- PUBLICIDADE -
InícioPolíticaCLDFCâmara homenageia agentes de segurança que se destacaram em competição internacional

Câmara homenageia agentes de segurança que se destacaram em competição internacional

Publicado em

Servidores públicos do Distrito Federal protagonizaram uma participação histórica no World Police & Fire Games 2025, competição esportiva disputada por agentes policiais realizada entre os dias 27 de junho e 6 de julho em Birmingham, Alabama (EUA). Atletas do Corpo de Bombeiros, do Detran e das polícias militar, civil, penal e legislativa do Distrito Federal conquistaram mais de 400 medalhas dentre as 60 modalidades disputadas no evento, e contribuíram para que o Brasil alcançasse o 2º lugar no quadro geral da competição, que ocorre a cada dois anos.

Os resultados expressivos, na avaliação do presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), evidenciam que “temos as melhores polícias do país” e são reflexo da qualidade e da dedicação das forças policiais do DF. O distrital ressaltou o empenho do Legislativo em viabilizar a ida dos atletas por meio de emendas parlamentares e elogiou a cultura de incentivo à prática esportiva dentro de cada corporação.
 

Presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (Foto: Ângelo Pignaton/CLDF)

 

“Só tenho a agradecer por nos honrarem tão bem. O esporte é um importante instrumento para que os policiais, os bombeiros e os agentes do Detran estejam em condições para atender bem a população. Daqui a dois anos, se Deus quiser, estaremos lá novamente”, declarou dirigindo-se aos medalhistas, que lotaram o plenário da Câmara.

Medalhas
 

Coronel Aníbal (Foto: Ângelo Pignaton/CLDF)

 

O coronel Aníbal, representando o Corpo de Bombeiros do DF (CBM/DF), contou que representantes do órgão disputaram em 22 modalidades e trouxeram 204 medalhas na bagagem. Para ele, os números comprovam o “espírito aguerrido da instituição, que é de lutar, combater o crime, fazer salvamento e combate incêndios”.

Já o Detran/DF enviou 27 atletas, que conquistaram oito medalhas, sendo seis de ouro e duas de prata. “Estamos nos preparando para, em 2027, mandar uma delegação ainda maior”, antecipou Marcus Aurélio Marinho, diretor de administração-geral da autarquia.

 

O diretor da academia de Polícia Penal do DF, Aldon Moreira, destacou a importância da prática esportiva pelos agentes para além da competição. Para ele, o hábito contribui para a melhoria da saúde física e mental, refletindo em um agente público com melhor capacidade de lidar com as pressões naturais da atividade policial.

“O índice de suicídio de membros das forças policiais é 70% maior que do restante da população.  Quando você se dedica ao esporte, você controla melhor sua alimentação e seus horários, o que traz maior qualidade de vida. O esporte é vida”, pontuou.
 

Ana Paula Habka e Wellington Luiz (Foto: Ângelo Pignaton/CLDF)

A comandante-geral da PMDF, Ana Paula Habka, que também competiu nos Estados Unidos, avaliou que o espírito de fraternidade e de colaboração desencadeado entre os atletas reforçam o senso de equipe entre a corporação, o que reflete positivamente no desempenho profissional dos agentes. “O esporte faz diferença. Nós temos que treinar para tudo, o físico e a mente. Vocês são inspiração”, declarou aos colegas de farda.
 

 

A Polícia Civil do DF conquistou o primeiro lugar entre todas as agências de segurança do mundo, com 68 medalhas de ouro. Para o delegado-geral da PCDF, José Werick, o esporte é um fator unificador da sociedade e seus benefícios extrapolam o individual. “O esporte não tem cor, não tem gênero. Tira as pessoas da droga e da depressão”, pontuou.

O medalhista de judô e policial legislativo da CLDF Dirceu Falcão contou que a delegação da Casa contou com 7 atletas, que conquistaram ao todo 9 medalhas, sendo três de ouro, três de prata e três de bronze. Para ele, os resultados positivos também vão além dos pódios, mas são “símbolos concretos da competência, do esforço coletivo e do espírito de superação dos policiais legislativos da Casa”.

Ao final da cerimônia, que teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital (Canal 9.3) e pelo YouTube da Casa, Wellington Luiz entregou moções de louvor aos competidores.
 

Plenário da CLDF (Ângelo Pignaton/CLDF)

 

Os jogos

O World Police & Fire Games (WPFG) é um dos maiores eventos esportivos internacionais voltados exclusivamente para profissionais da área de segurança pública e serviços de emergência, como policiais, bombeiros, agentes penitenciários e profissionais da defesa civil. Realizado a cada dois anos, o evento reúne milhares de atletas de todo o mundo em uma celebração que vai além do esporte, promovendo a integração entre forças de segurança de diferentes países.

Inspirado nos valores olímpicos, o WPFG conta com mais de 60 modalidades esportivas, que vão desde esportes tradicionais como atletismo, natação e futebol, até provas específicas da profissão, como tiro prático, escada aérea, combate ao fogo e resgate técnico. A competição serve também como um espaço de valorização do preparo físico, da saúde mental e da cooperação entre servidores públicos que, em seus países, exercem funções essenciais à ordem e à proteção da sociedade.

Além do caráter competitivo, os jogos têm forte apelo social e simbólico. Eles reforçam o reconhecimento internacional do trabalho exercido por policiais e bombeiros, promovem o intercâmbio cultural e técnico entre profissionais e estimulam a prática esportiva como ferramenta de bem-estar e superação. A próxima edição do evento está marcada para 2027 e vai ser realizada na Austrália.

Fonte: Agência CLDF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar