Um total de 16 filmes brasilienses – cinco longas e 11 curtas-metragens (confira abaixo) – disputarão os R$ 298 mil em prêmios da 27ª edição do Troféu Câmara Legislativa, entre os dias 15 a 19 de setembro. Os títulos serão apresentados no Cine Brasília e as sessões iniciam às 18 horas, com entrada gratuita, dentro do 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Os selecionados para compor a Mostra Brasília, que apresenta os concorrentes ao Troféu e este ano ganhou mais um dia de exibição, foi feito na manhã desta quarta-feira (20), durante entrevista coletiva na qual foi anunciada a programação oficial do Festival, que será aberto no dia 12 e prossegue até o dia 20 do próximo mês.
O prêmio total do 27º Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal representa um aumento de mais de 24% em relação à edição do ano passado e será dividido entre os melhores filmes escolhidos pelos júris oficial e popular, além de categorias técnicas.
Exposição
“Este valor representa a contribuição do Legislativo do Distrito Federal para o fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual e, também, é um reconhecimento aos trabalhadores e trabalhadoras do cinema local”, afirmou Claudinei Pirelli, em nome do Comitê Gestor do Troféu Câmara Legislativa.
Ao lado do secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes; da diretora-geral do Festival de Brasília, Sara Rocha; além de Eduardo Valente, diretor artístico do evento, Pirelli lembrou a origem do Troféu há 29 anos: “A reivindicação do setor sensibilizou os parlamentares à época e essa é uma história que continua”.
Também divulgou a abertura de uma exposição, a ser inaugurada no dia 1º de setembro no Espaço Cultural Athos Bulcão da CLDF, contando a trajetória da premiação para o cinema local. “O Troféu é parte intrínseca do desenvolvimento do audiovisual do DF”, observou, destacando que um novo longa-metragem dirigido por José Eduardo Belmonte – Assalto à Brasileira – estará na mostra competitiva do 58º Festival de Brasília.
Maior vencedor do prêmio da Câmara Legislativa para produções cinematográficas do Distrito Federal, Belmonte, que tem uma carreira consolidade no cinema nacional, recebeu o primeiro Troféu em 1997, com o curta 5 Filmes Estrangeiros.
27º Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal
Filmes longas-metragens
Vozes e Vão, de Edileuza Penha de Souza e Edymara Diniz, 79min, documentário, 2025. Livre
Mil Luas, de Carina Bini, 73min, ficção, 2025. Livre
Maré Viva Maré Morta, de Claudia Daibert, 101min, documentário, 2025. Livre
A Última Noite da Rádio, de Augusto Borges, 73min, ficção, 2025. 16 anos
Menino Quem Foi Seu Mestre?, de Rafael Ribeiro Gontijo e Sandra Bernardes, 86min, documentário, 2025. Livre
Filmes curtas-metragens
Terra, de Leo Bello, 14min, ficção, 2025. Livre
Notas Sobre a Identidade, de Marisa Arraes, 20min, ficção, 2024. 14 anos
O Bicho Que Eu Tinha Medo, Jhonatan Luiz, 9min, animação/ficção, 2025. Livre
A Brasiliense, de Gabmeta, 1min49s, ficção, 2024. Livre
O Fazedor de Mirantes, de Betânia Victor e Lucas Franzoni, 19min, documentário. Livre
Rainha, de Raul de Lima, 12min, documentário, 2025. Livre
Dizer Algo Sobre Estar Aqui, de Vaga-Mundo Poéticas Nômades (coletivo), 12min, híbrido, 2025. Livre
Dois Turnos, de Pedro Leitão, 21min, ficção, 2024. 16 anos
Três, de Lila Foster, 21min, ficção, 2024. 14 anos
O Cheiro do Seu Cabelo, de Clara Maria Matos, 16min, ficção, 2025. Livre
Rocha: Substantivo Feminino, de Larissa Corino e Patricia Meschick, 25min, documentário, 2025. Livre
Fonte: Agência CLDF