ruim na sociedade. O trabalho de vocês é muito importante”, afirmou, dirigindo-se aos técnicos do Senar – DF.
O secretário-executivo da Secretaria de Agricultura do DF, Pedro Paulo Barbosa Gama, destacou que a instituição tem exercido, nesses 30 anos, uma atividade crucial para o fortalecimento da economia agrícola em todo o DF.
“O Senar representa um papel fundamental na educação, capacitação e assistência técnica para o fortalecimento da nossa agricultura, pecuária e, sobretudo, das nossas famílias que vivem e trabalham no campo. Eles [Senar – DF] transformam vidas por meio do conhecimento”, pontuou Pedro Paulo.
Eduardo Pickler Schulter, presidente do Senar – DF, trouxe alguns números para dimensionar a abrangência da atuação dos técnicos: anualmente, são mais de 12 mil produtores rurais capacitados e mais de 700 propriedades visitadas. “Ainda temos muito a crescer, a evoluir e a entregar ao produtor rural”, declarou.
Na avaliação do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Remy Gorga Neto, a produção rural no DF tem se fortalecido e ganhado reconhecimento graças ao trabalho conjunto de cooperativas, organizações agrícolas, como a Senar – DF, e da iniciativa pública.
“O DF deixou de ser conhecido apenas como a capital da política. Hoje temos reconhecimento por nossa agricultura, como, por exemplo, a produção de uva e vinhos premiados mundialmente”, destacou.
A solenidade foi marcada pela entrega de moções de louvor aos técnicos da Senar-DF em reconhecimento pelo trabalho junto ao homem do campo. A cerimônia pode ser assistida na íntegra pelo YouTube da CLDF.
Senar-DF
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar – DF) é uma instituição vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e integrante do Sistema S. Foi criada para promover a educação profissional, assistência técnica e gerencial voltadas ao público rural. Capacita trabalhadores e produtores rurais em diversas áreas do agronegócio, com objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a inovação no campo.
A atuação do SENAR/DF tem sido estratégica para o fortalecimento da economia rural do Distrito Federal. A instituição oferece formação profissional em mais de 300 ocupações, abrangendo setores como agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura e agroindústria.
O serviço atua ainda no estímulo à pesquisa, difusão de metodologias inovadoras e estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas.
Fonte: Agência CLDF