- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -

InícioDistrito FederalDia da Mulher da DPDF leva serviços gratuitos a...

Dia da Mulher da DPDF leva serviços gratuitos a público em situação de vulnerabilidade

A 12ª edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) oferecerá diversos serviços gratuitos ao público feminino em situação de vulnerabilidade. A ação será realizada nesta segunda-feira (6), das 8h às 17h, no Nuclão da instituição, localizado no Setor Comercial Norte (SCN) Quadra 1, Edifício Rossi Esplanada Business, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran). A novidade da edição fica por conta dos testes rápidos de dengue, oferecidos pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF)

O Dia da Mulher da DPDF é realizado desde maio de 2023; em 11 edições, quase 11 mil atendimentos foram contabilizados | Fotos: Lucas Felipe/ DPDF

O Dia da Mulher da DPDF ocorre na primeira segunda-feira útil de cada mês. Caso seja feriado, a ação é realizada no primeiro dia útil subsequente. Durante as 11 primeiras edições do evento, realizado desde maio de 2023, foram contabilizados quase 11 mil atendimentos. A cada mês, novas parcerias são firmadas com o objetivo de oferecer mais serviços exclusivos para mulheres em situação de risco devido a fatores sociais, econômicos e culturais.

Na área da educação, serão oferecidas vagas de estágio de ensinos médio, técnico e superior, além de vagas para jovem aprendiz ao público de 14 a 24 anos

Para a coordenadora do evento e subdefensora pública-geral Emmanuela Saboya, o Dia da Mulher desempenha um papel essencial na promoção da justiça de gênero, na proteção dos direitos das mulheres e na construção de sociedades mais igualitárias e inclusivas. “A ação constrói uma rede de apoio entre a Fecomércio, o Sesc, o Senac, órgãos e instituições do GDF, além de empresas privadas, para ofertar suporte ao público feminino vulnerável”, afirma.

Serviços gratuitos

No campo jurídico, a iniciativa disponibiliza atendimentos de conciliação e mediação, orientação jurídica, iniciais de Família e de Fazenda Pública, acompanhamento processual, exames de DNA e atendimento psicossocial. Na área da educação, serão oferecidas vagas de estágio de ensinos médio, técnico e superior, além de vagas para jovem aprendiz ao público de 14 a 24 anos, viabilizadas pelo Instituto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF).

Rede de apoio formada por órgãos e instituições do GDF, além de empresas privadas, oferecem suporte ao público feminino vulnerável

Além disso, a ação contará com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que realizará cadastros no programa Senac Cursos de Gratuidade (PSG). A entidade também ofertará serviços de beleza voltados à autoestima da mulher como design de sobrancelha e maquiagem, que serão disponibilizados pela manhã, além de depilação de face e buço, corte feminino e design de sobrancelha, oferecidos na parte da tarde.

Mulheres em situação de vulnerabilidade social contarão com mamografias, exames citopatológicos, odontologia e consultas com profissionais de enfermagem

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF (Sedet-DF) disponibilizará vagas de empregos e atendimentos ao empregador, como CTPS Digital, seguro desemprego, orientação profissional, Cesta do Trabalhador, inscrições e orientações para diversos cursos de qualificação profissional e de orientações para o programa de microcrédito Prospera.

Ações de prevenção e o enfretamento da violência doméstica contra a mulher também fazem parte do evento. A Secretaria da Mulher (SMDF) participará da iniciativa com a entrega de kits e panfletos informativos, além da prestação de orientações a mulheres vítimas de violência. A ação contará também com atendimentos psicossociais de orientação e de sensibilização, promovidos pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF).

Na área da saúde, as mulheres em situação de vulnerabilidade social contarão com mamografias, exames citopatológicos, odontologia e consultas com profissionais de enfermagem realizados pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). A SES-DF ofertará testes rápidos da dengue. O público também contará com exames de autocoleta para prevenção do câncer do colo do útero para as mulheres de 30 a 49 anos, e a aferição de pressão ocular.

A Secretaria da Pessoa com Deficiência realizará o Cadastro da Pessoa com Deficiência e a carteira de identificação para pessoa com transtorno do espectro autista, além de dar orientações sobre passe livre especial e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) fará atendimentos referentes à regularização e à inscrição em programas habitacionais.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Móvel, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), ofertará a prestação de serviços socioassistenciais, com a disponibilização de 130 senhas. E a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) distribuirá água potável ao longo do evento.

*Com informações da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF)

Fonte: Agência Brasília

Comentários

Agência Brasília
Agência Brasíliahttps://www.agenciabrasilia.df.gov.br
Agência de notícias do governo de Brasília.

- PUBLICIDADE -

Últimas

Newslleter

- PUBLICIDADE -